Em funcionamento na Universidade de Fortaleza, o curso de Computação em Nuvem ofertou, na primeira turma em setembro de 2019, 40 vagas. Ano que vem, a Universidade abrirá novamente espaço para outra seleção. O curso é direcionado para profissionais que atuam ou desejam trabalhar no segmento de gestão, suporte e infraestrutura da tecnologia da informação e comunicações. A ideia é oferecer mão de obra qualificada para um setor que só cresce.
>>>Nuvem é solução segura para armazenamento tanto para pessoas quanto para empresas
“Nos últimos anos, grande parte das repositórios de dados e aplicações migraram para a nuvem. Segundo a Forbes, o mercado da Computação em Nuvem, inicialmente estimado em US$ 67 bilhões em 2015, deve crescer para até US$ 162 bilhões este ano. O curso de Computação em Nuvem da Universidade de Fortaleza tem em seu propósito formar profissionais capacitados para uma atuação destacada nesse ambiente. As empresas que contratam serviços provisionados em nuvem podem se dedicar às suas atividades estratégicas e finalísticas, ficando a cargo dos profissionais egressos desse curso a gestão e operação destes ambientes. O curso está pautado na configuração de uma infraestrutura que possa suportar a migração e a operação de serviços de internet e gestão de negócio”, afirma a professora Liádina Lima, coordenadora do curso.
A vantagem da Computação em Nuvem para as empresas, segundo Lima, é pode ser focada na redução da pressão sobre os recursos internos de TI, na centralização das medidas de segurança e na simplificação das funções gerenciais.
“A diversidade de estruturas de computação em nuvem tem sofrido um robusto incremento, oferecendo inúmeras alternativas para aplicações e repositórios de dados que ficarão baseada na nuvem, objetivando que as empresas se tornem mais competitivas, tenham maior agilidade e facilidade na busca pela eficiência e eficácia”, disse ela.
Ainda de acordo com Liádima Lima, a computação em nuvem configura-se como uma das tecnologias mais disruptivas e vantajosas para os negócios, gerando uma demanda por profissionais dotados dos saberes, competências e habilidades necessários para atuar nesse novo paradigma da tecnologia da Informação. Pesquisas indicam que as habilidades em computação na nuvem estarão entre aquelas mais procuradas nos próximos anos.
“No atual cenário brasileiro, as pequenas empresas precisam responder rapidamente às mudanças de mercado para conseguir manter a saúde dos seus negócios. Existem diversos modelos diferentes de nuvem, cada um com suas particularidades e propostas diferentes para cada necessidade”, encerra Lima reforçando a importância da formação e da criação do curso pela Universidade para o mercado local e nacional.
Comentários