O Ceará já confirmou nove casos da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), até a última segunda (16). Diversas medidas de prevenção vêm sendo tomadas para conter a transmissão, inclusive em boxes de Crossfit e Cross Training, onde há aglomeração de alunos durante a prática dos exercícios.
Via redes sociais, várias unidades de Fortaleza e Região Metropolitana divulgaram a intensificação da limpeza dos espaços e equipamentos com álcool 70% e a disponibilização de álcool em gel para uso coletivo.
Alguns boxes optaram por diminuir o número de alunos por turmas e ampliar o horário de funcionamento (open box), a fim de evitar a concentração de um grande número de pessoas na mesma aula.
Sem ir ao box?
As administrações também recomendam aos alunos que estiverem com qualquer sintoma de gripe (como febre, tosse e coriza) ou que chegaram da Europa recentemente que evitem ir ao box.
Coaches também disponibilizarão treinos que podem ser realizados em qualquer local, para os alunos que não quiserem sair de casa. Até o momento, o poder público tem evitado falar em medidas mais restritivas, como o distanciamento social.
Além da disponibilização do álcool em gel, o ideal é saber utilizá-lo. Confira abaixo dicas de manejo com a enfermeira e mestra em Saúde Pública, Manuela Martin.
As orientações repassadas pelos boxes de Crossfit seguem orientações do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5-CE), para o qual não será necessário suspender a prática de atividades físicas.
Comentários