Na Rede

Busca


Gestores de TI debatem gestão do conhecimento em evento no Cumbuco

Publicado em 10/04/2014 - 12:23 por | Comentar

Categorias: Eventos, Mercado de TI
  • Enviar para o Kindle

O Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ceará (GGTIC-CE) realiza amanhã (dia 11 de abril) no Vila Galé Cumbuco, em Caucaia-CE,  o “CIO Meeting”, o encontro anual da comunidade executiva de tecnologia da informação do Ceará. Focando em gestão do conhecimento, o evento terá um dia de palestras sobre o assunto.

Segundo o GGTIC-CE, o principal objetivo do encontro é propor o debate sobre os temas liderança e gestão do conhecimento, os crescentes desafios do CIOs (responsáveis pela gestão de TI na empresa) diante da comoditização da TIC, seja por participação no processo ou na liderança do mesmo dentro das organizações.

O ciclo de palestras começa pela manhã com Fernando Teco Sodré, do Fundo de Investimentos Ikewai e, na sequência, Sílvio Meira, presidente do Conselho do Porto Digital de Pernambuco. À tarde,  além dos “private-rooms”, onde os CIOs participarão de reuniões pré-agendadas com fornecedores, segue o segundo ciclo de palestras, com Hermann Ponte, consultor e ex-vice-presidente da Embraer, e Deusmar de Queirós, controlador do Grupo Pague Menos.

Tags: , ,

Assim como a Kombi, Windows XP se despede do público

Publicado em 09/04/2014 - 18:20 por | Comentar

Categorias: PCs
  • Enviar para o Kindle

Depois da despedida da Kombi, agora é a vez do Windows XP dar seu adeus:

 

“Como muitos de vocês já sabem, em 8 de abril de 2014, termina o meu suporte. Isso significa que você não receberá mais atualizações e patches de segurança, pois a melhor decisão é se afastar de mim e adotar o Windows 8.1. Com ele, você poderá trabalhar de forma mais segura e de acordo com as necessidades atuais, tanto no trabalho quanto em casa. Gratidão é a palavra que vem ao meu kernel quando me lembro dos últimos 12 anos em que pude ajudar você a trabalhar, se comunicar e se divertir de uma maneira original em seu momento.

Espero que fiquem com uma lembrança agradável do meu papel de parede, esse monte verde com um céu azul e nuvens brancas. Muito obrigado pela oportunidade de poder serví-los como um sistema operacional. Esse é um momento de nostalgia e por que não derramar alguns bits ao recordar o que se passou desde os meus 600 dias de desenvolvimento – gestação – em Redmond, época na qual me chamavam de “Whistler”. Durante as reuniões Windows Info, foram consumidos 2.700 kg de macarrão e servidos 86.400 frappuccinos, segundo dados coletados pela minha equipe de desenvolvimento. Boas lembranças, mas não tão boas quanto as que tenho do tempo que passei nos monitores de todos vocês, ajudando-os desde trabalhar de forma mais eficiente até fazer um belo vídeo com o Windows Movie Maker.

Vocês se lembram de que fui o primeiro a aceitar conectividade USB quando ainda não havia memórias portáteis? Fui o primeiro a incluir um utilitário para gravar CD. Eu tinha o Windows Media Player. E o que dizer do Pinball? Com ele, fiz você perder um pouco de tempo muito antes dos pássaros mal-humorados e dos doces viciantes. Na minha época, tive o ambiente gráfico mais agradável, uma interface de uso mais fácil, fui o primeiro com vários perfis de usuário, o ClearType que já pensava na proliferação de monitores LCD, escritórios remotos. Grandes lembranças de outros tempos, mas a tecnologia avança e é preciso dar espaço à inovação.

Nos próximos dias, estarei aposentado e desfrutando da tranquilidade. Agora, preciso de um tempo para mim e meus bytes. E a primeira coisa a fazer será me esquecer das atualizações de terça-feira – tão necessárias e que não estarão mais disponíveis. Desejo a vocês o melhor em todos os projetos profissionais e pessoais que empreenderem agora com o Windows 8.1. Estou contando os segundos para me sentar em uma cadeira de balanço com um chá gelado e ver passar as novas gerações, como o Windows 8.1 com sua próxima atualização e – por que não? – o Windows Phone 8.1. Ambos são herdeiros da estirpe dos grandes sistemas operacionais da Microsoft.

Despeço-me agora para preparar minha bagagem. Em pouco tempo, vou descansar ao lado de produtos icônicos e históricos, como Windows 3.1, Windows 95, Messenger e Office 2003. Se quiser ter uma lembrança minha sempre presente, podem colocar a imagem do meu papel de parede no Windows, não importa qual nova versão você usa. Muito obrigado por esses anos que compartilhamos. Com os meus melhores desejos tecnológicos.

Windows XP”

Tags: , ,

Ceará tem 74 “cidades digitais”

Publicado em 07/04/2014 - 17:17 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

O estado do Ceará conta com 74 cidades digitais. É o que aponta pesquisa divulgada pela Rede Cidade Digital (RCD), que mapeia iniciativas brasileiras onde a tecnologia é utilizada para melhorar serviços públicos e ampliar o acesso das pessoas ao sinal da internet.

Entre as “cidades digitais” cearenses, o destaque vai para Viçosa do Ceará. O município é o único do estado a integrar o Sistema UNI, uma rede social criada no portal da RCD, especialmente para as cidades digitais. O UNI oferece uma interação mais rápida e fácil entre os gestores públicos, empresas fornecedoras de soluções tecnológicas e cidadãos, criando um canal de comunicação direto.

Localizada no noroeste cearense, a cerca de 350 quilômetros da capital, Viçosa investe em tecnologias da informação e da comunicação (TICs) desde 1997. Em 2002, a cidade implantou uma rede de fibra ótica de cerca de 9 mil metros de extensão. Em 2007, o município criou uma unidade móvel de 12 computadores e softwares que permitem ministrar cursos aos cidadãos.

Mapa do Brasil Digital

Com a inserção do estado do Ceará, o Mapa das Cidades já conta com mapeamento de 13 estados brasileiros. Ao todo, são mais de 600 localidades referenciadas.

As cidades apresentadas nos mapas estaduais são definidas por meio de sistematização de dados de municípios que possuem políticas públicas de inclusão digital, tendo como base a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações de veículos oficiais de comunicação das prefeituras e governos estaduais.

Os critérios para a indicação de cidade digital partem do princípio de que estes municípios atendam, no mínimo: o fornecimento de sinal de internet (Wi-Fi) gratuito para os cidadãos, em sua totalidade ou em determinada área; e/ou, disponibilidade de ferramentas e infraestrutura de governo eletrônico (e-gov), como serviços de atendimento via web ou ligação de órgãos e prédios públicos por meio de cabeamento óptico.

Confira aqui o mapa do estado do Ceará.

Tags: , , ,

BlackBerry critica segurança de smartphones de Samsung e LG

Publicado em 24/03/2014 - 19:37 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

Os oficiais de segurança da Casa Branca estão em busca de um novo smartphone para o presidente Barack Obama. O chefe da nação americana usa um BlackBerry, que deve ser aposentado.

Na lista de opções não consta o iPhone, da Apple, nem um novo modelo da canadense BlackBerry. A escolha vai girar em torno de um smartphone com sistema Android da  Samsung ou da LG, entre outras marcas avaliadas.

Nesta segunda-feira (dia 24), conforme divulgado no site Olhar Digital, a BlackBerry, que já fornece aparelhos para as autoridades norte-americanas há dez anos, criticou as rivais coreanas que podem ser escolhidas para substitui-la. Segundo a companhia, Samsung e LG ainda precisam percorrer um “longo caminho” para atender as exigências e certificações rígidas do governo norte-americano.

Tags: , , , ,

Em comercial, Samsung alfineta limitações de iPad, Surface e Kindle

Publicado em 20/03/2014 - 13:47 por | Comentar

Categorias: Lançamentos, Tablets
  • Enviar para o Kindle

Já virou costume entre os fabricantes de gadgets fazerem comerciais pisando no calo dos concorrentes. Agora, foi a vez da Samsung alfinetar o iPad, da Apple, o Surface, da Microsoft e até o Kindle, da Amazon, no comercial para divulgar o seu novo tablet Galaxy Tab Pro. Veja o vídeo (em inglês):

 

Tags: , , , , , , , , ,

Claro passa a oferecer acesso 4G a todos os seus clientes

Publicado em 18/03/2014 - 16:24 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

A operadora Claro resolveu estender para todos os seus usuários o seu serviço de acesso à internet móvel 4G. Segundo a companhia, a partir de abril o 4GMax estará disponível para todos os clientes da operadora, pré-pagos, pós-pagos ou Controle.

A rede 4G da Claro está presente em 78 municípios do país. Para poder utilizar o serviço, além de estar numa dessas cidades atendidas (dentre elas Fortaleza), o usuário deve ter um aparelho (tablet, smartphone ou modem) compatível com a tecnologia.

“Para complementar a experiência de navegação, a Claro disponibiliza também o acesso gratuito às redes sociais Facebook e Twitter”, diz Rodrigo Vidigal, diretor executivo de marketing da Claro, em comunicado à imprensa.

A operadora foi a primeira a lançar a rede 4G no país, em 2012. Segundo a companhia, ela foi a única operadora brasileira a constar no ranking OpenSignal das 30 empresas melhor posicionadas, em primeiro lugar, com a média de velocidade de 27,8 Mbps, número bem acima da segunda colocada, com apenas 23,8 Mbps. O documento analisa o estado e a qualidade das conexões das redes LTE (4G) em 16 países do mundo.

Tags: , , , ,

Totvs Ceará promove palestra sobre impacto do big data nos negócios

Publicado em 13/03/2014 - 13:35 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

 

A Totvs promove amanhã em Fortaleza palestra sobre o “Impacto do Big Data para os negócios”. O palestrante é Gustavo Pagotto, que se propõe a mostrar para executivos e empresários cearenses como os negócios podem ser cada vez mais impulsionados com o uso da análise de informações.

O conceito de big data envolve o conjunto de soluções tecnológicas para lidar com dados digitais em grande volume, permitindo analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, algo fundamental para a tomada de decisões.

O palestrante, Gustavo Pagotto, é formado em Administração pela Universidade de São Paulo(FEA-USP) e pós-graduado em Gestão de Negócios e Valorização de Empresas na Fundação Instituto de Administração (FIA). Pagotto já atuou com operações de comércio internacional em empresas como CMP Despachos, Bayer e Câmara Brasil-Alemanha. Desde 2009 na Totvs, participou de projetos relacionados à expansão internacional da companhia e, em 2011, passou liderar iniciativas de novos negócios relacionados a computação em nuvem, software como serviço (SaaS) e mobilidade.

Serviço:

Palestra “Impacto de Big Data para os negócios” com Gustavo Pagotto.

Data: Sexta-feira, dia 14 de março, às 8h30

Local: Totvs Ceará (Av. Coronel Miguel Dias 100 – Bairro Guararapes, Fortaleza

Tags: , , ,

Setor gráfico realiza Jornada Tecnológica em Fortaleza

Publicado em 11/03/2014 - 16:39 por | Comentar

Categorias: Eventos, Tendências
  • Enviar para o Kindle

Os empresários e profissionais da indústria gráfica em Fortaleza têm na agenda desta semana a Jornada Tecnológica, evento que traz palestra sobre gestão de custos, novas tecnologias e sistemas de automação integrados à área. A iniciativa é da empresa EFI, que atua no segmento de impressão digital, em parceria com o Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará (Sindgrafica) e acontece na próxima quinta-feira (dia 13), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

A palestrante do evento será Carolina Gallo, executiva da EFI na área de Softwares de Produtividade para América Latina, formada em Economia pela PUC-SP. Com atuação marcante na indústria gráfica, há 15 anos, Carolina já participou de centenas de projetos de implantação de sistemas em grandes empresas do setor, além de dar consultoria de custos, levantamento de processos e gestão em empresas no Brasil e América Latina.

A Jornada Tecnológica é um evento gratuito, voltado para profissionais do setor gráfico em geral. Para participar, os interessados devem fazer sua inscrição online.

Serviço:
Jornada Tecnológica
Quando: Dia 13 de março de 2014.
Onde: FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Avenida Barão de Studart, 1980 – Sala 301 – 3º Andar. Fortaleza/CE)
Horário: Das 19h às 21h15

Tags: , , , , , ,

Motorola traz novas funcionalidades para Moto X e Moto G

Publicado em 11/03/2014 - 14:22 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

A Motorola Mobility anunciou novidades para os usuários dos smartphones Moto G e Moto X. Segundo a fabricante, as novas funções, que estão sendo atualizadas automaticamente nos aparelhos, têm como objetivo proporcionar soluções inteligentes aos usuários. Entre os benefícios, está a possibilidade de o usuário escolher o conteúdo que será migrado de seu antigo aparelho para os novos Moto G ou Moto X, por meio da Migração Motorola.

Veja abaixo as atualizações que os aparelhos receberão:

Comando de voz – Com a atualização do Comando Inteligente de Voz, basta dizer “Ok Google Now, novidades?”, e o smartphone lerá as últimas notificações em voz alta.

Migre o que quiser – O aplicativo tem feito sucesso entre usuários que querem transferir os dados do aparelho antigo para um novo Moto X ou Moto G. Com essa atualização, os consumidores podem selecionar o tipo de conteúdo que querem migrar (mensagens, fotos, músicas etc). Além disso, agora é possível importar automaticamente contatos SIM para a conta Google.

Facilitando a seleção dos chips – Esta atualização vai agradar os usuários que têm o Moto G Dual Chip. Com a última atualização para o Android KitKat, passa a existir a funcionalidade Seleção SIM Automática. Ao invés de esolher manualmente o chip preferido antes de fazer cada chamada, esta novidade permite o ajuste automático, com base na última seleção feita para ligar para um determinado contato. Usuários do Moto G com dois chips precisam apenas ativar a funcionalidade nas Configurações.

Personalize sua Tela  – A Tela Inteligente do Moto X mostra o que os usuários precisam saber com um simples toque. Com a atualização, é possível ativar e desativar as vibrações de notificações por meio da configuração de sons do aparelho. Também é possível controlar quais aplicativos enviam notificações para a Tela Ingeligente. Basta acessar Configurações> Tela para escolher os aplicativos mais usados.

Motorola Assist melhorado – O Motorola Assist, sistema que reconhece quando o usuário está dirigindo ou em reunião, agora funciona de forma mais inteligente, adaptando-se ao estilo do usuário. Essa atualização permite receber as chamadas, mesmo com reuniões na agenda, desde que elas estajam marcadas como “disponível”. Também oferece melhorias importantes em termos de conectividade Bluetooth para permitir que mais usuários integrem o Assist ao kit  Bluetooth do carro.

Tags: , , , ,

Mulheres utilizam a internet de maneira mais segura, diz estudo

Publicado em 07/03/2014 - 16:55 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, a Kaspersky Lab realizou uma pesquisa que descobriu as razões por que as mulheres se comportam de forma mais segura ao usar a internet.

Um relatório sobre as diferenças de gênero no comportamento de segurança online mostra que os homens tendem a correr mais riscos, enquanto uma atitude mais segura tomada pelas mulheres promete uma vida mais longa – elas vivem em média seis anos a mais do que os homens. Estudos mostram que o estilo de vida tem uma maior influência sobre as diferentes expectativas de vida do que genes ou hormônios.

De acordo com um estudo europeu, as mulheres usam a internet na mesma quantidade que os homens, porém elas acessam de maneira diferente. Um relatório desenvolvido pela Kaspersky Lab e pela Universidade de Wuerzburg (Alemanha) mostra que homens tendem a procurar por entretenimento, jogos e conteúdo sexual, enquanto as mulheres olham para a comunicação e interação com amigos ou parceiros românticos.

“Duas vezes mais homens do que mulheres relataram diferentes tipos de ataques de malware durante o período do estudo. As mulheres geralmente são mais responsáveis, obedientes e sexualmente reprimidas, assim, dependendo do gênero, determinadas funções são realizadas, levando a diferenças estereótipo”, afirmou o professor Dr. Frank Schwab, psicólogo de mídia da Universidade de Wuerzburg, em comunicado à imprensa.

Então quem está certo – será que grandes riscos trazem mesmo grandes recompensas?

Quando se trata de assumir riscos, as mulheres estão felizes em deixar isso para os homens. Por que elas se colocariam em perigo quando há homens dispostos a correr todos os riscos? O comportamento feminino não só parece ser mais seguro em um mundo online, mas também mais promissor em termos longevidade. Além disso, o papel mais cuidadoso desempenhado pelas mulheres leva a um comportamento mais comunicativo e atencioso, tanto online quanto offline. Em termos de tomada de risco, elas parecem escolher o caminho mais razoável, o que resulta em prevenção de riscos e em um estilo de vida mais seguro.

“Há um aumento do risco de infecção ao visitar certos tipos de site – incluindo sites pornográficos e de jogos de azar. Não é o conteúdo desses sites, por si só, que os torna menos seguro, mas o fato de que eles atraem um elevado número de visitantes – e onde há visitantes, haverá criminosos. Isto fornece os cibercriminosos um grande número de vítimas potenciais. A psicologia humana também desempenha sua função; as vítimas desses sites geralmente estão menos dispostas a reclamar de uma infecção contraída ao utilizá-los, do que reclamar de um site de banco”, explica David Emm, pesquisador de segurança da Kaspersky Lab.

A segurança, no entanto, continua a ser um tema importante para todos, mas especialmente para os homens, que têm uma tendência a esquecer ou ignorar os riscos. Em geral, o software antivírus deve ser instalado em qualquer dispositivo conectado à internet.

Tags: , , ,

Page 1 of 4912345...102030...Last »

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999