Busca

Brasil vai lançar módulo lunar em 2012

16:13 · 20.05.2011 / atualizado às 16:13 · 20.05.2011 por

O Brasil pretende colocar três veículos não tripulados na superfície da lua até o final de 2012. O projeto brasileiro é tocado por iniciativa privada e busca conquistar o prêmio de US$ 30 milhões oferecido pelo Google e pela XPrize Foundation para estimular a inovação e o interesse de iniciativas privadas pela exploração espacial. A fabricante de chips Intel é a primeira patrocinadora oficial do projeto brasileiro, batizado de SpaceMETA.

Os três módulos lunares que o SpaceMETA pretende enviar à lua serão alimentados por processadores Intel Atom de baixíssimo consumo de energia – um item importante para o sucesso de missão, que dependerá de painéis solares para funcionar durante a viagem e na superfície lunar.

Para levar o prêmio Google Lunar XPrize, oferecido pela competição, o módulo brasileiro deve ser capaz de executar algumas atividades em solo lunar: o módulo precisará se locomover por uma distância de pelo menos 500 metros e enviar um vídeo em alta resolução de volta para a Terra. O projeto brasileiro, capitaneado pelo empresário Sérgio Cabral Cavalcanti, aposta em tecnologia de ponta, não-poluente e 100% projetado no Brasil.

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *