Busca

Pipa Longbrothers Festival – Jefferson Silva-RJ e Eliane Andrade-RN são os campeões da Open

11:50 · 10.07.2018 / atualizado às 07:55 · 11.07.2018 por

Surfistas da Pipa comemoram o sucesso do evento que ano que vem se tornará nacional

Pipa Longbrothres Festival-Jefferson Silva-Foto-Victor Figueira

Entre os dias 6 e 8 de julho a Praia do Madeiro, localizada no famoso balneário potiguar da Pipa, recebeu alguns dos principais nomes do longboard no país para o Smolder Apresenta: Pipa Longbrothers Festival.

Na categoria Open, o grande campeão foi o local de Saquarema, Jefferson Silva, que conseguiu impressionar os árbitros com um footwork sólido para faturar a principal categoria do evento e um longboard Walder Rolemberg novinho, como premiação. Na segunda colocação ficou o talentoso surfista local, Shoda, a grande revelação do evento, conquistando uma honrada vice colocaçao na mais acirrada disputa da competição, fazendo a praia vibrar com suas performances, sendo superado apenas pelo experiente Jefferson Silva, Campeão Sulamericano e Brasileiro, que teve de usar toda sua técnica e experiência para galgar o lugar mais alto do pódio. Completando o pódio tivemos Jean Carlo em terceiro e Júnior Manteiga na quarta colocação.

Jefferson Silva de vermelho no Pódio-Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (118)

“Estou muito feliz com o resultado. Esse lugar é paradisíaco e a Praia do Madeiro é ideal para longboard. Todo ano eu venho treinar aqui, tanto que é a terceira vez que venho à Pipa somente esse ano, por isso, eu já sabia o que iria encontrar. Foi um campeonato incrível!”, declarou Jeferson.

Entre as mulheres o grande destaque ficou por conta da atuação da surfista local Eliane Andrade, que surfou muito e faturou as duas categorias destinadas a elas, a Open e a Master. Na Open Eliane travou uma dura batalha pelo título com Silvana Pontes, que apesar das investidas, não foi capaz de superar Eliane, que, com a vitória levou um longboard Sargaço Surfboards. Na terceira colocação ficou Mary de Pillot, com Ayla Cinti na quarta colocação.

Eliane Andrade-RN-Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (83)

“Estou muito feliz. É a primeira vez com compito em casa e está sendo uma emoção muito forte. Confesso que não criei estratégia nenhuma para essa competição. Apenas peguei as ondas e procurei fazer o melhor de meu trabalho. Vida de atleta sem patrocínio é assim, nossas conquistas são muito mais valiosas e é o que nos mantém motivados a continuar dando o nosso melhor para o esporte”, declarou Eliane.

Robson Fraga-SE-Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (2)

Entre os Masters o grande campeão foi o sergipano boa praça Robson Fraga, que apresentou um estilo clássico de manobras lapidadas e com muita harmonia entre os movimentos e as manobras, para arrancar dos árbitros as maiores notas e sair da Pipa com o título de campeão e um longboard Collection de premiação. Em segundo ficou o surfista local Jean Carlo, com Júnior Manteiga em terceiro e Carlos Clécio na quarta colocação.

Na Master Feminino tivemos mais um show da local Eliane Andrade, que surfou muito para faturar o segundo troféu de campeã no quintal de sua casa e ainda um bloco Teccel. Em segundo ficou Isabel Pistelli, com Monique Pontes em terceiro e Natália Fernandes na quarta colocação.

Marcelo Bibita-Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (57)

Na categoria Legend a essência do evento veio à tona com uma verdadeira confraternização entre os participantes que levaram a alegria do espírito do surf para dentro d’água. Destaque para todos os finalistas, que comprovaram para os presentes que o surf é a verdadeira fonte da juventude, esbanjando vitalidade e alegria de viver, com muito surf no pé em disputas eletrizantes. A bateria final foi dominada pelo potiguar Nilton Santos, que mostrou muito conhecimento da onda praticamente liderando do início até o minuto final, quando o cearense Marcelo Bibita pegou a última onda que subiu na bateria para virar para a primeira colocação, deixando Nilton Santos em segundo depois de liderar praticamente toda a bateria. Em terceiro ficou o carioca Ricardo Phebo com Fabrice Carbonel na quarta colocação. Como premiação pela vitória Marcelo Bibita faturou um longboard Sargaço.

Shoda-RN-Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (88)

Na Freesurf o grande campeão foi Halysson Galvão, faturando um bloco Teccel, com o argentino Cristobal Amadeu em segundo, Yan Wishman em terceiro e Victor Figueira em quarto.

Na categoria Kids, destinada ao fomento e estímulo às categorias de base do longboard, o grande campeão foi o jovem talento e atleta promissor Inácio, com Túlio em segundo, André em terceiro e Hermínio em quarto.

Remi Quiqui encerrou o evento com uma bela apresentação de Foil Board.

Remi Quiqui-Poil Board-Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (102)

Todos os finalistas das sete categorias em disputa receberam troféus e kits.

Apresentado por Smolder, o Pipa Longbrothers Festival foi um evento teste para que se pudesse observar como seria um evento em uma praia como a do Madeiro. Protegida por uma imponente falésia e com acesso terrestre exclusivamente através de uma escada com exatos 160 degraus, fazer um campeonato nessa praia representava um grande desafio. Contudo, o que se viu foi um evento girando de maneira harmônica, uma praia limpa onde a maioria das pessoas além de levar de volta seu lixo, ainda recolhia o que encontrava pela praia e um campeonato com impacto zero ao meio ambiente, já que toda a estrutura de palanque e beach marshal utilizada foi a mesma estrutura já existente do restaurante do Hotel Madeiro Beach, que fez questão de ceder suas instalações para que o evento causasse o menor impacto possível ao meio ambiente. O resultado disso foi um campeonato histórico e que já deixou uma semente plantada para um evento de maior envergadura no cenário nacional para o próximo ano.

Ritual das Águas Auêra-Auára-Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (24)

“Estamos muito satisfeitos com tudo o que vivenciamos aqui na Pipa. A receptividade e o engajamento do povo local, tanto os atletas como o empresariado em geral e até o Poder Público, que chegou junto e apoiou o evento de diversas formas. A consciência ambiental de todos que vivem aqui na Pipa, o cuidado com o meio ambiente, o clima de confraternização entre todos os participantes, enfim, o evento foi um sucesso e já estamos visualizando uma grande competição a nível nacional para 2019, para consolidar de vez a Praia do Madeiro e a Pipa como um destino nacional para os amantes dos pranchões”, declarou Marcelo Bibita, organizador do evento.

Ações paralelas

O Smolder Apresenta: Pipa Longbrothers Festival, foi muito mais que um campeonato de longboard. Foi uma celebração da Cultura Surf e assim sendo, foi repleto de ações paralelas à competição. Ainda na sexta-feira (06) os atletas foram recebidos no Mezanino do Hotel Madeiro Beach para o Congresso Técnico e uma superpalestra com o Legend do Surf Brasileiro e Mundial, Tito Rosemberg (71), que falou aos presentes da sua história de vida no surf e como esse esporte o levou a conhecer mais de 100 países. Ao final tivemos o Lançamento da Edição #65 da Revista Beach Show.

No sábado, abrindo os trabalhos tivemos um Aulão de Ioga com Andréa Araújo e o já tradicional Ritual das Águas Auêra-Auára, conduzido por Marcelo Bibita que faz questão de convidar todos os atletas inscritos, acompanhantes, Staff e todos que estão na praia, a assumir o compromisso de cuidar e protejer as águas do planeta Terra.

Ritual das Águas Auêra-Auára-Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (35)

No domingo tivemos soltura de tartarugas, coordenada pelo Projeto Tamar, o plantio da Árvore Símbolo do evento, um Pau-Brasil, Campanha de conscientização sobre o perigo do microlixo nas praias, além de outras ações pontuais de cunho ambiental e Oficina de arte com o artista plástico Francisco Carlos.

Ao final do evento o Prefeito de Tibau do Sul, Sr. Modesto, fez questão de comparecer à cerimônia de entrega da premiação para assumir publicamente o compromisso de em 2019 apoiar um evento de caráter nacional de forma a colocar de vez a Praia da Pipa no Mapa Brasileiro do Surf de Pranchão.

PIPA LONGBROTHERS FESTIVAL é um evento idealizado e organizado pelo veterano dos pranchões Marcelo Bibita. Referência nacional nas ondas de maré, também conhecidas como Pororoca, Bicampeão e atual líder do Circuito Brasileiro nas categoria Legends (50+). Atualmente, Bibita se dedica, entre outras coisas, a levar a Cultura do Pranchões, através de Festivais Culturais, a lugares com ótimas ondas, mas pouca tradição em eventos de longboard. Essa história teve início quando ele viajou para a Austrália e se encantou com a atmosfera do maior festival de longboard do mundo, o Noosa Heads, no estado de Queensland, no ano de 2017, evento no qual conquistou o vice-campeonato. A partir daí, Bibita adaptou o conceito do evento da Terra dos Cangurus à nossa cultura e tem revolucionado a história dos pranchões em eventos que têm sido apontados como dos mais interativos e engajadores dos últimos anos. A maior prova disso foi a I Etapa do Circuito Nacional 2018, sediado pela primeira vez em uma das praias mais famosas do mundo, mas que nunca havia sido sede de um evento nacional de surf, o Jericoacoara Cultura Longboard Festival, que reuniu e encantou a nata os pranchões brasileiro, como Chloé Calmon, Carlos Bahia e muitos outros participantes ilustres. Marcelo Bibita  é um ativista incansável do surf de pranchão. Sempre buscando se renovar e trazer para seus eventos um pouco do que aprendeu mundo afora, seus certames prezam por uma gama de atividades correlatas ao evento principal, assim como atividades ecológicas, sociais, culturais, ambientais e esportivas, fazendo com que o público e a comunidade interajam pro ativamente, dinamizando e despertando nas pessoas que participam das atividades, sejam elas atletas ou simpatizantes, o sentimento de pertencimento a esse maravilhoso mundo chamado SURFE.

Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (15)

RESULTADOS

OPEN

1º Jefferson Silva

2º Shoda

3º Jean Carlo

4º Júnior Manteiga

MASTER

1º Robson Fraga

2º Jean Carlo

3º Júnior Manteiga

4º Carlos Clécio

LEGEND

1º Marcelo Bibita

2º Nilton Santos

3º Ricardo Phebo

4º  Fabrice Carbonel

FREESURF

1º Halysson Galvão

2º Cristobal Amadeu

3º Yan Wishman

4º Victor Figueira

KIDS

1º Inácio

2º Túlio

3º André

4º Hermínio

 

OPEN FEMININO

1ª Eliane Andrade

2ª Silvana Pontes

3ª Mary de Pillot

4ª Ayla Cinti

FEMININO MASTER

1ª Eliane Andrade

2ª Isabel Pistelli

3ª Monique Pontes

4ª Natália Fernandes

O PIPA LONGBROTHERS FESTIVAL foi apresentado por Smolder Surfwear. Patrocínio: Hotel Madeiro Beach. Apoio: Pousada Pôr do Sol, Macoco Cozinha Artesanal, Restaurante Aprecie, Hostel Piparadise, Maalai Wet Suits, Caju Pratas, , Swell Pipa, Pousada Sossego, Relax, Sertão Vai Virar Mar, Madereira Jatobá, Ohana Store-Greenish,  Blocos Teccel, Dcofibras, Escola Eli golfinha, Walder Rolemberg Surfboards, Sargaço Surfboards, FreeGlass, Ely_Golfinha Escola de Surf, Pousada Vilas deTibau Collectionsurfboards. Apoio institucional da Prefeitura de Tibau do Sul através da Secretaria de Esportes e Cultura. Homologação Federação de Surf do Rio grande do Norte. Apoio técnico Associação de surf de Pipa. Cobertura Site Surfguru, Waves, Craud net, Surfbahia, Blog Manobra Radical/Diário do Nordeste,  Agora RN, Revista Beach Show, Canal Woohoo, Revista Trip. Realização Auêra-Auára Produções & eventos.

Robson Fraga-SE-Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (1)
Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (110)
Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (108)
Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (93)
Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (85)
Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (77)
Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (70)
Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (66)
Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (64)

Marcelo Bibita-Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (57)

Eliane Andrade-RN-Pipa Longbrothers Festival-Foto-Carlonitro (83)

 

 

 

Comentários 3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Smolder - Surfar é Sagrado

13/07/2018 as 11:36

[…] Entre os dias 6 e 8 de julho a Praia do Madeiro, localizada no famoso balneário potiguar da Pipa, recebeu alguns dos principais nomes do longboard no país para “Smolder Apresenta: Pipa Longbrothers Festival.“ […]

Lindemberg do clube do Long P.Negra

10/07/2018 as 13:20

Um verdadeiro festival, a mais pura vibe!

Lindemberg do clube do Long P.Negra

10/07/2018 as 13:19

Um verdadeiro festival!
A mais pura vibe!