Segundo o professor Jackson Savio de Vasconcelos Silva, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Fortaleza, a Computação em Nuvem representa um modelo de provisionamento de recursos de TI que tem feito sucesso nos últimos anos. Este modelo promove a oferta de diferentes recursos de TI (servidores, espaço de armazenamento, aplicações, rede, entre outros), provisionados de modo rápido e ágil por meio de técnicas de virtualização. A prova de acesso ao curso será dia 18 de janeiro de 2020.
Ainda de acordo com Vasconcelos, nos últimos anos, grande parte das comunicações digitais migraram para a nuvem. Segundo a Forbes, o mercado da computação em nuvem inicialmente estimado em US$ 67 bilhões em 2015, deve crescer para até US$ 162 bilhões em 2020.
“No atual cenário brasileiro, as empresas e órgãos públicos precisam responder rapidamente às mudanças de ambiente para conseguir manter a saúde dos seus negócios e ou serviços. A Computação em nuvem é a direção do futuro que hoje já é uma realidade, proporcionando de forma disruptiva soluções em TI com redução do volume financeiros alocados, elevado grau de segurança e confiabilidade, além da disponibilidade sob demanda dos serviços de TI demandados”.
Neste cenário, o curso de Computação em Nuvem da Universidade de Fortaleza tem como propósito formar profissionais para atuarem nesta prestação de serviços. “As empresas que contratam serviços provisionados em nuvem podem se dedicar as suas atividades estratégicas e afins, ficando a cargo dos profissionais em computação em nuvem a gestão e operação dos centros de dados. O curso esta pautado na configuração de uma infraestrutura que possa suportar a migração e a operação de serviços de internet e gestão de negócio”, afirmou o diretor.
“Acreditamos que com a oferta deste novo curso, a Universidade de Fortaleza em seu compromisso com a formação de profissionais qualificados, que atendam as demandas de um mundo em transformação, cumprindo com a sua missão, seu papel social e sendo protagonista em inovação”, completa Vasconcelos.
Com relação a demanda, o diretor do CCT, analisa que, por ser um segmento novo de mercado, esta demanda é latente e vai aumentando a partir da mudança do propósito dos data centers das empresas e governos migrarem para a Nuvem. “A vantagem da computação em nuvem está no custo introdutório tipicamente baixo e sua capacidade de reduzir a pressão sobre os recursos internos de TI. De acordo com uma pesquisa realizada pela SolarWinds, os profissionais de TI das pequenas e médias empresas percebem a computação em nuvem como uma das três principais tecnologias mais disruptivas para os negócios. A pesquisa também constatou que as habilidades de nuvem estarão entre aquelas em maior demanda por estas empresas nos próximos três a cinco anos”, garante.
Os professores do curso virão não só do mercado nacional como também outros profissionais que já estão na Universidade. Os estudantes serão preparados para avaliar, projetar, implantar, integrar e gerenciar estruturas de computação em nuvem para comunicação e armazenamento de informações, analisar a aplicabilidade das tecnologias e serviços que habilitam a nuvem, implementar soluções de segurança física e lógica com privacidade e confiabilidade dos dados, garante Vasconcelos.
“A matriz curricular do curso Computação em Nuvem da Universidade de Fortaleza está organizada no conceito de competência e traz uma abordagem metodológica orientada a problemas, que oportuniza ao aluno espaços de experimentação e desenvolvimento se soluções com parceiros fornecedores de soluções para nuvem. As trilhas de formação estão pautadas nos fundamentos de sistemas da computação, infraestruturas para computação em nuvem, programação, construção de projetos, desenvolvimento pessoal e profissional”, define o diretor do CCT que informa também que o curso está planejado para ser cursado em dois anos e meio, dividido em cinco semestres, com oferta noturna.
Mais detalhes do curso de Computação em Nuvem da Universidade de Fortaleza aqui.
Comentários