Busca

Surfista residente no Ceará sofre grave acidente em praia no México

05:40 · 04.09.2012 / atualizado às 05:53 · 04.09.2012 por

Fotos da onda e do resgate dramático

Sequencia da onda que vitimou Aldemir Calunga (13)

Matéria encartada no DN de hoje

Neste domingo o surfista potiguar Aldemir Calunga sofreu um grave acidente na Praia de Zicatela, município de Puerto Escondido, no México. Segundo o arquiteto cearense Henry Teixeira, que estava na praia no momento do acidente, Calunga foi atingido por sua própria prancha no maxilar desmaiando instantaneamente e tendo a sua bochecha ferida. Logo após o acidente tiveram início os esforços para tirá-lo de dentro d’água, tarefa que não foi nada fácil, pois, além dele ser corpulento o mar estava com ondas que chegavam a atingir 3m de altura dificultando o resgate que foi feito por amigos e guardas-vidas locais, como você pode conferir nas fotos registradas por Angel Salinas, da Central Surf. 

Após ser reanimado ainda na praia, Calunga foi levado em ambulância para o hospital local e depois transferido em UTI aérea para o Hospital Dalinde, na Cidade do México, onde se encontra até o momento na Unidade de Terapia Intensiva. Segundo os médicos, não foi constatado traumatismo craniano e a grande preocupação é no tocante ao tempo que seu cérebro ficou sem oxigenação devido à parada cardiorespiratória. Entretanto, os médicos se mostram esperançosos já que os exames indicam atividade cerebral e além disso ele está urinando, o que comprova uma reação do organismo ao quadro. As últimas notícias que tivemos foi que os médicos haviam suspendido os sedativos e apenas doze horas após essa suspensão é que o quadro clínico poderá ser reavaliado.

Outra importante informação é a de que Calunga foi submetido a um procedimento chamado broncoendoscopia, que é uma câmera com um espécie de aspirador que consegue visualizar os grãos de areia nos pulmões e aspirá-los. Segundo Petrônio Tavares os médicos tiraram a areia dos pulmões do Calunga e disseram que não tinha muito. Agora, é esperar o efeito dos sedativos passarem e aguardar por uma reação. Ele está febril, com 38.2 graus de temperatura, mas o médico comentou que ele tem em à seu favor um corpo forte e  jovem.

FÉ EM DEUS E FORÇA CALUNGA!!!!

Todos os parentes e amigos de Calunga nos quatro cantos do mundo estão unidos em uma corrente de oração rezando por sua saúde.

SOBRE O ATLETA

O surfista Aldemir Calunga-RN ficou famoso no mundo do surf por desafiar algumas das maiores e mais temidas ondas do planeta. O Big Rider, que é como são chamados os surfistas de ondas gigantes, conhecia muito bem as ondas de Zicatela, em Puerto Escondido, México, local onde ele chegou inclusive a morar por 5 anos.

Entretanto, desde que fundou o IPOM, Instituto Povo do Mar, ONG concebida para prestar assistência às crianças carentes do entorno da Praia do Titanzinho, Calunga dedica mais tempo às crianças do que à caça de ondas gigantes em praias como Teahupoo, no Tahiti, Waimea, no Havaí, ou em Zicatela, no México.

LINK PARA O SITE DO NOSSO AMIGO MEXICANO ANGEL SALINAS QUE FEZ E DIVULGOU AS FOTOS DO ACIDENTE:

http://centralsurf.tv/general/notisurf-03-septiembre-2012/

LINK ORIGINAL PARA A MATÉRIA DO DN:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1177535

Comentários 4

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deth Haak

05/11/2012 as 11:0919

Bênçãos a todos@as! A Comunidade de Ponta Negra-RN, e o SOS Ponta Negra, se junta em preces por seu pronto restabelecimento. Deus esta no controle. Deth Haak ” A Poetisa dos Ventos”

SIRLEI

04/02/2012 as 14:0919

SE DEUS É POR ELE QUEM SERÁ CONTRA ELE. TENHAM MUITA FÉ PORQUE SERÁ MAIS UM MILAGRE AMÉM.