Na Rede

Busca


IFCE lança programa que insere voz sintetizada em vídeos para deficientes visuais

Publicado em 20/08/2014 - 15:35 por | Comentar

Categorias: Eventos
  • Enviar para o Kindle
InfoBrasil 2014

InfoBrasil 2014

Mais uma solução tecnológica para deficientes será apresentada pelo IFCE na InfoBrasil 2014, na próxima quinta-feira, 28, a partir das 16h, em Fortaleza, durante palestra do coordenador do Núcleo de Tecnologias Assistivas da instituição, Agebson Rocha. Na ocasião, o pesquisador participará da Mostra de Tecnologias Assistivas, ao lado do coordenador do Laboratório de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Automação (Lapada) do IFCE, Anaxágoras Girão.

De acordo com Agebson Rocha, o programa de audiodescrição virtual vem sendo desenvolvido e testado por dois anos, tendo como objetivo ampliar a oferta de vídeos adequados aos deficientes visuais, à medida que acrescenta voz sintetizada – não humanas – nas descrições de cenas.

Como explica o docente, “a técnica de audiodescrição já está bastante difundida com uso de voz humana. No entanto, a inovação deste projeto reside no fato de, ao inserir voz sintetizada, possibilitar a produção em menor tempo e, naturalmente, diminuir os custos, democratizando o acesso aos filmes”.

O programa de audiodescrição virtual foi desenvolvido para desktops utilizando tecnologias livres, como Espeak (programa gerador de síntese de voz). O produto encontra-se em fase final de teste. Os interessados podem assistir ao vídeo demonstrativo abaixo.

Imagem de Amostra do You Tube

Além do novo programa, também será apresentado o mouse acessível, aplicativo premiado nacionalmente por contribuir com a melhoria da qualidade de vida de pessoas com limitação motora. Já o pesquisador Anaxágoras Girão fará demonstração de mais dois produtos: o primeiro é o “Portáctil”, equipamento óptico-mecânico tradutor para braille, e o segundo, o “Caminho Digital”, bengala capaz de captar informações acopladas a um piso tátil e enviá-las ao smartphone em áudio.

Serviço:
Mostra de Tecnologias Assistivas/InfoBrasil 2014
Data: 28 de agosto (16h)
Local: Assembleia Legislativa do Ceará
Programação:  Site da InfoBrasil

Tags: , , ,

Kaspersky Lab descobre campanha de ciberespionagem na América Latina

Publicado em 20/08/2014 - 12:10 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle
A maioria dos alvos parece estar na Venezuela, Equador e Colômbia

A maioria dos alvos parece estar na Venezuela, Equador e Colômbia

A Kaspersky Lab anuncia a descoberta de uma campanha de espionagem cibernética na América Latina. Apelidada de “Machete“, ela tem feito vítimas consideradas de “alto perfil” como governos, militares, embaixadas e órgãos governamentais há, pelo menos, quatro anos.

A maioria dos alvos parece estar na Venezuela, Equador e Colômbia – mas há outros países afetados, incluindo Rússia, Peru, Cuba e Espanha. O objetivo dos espiões é seqüestrar informações sensíveis das organizações comprometidas – até agora eles conseguiram gigabytes de dados confidenciais.

“Apesar da simplicidade das ferramentas utilizadas nesta campanha, ela foi muito eficaz, dado os resultados. Parece que os autores de ameaças na América Latina estão adotando as técnicas de campanhas semelhantes em nível global.”, diz Dmitry Bestuzhev, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise Global da Kaspersky Lab na América Latina. “Nossa previsão é que o nível tecnológico das operações de ciberespionagem locais aumente muito. Por isso, provavelmente, novas campanhas APT podem ser muito semelhantes, do ponto de vista técnico, às principais no mundo. Nosso conselho é pensar sobre cibersegurança de maneira global e deixar de supor que países latino-americanos estão livres dessas ameaças”, afirma.

Ao que tudo indica, a Machete começou em 2010 e foi atualizada em 2012. Os atacantes usaram técnicas de engenharia social para distribuir o malware. Em alguns casos, enviaram mensagens de phishing combinadas com blogs falsos especialmente preparados. No momento, não há indicações de exploits usando vulnerabilidades 0-day (falhas em software ainda desconhecidas). A parte técnica da campanha (como ferramentas de ciberespionagem e código no lado do cliente) têm baixa sofisticação técnica em comparação com campanhas do tipo. Apesar dessa simplicidade, a Kaspersky Lab identificou 778 vítimas no mundo.

Com base nas descobertas, os especialistas concluíram que os atacantes parecem ser de língua espanhola, e são originários da América Latina. Adicionalmente, os alvos dos ataques estao em sua maioria em paises Latino Americanos. Às vezes, o alvo fora da região estava conectado com a AL. Por exemplo, na Rússia, a meta parecia ser a embaixada de um país latino-americano.

A ferramenta de ciberespionagem encontrada em computadores infectados é capaz de executar várias funções, como copiar arquivos para um servidor remoto ou um dispositivo USB especial (se estiver inserido), sequestrar o conteúdo da área de transferência (clipboard), registrar a digitação, capturar o áudio no microfone do computador, tirar screenshots, obter dados de geolocalização e fazer fotos com a webcam da máquina.

A campanha tem uma característica técnica incomum: arquivos executaveis compilados com a linguagem Python. Isso não tem qualquer vantagem para os atacantes, exceto a facilidade de codificação.

As ferramentas não mostram sinais de serem multi-plataforma, pois o código é fortemente orientado para o Windows. No entanto, os especialistas descobriram pistas mostrando que os atacantes preparam a infra-estrutura para vítimas que usam sistemas OSX e Unix. Além do Windows, também foram encontrados sinais de componentes móveis para Android.

Os produtos da Kaspersky Lab identificam e protegem contra este ataque direcionado.

Para mais informações, veja este post do Securelist.com.

Tags: , , ,

Game de aventura para PC é lançado pela Positivo Informática

Publicado em 20/08/2014 - 11:00 por | Comentar

Categorias: Aplicativos, Games
  • Enviar para o Kindle
Game Jonas Bondfaro está gratuito no Facebook

Game Jonas Bonfaro está gratuito no Facebook

A Positivo Informática anuncia uma novidade para o público gamer. Já está disponível gratuitamente no perfil da marca no Facebook o jogo As aventuras de Jonas Bonfaro, desenvolvido com exclusividade pela companhia para promover uma interação desse público com a marca Positivo e gerar engajamento nas mídias sociais. Criado para PC, o game on-line é 3D e conta com locução e legendas em português.

Com classificação etária livre, As aventuras de Jonas Bonfaro foi criado em formato point click, ou seja, o jogador guia o personagem apenas clicando o mouse pelo cenário, interagindo com objetos e personagens. A história se passa em uma cidade do interior, onde fatos estranhos começam a acontecer: luzes misteriosas são avistadas no céu, uma plantação de milho é atacada, golfinhos são raptados do aquário e uma fábrica de tecnologia é invadida.

No advergame, o jogador assume o papel do detetive Jonas Bonfaro. Ao lado da jornalista investigativa Daiana Fontoura e do professor de astronomia Jorge Cosmo, ele deve cumprir diversas missões e vencer desafios de lógica e de memória para desvendar os mistérios. Adicionalmente, o jogador pode convidar os amigos para ajudá-lo a liberar dicas e, assim, conseguir cumprir os desafios com mais facilidade.

Imagem de Amostra do You Tube

Tags: , , ,

Samsung apresenta novo Galaxy Tab S

Publicado em 20/08/2014 - 9:21 por | Comentar

Categorias: Lançamentos, Tablets
  • Enviar para o Kindle

Chega ao mercado brasileiro o novo tablet da Samsung: o Galaxy Tab S. Com tela Super AMOLED e conteúdos pensados especialmente para ele, o lançamento promete uma experiência superior de tablet, com diversas possibilidades de uso: multitarefa na mesma tela, conta também com recursos de produtividade e segurança e traz a tendência de compartilhamento dos tablets em um modo de múltiplos usuários.

Galaxy Tab S 10.5 polegadas

Galaxy Tab S 10.5 polegadas

O design moderno torna o Galaxy Tab S o mais fino e leve do mercado. Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o comportamento dos usuários, a Samsung encomendou uma pesquisa de mercado e identificou que, hoje, os tablets são usados principalmente para assistir a vídeos e navegar na internet. O Galaxy Tab S é o resultado desse insight. Experiência única de visualização

O novo tablet chega para revolucionar o modo como se assiste a filmes e vídeos. Sua tela Super AMOLED possui resolução de 2560 x 1600, ou seja, uma realidade 4 vezes superior à de uma tela HD (high definition) e proporciona uma experiência nunca antes vista em tablets, com cores mais vivas, reais e brilhantes. Como os pixels têm luz própria, o contraste de 100.000:1 é 100 vezes maior que o de uma tela LCD padrão, o que resulta em imagens mais nítidas e profundas. A tela adaptativa se ajusta ao conteúdo e à luz ambiente, ou seja, brilho, contraste, saturação e nitidez são regulados automaticamente para entregar a melhor experiência para cada atividade, como assistir a vídeos, ler um livro ou navegar na Internet.

Os modos Cinema, Foto e Básico ainda permitem ao usuário adequá-lo de acordo com a sua preferência. Graças às características da tecnologia Super AMOLED, é possível usá-lo em ambientes de pouca ou muita luz, como praia, mesmo sob a luz do sol, ou cinema, com o mesmo conforto de visualização, consumindo menos bateria.

A bateria de alta duração e o modo de baixo consumo de energia permitem ao usuário desfrutar do aparelho por até 11 horas sem ter de se preocupar com recarga. Com dois tamanhos disponíveis de tela (10.5 e 8.4 polegadas) e apenas 6,6 milímetros de espessura, o Galaxy Tab S é o tablet mais fino e leve do mercado (467 g – 10.5 polegadas e 298 g – 8.4 polegadas, ambos na versão 4G).

Produtivo e conectado

Galaxy Tab S 8.4 polegadas

Galaxy Tab S 8.4 polegadas

Uma novidade no software do Galaxy Tab S é o Side Sync 3.0, que espelha a tela do seu telefone no tablet e permite atender a chamadas ou a usar aplicativos do seu celular, como responder a mensagens, com agilidade e comodidade, em qualquer lugar da casa, não importa onde o telefone esteja. O novo tablet também conta com recursos avançados de produtividade, como o Hancom Office, uma das melhores suítes de Office para Android disponíveis hoje no mercado, com versões de Word, Power Point e Excel. Para quem gosta de fazer tudo no tablet, o Galaxy Tab S vem com o aplicativo Remote PC já embarcado, e permite acessar e controlar a tela do seu computador pessoal, diretamente do aparelho, com conectividade total.

Outros recursos presentes são o Modo Multi-usuário, por meio do qual é possível criar até oito perfis distintos no Galaxy Tab S. E a liberação do acesso aos usuários pode ser feita via leitor de impressão digital (Fingerprint Scanner), ou seja, muito mais segurança aos conteúdos em um recurso inédito entre os tablets do mercado. Já o Modo Infantil foi especialmente projetado para as crianças e possui interface lúdica, aplicativos dedicados de entretenimento e educação e opção de monitoramento dos pais.

Disponibilidade

A pré-venda se iniciará na última semana de agosto, exclusivamente online. A partir do dia 30 de agosto, o Galaxy Tab S estará disponível nas principais redes varejistas, nas cores bronze e branco. Os usuários podem optar pelas versões de 10.5 e 8.4 polegadas, com preços sugeridos de R$ 2.049 e R$ 1.799, respectivamente. Com conectividade 4G, os aparelhos Galaxy Tab S contam com memória interna de 16 GB mas expansível para até 128 GB com cartão microSD.

Imagem de Amostra do You Tube

Tags: , , , , ,

Vídeos do NIC.br explicam o universo da Internet

Publicado em 19/08/2014 - 12:29 por | Comentar

Categorias: Canal do YouTube
  • Enviar para o Kindle

Acessar a Internet não significa saber exatamente como ela funciona. Para esclarecer melhor esse funcionamento e contribuir para a utilização da Internet é que o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) publica em seu canal do YouTube uma série de vídeos didáticos para explicar as particularidades da rede.

Imagem de Amostra do You Tube

Desenhos e textos que dizem respeito ao cotidiano dos usuários são usados para tratar de diversos temas, entre eles, a Internet das Coisas, a importância de utilizarmos a Hora Legal Brasileira nos computadores, o funcionamento do Protocolo Internet (IP), o que são Sistemas Autônomos, BGP e PTTs. O NIC.br já publicou onze vídeos, mas a meta é chegar a 40 ainda em 2014.

O material é licenciado em Creative Commons, passível de livre acesso e distribuição por todos que buscam ampliar os conhecimentos sobre características da Internet – de usuários curiosos a profissionais da área, passando por estudantes e professores. O objetivo inicial foi gerar vídeos que fossem usados como ferramenta complementar a cursos presenciais e à distância promovidos pelo NIC.br.

“Muitas vezes, o estudante ou profissional de redes sabe como configurar um sistema, mas apenas de forma mecânica. Ele não consegue entender muito bem para que aquela tecnologia serve, ou o problema que ela pretende resolver. Gostaríamos de poder ajudar a explicar isso, sem fazer tutoriais extensos e detalhados. Queremos mostrar os conceitos básicos que estão por trás das tecnologias usadas na Internet, e assim, dar mais sentido ao seu uso”, afirma Antonio M. Moreiras, Gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br, professor há 20 anos e um dos autores dos roteiros, locução e ilustrações dos vídeos.

A produção mais recente do NIC.br trata do funcionamento do Sistema de Nomes de Domínios (DNS). Outros temas já foram abordados, como a necessidade do IPv6, como fazer um bom plano para o endereçamento IP e como são gerados os padrões tecnológicos da Internet. Nos próximos vídeos devem ser tratados a Governança da Internet, a importância de cuidados com a segurança e com o tratamento de incidentes, e como e porque implantar o IPv6 na sua empresa.

Tags: , , ,

Banho gelado contra a doença de Lou Gehrig

Publicado em 18/08/2014 - 16:08 por | Comentar

Categorias: Doação
  • Enviar para o Kindle
Bill Gates no momento do banho de água gelada. Tudo por uma boa causa

Bill Gates no momento do banho de água gelada. Tudo por uma boa causa

A semana que passou marcou a mais nova mania da internet. Era uma onda de gente tomando banho de água gelada e desafiando o outro nos EUA. Mark Zuckerberg, do Facebook, desafiou alguns dos mais fortes CEOs. Stya Nadella, da Microsoft; Tim Cook, da Apple; Larry Page e Sergey Brin, do Google, e também o fundador da Microsoft, Bill Gates. O objetivo da brincadeira é arrecadar fundos para combater a esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig e doença de Charcot. Os que aceitam o desafio, além do banho, também doam quantias em dinheiro.

Na vez de Bill Gates ele aloprou legal. Construiu uma máquina para o banho ser perfeito e ainda mostrou uma canja do Surface 3 – espertinho ele. A iniciativa é bem legal.

De acordo com o site IDG Now!, a campanha, chamada de Ice Bucket Challenge, teve início nos EUA no dia 29 de julho. No último sábado, 16/08, a ALS Association divulgou que já recebeu US$ 11,4 milhões em doações. O valor arrecadado é praticamente 7 vezes maior que a quantia doada no mesmo período em 2013 (US$ 1,7 milhão). Segundo a ALS, o dinheiro veio de doadores regulares e de 220 mil novos doadores, que certamente foram atraídos pelos vídeos de banhos gelados publicados nas redes sociais.

Confira mais no site da Associação.

Confira o vídeo de Bill Gates:

Imagem de Amostra do You Tube

Tags: , , , ,

Saiba como remover a atualização de agosto do Windows 8.1

Publicado em 18/08/2014 - 11:06 por | Comentar

Categorias: Microsoft
  • Enviar para o Kindle

Veja um passo a passo para resolver seu problema, caso já tenha feito o download da atualização de agosto do Windows 8.1:

1. nota: Se você tiver o disco de recuperação do Windows, faça o boot do DVD, e escolha ‘reparar instalação’, caso não tenha, reinicie o computador, e antes que o logotipo do Windows apareça, reinicie novmaente. Faça isto três vezes, para que ele entre em Modo de Recuperação, e em “Configurações de Inicialização”, clique em ‘Reiniciar’, e em seguida ‘Modo de Segurança’.
2. nota: abrir o ‘prompt de comando’, e digitar:  del %windir%\system32\fntcache.dat
4. Clique Windows Key+R, e digite ‘regedit’, procure pela seguinte key ‘HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Fonts\’, clique sobre ela com o botão da direta e exporte.
4B. Ainda em ‘Fonts’ procure por todo valor que tenha o caminho completo para um arquivo e termine em ‘otf’, e apague, como por exemplo ‘C:\Windows\Program\Files\MyOTFont.otf’
5. Repita o passo 2
6. Vá em ‘Painel de Controle’, clique ‘Programa e recursos’, e escolha ‘Exibir atualizações instaladas’. Procure por KB2982791, KB2970228, KB2975719 e KB2975331, clique sobre cada um com o botão da direita, e em seguida em “Desinstalar”
8. Importe novamente o arquivo de registros que você exportou no passo 4, para somar-se ao atual

Tags: , , ,

Concurso irá premiar novos talentos com ideias inovadoras

Publicado em 18/08/2014 - 9:31 por | Comentar

Categorias: Eventos
  • Enviar para o Kindle
InfoBrasil 2014

InfoBrasil 2014

Com o objetivo de identificar o potencial existente na nova geração de profissionais de TI, a InfoBrasil realiza a segunda edição do Concurso Novos Talentos. Patrocinado pela VTI, uma das maiores empresas de soluções em Tecnologia da Informação, o Concurso Novos Talentos é um programa de orientação profissional que visa atrair, entre os profissionais e estudantes das áreas de Engenharia de Software; Gestão de Projetos e Processos, Tecnologias WEB e Automação, os seus mais promissores profissionais.

A premiação para os três melhores classificados garante a contratação imediata como trainne da VTI (função remunerada mensalmente) e R$ 6.000 em dinheiro, sendo: R$ 3.000 para o trabalho classificado em primeiro lugar; R$ 2.000 para o trabalho classificado em segundo lugar; e R$ 1.000 para o terceiro lugar.

Os interessados deverão submeter um projeto/aplicativo nas áreas de Engenharia de Software; Gestão de Projetos ou Processos, Tecnologias WEB ou Automação, preenchendo o formulário no site da InfoBrasil com os seus dados pessoais e um resumo até o dia 20 de agosto de 2014. Os melhores trabalhos serão selecionados para serem apresentados oralmente durante o InfoBrasil 2014 nos dia 26, 27 e 28 de agosto.

Podem participar estudantes de graduação matriculados regularmente em curso na área de Tecnologia da Informação, Computação, Sistema de Informações ou afins. Ter mais de 18 anos, estar com o CPF regular, não possuir antecedentes criminais e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Não é exigida experiência anterior e o início do trabalho será imediato. Os concorrentes podem submeter trabalhos de todas as regiões do Brasil.

Entre os benefícios oferecidos pela VTI aos participantes do programa de trainee estão: salário a combinar, vale transporte, vale alimentação, seguro de saúde, treinamento inicial e contínuo e plano de carreira.

Mais informações no site da InfoBrasil.

Tags: , ,

Atualização de agosto do Windows 8.1: não instale, se instalou, remova

Publicado em 18/08/2014 - 9:23 por | 10 Comentários

Categorias: Microsoft
  • Enviar para o Kindle
Microsoft

Microsoft

Atualizado às 14h04 de 19/08 - A Microsoft recomendou a desinstalação da atualização do Windows 8.1 do mês de agosto, exatamente a última versão. A empresa informa que usuários relataram problemas associados com a atualização de agosto e prefere que todos revertam o processo de atualização para evitar problemas similares. A Microsoft informou também no boletim da última sexta-feira que está analisando os motivos da atualização de agosto ter causado problemas aos computadores e que irá lançar uma nova atualização em breve. Porém, reforça que a atualização atual deve ser desinstalada de todas a máquinas. Usuários relatam travamento da máquina, lentidão como principais problemas.

As versões com problema são:  2982791, 2970228, 2975719 e 297531, segundo o site da PC World.

Saiba como desinstalar o update problemático da Microsoft.

Com informações da PC World.

Tags: , ,

Rede WiFi da Oi alcança 800 mil pontos de acesso

Publicado em 05/08/2014 - 16:42 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

A operadora Oi divulgou que sua rede WiFi  ultrapassou a marca de 800 mil pontos de acesso. O número representa um crescimento de 58% neste ano, se comparado aos 505 mil hotspots contabilizados em dezembro de 2013.

A rede Oi WiFi faz parte da estratégia da companhia para, com uma rede convergente, oferecer alternativa para desafogar o tráfego nas redes 3G 3 4G.

Os hotspots da rede Oi WiFi estão distribuídos em grandes redes como: Mc Donald’s, Fran’s Café e Outback, além dos principais aeroportos e shoppings, de todas as regiões do país. A rede Oi WiFi também está disponível em locais abertos em grandes cidades, como a orla e o Centro do Rio de Janeiro; o Pelourinho e o Farol da Barra, em Salvador; a Praia de Boa Viagem, em Recife; as Praias de Mucuripe e de Iracema, em Fortaleza; o Mercado Municipal de Porto Alegre; e as praças da Estação e 7 de Setembro, em Belo Horizonte.

Através de uma parceria com a Fon, os clientes da operadora também podem usufruir dos mais de 13 milhões de hotspots disponíveis em 14 países. Outros parceiros internacionais da Oi WiFi são: Boingo, Ipass e Meo WiFi, que somam mais de 4 milhões de hotspots.

Aplicativo

Para tirar proveito desses pontos de acesso, o usuário conta com o aplicativo Oi WiFi, que aponta onde a rede está disponível e descarta a necessidade de inserir login e senha depois da primeira sessão.

O app Oi WiFi está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play para usuários de dispositivos compatíveis com a tecnologia WiFi com os sistemas operacionais iOS ou Android.

Podem usufruir do serviço gratuitamente os clientes da Oi dos seguintes planos: Banda Larga, Oi Internet Para Celular, Oi Internet Total, Oi Internet Móvel Pós, Oi Internet Móvel Pré (planos a partir de 100 MB), Oi Conta Total, Oi Galera, Oi Conta Total Smartphone, Oi Mais Conectado, Oi Fixo + Pós + Internet Móvel, Oi Conta Total Mais Conectado, Oi Smartphone, Oi Pré-Pago (acesso por 2 horas corridas/dia).

Tags: , ,

Page 1 of 5112345...102030...Last »

Autores

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999