Papo On

Busca


Conheça o Gephi, software livre para extração e visualização de dados

Publicado em 27/12/2013 - 12:20 por | 1 Comentário

Categorias: Conteúdo Digital
  • Enviar para o Kindle

Pesquisadores do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) ministraram há 15 dias atrás oficina de Gephi, ferramenta de extração de dados, visualização e análise, a pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e disponibilizaram uma apostila sobre as funcionalidades do programa, termos técnicos e linguagem de programação

O Gephi é um software livre colaborativo mantido por um consórcio francês com ênfase na extração e visualização de dados.

Algumas das “cartografias” de redes sociais realizadas no Labic revelam, por exemplo, como as redes se formam em torno de alguns “nós” principais, que propõem, disseminam e moldam a circulação dos sentidos – em especial, no caso dos textos publicados no Twitter em torno de assuntos e figuras políticas, como em torno da defesa e da crítica ao governo Dilma.

Perspectiva anti-Dilma no Twitter.

Perspectiva anti-Dilma no Twitter.

Grupos em defesa a Dilma no Twitter.

Grupos em defesa a Dilma no Twitter.

 

Tags: ,

Zona Cyber: faça sua pré-inscrição para o maior evento de cultural digital do Ceará

Publicado em 11/11/2013 - 23:00 por | Comentar

Categorias: Fique por dentro
  • Enviar para o Kindle

Captura de tela 2013-11-11 às 22.54.23

Após alguns meses de muito trabalho, finalmente lançamos nesta segunda-feira (11) o Zona Cyber, maior evento de cultura digital (com foco profissional) do Ceará com realização do Diário do Nordeste. Quer garantir a sua presença, então corra e realize a pré-inscrição no site do evento. Justifique por que deseja participar e cruze os dedos! O evento é gratuito e com vagas limitadíssimas.

O Zona Cyber tem como objetivos centrais:

. promover discussões sobre comunicação digital no Ceará;
. apresentar novos desafios e tendências em plataformas web e novas mídias;
. fomentar mercado local para os atuais e próximos desafios na área da Comunicação (Jornalismo, Publicidade, Marketing e afins).

Profissionais de renome à frente de empresas nacionais e internacionais (Twitter, Rede Globo, Bradesco, Africa, Veja, Jovem Nerd, W3Haus, etc) estarão presentes no evento, como moderadores, painelistas ou palestrantes.

O Zona Cyber, evento em cultura digital do Diário do Nordeste, será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, das 9h às 18h para convidados.

Não perca tempo e veja a programação completa do evento e quem são os palestrantes.

Tags: ,

38% das crianças de até 2 anos utilizam smartphones ou tablets, afirma estudo

Publicado em 11/11/2013 - 21:47 por | Comentar

Categorias: Dados e Pesquisas
  • Enviar para o Kindle
Smartphone ou tablet: praticamente, uma babá eletrônica, digital.

Smartphone ou tablet: praticamente, uma babá eletrônica, digital.

Dispositivos móveis, como smartphones e tablets, ganharam um novo papel no lar no mundo afora: atuam como peças fundamentais para deixarem bebês e crianças concentradas, evitando o choro, danações e afins. Hoje, 38% das crianças de até 2 anos utilizam smartphones ou tablets para jogos e assistirem vídeos, por exemplo, com ajuda de pais e mães. Há 2 anos, apenas 10% tinham tal acesso, de acordo com o novo estudo da Common Sense Media.

Esse número salta para 72% quando as crianças são de até 8 anos. Tal faixa etária utiliza smartphones ou tablets em média e diariamente por 15 minutos, contra 5 minutos do uso registrado em 2011.

Estamos vendo uma mudança fundamental na forma como as crianças consomem mídia. Crianças que não podem sequer falar, encantam-se, param o choro e buscam diversão em iPads, iPhones e afins.

 

Tags: , ,

E-book britânico aborda em 29 artigos os desafios do jornalismo atual

Publicado em 25/10/2013 - 11:37 por | 1 Comentário

Categorias: Bibliografia
  • Enviar para o Kindle

Já está disponível para download gratuito o e-book “Journalism: New Challenges”, que traz em 29 artigos os desafios e tendências para o jornalismo hoje e amanhã. A publicação de 523 páginas tem edição de Karen Fowler-Watt e Stuart Allan, da Universidade de Bournemouth, no Reuno Unido.

Tags: ,

Google testa anúncio gigante na página de resultados de busca

Publicado em 24/10/2013 - 11:52 por | Comentar

Categorias: Publicidade Digital
  • Enviar para o Kindle

O Google está em testes para disponibilizar um novo formato de publicidade com uma imagem gigante, acompanhada de muitos links de palavras-chave patrocinadas, que aparecerá no topo da página de resultados de busca. O flagrante do teste foi feito pela empresa de marketing digital Synrgy, no momento em que buscava por “Southwest Airlines”.

Parece um tanto quanto com a capa de perfil do Facebook e previlegia nada, nada os resultados orgânicos de busca, que esses sim são procurados pelos usuários.

O que acharam do possível novo formato gigante de publicidade do Google?

O que acharam do possível novo formato gigante de publicidade do Google?

Tags:

Pesquisa Pew Research aponta hábitos da audiência para o conteúdo jornalístico

Publicado em 24/10/2013 - 11:26 por | Comentar

Categorias: Conteúdo Digital
  • Enviar para o Kindle

Consumidores de notícias de 18 a 47 anos não têm o mesmo interesse por conteúdo jornalístico como as gerações anteriores, de acordo com os estudos da Pew Research 2012, divulgados recentemente. Desses, 45% dos usuários da geração X – de 33 a 47 anos – são consumidores ativos de notícias, enquanto a geração Millennials – de 18 a 31 anos – registra apenas 29%. Algo bem diferente das gerações anteriores – de 48 a 84 anos, que totalizam 58%.

Os níveis relativamente modestos de consumo de notícias entre as gerações mais jovens, por exemplo, podem ser resultado de uma série de fatores, segundo a Pew Research. Para o estudo, os principais são:

1. Mais atividades que competem com a atenção atribuída anteriormente à notícia;
2. Poucos importantes acontecimentos históricos relevantes na mudança do cotidiano e da cidade durante a infância e a adolescência;
3. Entendimento de que consumo de mídia está envolvido com contexto (espaço, tempo e suporte/mídia).

A geração Boomers (48-66 anos) passa, em média, 77 minutos por dia com conteúdo jornalístico, enquanto que Geração X e Millennials gastam muito menos tempo: 66 minutos e 46 minutos, respectivamente.

Em 2012, a geração Boomers (48-66 anos) passa, em média, 77 minutos por dia consumindo conteúdo jornalístico, enquanto que Geração X e Millennials gastam muito menos tempo: 66 minutos e 46 minutos, respectivamente.

Interesse por conteúdo jornalístico por mídia para os consumidores da geração X, de

Interesse por conteúdo jornalístico por mídia para os consumidores da geração X, de 33 a 47 anos.

 

Interesse por conteúdo jornalístico por mídia para a geração Millennials - de 18 a 31 anos.

Interesse por conteúdo jornalístico por mídia para a geração Millennials – de 18 a 31 anos.

Análise do blog – A pesquisa Pew Research 2012 não aborda, entretanto, a simbiose que já existe a alguns anos entre os contéudos de entretenimento e noticioso. É cada vez mais comum encontrar experiências de formatos e linguagens que revelam uma nova roupagem de produzir conteúdo informativo ou conteúdo de entretenimento. Dificultando até identificar essas fronteiras. Interessantíssimo, mesmo assim, observar a mudança de interesses e comportamentos por faixas etárias.

Tags: , , , ,

Fox News apresenta a sua nova redação “revolucionária”

Publicado em 16/10/2013 - 10:38 por | Comentar

Categorias: Conteúdo Digital
  • Enviar para o Kindle

Com estardalhaço, a emissora norte-americana Fox News divulgou dias atrás a sua nova redação “revolucionária”, como decidiram chamar. Qual a grande mudança? Jornalistas trabalhando com tablets gigantes, em telas de 55 polegadas, em substituição aos antigos desktops e notebooks.

Qualquer imagem de um dos tablets gigantes pode ser lançada em tempo real na transmissão ao vivo dos telejornais. Deve facilitar e muito alguns processos, mas revolução é demais.

Tags:

60% assistem até o final vídeos com menos de 1 minuto de duração

Publicado em 15/10/2013 - 14:29 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

60% dos usuários assistem até o final os vídeos com menos de 1 minuto de duração, de acordo com dados da SambaTech referentes a 2013, e outros 20% assistem até a metade do vídeo. Quando olhamos para os vídeos mais longos – com mais de 10 minutos por exemplo – a curva de engajamento é mais acentuada e traz apenas 10% dos usuários assistindo ao conteúdo total.

Normalmente, a maioria dos usuários abandona o vídeo com mais de 10 minutos com menos de 1/5 de duração, ou seja, com 2 minutos. Definitivamente, não contextualizando qualidade, nem tipo e segmento editorial do vídeo, observamos que vídeos maos curtos com até 2 minutos trazem maior taxa de retenção dos usuários.

Captura de tela 2013-10-15 às 14.07.06

Dados referentes aos vídeos publicados na plataforma SambaTech.

Tags:

Air France divulga vídeo após marca atingida no Facebook

Publicado em 19/09/2013 - 13:58 por | Comentar

Categorias: Social Media
  • Enviar para o Kindle

A empresa aérea Air France divulgou esta semana vídeo de agradecimento pela marca conquistada de 2 milhões de fãs no Facebook. Além disso, a capa da fanpage da empresa, que está às vésperas dos 80 anos, também traz alusão ao feito.

Consequência: saltou para 2,240 milhões em rápidas 72 horas.

Assista ao vídeo:

Captura de tela 2013-09-19 às 13.51.30

Tags: ,

Infográfico: veja 26 estatísticas sobre consumo de mobile vídeo

Publicado em 14/09/2013 - 10:40 por | Comentar

Categorias: Mobile, Webvideo
  • Enviar para o Kindle

Já é clichê citar o quanto os hábitos das pessoas estão e vão mudar  no consumo de conteúdo em tecnologias móveis para justificar o investimento em mobilidade. De abril a junho deste ano, a venda de smartphones cresceu 46,5%, ultrapassando os celulares sem internet pela 1ª vez, segundo pesquisa da Gartner Group.

Com qual foco investir em mobilidade? Atender e oferecer oportunidades de contexto ao usuário, em ter uma opção à mão (literalmente!) independente de tempo, lugar e situação (trabalho, trânsito, restaurante, elevador, etc). Entender esse contexto móvel – de tempo, lugar e situação – de consumo de conteúdo é um dos segredos eternos a serem incansavelmente buscados para quem trabalha com comunicação.

E se pensarmos exclusivamente no consumo de vídeos em plataformas móveis – já que tal o público cada vez mais tem interesse nesse formato de conteúdo – teremos que observar algumas 26 dados de interesses (e algumas surpresas, relatadas no infográfico abaixo.

pesquisa-mobile-video

 

Tags: , ,

Página 1 de 2112345...1020...Última »

Autores

Páginas

Facebook

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

teste