Busca

Palmácia completa 60 anos com uma grande prova de Trail Run

21:30 · 02.09.2017 / atualizado às 21:30 · 02.09.2017 por

Confira uma supergaleria de fotos ao final da reportagem

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (3)

Palmácia é um município cearense localizado no maciço de Baturité, distante apenas 70km da capital Fortaleza, e possui uma altitude média de 440m, cercado por serras e muitas trilhas por todas as partes. A muitos anos a cidade vem sediando provas de esportes radicais, principalmente mountain bike e mais recentemente, corrida de aventura, cross e trail run.

Desafio Vertical-Prefeito Davi- 2017-Foto-Mônica Fialho (3)

Com um projeto elaborado, planejado e organizado pelos amigos Edilberto Campelo & Gerisvaldo Ferreira, e com total apoio da prefeitura municipal, surgiu a idéia de se criar eventos esportivos que movimentassem a cidade no período de aniversario do município, que é na data de 28 de agosto, incrementando o turismo e a economia local.

Desafio Vertical 2017-Foto-Mônica Fialho (4)

Com este pensamento surgiu e foi realizado no ultimo dia 27 de agosto, domingo, véspera dos 60 anos de emancipação politica do município, o “Palmácia Trail Run DESAFIO VERTICAL, uma corrida a pé em trilhas, com distâncias de referência com 21k, 12k e 6k, e para surpresa de todos, com um numero recorde de 320 competidores nesta modalidade aqui no Ceará.

Desafio Vertical 2017-Foto-Mônica Fialho (2)

Por todo o final de semana, e no domingo, desde as 5h da manhã, já era intensa a movimentação de atletas em toda a cidade, principalmente na Praça da Igreja Matriz da cidade, local de largada e chegada oficial da prova.

Desafio Vertical 2017-Foto-Mônica Fialho (1)

As 7:00hs da manhã foi dado a largada para os competidores, através do prefeito municipal, Davi Campos, que inclusive participou da prova como atleta na categoria 6k. A largada de todos os competidores foi pela CE 065, que logo após um quilometro, já iam entrando nas trilhas de acordo com o percurso designado para cada categoria.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (20)

O percurso 6km, teve um percurso mais brando e suave para os 85 competidores inscritos somente nesta categoria, e se destinava-se a acolher iniciantes na modalidade, passando pelas localidades de Bica, Novo Basílio, e pelo início da trilha do Alto do Cruzeiro, com trechos de estradinhas, singletracks e riachos, e com uma altimetria aproximada de apenas 150m.  O primeiro lugar masculino ficou com Gabriel Alves Gomes (Atletas do Futuro) com o tempo de 00:24:51, e o primeiro lugar feminino, ficou com Ana Kelly Ferreira Cavalcante (Singletrack MTB) com o tempo de 00:37:03.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (19)

O percurso intermediário, de 12km, já apresentava um maior grau de dificuldade, com trechos bastante técnicos, em singletracks com pedras e valas, com subidas e descidas íngremes, e altimetria acumulada de aproximadamente 540m. O caminho a ser percorrido pelos 85 competidores desta categoria passou pelo lado da famosa pedra do Bacamarte, Limoeiro, Camburão, Cana Braba e Matadouro, para então chegar a cidade. O primeiro lugar masculino ficou com Francisco Roberto do Santos Abreu com o tempo de 01:11:42, e o primeiro lugar feminino, ficou com Angela Kelly de Melo Ferreira com o tempo de 01:51:48.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (18)

Para os competidores mais experientes, foi projetado um percurso de 21k desafiador com 840m de altimetria aproximadamente, onde os competidores tiveram trechos variados de singletracks, estradinhas, riachos, subidas íngremes, descidas técnicas e por ultimo, uma subida vertical, ao Alto do Santo Cruzeiro, ícone postal da cidade, localizado em um morro a 545 metros de altitude e subida íngreme de aproximadamente 1 km, onde tinha o único posto de controle da prova (PC), e que assim deu sentido ao nome da prova. O percurso passou pelas localidades de Basilio, Boa Vista, Montes Claros, Park de Trilhas Velho Chico, Baixio, Limoeiro, Camburão, Cana Braba, Matadouro, Alto do Cruzeiro, Sitio Torre da Lua, Caboclos e chegada a cidade.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (17)

No percurso dos 21k, destaque ainda para o Park de Trilhas Velho Chico, localizado na localidade de Baixo, encosta da linha da serra de Palmácia, a 500m da CE 065, que foi totalmente preparado pelos responsáveis pelo park, Rodrigues Menezes  e Jefson Leandro, para receber os atletas, recebendo sinalização e balizamento apropriado aos competidores, e levando os atletas a um percurso com lindos visuais de 1.800m de trilhas sinuosas.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (16)

Nos 21k, os grandes campeões gerais foram, Uilquer Borges (Extreme/UB Performance) com o tempo de 01:57:33 e Elizania Rodrigues (Fortime Assessoria) com o tempo 02:31:25.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (15)

As categorias 6k e 12k tinham apenas premiação do 1º ao 3º lugar geral, já a categoria 21k foi dividida por faixas etárias, premiando também do 1º ao 3º lugar , com todos os atletas premiados recebendo troféus artesanais em madeira de reflorestamento da arvore cedro, feitos através da Casa de Cultura do município, sob coordenação do diretor Ipiranga Neto e produção dos artesãos locais Professor Nazareno e Arino Marques.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (14)

Os campeões gerais masculino e feminino dos 21k e 12k, ainda foram agraciados com inscrições para duas importantes provas da modalidade que acontecerão em Caucaia em 28 de outubro (Desafio 42k Cumbuco) e Cascavel em 19 de novembro (Cascatrail), respectivamente.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (13)

A prova teve ao todo 11 pontos de hidratação bem distribuídos, dos quais 2 eram compartilhados com as categorias de 12k e 21k, com agua, rapadura, isotônicos e sucos.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (12)

Ao fim, podemos destacar que o evento Desafio Vertical teve grande participação da população local, apoiando, e trabalhando com cerca dos 55 staffs contratados exclusivamente para suporte aos competidores. A prefeitura também teve papel importantíssimo no evento, com o atual prefeito Davi Campos, participando, incentivando e garantindo apoio á prova para edições futuras. Outros apoios importantes vinheram das secretarias municipais de Obras, com Junior Marinho, Saúde com a secretária Clara Hermínia, Educação com a secretária Lícia Holanda, Assistência Social com Maiara Campos, e Administração e Finanças sob direção de Denise Campos, que também participou da prova na categoria 6k.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (11)

Segundo os organizadores da prova, Edilberto Campelo & Gerisvaldo Ferreira, o sucesso da prova deve ser comemorado mas muito bem compartilhado com todos que fizeram a mesma acontecer, com importantes parcerias firmadas com grupos e parceiros do mundo das corridas, que apoiaram, incentivaram e participaram do evento, principalmente o grupo referência em corrida de trilhas no Ceará, os Brutos do Mato, e os demais grupos Correfor, Atletas do Futuro, Corre Ceará, Terra Brasillis e o corredor de trail Plauto Holanda.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (10)

A prova veio para ficar e se consolidar no calendário de corridas trail run do Ceará, e será realizada permanentemente sempre no período de aniversario do município, e poderá trazer surpresas e novidades para a próxima edição, com uma categoria oficial de 42k, mas com limitações de inscrições.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (9)

Para Edilberto Campelo, um dos organizadores da prova, a chave do evento, foi fazer um evento organizado em função exclusivamente dos competidores que gostem e queiram conhecer a modalidade trail run no estado, saindo do asfalto, e indo para o contato direto com a natureza, desafiando-se e conhecendo as belezas naturais de Palmácia.  O mesmo ainda enfatiza, a parceira forte entre  a organização da prova, o poder publico e iniciativa privada para a consolidação e fortalecimento de eventos no município, pois a geração de benefícios gerados é enorme, e divide-se principalmente com a população local, que tem novas oportunidades de crescimento econômico e informal nas atividades geradas através dos eventos esportivos na cidade.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (8)

Outro organizador Gerisvaldo Ferreira, enaltece o comprometimento de todos os envolvidos, principalmente da equipe de apoio montada para trabalhar na prova, como também da Prefeitura Municipal.  O mesmo buscará a idéia de montar trilhas ecológicas no município, para que todas as pessoas tenham acesso aos principais locais turísticos naturais de Palmácia, principalmente Alto do Cruzeiro, Pedra do Bacamarte e Pedra da Torre da Lua.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (7)

Para fotos, vídeos e informações do Desafio Vertical de Palmácia, acesse:

https://www.facebook.com/palmaciaecoturismo/

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (6)

Para os resultados da prova em todas as suas categorias, acesse:

http://cronoteam.com.br/index.php/resultados

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (5)

Organização Geral, Planejamento & Realização: Edilberto Campelo & Gerisvaldo Ferreira

Fotos: Alê Machado, Monica Fialho & Gerisvaldo Ferreira

Imagens Aéreas: Germano Beuttenmuller

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (2)

Apoio governo municipal: Prefeitura Municipal de Palmacia, prefeito Davi Campos, Secretaria de Administração e Finanças, secretária Denise Campos.

Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (4)
Desafio Vertical 2017-Foto-Alê Machado (1)

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *