Na Rede

Busca


TIM alerta que leilão do 4G pode prejudicar competitividade

Publicado em 09/04/2012 - 10:46 por | Comentar

Categorias: 4G, Banda larga, Telefonia

  • Enviar para o Kindle

A operadora TIM divulgou hoje uma nota sobre o leilão leilão das faixas de frequência de 2,5 GHz para implantação da tecnologia 4G no Brasil na qual manifesta sua preocupação com uma possível concentração do espectro nas mãos de um mesmo grupo empresarial.

A TIM alerta para alguns fatores que podem prejudicar a competitividade entre os potenciais participantes da acirrada disputa. Para a companhia, a revisão das regras sobre renúncia prévia de espectro já detido na faixa de 2,5 GHz por grupos interessados em participar da disputa é fundamental para evitar canibalização.

No leilão, serão licitadas, ao todo, quatro faixas de frequências. Três delas com banda de 20+20 MHz e uma com banda de 10+10 MHz. A companhia que adquirir as faixas de 20 MHz, automaticamente, terá que implantar uma rede em 450 MHz para atendimento às áreas rurais. Na visão da TIM, grupos empresariais que já possuem o espectro de TV paga por micro-ondas ou MMDS e que tenham intenção em participar da faixa de 20+20 MHz precisam renunciar a sua participação neste bloco.

Para a operadora, o tema precisa ser debatido com urgência, já que o leilão deve ser realizado em junho, de acordo com a agência reguladora.

Posição quanto ao  4G

A TIM defende que a implantação do 4G no Brasil é “uma iniciativa prematura”. Seu argumento é de que “já que o 3G ainda não alcançou sua maturidade mercadológica”. A empresa defende o 4G apenas para as cidades onde houver mais concentração de pessoas durante a Copa e Olimpíadas, por exemplo. A TIM entende que a tecnologia HSPA+ é a melhor alternativa para atingir as cidades com até 200 mil habitantes, onde considera o potencial do 3G ainda grande.

A operadora também se opõe à obrigatoriedade de implantação da banda larga móvel na frequência de 450 MHz, voltada para áreas rurais. A empresa entende que essa obrigação deve ser estendida apenas às operadoras que fazem parte de grupos empresariais com concessões móveis e fixas.

 

Tags: , ,

Comentários


Páginas

INSTAGRAM

Siga o Diário do Nordeste no instagram

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999