Busca

14:03 · 10.08.2016 / atualizado às 14:03 · 10.08.2016 por
12:20 · 27.12.2013 / atualizado às 12:22 · 27.12.2013 por

Pesquisadores do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) ministraram há 15 dias atrás oficina de Gephi, ferramenta de extração de dados, visualização e análise, a pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e disponibilizaram uma apostila sobre as funcionalidades do programa, termos técnicos e linguagem de programação

O Gephi é um software livre colaborativo mantido por um consórcio francês com ênfase na extração e visualização de dados.

Algumas das “cartografias” de redes sociais realizadas no Labic revelam, por exemplo, como as redes se formam em torno de alguns “nós” principais, que propõem, disseminam e moldam a circulação dos sentidos – em especial, no caso dos textos publicados no Twitter em torno de assuntos e figuras políticas, como em torno da defesa e da crítica ao governo Dilma.

Perspectiva anti-Dilma no Twitter.
Perspectiva anti-Dilma no Twitter.
Grupos em defesa a Dilma no Twitter.
Grupos em defesa a Dilma no Twitter.

 

23:00 · 11.11.2013 / atualizado às 23:01 · 11.11.2013 por

Captura de tela 2013-11-11 às 22.54.23

Após alguns meses de muito trabalho, finalmente lançamos nesta segunda-feira (11) o Zona Cyber, maior evento de cultura digital (com foco profissional) do Ceará com realização do Diário do Nordeste. Quer garantir a sua presença, então corra e realize a pré-inscrição no site do evento. Justifique por que deseja participar e cruze os dedos! O evento é gratuito e com vagas limitadíssimas.

O Zona Cyber tem como objetivos centrais:

. promover discussões sobre comunicação digital no Ceará;
. apresentar novos desafios e tendências em plataformas web e novas mídias;
. fomentar mercado local para os atuais e próximos desafios na área da Comunicação (Jornalismo, Publicidade, Marketing e afins).

Profissionais de renome à frente de empresas nacionais e internacionais (Twitter, Rede Globo, Bradesco, Africa, Veja, Jovem Nerd, W3Haus, etc) estarão presentes no evento, como moderadores, painelistas ou palestrantes.

O Zona Cyber, evento em cultura digital do Diário do Nordeste, será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, das 9h às 18h para convidados.

Não perca tempo e veja a programação completa do evento e quem são os palestrantes.

21:47 · 11.11.2013 / atualizado às 22:46 · 11.11.2013 por
Smartphone ou tablet: praticamente, uma babá eletrônica, digital.
Smartphone ou tablet: praticamente, uma babá eletrônica, digital.

Dispositivos móveis, como smartphones e tablets, ganharam um novo papel no lar no mundo afora: atuam como peças fundamentais para deixarem bebês e crianças concentradas, evitando o choro, danações e afins. Hoje, 38% das crianças de até 2 anos utilizam smartphones ou tablets para jogos e assistirem vídeos, por exemplo, com ajuda de pais e mães. Há 2 anos, apenas 10% tinham tal acesso, de acordo com o novo estudo da Common Sense Media.

Esse número salta para 72% quando as crianças são de até 8 anos. Tal faixa etária utiliza smartphones ou tablets em média e diariamente por 15 minutos, contra 5 minutos do uso registrado em 2011.

Estamos vendo uma mudança fundamental na forma como as crianças consomem mídia. Crianças que não podem sequer falar, encantam-se, param o choro e buscam diversão em iPads, iPhones e afins.

 

11:37 · 25.10.2013 / atualizado às 11:38 · 24.10.2013 por
11:52 · 24.10.2013 / atualizado às 11:54 · 24.10.2013 por

O Google está em testes para disponibilizar um novo formato de publicidade com uma imagem gigante, acompanhada de muitos links de palavras-chave patrocinadas, que aparecerá no topo da página de resultados de busca. O flagrante do teste foi feito pela empresa de marketing digital Synrgy, no momento em que buscava por “Southwest Airlines”.

Parece um tanto quanto com a capa de perfil do Facebook e previlegia nada, nada os resultados orgânicos de busca, que esses sim são procurados pelos usuários.

O que acharam do possível novo formato gigante de publicidade do Google?
O que acharam do possível novo formato gigante de publicidade do Google?
11:26 · 24.10.2013 / atualizado às 11:26 · 24.10.2013 por

Consumidores de notícias de 18 a 47 anos não têm o mesmo interesse por conteúdo jornalístico como as gerações anteriores, de acordo com os estudos da Pew Research 2012, divulgados recentemente. Desses, 45% dos usuários da geração X – de 33 a 47 anos – são consumidores ativos de notícias, enquanto a geração Millennials – de 18 a 31 anos – registra apenas 29%. Algo bem diferente das gerações anteriores – de 48 a 84 anos, que totalizam 58%.

Os níveis relativamente modestos de consumo de notícias entre as gerações mais jovens, por exemplo, podem ser resultado de uma série de fatores, segundo a Pew Research. Para o estudo, os principais são:

1. Mais atividades que competem com a atenção atribuída anteriormente à notícia;
2. Poucos importantes acontecimentos históricos relevantes na mudança do cotidiano e da cidade durante a infância e a adolescência;
3. Entendimento de que consumo de mídia está envolvido com contexto (espaço, tempo e suporte/mídia).

A geração Boomers (48-66 anos) passa, em média, 77 minutos por dia com conteúdo jornalístico, enquanto que Geração X e Millennials gastam muito menos tempo: 66 minutos e 46 minutos, respectivamente.
Em 2012, a geração Boomers (48-66 anos) passa, em média, 77 minutos por dia consumindo conteúdo jornalístico, enquanto que Geração X e Millennials gastam muito menos tempo: 66 minutos e 46 minutos, respectivamente.
Interesse por conteúdo jornalístico por mídia para os consumidores da geração X, de
Interesse por conteúdo jornalístico por mídia para os consumidores da geração X, de 33 a 47 anos.

 

Interesse por conteúdo jornalístico por mídia para a geração Millennials - de 18 a 31 anos.
Interesse por conteúdo jornalístico por mídia para a geração Millennials – de 18 a 31 anos.

Análise do blog – A pesquisa Pew Research 2012 não aborda, entretanto, a simbiose que já existe a alguns anos entre os contéudos de entretenimento e noticioso. É cada vez mais comum encontrar experiências de formatos e linguagens que revelam uma nova roupagem de produzir conteúdo informativo ou conteúdo de entretenimento. Dificultando até identificar essas fronteiras. Interessantíssimo, mesmo assim, observar a mudança de interesses e comportamentos por faixas etárias.

10:38 · 16.10.2013 / atualizado às 14:48 · 15.10.2013 por

Com estardalhaço, a emissora norte-americana Fox News divulgou dias atrás a sua nova redação “revolucionária”, como decidiram chamar. Qual a grande mudança? Jornalistas trabalhando com tablets gigantes, em telas de 55 polegadas, em substituição aos antigos desktops e notebooks.

Qualquer imagem de um dos tablets gigantes pode ser lançada em tempo real na transmissão ao vivo dos telejornais. Deve facilitar e muito alguns processos, mas revolução é demais.

14:29 · 15.10.2013 / atualizado às 14:29 · 15.10.2013 por

60% dos usuários assistem até o final os vídeos com menos de 1 minuto de duração, de acordo com dados da SambaTech referentes a 2013, e outros 20% assistem até a metade do vídeo. Quando olhamos para os vídeos mais longos – com mais de 10 minutos por exemplo – a curva de engajamento é mais acentuada e traz apenas 10% dos usuários assistindo ao conteúdo total.

Normalmente, a maioria dos usuários abandona o vídeo com mais de 10 minutos com menos de 1/5 de duração, ou seja, com 2 minutos. Definitivamente, não contextualizando qualidade, nem tipo e segmento editorial do vídeo, observamos que vídeos maos curtos com até 2 minutos trazem maior taxa de retenção dos usuários.

Captura de tela 2013-10-15 às 14.07.06
Dados referentes aos vídeos publicados na plataforma SambaTech.
13:58 · 19.09.2013 / atualizado às 14:00 · 19.09.2013 por

A empresa aérea Air France divulgou esta semana vídeo de agradecimento pela marca conquistada de 2 milhões de fãs no Facebook. Além disso, a capa da fanpage da empresa, que está às vésperas dos 80 anos, também traz alusão ao feito.

Consequência: saltou para 2,240 milhões em rápidas 72 horas.

Assista ao vídeo:

Captura de tela 2013-09-19 às 13.51.30