Diário Inhamuns

Busca


Será realizada a V Feira de Negócios Agropecuários de Crateús (FENAC)

Publicado em 21/08/2014 - 10:45 por | Comentar

Categorias: Sem categoria
  • Enviar para o Kindle

fenac-2

Em parceria com vários outros órgãos, a Prefeitura realizará através da Secretaria de Agricultura, a V Feira de Negócios Agropecuários de Crateús (FENAC), no período de 10 a 13 de setembro, no Parque de Exposições.

Fonte: PMC

Crateús: Prefeito autoriza colocação de redutor de velocidade na pista que dá acesso ao distrito de Curral Velho

Publicado em 20/08/2014 - 13:29 por | Comentar

Categorias: Sem categoria
  • Enviar para o Kindle

_DSC0325FOTOS: Cedida pela PMC

Na manhã desta quarta-feira (20), no distrito de Curral Velho, a comunidade estava mobilizada reivindicando providências acerca da colocação de redutor de velocidade na BR 404, trecho que dá acesso ao distrito. A estrava estava interditada desde as 4h da manhã e permaneceu até por volta das 9 h.

O prefeito, Mauro Soares, esteve no local e garantiu a colocação de redutores de velocidade pela Guarda Municipal.

Crateús: Encontro regional de lideranças tem presença do governador do Estado.

Publicado em 20/08/2014 - 9:15 por | Comentar

Categorias: Sem categoria
  • Enviar para o Kindle

IMG_1386

Foi realizado, no ultimo dia 19, no clube Sargento Hermínio, o primeiro encontro regional de lideranças. O evento foi comandado pela liderança política, Ciro Gomes, e fechamento realizado pelo governador Cid Gomes. Contou com a presença dos prefeitos de todas as localidades: Crateús, Tauá, Ipaporanga, Novo Oriente, Nova Russa, Tamboril e Monsenhor Tabosa, além de candidatos a deputado, outras lideranças políticas da região e uma grande participação da população. O encontro aconteceu com objetivo principal de divulgar e trabalhar a campanha do candidato a Governador do Estado, Camilo Santana. Na ocasião, Ciro afirmou que as pesquisas, na qual apontam Eunício Oliveira com preferência de 44% das intenções de voto, em alguns dias, em virtude do forte trabalho que eles estão realizando, irá mudar. “Em 15 dias as pesquisas vão indicar uma outra tendência, quem vira, quem não vira, não sou eu, é o povo. Quem está dando segurança e afirmando sou eu, Ciro Gomes” afirmou.

UFC: Aula Magna marca início das atividades acadêmicas do Campus de Crateús

Publicado em 19/08/2014 - 12:48 por | Comentar

Categorias: Sem categoria
  • Enviar para o Kindle

AULA-INAUGURALUFC-CRATEÚS-19

Fotos: Cedidas pela PMC

Na manhã desta terça-feira (19), o magnífico reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, proferiu a Aula Magna do Curso de Ciências da Computação, que marca o início das atividades acadêmicas do Campus de Crateús. O tema foi “Campus da UFC em Crateús: a base para o desenvolvimento tecnológico da Região”.

A Aula Inaugural ocorreu no auditório do CREA e contou com a presença do prefeito Mauro Soares, da diretora do Campus de Crateús, professora Maria Elias, entre outras autoridades e a população em geral. A centenária professora crateuense, Rosa Moraes, também participou da solenidade que marca um momento histórico para Crateús e região.

Crateús: Município recebe máquina perfuratriz e ampliará programa de perfuração de poços

Publicado em 19/08/2014 - 8:02 por | Comentar

Categorias: Sem categoria
  • Enviar para o Kindle

10506668_318110155016247_3492730234638091844_o

Foto: Cedidas pela PMC

No último sábado (16) chegou ao município de Crateús uma máquina perfuratriz, adquirida para ampliar o programa de recuperação de poços profundos. A máquina é o principal equipamento utilizado na perfuração de poços e poucos municípios no Estado possuem o equipamento, dado o alto custo.

Conforme o prefeito Mauro Soares, com a perfuratriz o município deverá alcançar a meta pretendida, que é de atingir a meta de perfuração de cem poços profundos em Crateús. Salientou ainda que deverá fazer parcerias com os municípios vizinhos, proposta que possibilitará financeiramente a manutenção do equipamento e acessórios, que são de alto custo, bem como beneficiará mais comunidades com a obtenção de água.
Programa

No mês de junho, a Prefeitura retomou o Programa de Perfuração de Poços Profundos, realizado em 2012 e 2013 no município.

Serão perfurados em torno de 45 poços profundos, com o emprego de R$ 415 mil reais, sendo R$ 200 mil oriundos do recurso destinado para realização do carnaval 2014.

O Programa já havia perfurado no município 65 poços profundos em várias regiões.

Fonte: PMC

Situação de alerta: Açude da Barra, em Monsenhor Tabosa, pode chegar ao volume de 10% da sua capacidade total em 2015.

Publicado em 18/08/2014 - 10:35 por | Comentar

Categorias: Sem categoria
  • Enviar para o Kindle

 

No ultimo dia 15, sexta feira, a Companhia dos Recursos Hídricos (Cogerh), realizou reunião com representantes de várias instituições para informações sobre a situação do volume de água do açude de Monsenhor Tabosa, açude da Barra.

Atualmente está com 17,1% da sua capacidade total, mas se estima, que em fevereiro de 2015, chegue a 10,7% da sua capacidade total.

A Cogerh coloca a cidade em “situação de alerta” e a prefeitura afirma que nos próximos dias campanhas de conscientização serão lançadas.

Crateús: Reitor da UFC realizará Aula Magna.

Publicado em 18/08/2014 - 8:29 por | Comentar

Categorias: Sem categoria
  • Enviar para o Kindle

dsc_8728

FOTO: PMC

A UFC (Universidade Federal do Ceará) realizará o funcionamento oficial do Campus de Crateús com a Aula Inaugural, na próxima terça-feira (19) às 9h, no auditório do Conselho Regional de Engenharia (CREA).

A Aula Magna será proferida pelo Reitor, Professor Jesualdo Pereira Farias, com o tema “Campus da UFC em Crateús: a base para o desenvolvimento tecnológico da Região”, assinalando o início das atividades naquela unidade acadêmica.

O Campus de Crateús começou a funcionar no dia 4 com o curso de Ciências da Computação,  em local provisório, na Escola Primeiro de Janeiro. O Campus segue em construção e segundo a instituição a obra será concluída ainda neste semestre. A partir de 2015 mais quatro cursos serão iniciados no Campus.

Fonte: PMC

Tauá: Prefeitura realiza I fórum comunitário do selo UNICEF

Publicado em 15/08/2014 - 8:10 por | Comentar

Categorias: Sem categoria
  • Enviar para o Kindle

Na manhã do último dia 14, a prefeitura de Tauá em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, no auditório do Centro Pastoral São José, em Tauá.

O  Selo UNICEF  é uma iniciativa que visa ajudar o Brasil a cumprir os oito objetivos  do milênio que são : erradicar  a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil ; melhorar  a saúde materna; combater o AIDS/ HIV  , Malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental ; estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Fonte: PMT

Colapso no Abastecimento: Situação deve piorar com El Niño

Publicado em 14/08/2014 - 11:06 por | Comentar

Categorias: Sem categoria
  • Enviar para o Kindle

Inhamuns

Os municípios do Sertão dos Inhamuns procuram maneiras de amenizar a grande estiagem que se alastra. Muitas ações estão sendo realizadas para reverter a situação emergencial. Além de dessalinizadores, escavação de poços, que já foram construídos tanto na zona rural como zona urbana, e operações pipa, acontece a construção da adutora para transferir água do açude Paulo Sarasate, mais conhecido como açude Araras, em Varjota, para os municípios de Nova Russas e Crateús. O complexo tubular está sendo montado às margens da estrada que liga as cidades Varjota a Ipu.

Atualmente, o abastecimento de água da cidade está sendo realizado pelos açudes Carnaubal e pela barragem do batalhão. O Açude Carnaubal, hoje, está com apenas 2% de sua capacidade sua capacidade total, que é de 80.650m³, o que representa 1,38% da sua capacidade máxima. Já a barragem do Batalhão está com volume de 82% da sua capacidade máxima, mas possui uma armazenamento inferior ao Carnaubal.

Nessa parte dos Inhamuns, população é abastecida com a água do açude Favela. Uma adutora emergencial está em fase de construção no açude Arneiroz II. Apesar dessas ações, a situação não é boa, ainda que os reservatórios tenham garantido abastecimento até hoje. A população reclama. Há bairros que passam dias sem receber água, além da qualidade, que segundo eles, está com mal cheiro e cor barrosa.

Matéria na íntegra: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/situacao-deve-piorar-com-el-nino-1.1078267

Programa Coleta Seletiva alunos recebem Educação Ambiental

Publicado em 14/08/2014 - 10:24 por | Comentar

Categorias: Sem categoria
  • Enviar para o Kindle

O Programa de Coleta Seletiva prossegue em Crateús, executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Praticamente todos os bairros da cidade e vários distritos da zona rural são atendidos pelo Programa, que é referência nacional na área.

Além da coleta sistemática, o Programa realiza visitas às comunidades, mobilização permanente junto à população dos bairros e palestras nas Escolas.

O objetivo dessas ações é sensibilizar a população para separar o lixo em casa e participar ativamente da coleta seletiva, bem como compreender a importância da ação para a preservação ambiental.

Page 1 of 9012345...102030...Last »

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999