DO FACEBOOK> Fotos de carros oficiais cometendo infrações bombam na internet; confira explicações e repercussão
Categorias: Ceará, Facebook, Fortaleza, Fotografia, Imagem, Internet, Notícia, Redes Sociais
Internautas criticam e órgãos respondem
Quem está de olho nas redes sociais nos últimos dias tem visto a proliferação de imagens que mostram carros oficiais (do Governo do Estado, Prefeitura, AMC, Detran) estacionados em locais proibidos ou cometendo infrações de trânsito.
As imagens bombaram na internet, e levantaram um questionamento: eles podem mesmo fazer isso? Veja:

Outro veículo oficial estacionado em local proibido e em cima da calçada. Fotos: Reprodução/Facebook
De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), os veículos oficiais possuem livre circulação, estabelecida pelo artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, desde que estejam em serviço. Como eles só saem da AMC se estiverem em serviço, pressupõe-se que em todas as situações flagradas os carros estão em serviço e, portanto, não cometeram infração, a menos que se prove que os agentes não estavam trabalhando. Por isso, a própria AMC cobra ‘bom senso’ de seus agentes. Em nota, a assessoria informou que inclusive já identificou alguns agentes de uma das fotos e irá tomar providências, caso se prove que eles não estavam exatamente em exercício de sua função. Confira:
“A direção da AMC já identificou os agentes que estavam na viatura e está tomando as providências cabíveis para o caso. A AMC esclarece que os veículos de fiscalização e operação de trânsito, segundo o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência. Entretanto, o órgão reforça que cabe ao agente de trânsito utilizar o bom senso para fazer uso dessa liberdade“.
A reportagem entrou em contato com o Detran-CE, mas até a publicação desta matéria, não recebemos resposta.
No próprio Facebook, alguns cidadãos mais indignados criaram uma página para compartilhar estes flagras. é o ‘Estamos de olho‘ , uma espécie de comunidade, onde se localizam as fotos desta matéria e outras que os próprios usuários da rede social compartilham.
# O que você acha disso? Você concorda com esta liberdade de circulação dos veículos oficiais? Comente!
Tags: AMC, Detran, Estamos de olho, Facebook, fotos, Governo do Estado, ingrações de trânsito, Prefeitura


