política

Busca


Vereadores atrasam mais de 1h para iniciar sessão

Publicado em 18/09/2014 - 10:34 por | Comentar

Categorias: Câmara Municipal
  • Enviar para o Kindle
Vereadores têm atrasado para iniciar sessão plenária FOTO: Arquivo

Além de sessões suspensas no momento da votação, vereadores têm atrasado para iniciar sessão plenária FOTO: Arquivo

Com mais de uma hora de atraso, a sessão ordinária na Câmara Municipal de Fortaleza, nesta quarta-feira (18), ainda não teve início. Por volta das 10h, apenas oito vereadores haviam registrado suas presenças no painel eletrônico.

De acordo com o Regimento Interno, as sessões ordinárias devem ter início às 9h, sendo procedida a segunda chamada às 9h15, contudo esta não é a realidade na Casa. É recorrente as sessões serem iniciadas por volta das 9h30, 9h40. Nesta quinta-feira, às 10h se ouvia muita risada e conversa entre os presentes no plenário.

Na quarta-feira a sessão foi levantada no momento da abertura da Ordem do Dia por volta de quórum. Apenas 12 vereadores estavam presentes ontem.

Tags: ,

Câmara concede medalha Paulo Freire

Publicado em 18/09/2014 - 10:01 por | Comentar

Categorias: Câmara Municipal
  • Enviar para o Kindle
Líder do prefeito anunciou nomes dos agraciados

Líder do prefeito anunciou nomes dos agraciados

O líder do prefeito Roberto Cláudio (PROS) Evaldo Lima (PCdoB) anunciou, nesta quarta-feira (17), os agraciados, entre cidadãos e instituições, com a medalha Paulo Freire, a mais alta condecoração de educação da cidade de Fortaleza. Entre os homenageados, a ex-secretária de Educação Izolda Cela.

Evaldo destacou que Izolda Cela realizou uma verdadeira revolução no estado do Ceará, pois, antes de sua gestão, o Estado não contava com nenhum escola de tempo integral de educação profissional. “Hoje nós temos 106 destas escolas, ela elaborou o projeto de alfabetização na idade certa que é referência em todo o País, o programa saiu do estado e agora é federal”.

Além de Izolda, foram agraciados, o Projeto Mova Brasil, inspirado no movimento de alfabetização de jovens e adultos, o reitor Antônio Colaço, que ocupou o cargo na Universidade de Fortaleza e Universidade do Vale do Acaraú e, devido a um empate entre os membros, o professor Lucieldo Ferreira, diretor do colégio Manoel da Silva no bairro Ellery, também foi agraciado.

As indicações da medalha são apresentadas pelos vereadores e as propostas foram submetidas por uma comissão.  Conforme o vereador, a escolha foi feita por uma comissão formada pela comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara, a Secretaria Municipal de Educação, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas, e os sindicatos representativos dos professores, Apeoc e Sindut.

“Fazer um convite a todos que acreditam que existe alternativas para a construção de uma cidade com mais oportunidades, desenvolvimento e sustentabilidade através de investimento na educação”.

A sessão solene irá acontecer na próxima sexta-feira às 19h no plenário da Casa.

Tags:

Camilo promete “bônus extra” para Saúde; população é quem vai avaliar o serviço

Publicado em 18/09/2014 - 10:00 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle
zcamilocetv

O candidato participou de entrevista no CETV. FOTO: JOSE LEOMAR

O candidato ao Governo do Estado, Camilo Santana (PT), terceiro postulante a participar de série de entrevistas no Sistema Verdes Mares, afirmou que criará um programa de avaliação da saúde pública que terá a participação direta do cidadão. O postulante também se comprometeu em reorganizar o Ronda do Quarteirão, destacando ainda que as motos que acompanhavam os carros da Polícia serão retomados.

Segundo disse, essa avaliação da saúde feita pela população garantirá melhorias para a área, uma vez que as equipes melhores avaliadas receberão uma gratificação extra pelo bom desempenho. Conforme informou, o programa funciona da seguinte forma: o cidadão, após o atendimento, emite uma nota para os serviços recebidos, e caso o equipamento seja avaliado de forma positiva, todos os funcionários do local receberão uma gratificação. Aqueles que forem mal avaliados, conforme informou, passarão por modificações.

Esta é a mais nova proposta de Camilo Santana para a saúde, uma vez que ele já prometeu instalar uma policlínica em cada regional de Fortaleza, em parceria com o prefeito Roberto Cláudio, além de garantir a construção de dois hospitais, sendo um na Região Metropolitana de Fortaleza. “Quem vai dar a nota é a população, e todos vão ganhar essa premiação, desde o atendente, passando pelo enfermeiro até o médico, seja na UPA, policlínica e hospital público. O papel do serviço público é cuidar das pessoas, e por isso precisamos identificar os gargalos”, ressaltou.

zcamilopaulooliveiraCamilo Santana afirmou que tem ciência que os custos da saúde vão aumentar com a proposta, mas ressaltou que não vai prometer nada que não possa cumprir. Ele chegou a dizer que não vai conseguir fazer tudo o que promete em quatro anos, mas vai realizar projetos de forma progressiva, como a construção de escolas profissionalizantes no Estado. “Não posso transformar tudo em quatro anos. Isso vai ser progressivamente”, disse.

Para o petista, o problema da violência deve ser enfrentado na causa, uma vez que, em sua análise, a população tem sentido apenas os efeitos da crise na Segurança Pública, que para ele, tem sido algo epidêmico. Ele afirmou que quer “abraçar” as áreas mais críticas do Estado, com ações de Governo, como a construção de mais escolas em tempo integral.

A escola em tempo integral é o espaço para proteger esses jovens, Os políticos não gostam de investir em Educação, porque os resultados só aparecem a médio e longo prazo. Mas temos toda uma geração que precisa de oportunidades”, disse.

Além de investimentos na construção de mais escolas profissionalizantes em tempo integral, ele destacou a construção de delegacias 24 horas, e por isso pretende contratar mais 1500 agentes da Polícia Civil durante o mandato. No entanto, para a Polícia Militar ainda está estudando o quantitativo necessário para minorar os casos de violência no Estado.

Uma das principais ideias defendidas pelo postulante é retomar a função do programa Ronda do Quarteirão, que segundo disse, até o ano de 2011 cumpriu sua função de forma correta, inclusive, aumentando a sensação de segurança das pessoas.

zcamilotvdiario

Ele ressaltou ainda que o Governo de Cid Gomes chegou a triplicar os investimentos na área de Segurança, e destacou que o Ronda foi o melhor programa da atual gestão. O petista voltou a dizer que a paralisação da Polícia no início de 2012 “quebrou” o processo de desenvolvimento da Segurança Pública no Estado.

Segundo informou, as motos que acompanhavam as viaturas do Ronda voltarão a ser utilizadas. Além disso, o postulante se comprometeu ainda a aumentar o efetivo do RAIO e valorização da carreira dos agentes da Segurança com promoções.“Tem soldado que passa dez anos para ter uma promoção. Ninguém consegue trabalhar bem sem ter um incentivo. Não é fácil cuidar da área da Segurança Pública. Por isso é preciso valorizar mais ainda”, disse ele.

O candidato também discorreu sobre a proposta de Bilhete Único para a Região Metropolitana de Fortaleza, e ressaltou que 160 mil pessoas entram, diariamente, em Fortaleza. A ideia é garantir a cada morador da área se deslocar por até três horas por todos os municípios da RMF pagando apenas uma passagem.

 

Tags: , , , ,

Eunício garante que os poços serão perfurados

Publicado em 18/09/2014 - 9:58 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle
Eunício Oliveira aproveitou para medir a pressão arterial e fazer um teste glicemia FOTO: JOSÉ LEOMAR

Eunício Oliveira aproveitou para medir a pressão arterial e fazer um teste glicemia FOTO: JOSÉ LEOMAR

O candidato Eunício Oliveira (PMDB) afirmou que a administração estadual não pode depender apenas do Ministério da Integração Nacional para ampliar a quantidade de poços perfurados no Estado para combater os efeitos da estiagem e pontuou que o Executivo estadual possui recursos suficientes para enfrentar o problema da deficiência de máquinas perfuratrizes. O peemedebista participou, ontem, de uma visita ao mercado São Sebastião, no Centro de Fortaleza.

Durante a passagem, Eunício Oliveira cumprimentou os permissionários que trabalham no local, ouviu demandas acerca do investimento no espaço e também escutou cobranças de ações para a saúde e segurança pública. O peemedebista ainda aproveitou para medir a pressão arterial e se submeteu a um exame de glicemia. “Não tem máquina que me pressione. Estou com 11 por 8”, brincou.

Antes da visita, Eunício Oliveira falou sobre as ações de combate aos efeitos da estiagem. Ao ser questionado como vai conseguir cumprir a meta de 3 mil poços perfurados se existe uma deficiência no número de máquinas perfuratrizes para executar esta tarefa, promessa destacada por ele na edição do Diário do Nordeste na última terça-feira, o peemedebista explicou que vai utilizar os recursos presentes no Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

Eunício cumprimentou os permissionários e clientes que estavam no mercado FOTO: JOSÉ LEOMAR

O peemedebista pediu voto para os permissionários e clientes que estavam no mercado FOTO: JOSÉ LEOMAR

Em fevereiro, o Diário do Nordeste revelou que, desde o ano passado, o Departamento Nacional de Obras Contra as Seca (DNOCS) ainda aguardava a doação do Ministério da Integração Nacional de 25 máquinas perfuratrizes. O candidato Eunício Oliveira evitou questionar qualquer ineficácia da Pasta, mas frisou que a administração estadual também é responsável por planejar a compra desse tipo de equipamento.

“Então, é responsabilidade do Ministério da Integração fazer essa perfuração de poços assim como é responsabilidade dessa administração. Tem uma demanda de 3 mil poços a serem perfurados. No Governo, eu vou começar a perfurar já no dia 2 de janeiro. Ele perfurou apenas 280. Nenhum açude também está sendo feito no Ceará. Então, há um descaso total principalmente com a população mais carente desse Estado”, avaliou.

O candidato alegou que o Fundo de Combate à Pobreza possui aproximadamente R$ 600 milhões, enquanto uma máquina perfuratriz custa em torno de R$ 1 milhão. Na avaliação do peemedebista, o melhor planejamento da administração estadual é capaz de enfrentar o problema da demanda desses equipamentos voltados para a perfuração de poços.

“É preciso comprar as máquinas. O dinheiro existe. O Fundo de Combate à Pobreza tem 600 milhões de reais. (…) Uma máquina perfuratriz custa em torno de 1 milhão de reais e existe dinheiro para isso, mas não compraram. Não tem programa para perfuração de poços. O único programa que tem é a construção de monumentos fantásticos sem nenhuma serventia para a população”, criticou o peemedebista.

Durante a visita, Eunício Oliveira também aproveitou para consumir um caju vendido no mercado FOTO: JOSÉ LEOMAR

Durante a visita, Eunício Oliveira também aproveitou para consumir um caju vendido no mercado FOTO: JOSÉ LEOMAR

Terreno cristalino

Eunício Oliveira também negou que a proposta de perfurar 3 mil poços profundos no Interior seja inviável pelo fato de grande parte do subsolo do Estado ser formado pelo chamado terreno cristalino. O peemedebista assegurou ter estudado que é possível encontrar água potável numa camada inferior.

O representante do PMDB na disputa do Governo do Estado alegou que basta aprofundar a capacidade de perfuração dos poços para ultrapassar a barreira do terreno cristalino e citou um caso de um poço encontrado no município de Mombaça, na mesorregião dos Sertões, com uma capacidade de 65 mil litros por hora.

“Acabei de receber uma mensagem de um poço profundo que foi perfurado na cidade de Mombaça, com 65 mil litros por hora em um único poço. O problema é que não tem perfuração. Se não tem perfuração, você não vai encontrar água. E essa história que o subsolo do Ceará é todo cristalino não é verdade. Tem uma camada logo abaixo que, se você perfurar um pouco mais, vai encontrar uma água que, inclusive, é doce, potável”, ressaltou Eunício Oliveira.

Na opinião de Eunício Oliveira, o Estado sofre com a falta de planejamento da atual gestão, inviabilizando alguns projetos de combate aos efeitos da estiagem. “Fizeram um açude lá na cidade de Itapajé. Eu tive lá essa semana. 10 anos para fazer o açude. A adutora custa R$ 300 mil. Não tem adutora. Se aquele açude encher, não tem como tirar água de dentro dele a não ser na lata. Isso é planejamento? Não. Estão fazendo adutoras de tubo externo. Diz que é emergencial. Daqui a um ano, um ano e meio, os canos terão explodido todos, porque ficam no sol. Por que não fizeram adutora interna? Quantas vezes essa adutora de Itapipoca não explodiu?”, acrescentou.

Tags: , ,

Confira a programação dos candidatos para esta quinta-feira (18)

Publicado em 18/09/2014 - 9:54 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle

Ailton Lopes (PSOL)

7h45 – Participa de entrevista no Programa de Paulo Oliveira

12h30 – Participa de entrevista ao Jornal do Meio Dia, na TV Diário

16h30 – Panfletagem na FATENE (Caucaia)

20h – Roda de Conversa com Psicólogos/as e entrega de documento de proposições do Conselho Regional de Psicologia e do PSINDCE às campanhas

Camilo Santana (PT)

8h30 – Carreata em Forquilha

10h30 – Carreata em Irauçuba

14h30 – Carreata em Pentecoste

15h30 – Carreata em Itapajé

17h – Carreata em Umirim

18h30 – Carreata em Itapipoca

Eliane Novais (PSB)

7h30 – Panfletagem na entrada dos trabalhadores da Receita Federal
Local: Rua Barão de Aracati, 909 – Aldeota

9h – Panfletagem no Beco da Poeira
Local: Av. Imperador, 546 – Centro

12h – Encontro com apoiadores em Horizonte
Local: Rua Honorato Silvestre, 497 – Mangueiral

13h50 às 14h50 – Entrevista na Rádio Mais FM 87.9 em Horizonte

16h – Reunião com apoiadores em Horizonte
Local: Av. Juvenal de Castro, 305 – Centro – Horizonte

Eunício Oliveira (PMDB)

10h30 – Caminhada em Granja

15h – Carreata em Carnaubal

17h – Caminhada em Guaraciaba do Norte

19h – Comício em Ipueiras

Tags: , , , ,

Programas destacam saúde e ações para agricultores

Publicado em 18/09/2014 - 9:40 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle

Os programas dos candidatos ao Governo do Estado veiculados, ontem, durante o horário eleitoral gratuito concentraram nas propostas voltadas à área da saúde e ao trabalho dos pequenos agricultores.  Enquanto Eunício Oliveira (PMDB) retomou as críticas à situação dos hospitais, Camilo Santana (PT) dedicou a inserção na televisão para apresentar ações desenvolvidas com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) durante o período em que ele esteve à frente da Pasta.

Já o candidato Ailton Lopes (PSOL) questionou o atual modelo de desenvolvimento do Estado implementado pela administração estadual, enquanto a representante do PSB na disputa, Eliane Novais, concentrou o programa para abordar os problemas de Fortaleza e apresentar suas propostas para enfrentar as deficiências apontadas.

A inserção de Eunício Oliveira apresentou, primeiramente, algumas das ações do peemedebista no Senado e depois detalhou a situação de cada hospital público. No Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o programa resgatou cenas do chamado “piscinão”.
Já no Instituto Dr. José Frota (IJF), o peemedebista citou a quantidade de pacientes que vêm do Interior. Também denunciou a internação de pacientes na varanda do Hospital do Coração, em Messejana, e ainda acusou abandono do Hospital de Acaraú.

O programa de Eunício Oliveira ainda afirmou que, no hospital de Sobral, os profissionais médicos estão há quatro meses sem receber. Após mostrar deficiências na área, o peemedebista frisou que ele apresentou, no Senado, uma emenda obrigando a destinação de 50% das emendas impositivas para o custeio da saúde.

Já o candidato Camilo Santana destacou, em seu programa, relatos de como a entrega dos tanques de resfriamento de leite ajudou os pequenos produtores rurais. De acordo com a inserção do petista, aproximadamente 5 mil pessoas foram beneficiadas, contribuindo para o desenvolvimento da produção leiteira do Estado. Segundo o petista, 33% da produção de leite no Ceará vêm dos pequenos produtores.

A entrega de tratores para os pequenos agricultores também foi ressaltada durante a inserção de Camilo Santana. O programa citou que cerca de 300 equipamentos foram repassados, beneficiando as famílias de aproximadamente 25 mil. O petista aproveitou e apresentou algumas propostas voltadas para a zona rural, como a contratação de 1.400 novos técnicos agrícolas, a ampliação das áreas d agricultura irrigada e a expansão do Minha Casa Minha Vida Rural.

Tags:

Vereadores criticam nível dos debates presidenciáveis

Publicado em 18/09/2014 - 9:39 por | Comentar

Categorias: Câmara Municipal
  • Enviar para o Kindle

Por Suzane Saldanha

Os vereadores de Fortaleza criticaram, na Câmara Municipal a forma como a campanha eleitoral à Presidência da República está sendo conduzida pelos candidatos, principalmente nos debates presidenciáveis. Segundo eles, o nível está aquém do esperado pelos eleitores que desejam a divulgação de propostas e não a troca de insultos e acusações.

Para Adelmo Martins (PROS), cada um dos 11 postulantes deveria focar em divulgar o seu plano de Governo ao invés de fazer um debate rasteiro, referindo-se ao debate realizado pela TV Aparecida na noite da última terça-feira. “O nível tinha que ser melhor da campanha, tinha que ser uma campanha de alto nível e está tendo esse debate mais rasteiro”.

O parlamentar classificou o acirramento de campanha presidencial “como se fosse uma disputa de Interior daquele bem atrasado”. E lamentou que a campanha mais alta do País, a presidenciável, continue com a política de denegrir a imagem do outro candidatos, apenas afirmando que o concorrente não tem a capacidade de executar ações. “O que a gente espera é que o nível da campanha melhore, o eleitor no final é quem vai julgar e dizer quem quer que governe o País nos quatro anos”.

Adelmo destacou a importância do debate de candidatos pois, segundo ele, no início desta eleição o eleitor estava indiferente e cético, mas que, com a propaganda eleitoral e os debates televisivos, as pessoas demonstram estar com mais vontade de votar. E aconselhou aos eleitores que se escolha o melhor candidato ou, pelo menos, o menos ruim. “O eleitor está mais motivado e isso é importante, todos nós somos responsáveis e quem não votou não pode reclamar, porque não participou do processo”.

Para ele, diferente da nacional, a disputa ao Governo do Estado está tranquila e sem troca de farpas. “Pode ser que a coisa fique acirrada daqui pra frente”, comentou.

Vereador critica formato dos debates

Já Elpídio Nogueira (PROS) criticou o formato dos debates televisivos em todo o País. Segundo o parlamentar, seria interessante a implantação de um formato diferente, com perguntas diretas e incisivas sobre assuntos específicos e de interesse do eleitor. “Se o País todo quer saber qual é a posição dos candidatos sobre a legalização do aborto, o casamento gay e a autonomia do banco central poderia perguntar se o candidato é contra ou favor”. Ele ainda parabenizou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por ser um exemplo de uma entidade religiosa preocupada com o destino da nação proporcionando o debate.

Fábio Braga (PTN) reclamou que os debates televisivos estão nos moldes das campanhas de 1989, com os ataques e debates realizados no interior do Estado. “Um bate boca interiorano, sem querer desprezar, as antigas campanhas onde tinha aquelas rádios do Interior que ficavam um batendo no outro, uma forma que a gente já conhece”.

Conforme o vereador, a divulgação da pesquisa do Ibope e a subida do candidato do PSDB Aécio Neves inseriu no debate da TV Aparecida um novo capítulo de ataques aos três principais candidatos, Dilma Rousseff e Marina Silva. Para ele, com as trocas de acusações os postulantes esquecem de fazer o debate que os eleitores querem ouvir sobre a educação, saúde e mobilidade urbana.
Segundo ele, não está sendo extraído praticamente nada de bom para a população nos debates televisivos. “Já estamos aí a 18 dias das eleições e as pesquisas mostram que vai ter segundo turno presidencial, e esperemos que no segundo turno os candidatos e as redes de televisão repensem e para que tenhamos um debate que a população quer ver”.

Fábio ainda relata que, no início da campanha os programas eleitorais, se observava a divulgação de propostas e compromissos, mas que com o passar do tempo e com a publicações de pesquisas, os candidatos esqueceram do bom debate para trocaram ataques pessoais.

Tags: ,

Menos da metade dos votos do plebiscito foram contabilizados no Ceará

Publicado em 18/09/2014 - 9:38 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle

Por Yohanna Pinheiro

Uma semana após a realização do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político em todo o País, menos de 50% dos votos do foram apurados no Ceará até quarta-feira (17). A previsão é que até sexta-feira (19) sejam contabilizados o total de votos e, até a próxima segunda-feira (22), a porcentagem a favor e contra a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte para propor a reforma política brasileira.

De acordo com Eliane Almeida, da secretaria operativa do Plebiscito no Ceará, urnas físicas que foram enviadas a todo o Estado ainda estão sendo recebidas e contabilizadas pelo movimento. “Tem local que está mandando as urnas via rodoviária, via email, que é a planilha de apuração e a lista de votantes”, aponta. “As urnas foram espalhadas em escolas, igrejas, sindicatos, condomínios”.

No Brasil, 1.744.872 pessoas votaram no pleito através da plataforma online, sendo que 96,9% (1.691.006) votaram sim à Constituinte do Sistema Político, e 3,1% (53.866) votaram não. Segundo Lucas Peliffari, da secretaria nacional do plebiscito, os números oficiais do plebiscito deverão ser divulgados na próxima quarta-feira (24), em coletiva de imprensa.

O próximo passo, de acordo com Peliffari, é a reivindicação de um plebiscito oficial com o mesmo tema do plebiscito popular. Para isso, é necessário que um terço dos membros de uma das casas que compõem o Congresso Nacional convoquem o referendo mediante decreto legislativo. “Já estamos em conversas com parlamentares e candidatos para a coleta de assinaturas para o decreto”, afirma.

Também está programado para os dias 13, 14 e 15 de outubro a entrega dos resultados do plebiscito popular aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em Brasília, também como forma de pressionar a realização de um referendo oficial. “Estamos organizando uma caravana no Ceará para participar da agenda nacional e dar continuidade às ações do plebiscito”, destaca Eliane.

Tags:

Vereador propõe campanha para uso racional de água em Fortaleza

Publicado em 18/09/2014 - 9:36 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle
Acrísio diz que é preciso evitar a falta de água na Capital, como tem ocorrido em municípios do Interior FOTO: Alex Costa

Acrísio Sena diz que é preciso evitar a falta de água na Capital, como tem ocorrido em municípios do Interior FOTO: Alex Costa

Por Suzane Saldanha

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Fortaleza, ontem, o projeto de Indicação de autoria do vereador Acrísio Sena (PT) que trata sobre o Programa de Monitoramento do Uso Racional da Água no Município de Fortaleza. A proposição defende a preservação da água, com a contenção do desperdício no sentido de preservar para não faltar água na cidade, como ocorre em diversos municípios do Interior e em outros Estados.

Acrísio subiu à tribuna da Casa para destacar o projeto como alternativa para que Fortaleza não chegue a passar o que mais de 80% dos municípios do Estado estão enfrentando com a escassez de água e, com isso, o abastecimento feito por meio de carros-pipa.

“A Câmara com a sociedade civil poderiam começar uma campanha ao combate ao desperdício da água em Fortaleza. Não queremos chegar a situação dos nossos irmãos no Interior vivendo de carros-pipa”. Para isso, ele explica que é preciso que se faça um trabalho educativo com a população da Capital. “Esse trabalho só vingará se houver articulação do Poder Legislativo com o Executivo, um trabalho educativo com a população, principalmente nas escolas”.

Tags: , , , ,

Candidata assina compromisso para construir unidades prisionais

Publicado em 18/09/2014 - 9:36 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle
Eliane Novais assina termo de compromisso para a construção de unidades prisionais FOTO: Érika Fonseca

Eliane Novais assina termo de compromisso para a construção de unidades prisionais FOTO: Érika Fonseca

Por Yohanna Pinheiro

A criação de secretaria exclusiva para a administração das unidades prisionais é uma das reivindicações do Fórum Nacional Permanente de Reconstrução Social aos candidatos ao Governo do Estado. Foi enviado a todos os postulantes um termo de compromisso redigido por promotores, defensores públicos e juízes que exige, além da instalação da pasta, a criação de milhares de novas vagas para presos e a aplicação de projetos de ressocialização.

Na manhã de ontem, a candidata Eliane Novais (PSB) assinou o termo na íntegra, acompanhada do vice Leonardo Bayma (PSB) e da candidata ao Senado Geovana Cartaxo (PSB). De acordo com a promotora de Justiça Fernanda Marinho, coordenadora do fórum, Eunício Oliveira (PMDB) também irá assinar o termo na íntegra em data a ser marcada, enquanto os candidatos Camilo Santana (PT) e Ailton Lopes (PSOL) estão fazendo alterações nas cláusulas. Segundo Eliane, a criação da secretaria é fundamental.

Atualmente, a administração das unidades prisionais é responsabilidade da Secretaria de Justiça e Cidadania. Para a promotora Fernanda Marinho, a formatação faz com que o Sistema Penitenciário não seja prioridade. “A cidadania é um mundo, são várias funções. Não tem como você colocar uma coisa tão complexa como o sistema prisional, junto com outra coisa com tantas tarefas como é a Cidadania”, alega.

Fernanda defende que a administração do Sistema Prisional deva ser prioridade da próxima gestão, uma vez que lida com a vida dos cidadãos. “Vamos supor que um bandido mate dez pessoas por mês. Na hora que esse bandido for preso, dez pessoas vão deixar de ser mortas todo mês”, aponta a promotora.

Tendo como base o relatório do Mutirão Carcerário realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2013 e constituído por 24 cláusulas, o termo prevê a criação de 10.387 novas vagas no Sistema Penitenciário, das quais 4.039 já foram iniciadas na atual gestão. Segundo ela, essas vagas são necessárias para redistribuir a população carcerária que se encontra amontoada nas celas, sem contar as pessoas presas todos os dias.

Tags: , ,

Camilo defende gratificação para profissionais da saúde que prestarem bom atendimento no SUS

Publicado em 18/09/2014 - 9:34 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle
Camilo diz que os cidadãos poderão dar nota atendimento dos profissionais da saúde FOTO: José Leomar

Camilo diz que os cidadãos poderão dar nota atendimento dos profissionais da saúde FOTO: José Leomar

Por Miguel Martins

O candidato ao Governo do Estado Camilo Santana (PT), em entrevista aos veículos de comunicação do Sistema Verdes Mares, afirmou, ontem, que criará um programa de avaliação da saúde pública que terá a participação direta do cidadão. O postulante também se comprometeu em reorganizar o Ronda do Quarteirão, destacando que as motos que acompanhavam os carros da Polícia serão retomadas.

Segundo o petista, essa avaliação da saúde feita pela população garantirá melhorias para a área, uma vez que as equipes com melhor avaliação receberão uma gratificação extra pelo bom desempenho. Conforme Santana, após o atendimento, o cidadão poderá emitir uma nota para os serviços recebidos e, caso o equipamento seja avaliado de forma positiva, todos os funcionários do local receberão uma gratificação. Aqueles que forem mal avaliados, acrescenta Camilo, passarão por modificações.

Para a área da saúde, Camilo já prometeu instalar uma policlínica em cada regional de Fortaleza, em parceria com o prefeito Roberto Cláudio, além de garantir a construção de dois hospitais, sendo um na Região Metropolitana de Fortaleza.

Gargalos

“Quem vai dar a nota é a população e todos vão ganhar essa premiação, desde o atendente, passando pelo enfermeiro até o médico, seja na UPA, policlínica e hospital público. O papel do serviço público é cuidar das pessoas e por isso precisamos identificar os gargalos”, ressaltou.
Camilo Santana afirmou que tem ciência que os custos da saúde vão aumentar com a proposta, mas ressaltou que não vai prometer nada que não possa cumprir. O postulante chegou a dizer que não vai conseguir fazer tudo o que promete em quatro anos, mas, caso eleito, vai realizar projetos de forma progressiva, como a construção de escolas profissionalizantes no Estado. “Não posso transformar tudo em quatro anos. Isso vai ser progressivamente”, declarou Camilo.

Na opinião do petista, a questão da violência deve ser enfrentada nas causas do problema, já que, afirma Camilo, a população tem sentido apenas os efeitos da crise na Segurança Pública. O postulante do PT afirmou que quer “abraçar” as áreas mais críticas do Estado, com ações de Governo, e garantiu a construção de mais escolas em tempo integral no Ceará.

“A escola em tempo integral é o espaço para proteger esses jovens. Os políticos não gostam de investir em Educação, porque os resultados só aparecem a médio e longo prazo. Mas temos toda uma geração que precisa de oportunidades”, disse.

Profissionalizantes

Além de investimentos na construção de mais escolas profissionalizantes em tempo integral, o candidato Camilo Santana destacou a construção de delegacias 24 horas e a contratação de 1.500 agentes da Polícia Civil durante o mandato. Para a Polícia Militar, o candidato alega que ainda está estudando o quantitativo necessário para minorar os casos de violência no Estado.

Uma das principais ideias defendidas pelo pleiteante é retomar a função do programa Ronda do Quarteirão. Ele argumenta que, até 2011, o Ronda cumpriu sua função de forma correta, inclusive aumentando a sensação de segurança das pessoas.

Camilo Santana também ressaltou que o Governo Cid Gomes chegou a triplicar os investimentos na área de Segurança, defendendo que o Ronda do Quarteirão foi o melhor programa da atual gestão. O petista disse que a paralisação da Polícia em janeiro de 2012 “quebrou” o processo de desenvolvimento da Segurança Pública no Estado.

Raio

Durante a entrevista, o postulante ainda se comprometeu a aumentar o efetivo do Raio e ampliar a valorização da carreira dos agentes da Segurança com promoções. “Tem soldado que passa dez anos para ter uma promoção. Ninguém consegue trabalhar bem sem ter um incentivo. Não é fácil cuidar da área da Segurança Pública. Por isso é preciso valorizar mais ainda”, enfatizou Camilo.

O candidato também discorreu sobre a proposta de Bilhete Único para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e ressaltou que 160 mil pessoas entram, diariamente, em Fortaleza. A intenção é garantir aos moradores da Região o deslocamento por até três horas por todos os municípios da RMF pagando apenas uma passagem.

Além de Camilo Santana, já participaram da série de entrevistas dos veículos do Sistema Verdes Mares os candidatos Eunício Oliveira (PMDB), na segunda-feira, e Eliane Novais (PSB), na terça-feira. Hoje é a vez de Ailton Lopes (PSOL) ser sabatinado.

Tags: , , ,

Marina é acusada de censura por internautas após justiça fechar site “Muda Mais”

Publicado em 17/09/2014 - 11:47 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle
Logo do site www.mudamais.com. FOTO: divulgação

Logo do site www.mudamais.com. FOTO: divulgação

O ministro do Tribunal Superior de Justiça (TSE) Herman Benjamin concedeu medida liminar ontem, a pedido da campanha de Marina, para tirar do ar o site www.mudamais.com. A página estava sendo usada para criticar a candidata do PSB.

Durante o debate dos candidatos a presidência da República de ontem, transmitido pela TV Aparecida, internautas criaram a hashtag MarinaCensura para criticar a ação da candidata  no twitter. O tópico chegou a ser o segundo mais comentado no Brasil e continua nos Trending Topics na manhã de hoje (17). No momento desta publicação ele estava em 5° lugar.

Ao olhar o tópico do microblog é possível verificar que a maioria dos internautas fazendo a crítica são militantes da campanha de Dilma Rouseff, muitos deles com a faixa da campanha acompanhando foto do perfil ou da própria candidata.

O site “Muda Mais”, no momento, exibe uma mensagem na página informando o fechamento pela liminar da justiça e criticando a ação solicitada pela campanha de Marina. Veja:

“Vamos proceder à defesa jurídica de todos os pontos que foram questionados, e não vamos deixar que as posturas anti-democráticas da candidata nos calem. Marina precisa entender que na democracia ninguém fala sozinho. Tentar calar o Muda Mais é tentar calar o debate político”.

 

 

Tags: ,

Sessão na Câmara Municipal de Fortaleza é levantada por falta de vereadores

Publicado em 17/09/2014 - 11:43 por | 3 Comentários

Categorias: Câmara Municipal
  • Enviar para o Kindle
    Sessão foi levantada, mais uma vez, pela falta de vereadores FOTO: Arquivo

Sessão foi levantada, mais uma vez, pela falta de vereadores FOTO: Arquivo

Mais uma vez, por falta de quórum para votação, a sessão na Câmara Municipal de Fortaleza foi levantada. Com pouco mais de uma hora do início da plenária, nesta quarta-feira (17), por volta das 11h, foi constatado número insuficiente de vereadores para deliberação de matérias.

Dos 43 vereadores, apenas 12 registraram suas presenças no painel eletrônico para a abertura da Ordem do Dia, momento em que as matérias são deliberadas na Casa.  Para votação é necessário a presença de pelo menos 22 vereadores.

Estavam presentes os vereadores, Walter Cavalcante (PMDB), Adail Jr (PROS), Elpídio Nogueira (PROS), Alípio Rodrigues (PTN), Carlos Dutra (PROS), Dr. Adelmo (PROS), Ana do Aracapé (PSC), Evaldo Lima (PCdoB), Plácido Filho (PDT), Leda Moreira (PSL), Mairton Félix (DEM) e Ronivaldo Maia (PT).

Desde o retorno dos trabalhos em agosto, após o recesso parlamentar, pelo menos uma vez por semana não há votação na Casa Legislativa.

Tags: , ,

Tomás revela que precisou esclarecer ao partido sobre participação em comício de Marina

Publicado em 17/09/2014 - 9:38 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle
Tomás Figueiredo participou, nesta terça-feira, de uma carreata com Eunício Oliveira no bairro Vila Velha FOTO: ÉRIKA FONSECA

Tomás Figueiredo participou, nesta terça-feira, de uma carreata com Eunício Oliveira no bairro Vila Velha FOTO: ÉRIKA FONSECA

O presidente municipal do PSDB e candidato a deputado estadual Tomás Figueiredo Filho revelou que o presidente estadual de legenda, Luiz Pontes, o procurou para esclarecer as razões que teriam motivado o correligionário a participar do comício da presidenciável Marina Silva (PSB) em Sobral, no último sábado.

Tomás Figueiredo disse que não houve problemas com a legenda ao explicar a Luiz Pontes que a sua participação no comício teve a intenção apenas de ajudar a organização do evento em Sobral. O candidato a deputado estadual ressaltou que essa foi uma resposta a uma suposta tentativa da campanha de Camilo Santana de inviabilizar a agenda da presidenciável no município.

“O partido procurou. Até porque saiu no jornal. A turma viu e perguntou o que era isso, mas eu coloquei com tranquilidade que eu prestei solidariedade. E mantenho essa solidariedade ao ocorrido e a todas as calúnias contra os candidatos de oposição. A própria Marina tem sofrido isso. O Aécio, nosso candidato, tem sofrido também”, frisou.

Tags: , ,

Confira a programação dos candidatos para esta quarta-feira (17)

Publicado em 17/09/2014 - 9:37 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle

Ailton Lopes (PSOL)

Cumpre agenda em Limoeiro do Norte

11h – Entrevista na rádio educadora de Limoeiro do Norte (programa Rosálio Daniel)

14h – Visita ao Acampamento Zé Maria do Tomé (Chapada do Apodi)

17h – Panfletagem na FAFIDAM

19h – Roda de Conversa com Estudantes e Professores na  FAFIDAM

Camilo Santana (PT)

8h – Entrevista para o Programa Paulo Oliveira, na Rádio Verdes Mares

11h30 – Entrevista ao CE TV 1ª edição, na TV Verdes Mares

12h30 – Entrevista ao Jornal do Meio Dia, na TV Diário

18h – Carreata em Pacatuba

20h – Comício em Maranguape

Eliane Novais (PSB)

9h – Assinatura da Carta Compromisso do Fórum Nacional Permanente de Reconstrução Social
Local: Associação Cearense do Ministério Público – Rua Gilberto Studart, 17 – Papicu

15h – Visita a Krautop
Local: Av. Mister Hull, 5000 – Antônio Bezerra – Fortaleza

17h – Adesivaço e panfletagem no Conjunto Ceará
Local: Av. A, esquina com Av. Central – Conjunto Ceará – Fortaleza

Eunício Oliveira (PMDB)

9h – Visita ao Mercado São Sebastião

16h – Carreata em Messejana
Concentração: Rua Guarujá, em frente à praça do Colégio Paulo Benevides

19h30 – Participa de encontro com lideranças e vereadores de Fortaleza no comitê central

Tags: , , , ,

Esvaziamento da Assembleia levanta críticas de opositores de Cid

Publicado em 17/09/2014 - 9:36 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle
Oposição diz que o Governo orientou os aliados a não comparecer na Assembleia para blindar Cid Gomes de especulações sobre a Petrobras FOTO: José Leomar

Oposição diz que o Governo orientou os aliados a não comparecer na Assembleia para blindar Cid Gomes de especulações sobre a Petrobras FOTO: José Leomar

Por Miguel Martins

A Assembleia Legislativa deixou de realizar mais uma sessão ordinária na manhã de ontem devido à falta de deputados presentes para o quórum necessário para abertura das plenárias. Dos 46 estaduais, somente dez compareceram ao trabalho ontem. Oposicionistas atribuem o esvaziamento da Casa à orientação do Governo do Estado para que a maioria dos governistas faltasse às atividades propostas.

Às 9h25, enquanto o painel eletrônico registrava seis presentes no plenário, apenas o líder do Governo, José Sarto (PROS), e João Jaime (DEM), da oposição, estavam presentes. Em seguida, chegaram Fernando Hugo (SD), Manoel Duca (PROS), Eliane Novais (PSB), Heitor Férrer (PDT), Nelson Martins (PT), Paulo Facó (PTdoB), Lula Morais (PCdoB) e Fernanda Pessoa (PR).

Segundo o Departamento Legislativo, um problema técnico no painel ocasionou um erro no momento dos registros das presenças. Dessa forma, os deputados foram orientados a fazer a inscrição em papel. Uma mensagem do Governo, dois projetos de Lei de deputados e um de Indicação, além de 31 requerimentos, estavam na pauta.

José Sarto argumentou que os parlamentares não quiseram voltar de suas bases no Interior, pois faltam menos de 20 dias para o primeiro turno. Porém, alguns deputados foram vistos nos corredores da Assembleia, como Gony Arruda (PSD) e Vanderley Pedrosa (PTB), ambos com trajes de passeio.

A oposição afirmou que o governador Cid Gomes teria orientado os governistas a faltar à sessão para evitar que a oposição repercutisse na tribuna da Casa reportagem da revista IstoÉ que cita o nome de Cid na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

“Quando chegamos aqui, tinha um fio solto e não podíamos dar a presença. Às 8h50, vimos o estacionamento vazio”, criticou Eliane Novais. “O Governo quis preservar a imagem do governador, e eu acho que ele (Cid) deve prestar esclarecimento à população”, cobrou João Jaime.

“Não vamos ser inocentes. O governador Cid Gomes não poderia ter negado que conhece esse gestor da Petrobras. Qual o problema de ele dizer que conhecia o homem? Nós lamentamos que o governador tenha mentido”, apontou Heitor Férrer.

Tags: , , , ,

TRE começa a orientar policiais para as eleições

Publicado em 17/09/2014 - 9:35 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle
Os policiais receberam orientações do  juiz auxiliar da presidência do TRE, Cléber de Castro Cruz FOTO: José Leomar

Os policiais receberam orientações do juiz auxiliar da presidência do TRE, Cléber de Castro Cruz FOTO: José Leomar

Por Alan Barros

O juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral, Cléber de Castro Cruz, participou de capacitação realizada ontem na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para orientar os oficiais da Polícia Militar (PM) que comandarão a organização das eleições deste ano nos municípios do Interior. Na quinta-feira, será a vez de quem atuará na Capital.

Segundo o coronel Roberto Alves, responsável pelo planejamento operacional da Polícia Militar no pleito deste ano, a partir de 30 de setembro, 1.300 homens serão deslocados para os municípios do Interior, onde se somarão aos 4 mil policiais já lotados fora de Fortaleza. Ele lembrou que outros 500 foram ainda no fim de julho para reforçar o efetivo voltado à eleição.

“Já na Capital, nós informaremos o número de homens só na quinta-feira, mas 100% do efetivo de Fortaleza vai trabalhar no pleito”, completou o coronel Roberto Alves. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, além do apoio garantido por representantes da Polícia Federal, o pleito deste ano tem à disposição 15 mil homens, entre integrantes da Polícia Militar e Polícia Civil.

Ilícitos

Ontem, o juiz auxiliar ministrou uma palestra abordando a legislação eleitoral voltada para a capacitação dos policiais militares. Durante o encontro, Cléber de Castro Cruz esclareceu a função da Justiça Eleitoral, citou a relevância da parceria com os órgãos de segurança pública para assegurar o exercício do poder de polícia na eleição, detalhou os ilícitos e crimes eleitorais comumente registrados durante os pleitos e respondeu as dúvidas acerca de casos específicos.

O magistrado detalhou que, durante o pleito, os principais ilícitos são a colocação de placas com mais de quatro metros quadrados, fixação de cartazes em bens públicos e abusos na utilização de instrumentos sonoros. No que tange aos crimes eleitorais, o juiz auxiliar chamou atenção para casos de compra de votos, boca de urna, transporte irregular de eleitores e desordem nas seções eleitorais.

O juiz auxiliar explicou também que nem todo transporte de eleitor será caracterizado como crime eleitoral, já que alguns veículos a serviço do TRE serão responsáveis por esta tarefa. “É comum transportarem os eleitores dos distritos para as sedes dos municípios. Agora, existem algumas exceções”, esclareceu.

Denúncia

Cléber de Castro avisou que a Justiça Eleitoral, com o apoio da PM, não precisa aguardar a abertura processual sobre a denúncia de ilícito. “Se um carro de som está transitando na cidade fora do horário permitido, o juiz não vai esperar que alguém ingresse com processo para mandar o veículo parar. Ele pode mandar parar imediatamente. Isso é atividade administrativa de polícia e os senhores podem auxiliar os fiscais da propaganda eleitoral no caso de resistência da ordem judicial”, frisou.

O juiz auxiliar também alertou que o efetivo não será capaz de coibir todo tipo de ilícito eleitoral, mas defendeu que um bom planejamento poderá tornar o pleito mais tranquilo. “Na realidade, ninguém é inocente. Não podemos tudo. Ninguém aqui é super homem nem super mulher, mas nós podemos muito se tivermos disponibilidade e nos prepararmos para alcançar uma determinada meta. Então, vai ter compra de votos, mas vamos fazer tudo o que estiver em nosso alcance para impedir que ilícitos ocorram”, pontuou.

Um dos oficiais da Polícia Militar presentes no encontro reclamou, no entanto, que parte dos juízes e promotores de Justiça atuantes no Interior do Estado não tem o mesmo entendimento do juiz do TRE Cléber de Castro Cruz e pressionam o efetivo. “A gente, como reles oficiais, fica querendo fazer o impossível porque o promotor e o juiz querem que aconteçam. Acho que o TRE deveria ser mais contundente”, avaliou o oficial.

Tags: , , ,

Eliane defende a descentralização dos núcleos do Governo

Publicado em 17/09/2014 - 9:34 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle

Por Yohanna Pinheiro

A candidata ao Governo Eliane Novais (PSB) afirmou, ontem, em entrevistas à Rádio Verdes Mares, TV Verdes Mares e TV Diário, que se eleita irá descentralizar o Governo através da implementação de núcleos governamentais nas oito macrorregiões do Estado.

Para Eliane, o Governo é muito centralizado na Capital e a descentralização serviria para ampliar o diálogo com moradores de todo o Estado. “Antigamente tinha o Governo itinerante, mas ele só ia (ao Interior) quando o governador (Cid Gomes – PROS) tinha interesse. No nosso Governo, vamos ter realmente uma base nas regiões para receber, orientar e conduzir ao Governo Central essas demandas e fazer essa discussão com a sociedade”, afirmou.

A candidata não especificou, entretanto, de que maneira essa descentralização seria feita. “Temos hoje um grupo de trabalho que está estudando as matérias e essa proposta ainda está sendo formatada”, justificou.
Durante as entrevistas, Eliane também criticou atitudes da atual gestão em vários setores. Na área de Segurança Pública, ela afirmou que, apesar de ter trazido o atual secretário Servilho Paiva para a pasta, o governador não cumpriu as ações de integração de políticas públicas que teriam auxiliado o secretário durante a gestão de Eduardo Campos em Pernambuco, quando foram reduzidos os índices de violência no Estado.

“O governador trouxe o secretário Servilho, mas não trouxe as 70 ações que são integradas com as outras secretarias, de Segurança Pública, de Planejamento, com o Ministério Público, com a defensoria Pública, com o Judiciário e com a sociedade”.

Caso seja eleita, a candidata prometeu reduzir em 40% os índices de criminalidade do Estado através do programa “Pacto Pela Vida”, inspirado na política implantada por Eduardo Campos em Pernambuco, em 2007.

“(Vou reduzir a criminalidade) aplicando as 70 ações oriundas do Pacto Pela Vida. Eu quero uma polícia cidadã, uma polícia comunitária que dialogue com a sociedade. Os bilhões que foram gastos (pelo atual Governo) foram ineficientes”, afirmou.

Tags: , , ,

Projeto altera estrutura do Conselho Municipal de Política Cultural

Publicado em 17/09/2014 - 9:32 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle

Por Suzane Saldanha

Começaram a tramitar na Câmara Municipal de Fortaleza, ontem, três projetos de Lei Ordinária, sendo dois enviados pelo prefeito Roberto Cláudio (PROS), um deles dispõe sobre o estabelecimento de novas regras para a estrutura do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Conforme o documento, o intuito é dar maior celeridade às deliberações do Conselho.

O projeto defende a necessidade da incorporação na estrutura do Conselho de novas linguagens, bem como a previsão da participação de representantes de instituições públicas vinculadas à cultura, antes não existentes. “Visa realizar adequações e aprimoramentos garantindo paridade entre membros do Poder público e da sociedade civil, bem como promove melhorias na forma de escolha dos membros da sociedade civil”.

Entre as justificativas da alteração, a dificuldade de implementar políticas públicas na área da cultura e em estabelecer formas democráticas e transparentes de acesso, dentre as quais a possibilidade de garantir que todo cidadão ou instituição cultural possa opinar sobre a política pública de cultura.

“A iniciativa de propormos a modificação do Conselho demonstra a importância com que o Poder Público Municipal trata a questão da transparência e da democratização da gestão cultural em nossa cidade”. O Conselho Municipal de Política Cultural a participação de 52 membros, com seus respectivos suplentes saídos do Poder público e da sociedade civil.

Tags: , ,

Eunício contesta acusação de cópia

Publicado em 17/09/2014 - 9:31 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle
Eunício Oliveira participou de uma carreata no bairro Vila Velha, em Fortaleza FOTO: ÉRIKA FONSECA

Eunício Oliveira participou de uma carreata no bairro Vila Velha, em Fortaleza FOTO: ÉRIKA FONSECA

O candidato Eunício Oliveira (PMDB) participou, ontem, de uma carreata no bairro Vila Velha, em Fortaleza, e aproveitou para rebater a declaração de Camilo Santana (PT), publicada no Diário do Nordeste, em que o petista acusou os demais concorrentes de defenderem as escolas em tempo integral apenas depois de ele destacar a proposta em seus programas veiculados n o horário eleitoral.

Eunício Oliveira citou que o Plano Nacional de Educação já estabelece que todas as escolas públicas com mais de 500 estudantes devem funcionar em tempo integral e, por essa razão, não se trata de uma proposta nascida no programa de Governo do candidato Camilo Santana.

“Não há uma apropriação. O que há é uma grande mentira, uma grande farsa, porque no caso da escola em tempo integral, é só você clicar no site do Senado Federal para encontrar o Plano Nacional de Educação. O plano já diz claramente que todas as escolas públicas com mais de 500 alunos serão obrigatórias de tempo integral. Por que não fizeram isso durante oito anos”, respondeu Eunício Oliveira.

O peemedebista ainda ressaltou que o Plano Nacional de Educação passou pelo Congresso Nacional durante o mandato dele e ressaltou que, como líder do PMDB no Senado, encaminhou o voto favorável à matéria, garantindo o apoio de pelo menos 28 parlamentares.

“Quem aprovou o Plano Nacional de Educação e quem encaminhou favorável com os 28 votos dos 41 necessários para aprovação no Senado foi o senador Eunício Oliveira. Então, não há uma apropriação. Pelo contrário. Tem até um filme que está rodando por aí que diz que ele carregou a estátua do Padre Cícero no ombro, fez isso, aquilo”, ironizou o candidato.

Críticas

Eunício Oliveira também revelou que deve intensificar as críticas à atual gestão do Governo do Estado nesta reta final de campanha. O peemedebista negou, no entanto, que o tom mais agressivo contra a administração estadual representa uma mudança na estratégia adotada por ele desde o início do processo eleitoral.

De acordo com Eunício Oliveira, o prosseguimento da campanha por meio de passagens por municípios do Interior e pela Capital permitiu a constatação de mais falhas da atual gestão.

“Nós vamos constatando essas questões. Cada vez mais pessoas aflitas com a questão da violência, com a questão da saúde. Então, não é que o final da campanha vai se acirrar. A verdade é que, no final da campanha, a gente tem muito mais informações, porque conversamos com muito mais gente”, alegou.

Tags: , ,

Página 1 de 33912345...102030...Última »

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999