Busca

Kitesurf-Sete curiosidades que vão te deixar louco para aprender esse esporte

17:55 · 10.08.2017 / atualizado às 19:24 · 10.08.2017 por
  • Faltando pouco mais de um mês para uma das competições mais aguardadas do kitesurf nacional que será realizada no paradisíaco Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, convidamos você a ultrapassar seus limites
Red Bull Rally dos Ventos 2014-Foto-Fábio Piva

É sempre tempo para aprender um novo esporte. Com a quantidade de praias e lagoas no Brasil as modalidades aquáticas se tornam uma pedida ainda melhor, especialmente nesses meses que antecedem o verão. Surf, wakeboard e, por que não, kitesurf? Este último tem se popularizado bastante no País nos últimos anos, principalmente no Nordeste, onde as condições são perfeitas para a prática, mas também em locais mais acessíveis como o Rio de Janeiro. Selecionamos sete curiosidades e fatos sobre o kitesurf que vão te deixar com vontade de aprender a usar a prancha enquanto manobra uma pipa gigante!

Red Bull Rally dos Ventos 2014-Parque Nacional dos Lencois Maranhenses-Foto 2-Marcelo Maragni

1) É um esporte novo, tendo sido criado por volta de 1985 e ganhado popularidade nos anos 90. Ou seja, ainda há muito para ser feito e explorado, o que torna a máxima “nunca é tarde para começar” ainda mais verdadeira.

2) O kitesurf tem muitas modalidades diferentes, que muita gente desconhece e que se encaixam em praticamente todos os gostos: kitewave (literalmente surfar ondas com o kite), race (corridas realizadas em alto mar com uma prancha específica), freestyle (com muitas manobras e saltos), freeride (apenas velejar sentindo o vento no rosto), entre outras.

Red Bull Rally dos Ventos 2014-Parque Nacional dos Lencois Maranhenses-Foto 2-Marcelo MaragniRed Bull Rally dos Ventos 2014-Parque Nacional dos Lencois Maranhenses-Foto 2-Marcelo Maragni

3) Uma das mais belas – e únicas – competições esportivas do mundo é justamente um evento de kitesurf e, melhor ainda, realizado no Brasil. Trata-se do Red Bull Rally dos Ventos, que acontece nos Lençóis Maranhenses (MA), com um seleto grupo de 40 atletas percorrendo 60 km nessa paisagem paradisíaca. A próxima edição rola no dia 16 de setembro deste ano.

4) No Brasil, um dos locais mais desejados e conhecidos para a prática do kitesurf é a Praia de Cumbuco, no Ceará.

Bruna Kajiya no Red Bull Rally dos Ventos 2014-Parque Nacional dos Lencois Maranhenses-Foto-Victor Eleuterio

5) A atual campeã mundial de kitesurf é brasileira! Bruna Kajiya, de 30 anos, levou o título em 2016, somando dois campeonatos mundiais na carreira.

6) E a campeã mundial mais jovem da história do kitesurf é a espanhola Gisela Pulido, que em 2004 levou o título mundial com apenas 10 anos de idade. Ou seja, o kitesurf é um esporte que abrange diversas faixas etárias.

7) Há quem “viaje” de kitesurf! Em 2015, o português Francisco Lufinha estabeleceu um recorde mundial ao percorrer 862 km com seu kite, saindo de Lisboa e chegando na Madeira. Ele completou esse recorde sozinho, numa jornada sem paradas, levando três dias entre largada e chegada.

Bruna Kajiya no Red Bull Rally dos Ventos 2014-Parque Nacional dos Lencois Maranhenses-Foto-Marcelo Maragni

Ainda dá tempo de agendar algumas aulas e estar pronto para cair na Estrada durante o verão em busca de ventos para velejar!

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *