Busca

Felipe Freitas vence a terceira consecutiva

14:39 · 22.08.2011 / atualizado às 15:00 · 22.08.2011 por
3ª Etapa do Circuito Cearense de Maratona Aqática 2011/Foto:Natinho Rodrigues

Os amantes das águas abertas estiveram reunidos na manhã de ontem no Aterro de Iracema para a X Travessia Marina Park, prova organizada pela Associação Cearense Master de Natação (ACEMN), válida pela 3ª Etapa Circuito Cearense de Maratonas Aquáticas da Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA) – III Troféu Armando Fanchechini.

 Contando com cera de 100 competidores com idades entre 14 e 76 anos, a prova foi um retrato do atual cenário do esporte no estado com veteranos alternando o pódio com a nova geração que evolui a passos largos.

A largada foi dada por volta das nove horas da manhã e logo nos primeiros metros o nadador Felipe Freitas, que defende a bandeira do BNB Clube, assumiu a liderança disparando na frente para cruzar a primeira boia isolado de seus adversários e assim permanecer até a linha de chegada, completando o percurso de 3.200m com o tempo de 41min. e 07seg.

Ainda assim, nos últimos 500m alguns atletas tentaram alcançar Felipe, mas já era tarde, e a maior disputa ficou mesmo por conta do segundo lugar, onde a experiência de Kal Aragão, de 39 anos, superou a sede de resultado do jovem de apenas 16 anos, Elígio Brendo, que terminou em terceiro. A pequena diferença final entre os dois, 29 segundos, deixou bem claro que Kal Aragão continua em excelente forma, pois, terminou a prova em incríveis 45 min. e 20 seg. e que o treinamento de Elígio Breno está dando resultado, já que, com o resultado ele saltou da 5ª colocação do ranking para a vice-liderança do circuito.

Na categoria Feminino, a prova também teve uma liderança com folga de ponta a ponta e representantes das novas gerações alternando resultados com as veteranas do esporte. Com o tempo de 45min. e 52 seg. Marina Santos, do Náutico Atlético Cearense, venceu pela segunda vez consecutiva e mantém a liderança somando um segundo lugar na primeira, às duas vitórias.

Entretanto, essa liderança está sendo disputada prova a prova, pois, Maria Renata, da Academia Hedla Lopes, também andou visitando o pódio nas três etapas do circuito somando dois 3º e um 2º lugar conquistado neste domingo com o tempo de 48min. e 16s.

A terceira colocada foi a veterana Hedla Lopes, a rainha das águas cearenses e eterna nadadora, que hoje em dia tem como seu primeiro esporte o triathlon. Hedla mostrou que continua em grande forma cravando 51min. e 18seg. no auge de seus quase 53 anos, já que seu aniversário será no próximo dia 23 do mês de agosto.

Um dos diferenciais dessa prova foi a participação de atletas de Stand up Paddle auxiliando a organização da prova na segurança dos atletas. Os SUPistas, como são chamados, acompanharam os competidores com especial atenção para os atletas dos últimos pelotões, aqueles que estão ali para completar a prova e fazer parte da festa.

“Nossa preocupação foi de aumentar a agilidade na assistência aos atletas que por ventura viessem a ter eventuais cãibras ou passassem por qualquer outra situação de risco. Sabemos que muitos dos inscritos não são necessariamente competidores e sim, amantes das águas abertas. Então é pensando principalmente na segurança deles que firmamos essa parceria com a Associação de SUP do Ceará, na pessoa de Flávio Ramalho, seu presidente, que prontamente atendeu nosso convite”, declarou o prof. Laércio Clayton, Diretor de Maratonas Aquáticas da FCDA e Conselheiro da Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUP-CE).

Vale ressaltar que todos os atletas nadaram com Seguro de morte e invalidez parcial ou total e tiveram à sua disposição, uma UTI Móvel.

A prova também contou com o apoio da Capitania dos Portos do Ceará, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

A 4ª Etapa do Circuito Cearense de Maratonas Aquáticas acontecerá dia 08 de outubro na Praia do Náutico e promete mais uma vez ser marcada por disputas eletrizantes.

LINK PARA A MATÉRIA NO DIÁRIO DO NORDESTE ON LINE:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1030225

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *