política

Busca


Programas de Luizianne e Eudes são exibidos pela primeira vez

Publicado em 27/08/2014 - 9:36 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle

Por Alan Barros

Os candidatos a deputado federal Luizianne Lins (PT) e Eudes Xavier (PT) tiveram, ontem, as primeiras aparições no programa da coligação veiculado no horário eleitoral gratuito. As inserções foram ao ar após várias acusações dos candidatos de que o governador Cid Gomes, juntamente com a coordenação da campanha majoritária, teria sido responsável pelo veto.

Passado o impasse que gerou até representação no Tribunal Regional Eleitoral, ontem, a ex-prefeita e Eudes Xavier foram os primeiros candidatos apresentados pela coligação, apesar dos dois desobedecerem ao padrão adotado pelos demais postulantes da aliança.

Luizianne Lins destacou, neste primeiro programa, o período de oito anos em que ela esteve à frente da Prefeitura de Fortaleza. A ex-prefeita afirmou ter investido muito em políticas sociais voltadas para a maioria da população e ainda disse ter feito grandes obras que respeitaram o meio ambiente.

Luizianne Lins pediu voto apenas para a candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República, enquanto apenas uma inserção na tela fez referência a Camilo Santana.

Já Eudes Xavier se apresentou como deputado federal e comerciário disposto a lutar em Brasília pelo povo cearense. O petista pediu voto apenas para a presidente Dilma Rousseff, mas uma imagem presente na tela destacou a candidatura de Camilo Santana. Na primeira versão publicada na Internet pelo parlamentar, entretanto, não havia a referência à sucessão estadual.

No início da semana, os aliados de Luizianne Lins e candidatos a deputado estadual, Antônio Carlos e Elmano de Freitas, também tiveram as primeiras aparições no horário eleitoral.

TRE

A ex-prefeita chegou até a levar o caso ao TRE para solicitar a veiculação imediata dos programas no horário eleitoral. Num primeiro momento, o juiz auxiliar Carlos Oliveira rejeitou a representação, mas voltou atrás.
Em sua decisão, o juiz argumentou que, “se de um total de dez candidatos ao cargo de deputado federal pertencentes ao Partido dos Trabalhadores, oito já veicularam suas propagandas não apenas uma, mas por duas vezes seguida, torna-se inegável o prejuízo sofrido pelos agravantes, posto que foram os dois únicos preteridos” destacou.

De acordo com o magistrado, ficou evidente uma “desproporção”, já que Luizianne Lins e Eudes Xavier ainda não tinham qualquer propaganda veiculada, enquanto outros candidatos já foram ao ar repetidamente.

Tags: , ,

Deputado diz que candidato usa “dinheiro do Banco Central” na campanha

Publicado em 27/08/2014 - 9:35 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle
Lula Morais foi à tribuna da AL, mais uma vez, fazer denúncias sobre compra de votos FOTO: Fabiane de Paula

Lula Morais foi à tribuna da AL, mais uma vez, fazer denúncias sobre compra de votos FOTO: Fabiane de Paula

Por Miguel Martins

O deputado Lula Morais (PCdoB), ontem, no plenário da Assembleia, disse que tem candidato a deputado federal, nestas eleições, lavando “dinheiro do Banco Central”, na compra de votos, em Fortaleza e no Interior do Estado. O deputado fazia referência aos milhões de reais roubados do Banco Central, no Ceará, em agosto de 2005.

Lula Morais ainda acrescentou que está à disposição do Ministério Público (MP) para dar mais detalhe do derrame de dinheiro do tal candidato. O deputado disse que daria o nome se fosse ouvido pelas autoridades cearenses. A manifestação do parlamentar foi em aparte ao discurso do deputado Fernando Hugo que criticava a compra e venda de votos no Ceará.

Hugo afirmou que uma candidata à Assembleia Legislativa do Município de São Benedito, na Serra Grande, correligionária do deputado Lula Morais está comprando tudo quanto é voto na Ibiapaba e “desce de ladeira à baixo comprando tudo que é de voto que encontra pela frente”. O deputado não nominou o nome da candidata mais deixou a entender que ela foi prefeita daquela cidade.

O deputado Ely Aguiar afirmou que os presidentes de partidos também vendem as legendas, e discorreu sobre situações que aconteceram em nível nacional e estadual. Sobre as falas de Lula Morais, de que estaria havendo “lavagem de dinheiro” nas eleições do Ceará, Aguiar salientou que dinheiro que foi roubado no assalto ao Banco Central, em 2005, estaria sendo usado para financiar campanha de deputado federal no Estado.

Mudanças

O deputado Fernando Hugo disse que estava envergonhado da política eleitoral atualmente no Brasil e no Ceará, e ressaltou que chegou até a pensar em ser corrupto ou ter roubado, visto a falta de consciência eleitoral no Estado. “Não vou aqui culpar a ausência de fiscalização da Justiça Eleitoral. Mas o voto no Brasil e no Ceará se transformou em uma ‘esculhambaria’. Nunca antes se viu uma mercantilização tão baixa como agora”, disse.

O parlamentar ressaltou que há alguns dias, Lula Morais já havia lembrado sobre a compra de votos nas eleições deste ano no Ceará, e defendeu mudanças no comportamento da população para com a importância do voto. “Eu chego a pensar que o bom é roubar, porque o povo quer. Na hora da escolha eleitoral, ajuda aquele que compra. Ele continua ainda como no tempo dos coronéis, querendo chapa, chave da casa. É uma vergonha e inaceitável”, criticou.

Votações

Todas as matérias do Governo que estavam na pauta de votação, desde a semana passada na Assembleia Legislativa do Ceará, foram aprovadas na sessão de ontem. A primeira delas trata da vinculação de recursos do Fundo de Participação do Estado (FPE) para fins de garantida de adimplemento das obrigações do Estado com a Parceria Público-Privada (PPP) firmada com empresas do Ceará. Outra, desafeta fração de terreno de 36 mil m², para alienação através de dação em pagamento à Sociedade de Propósito Específico Ponte Estaiada (OAS) Marquise Infraestrutura S.A.

Outra matéria aprovada foi a que altera a nomenclatura da Secretaria Especial da Copa (Secopa) para Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos. Ainda na sessão de ontem, foi aprovada a cessão de imóvel para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de projeto de Lei Complementar de Lula Morais, que adiciona Paracuru, Paraipaba, Trairi e São Luis do Curu na Região Metropolitana de Fortaleza. Em sessão extraordinária, os deputados aprovaram mudança na Constituição do Ceará para tornar a Administração Fazendária mais autônoma e eficiente.

Tags: , , ,

Adail Carneiro reassume mandato na Assembleia

Publicado em 27/08/2014 - 9:33 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle
Decisão que permitiu retorno de Adail Carneiro foi expedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF FOTO: JOSÉ LEOMAR

Decisão que permitiu retorno de Adail Carneiro foi expedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF FOTO: JOSÉ LEOMAR

Por Yohanna Pinheiro

O deputado estadual Adail Carneiro (PHS) voltou a assumir o mandato que estava sendo ocupado desde o dia 7 de agosto por Evandro Leitão (PDT). Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) expedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, a liminar do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE) que assegurava a posse de Leitão foi cassada.

O imbróglio se deu pela mudança de partido de Adail, que migrou do PDT para o PHS após ter sido eleito primeiro suplente pelos trabalhistas em 2010. Com a vacância deixada por Patrícia Saboya, que assumiu o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Assembleia reconhece que o mandato pertence ao primeiro suplente, Adail, enquanto o PDT defende que o mandato pertence ao partido e que deva ser assumido pelo segundo suplente, Evandro Leitão.

Adail afirmou que, antes de assumir o cargo, fez um acordo com o diretório para que ele assumisse e deixasse o segundo suplente assumir, em seguida, por quatro meses. “Quando eu menos espero, está um processo de cassação de mandato, pedindo a antecipação de tutela no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE)”, apontou. Com a negação do pedido liminar do PDT na Justiça Eleitoral, o partido entrou com o pedido no TJ-CE e conseguiu assegurar a posse de Leitão.

No entanto, a decisão judicial expedida pelo ministro Ricardo Lewandowski na última sexta-feira (22), em recurso apresentado pela Assembleia Legislativa, cassou a liminar e devolveu a posse do cargo a Adail. Evandro ainda esteve presente à sessão de ontem, mas se retirou após ser comunicado da decisão. O gabinete em disputa já tinha sido retomado por Adail no fim da manhã.

“Tudo se deu pela mudança do partido. A mudança do partido se deu por eu não ter sido convidado a fazer parte do projeto durante o período em que estive no partido. Nunca fui convidado para assumir cargos de confiança, sempre fui esquecido na hora de tomada de decisões importantes, daí fiz uma avaliação e achei conveniente mudar”, afirmou Adail.

O deputado reclamou que, mesmo tendo sido eleito primeiro suplente, o segundo suplente foi convidado a assumir a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS). “Vieram em seguida outros cargos de 2º e 3º escalão que em nenhum momento fui convidado. Só vim a ser quando faltava um ano para que qualquer ocupante de cargo no Poder Executivo viesse a se desincompatibilizar (para disputar as eleições)”, apontou.

Procurado pela reportagem, Evandro Leitão não atendeu às ligações. O presidente estadual do partido, deputado federal André Figueiredo, afirmou que o partido já entrou com agravo da decisão de Lewandowski no STF e aguarda julgamento do caso na Justiça Eleitoral. “Temos absoluta tranquilidade. Essa decisão causa um prejuízo ao partido e ao Evandro Leitão, mas esse mandato pertence ao partido”, afirmou.

Tags: ,

Apoiadores de Marina Silva lançam movimento em Fortaleza

Publicado em 27/08/2014 - 9:31 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle

Por Yohanna Pinheiro

Apoiadores da candidata de Marina Silva (PSB) à Presidência da República, ontem, na Assembleia Legislativa, lançaram o movimento “Fortaleza de Marina” com o objetivo de fortalecer a campanha da candidata no Estado. A sede do comitê suprapartidário será inaugurada amanhã (28), na Av. Alberto Sá, 446, onde funcionará como centro de encontros e para distribuição de material de campanha.

A iniciativa é da Rede Sustentabilidade em parceria com militantes do PSB, PPL, PPS, PRP, agremiações que fazem parte da coligação “Unidos pelo Brasil”. Embora o PHS e o PSL estejam coligados nacionalmente, seus dirigentes partidários no Estado não compareceram ao evento. De acordo com o deputado estadual Tin Gomes, presidente do PHS, os membros do partido estão livres para apoiar qualquer candidatura à Presidência.

Segundo Nicole Barbosa, que participou do lançamento como representante da sociedade civil, o comitê está preparando uma programação para receber a candidata na Capital, que inclui um encontro com universitários, outro com o setor produtivo e uma caminhada. “A ideia é fazer crescer a campanha, para que as pessoas possam ter acesso às propostas da Marina”, afirmou André Ramos, presidente estadual do PPL.

Longe

Ramos destacou que, antes da tragédia que vitimou o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, a campanha já vinha crescendo no Estado. “Pouco está se tendo a oportunidade de ouvir Marina Silva. O nosso tempo de televisão é pequeno e é fundamental que os apoiadores consigam levar para mais longe as suas ideias e propostas. Esse movimento suprapartidário, demonstra esse movimento como um todo”, afirmou.

Juntamente ao comitê suprapartidário, o PSB trabalha ainda com a criação das “casas de Marina”, pequenos comitês domiciliares que distribuem material de campanha da candidata. “Abrimos até agora 61 comitês no Interior do Estado, Eliane e Marina. Abrimos 50 casas de Marina em dez dias. Imagina a dimensão que um comitê suprapartidário pode dar à campanha da Marina”, ressaltou Leonardo Bayma.

Tags: , , ,

Eliane Novais repudia críticas de Guimarâes e De Assis Diniz à Marina

Publicado em 27/08/2014 - 9:31 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle
eliane novais

A deputada disse que o PSB Nacional, Estadual e Municipal rompeu com o PT. FOTO: LUCAS DE MENEZES

Em seu pronunciamento, ontem, na Assembleia Legislativa, a vice-presidente do PSB no Ceará e deputada estadual, Eliane Novais, repudiou publicações feitas em redes sociais pelo presidente do Partido dos Trabalhadores, De Assis Diniz, quando da morte do ex-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB). Na ocasião, o dirigente chamou a então candidata à vice-presidente, Marina Silva, de “vampira”, o que contou com a adesão do deputado federal José Nobre Guimarães (PT), que também criticou Marina.
No decorrer das semanas que passaram, De Assis Diniz postou diversas notícias contra a agora candidata à presidente pelo PSB, e não pediu desculpas ou se retratou sobre o ocorrido, o que está sendo esperado por Novais e o PSB Estadual. No dia do enterro de Eduardo Campos, em Recife, o deputado José Nobre Guimarães, em uma rede social postou uma foto de Marina Silva sorrindo, com a seguinte frase: “Mais uma foto do velório. Cada um do seu jeito”. Outros petistas fizeram o mesmo ao longo daquele dia.
Novais repudiou as posições de De Assis Diniz, em sua página no Facebook, em que ele chamou a candidata à Presidência da República de “vampira”, e apresentou nota da direção nacional do PSB e da executiva estadual da legenda criticando a ação do petista. Segundo a pessebista, o deputado federal, José Nobre Guimarães (PT), também se somou aos posicionamentos do dirigente do Partido dos Trabalhadores ao criticar Marina.
Eliane Novais leu a nota e ressaltou a importância de Marina Silva para a política brasileira, e lamentou que De Assis Diniz tenha dito que a candidata “é uma vampira” e que se aproveitou da morte de Chico Mendes, nos anos 1980, e agora de Eduardo Campos. Em nota assinada pela presidência estadual do PSB, a direção estadual do Partido Socialista Brasileiro repudiou “os ataques desrespeitosos do PT Ceará, comandado pelo grupo político do deputado Guimarães, feitos pelas redes sociais contra a nossa candidata à Presidente Marina Silva”.
“Marina, juntamente com Chico Mendes, cumpriu um excepcional papel na luta pela defesa da maior floresta tropical do mundo: a nossa Amazônia. Chico Mendes foi assassinado covardemente por grileiros, sendo um mártir na história do ambientalismo do mundo. Marina é uma das figuras mais respeitadas do mundo na busca pelo desenvolvimento sustentável”, aponta o documento.
De acordo com o texto, o PSB no Ceará e em nível nacional está rompido com o PT. “Não aceitamos a postura do deputado federal Guimarães, que ficou conhecido no Brasil como deputado da cueca, e não aceitamos o silêncio dos demais dirigentes do PT Ceará e de Fortaleza, entre eles ex-prefeita Luizianne Lins”. O deputado Osmar Baquit (PSD) partiu em defesa de Marina, e chamou de “estúpida” e “grosseira” a atitude do presidente do PT. Ele afirmou que a atitude do petista vai na contramão do bom debate.
Já Novais chamou Guimarães de “deputado da cueca”, em alusão ao caso ocorrido em 2005, quando um assessor parlamentar do petista foi encontrado com US$ 100 mil escondidos na cueca, e mais US$ 209 mil em uma maleta. Novais afirmou que o PSB rompeu com PT por conta do tratamento dado pelo presidente da sigla. O rompimento, conforme ressaltou é da legenda nacional, estadual e municipal.
Ela conclamou os deputados petistas e dirigentes do partido no Ceará a se retratarem com Marina, inclusive, a ex-prefeita Luizianne Lins e o candidato ao Governo do Estado, Camilo Santana, que não se posicionaram sobre o caso. “Nós não vimos uma palavra sequer dos ambientalistas, dos petistas para fazer a defesa de Marina. Cadê a postura da ex-prefeita Luizianne, que defende tanto as mulheres? E cadê o candidato Camilo Santana? Não adianta dizer que não tem conhecimento do fato, pois é alguém de sua corrente política”.
Ely Aguiar (PSDC) chamou de “imbecilidade” a frase dita pelo presidente do PT do Ceará nas redes sociais, e afirmou que há necessidade do pedido de desculpas. “Esse tipo de comportamento do PT contra nosso partido, nos dá a certeza de que foi correta a decisão de Eduardo Campos, e do rompimento do PSB com o PT nessas eleições. O PSB está rompido com o PT de Guimarães, que está bem distante do povo. E estamos rompidos com o PT da ex-prefeita Luizianne Lins”, apontou Eliane Novais.

Projetos são aprovados mesmo com críticas da oposição

Publicado em 27/08/2014 - 9:26 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle
Apesar de ser da oposição, João Jaime votou a favor de duas mensagens polêmicas FOTO: JOSÉ LEOMAR

Apesar de ser da oposição, João Jaime votou a favor de duas mensagens polêmicas FOTO: JOSÉ LEOMAR

Por Miguel Martins

Todas as matérias do Governo que estavam paradas na pauta de votação desde a semana passada na Assembleia Legislativa do Ceará foram aprovadas, mesmo com críticas e votos contrários da oposição. Alguns opositores, inclusive, votaram favoráveis a duas das três mensagens polêmicas, o que demonstra uma falta de unidade do grupo oposicionista ao Governo Cid Gomes na Casa.

Enquanto Heitor Férrer (PDT) e João Jaime (DEM) foram favoráveis aos projetos que tratavam de operações que garantirão a construção da pontes estaiada e mirante em Fortaleza, Delegado Cavalcante (PDT), Roberto Mesquita (PV), Eliane Novais (PSB), Fernanda Pessoa (PR) e Ely Aguiar (PSDC) se posicionaram contra. Danniel Oliveira (PMDB) encaminhou, por duas vezes, pelo bloco que é líder, voto contrário, mas ainda assim não foi acompanhado por seus pares. Nem mesmo os membros do PMDB votaram com o peemedebista, que é o único do PMDB que tem se comportado como oposição na Casa.

A primeira matéria, que trata da vinculação de recursos do Fundo de Participação do Estado (FPE) para fins de garantida de adimplemento das obrigações do Estado com a Parceria Público-Privada (PPP) firmada com empresas do Ceará teve 25 votos favoráveis e somente seis contrários. Roberto Mesquita disse que o Estado do Ceará está concedendo “graciosamente”a administração do mirante e ponte estaiada. “O Estado vai aportar mais de R$ 200 milhões e a empresa não vai entrar com nada. A construtora Marquise e OAS nada aportam. Se detiverem sobre o contrato, elas ainda terão direito a R$ 12 milhões de ressarcimento anual caso haja problema no mirante”, disse ele ressaltando ainda o problema de água no Ceará.

Já o líder do Governo, José Sarto (PROS), destacou a implantação de via de acesso à Washington Soares, pensando na mobilidade urbana, devido a entrada de veículos a cada mês no Estado. Depois da votação, Mesquita chamou de “absurdo” e disse que a Assembleia Legislativa agora passa “vergonha” diante da matéria aprovada. Danniel Oliveira também criticou a matéria. Ferreira Aragão e Osmar Baquit defenderam. Danniel encaminhou voto contrário, e Sarto favorável. Delegado Cavalcante quis encaminhar voto contrário, mas Ferreira Aragão já havia feito encaminhamento favorável.

Outra matéria aprovada ontem, e criticada por opositores foi a que desafeta fração de terreno de 36 mil m², para alienação através de dação em pagamento à Sociedade de Propósito Específico ponte estaiada (OAS) Marquise Infraestrutura S.A. Na votação nominal, 26 votaram favoráveis e somente seis contrários.

Outra matéria bastante contestada pelos parlamentares oposicionistas foi a que altera a nomenclatura da Secretaria Especial da Copa (Secopa) para Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos. “Isso é uma vergonha para esse Parlamento. Eu esperava que o governador tivesse um mínimo de bom senso para com a população cearense A grande maioria que o Governo tem nesta Casa, com certeza, vai conseguir aprovar. Espero que alguns tenham consciência e não vote nessa matéria”, apontou João Jaime que encaminhou contra pelo Democratas.

O PDT votou contra a matéria, e o líder do partido, Delegado Cavalcante, chegou a dizer que a matéria “cheira a ‘cabide de emprego’”. Ferreira Aragão, mesmo contra a decisão da maioria do partido, teve que acatar o posicionamento dos outros dois colegas. Danniel Oliveira afirmou que o governador Cid Gomes quer apenas abrigar um amigo para quem a função na Secopa já acabou.

Sergio Aguiar encaminhou votação favorável pelo PROS, e destacou a formação de jovens pela Secretaria, destacando ainda que o Ceará tem responsabilidade com as políticas públicas. José Sarto lembrou que haveria mudança apenas na nomenclatura do órgão, afirmando que mais cargos não serão criados.

A votação da matéria contou com a reprovação de João Jaime, Ely Aguiar, Danniel Oliveira, Delegado Cavalcante, Eliane Novais, Fernanda Pessoa, Roberto Mesquita, Téo Menezes (DEM) e Heitor Férrer. Outros 25 parlamentares governistas votaram favoráveis à proposta e seguiram orientação dos líderes governistas.

Ferreira Aragão, quando da discussão da segunda votação criticou os parlamentares que votaram contra a matéria de mudança do nome da Secopa, e disse que a oposição quer apenas votar contra o Governo. “Qual o problema? Fazer oposição é muito fácil, é só mostrar o erro do outro”, reclamou o pedetista.

Ainda na sessão de ontem, foi aprovada a cessão de imóvel para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de projeto de Lei Complementar de Lula Morais, que adiciona Paracuru, Paraipaba, Trairi e São Luis do Curu na Região Metropolitana de Fortaleza. Em sessão extraordinária, os deputados aprovaram mudança na Constituição do Ceará para tornar a Administração Fazendária mais autônoma e eficiente.

Tags:

Confira a programação dos candidatos para esta quarta-feira (27)

Publicado em 27/08/2014 - 9:25 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle

Ailton Lopes (PSOL)

5h – Panfletagem e conversa com os trabalhadores da Grendene calçados (Crato)

8h – Reunião com apoiadores na cidade de Jardim

11h – Panfletagem e conversa com os estudantes do Colégio Maria Amélia Xavier (Juazeiro do Norte)

15h – Roda de Conversa com juventude na cidade do Crato (Praça Siqueira Campos)

18h – Panfletagem e conversa com os estudantes da Universidade Regional do Cariri (Campus Pimenta – Crato)

19h – Roda de Conversa na comunidade Rabo da Gata (Crato)

Camilo Santana (PT)

9h – Reuniões internas

19h30 -  Encontro com Trade Turístico, no Hotel Romanos (rua Padre Pedro de Alencar, 2230 – Messejana)

20h – Diálogos na Tenda – Para avançar na saúde, no Comitê Central
  
Eliane Novais (PSB)

6h30 – Panfletagem na entrada dos trabalhadores da Companhia Siderúrgica do Pecém. Local: Rod. CE 422, Km 11,5 – São Gonçalo do Amarante

18h – Gravação para programa de TV

Eunício Oliveira (PMDB)

9h – Caminhada no Centro de Fortaleza

16h30 – Caminhada na Avenida Monsenhor Tabosa

Tags: , , , ,

Prefeitura recebe recursos federais para implantação de três corredores expressos

Publicado em 26/08/2014 - 19:02 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

O Ministério das Cidades assegurou à Prefeitura de Fortaleza, por meio de publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira (26), recursos de cerca de R$ 611 milhões para a implantação de três importantes corredores expressos para ônibus na cidade: BR 116 / Aguanambi, Primeiro Anel Expresso e Perimetral / Juscelino Kubitscheck.

Nesta lista de intervenções, o primeiro corredor a ser implantado é o BR 116 / Aguanambi, com início previsto para o primeiro semestre de 2015. Entre os serviços na obra, estão a reurbanização das vias com a padronização das calçadas, a implantação de ciclovia compartilhada com passeio, arborização, instalação de estações de ônibus junto ao canteiro central, além de drenagem a pavimentação.

Está prevista também a construção de um túnel, ligando a Av. Domingos Olímpio à Av. Antônio Sales, eliminando os semáforos existentes e permitindo o livre acesso às duas avenidas, especificamente naquele trecho.

O projeto de implantação do corredor BR-116 / Aguanambi, que tem extensão de 15,2km, prevê ainda a implantação de corredor expresso de ônibus na BR 116, passarelas, e reforma e ampliação do Terminal de Messejana. As obras contarão com investimentos da ordem de R$ 250 milhões para a sua execução, sendo 50% financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 50% do Governo Federal. O término da obra está previsto para o segundo semestre de 2016.

Primeiro Anel Expresso

Com investimento de R$ 189 milhões, o corredor do Primeiro Anel Expresso de Fortaleza, que tem extensão de 6,8km, fará a ligação entre o Mucuripe e a Av. Presidente Castelo Branco, na altura da Escola de Aprendizes Marinheiros, criando um arco expresso que contorna a região central da cidade. Trata-se de um importante corredor de transporte que complementará o projeto original da Via Expressa, sendo dividido em dois trechos.

O primeiro trecho inicia-se na Avenida Raul Barbosa, seguindo paralelo ao canal da Aerolândia e ao longo das Avenidas Borges de Melo / Aguanambi / Eduardo Girão, chegando à Avenida João Pessoa, perfazendo uma extensão de 4,8km. O segundo trecho segue da Avenida Bezerra de Menezes, pela Avenida José Bastos, até chegar à Avenida Presidente Castelo Branco, completando 2 km de extensão. O projeto prevê estações de embarque e desembarque, ciclovia e requalificação viária. A obra tem previsão de início no segundo semestre de 2015 e previsão de término no segundo semestre de 2018.

Perimetral / Juscelino Kubitscheck

Com a implantação do corredor expresso Perimetral / Juscelino Kubitscheck, que terá 20,1 km de extensão, ligando a periferia de Fortaleza de Leste a Oeste pelos terminais Messejana e Antônio Bezerra, será possível a integração dos demais corredores radiais que ligam a periferia ao Centro da cidade.

As obras de melhoramento viário abrangem a instalação de estações de embarque e desembarque, ciclovia e requalificação do pavimento e calçadas, proporcionando integração com os seguintes corredores: Antônio Bezerra / Centro; Senador Fernandes Távora / Expedicionários; José Bastos / Augusto dos Anjos; Alberto Craveiro; Paulino Rocha; Via Expressa / Raul Barbosa e Dedé Brasil. Tais intervenções tornarão a Av. Perimetral em uma via expressa, ou seja, sem cruzamentos. A obra terá investimento de R$ 297 milhões. A obra tem previsão de início no segundo semestre de 2015 e previsão de término no segundo semestre de 2018.

Tags: ,

Vereador oficializa a desisitência de disputar mandato após ser considerado inelegível

Publicado em 26/08/2014 - 18:56 por | Comentar

Categorias: Inelegível
  • Enviar para o Kindle

O vereador Leonelzinho Alencar deu entrada no Tribunal Regional Eleitoral, na tarde de hoje, do seu seu pedido de desistência de disputar um mandato de deputado federal. O número do protocolo da desistência do vereador é 40332/2014.

O vereador foi considerado inelegível por decisão do Tribunal Regional Eleitoral, após ter pedido o registro para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele foi condenado pela Justiça a pagar uma multa e, no prazo legal, antes de pedir o registro de candidato, não fez o pagamento da multa.

 Ele recorrer para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e lá também foi considerado inelegível. Depois da publicação da decisão do ministro do TSE o  vereador ligou para a redação e disse que havia recorrido, mas ontem oficializou a desistência.

Tags: ,

Na terceira tentativa, matéria que muda o nome da Secopa é aprovada

Publicado em 26/08/2014 - 12:48 por | 2 Comentários

  • Enviar para o Kindle

Na manhã de hoje (26), após duas tentativas fracassadas devido a ausência de deputados tanto da oposição como da base, a matéria do governo que muda o nome da Secretaria Especial da Copa (Secopa) foi aprovada. O novo título da pasta agora é Secretaria de Grandes Eventos Esportivos. A matéria foi bastante criticada pela oposição e a própria base do governo teve dificuldade para conseguir quórum e aprovar a medida.

A crítica geral é de que por trás da mudança do nome há a intenção de manter a secretaria, que deveria ter sido extinta após a Copa do Mundo, já que foi criada exclusivamente para realizá-la. O líder do Governo, José Sarto, amenizou as críticas. Conforme disse, a matéria é apenas a mudança do nome  da Secretaria, não cria uma nova e não cria novos cargos. Em junho do ano passado, a casa aprovou a extensão do Secopa até 2016, por isso a necessidade da mudança de nome, já que a Copa acabou.

 

Tags:

Matérias sobre Ponte Estaiada são aprovadas na assembleia

Publicado em 26/08/2014 - 12:47 por | 1 Comentário

  • Enviar para o Kindle

Duas matérias relativas a Ponte Estaiada foram aprovadas nesta manhã (26) na assembleia legislativa. A primeira foi sobre a garantia de 1% do Fundo de Participação dos Estados para o uso na Parceria Público Privada (PPP) que realizará as obras. A segunda foi relativa a doação do terreno de 36.370,68 m² para as empreiteiras OAS e Marquise, vencedoras do processo licitatório. As matérias sofreram forte resistência da oposição da casa, e teve votação nominal, quando são revelados os votos individuais dos parlamentares.

Roberto Mesquita, líder do PV, é um dos principais críticos do processo da ponte. “Isso está sendo feito de uma forma totalmente anômala. A empresa não entra com nenhum recurso, e o estado vai aportar mais de R$ 200 milhões. Fazer essa doação é de uma perversidade sem tamanho”. Mesquita trouxe ainda um novo dado, de que se as empresas do processo licitatório tiverem prejuízo com o mirante, receberão R$ 12 milhões por ano. O mirante faz parte das obras relacionadas a ponte.

O líder do Governo, José Sarto (PROS) defendeu a obra com o argumento de que ela trata de complexo viário que vai desafogar o trânsito da região, com a ligação entre a água fria e a cidade 2000. A única de via acesso entre as duas regiões da cidade é a Av. Sebastião de Abreu no momento.

O resultado das duas votações foi semelhante. A primeira obteve 25 votos a favor e 6 contra, a segunda 26 a favor e 6 contra. Chamou a atenção o fato de dois membros da oposição terem se posicionado a favor da Ponte Estaiada, destoando dos companheiros. Heitor Férrer (PDT) e João Jaime (DEM) votaram favorável as duas matérias por considerar que não haverá danos maiores ao meio-ambiente e será uma obra importante para desafogar o trânsito da região.

 

 

Tags: ,

Ronivaldo Maia critica iluminação pública em Fortaleza

Publicado em 26/08/2014 - 12:45 por | Comentar

Categorias: Câmara Municipal
  • Enviar para o Kindle

O vereador Ronivaldo Maia (PT) subiu à tribuna para reclamar da iluminação pública de Fortaleza que, segundo ele, a cidade tem inúmeras áreas que estão as escuras. Para o parlamentar, a empresa contratada por R$ 29 milhões por seis meses não fornece o tratamento necessário para Fortaleza. “A Prefeitura já pagou milhões a essa empresa e nós não vimos o retorno, a cidade tem inúmeras áreas as escuras”.

Ronivaldo ainda destacou que o contrato acaba em setembro e uma outra licitação já está pronta para a contratação da Alusa.  “Se uma empresa não está cumprindo bem, como é que ela já está habilitada? O que vai parecer as escuras é a contratação dessa empresa”. O vereador afirmou que é preciso que o parlamento municipal acompanhe a nova contratação que será de 12 meses e, com isso, com maior valor.

Tags: ,

Benigno Jr. relata lentidão na construção de abrigos de ônibus

Publicado em 26/08/2014 - 12:44 por | Comentar

Categorias: Câmara Municipal
  • Enviar para o Kindle
Benigno-Júnior-300x199

Foto: Arquivo

O vereador Benigno Jr. (PTC) relatou, nesta terça-feira (26), a lentidão na construção de abrigos de ônibus em Fortaleza. Segundo ele, este ano foram construídos 125 abrigos, o que daria a construção de 14 por mês.

O parlamentar alerta que neste ritmo em 10 anos e 5 meses o Município conseguiria implantar os abrigos necessários na cidade.

“Há um desconforto e uma falta de cidadania com o povo de Fortaleza. A empresa que detém a concessão informou que o compromisso é de 10 pontos por mês, em 2014 foram colocados 125 abrigos, com o ano atípico nesse quantitativo da uma média de 14 abrigos por mês”.

Benigno ressaltou que é preciso que o Município avance na colocação dos abrigos, pois o caso afeta mais de um milhão de pessoas que utilizam o transporte coletivo.

 

Tags: ,

Concursados esperam criação de vagas no TCM desde 2010

Publicado em 26/08/2014 - 12:42 por | 1 Comentário

  • Enviar para o Kindle
Deputado Heitor Férrer (PDT). FOTO: arquivo

Deputado Heitor Férrer (PDT). FOTO: arquivo

No ano de 2010, 50 pessoas foram aprovadas em concurso para servidor do Tribunal de Contas dos Municípios TCM, mas até hoje os cargos não foram criados, por falta de acordo entre o Tribunal e a Assembleia Legislativa. O deputado Heitor Férrer (PDT) foi à tribuna nesta manhã para falar sobre o tema. O parlamentar lamentou a falta de interesse do Tribunal para com as vagas e da postura da assembleia, que não coloca a matéria em pauta.

“O tribunal nunca teve a preocupação de mandar para a assembleia a criação de vagas para esses concursados. Estamos diante de um impasse, ela não existe no mundo legislativo. Segundo consta, não houve entendimento entre o chefe do TCM e o Executivo. Nós lamentamos profundamente a falta de interesse dos poderes, do tribunal de contas, do poder legislativo e do chefe do poder executivo”, afirma.

Deputada propõe sessão na quarta-feira

A deputada Eliane Novais (PSB) propôs que fosse convocada uma sessão para a quarta-feira com o objetivo de aprovar a matéria que cria as vagas no TCM. No momento, a assembleia só se reúne às terças-feiras, devido ao recesso branco no período de eleições.

Tags: ,

Deputados denunciam prática de compra de votos nas eleições

Publicado em 26/08/2014 - 12:38 por | 1 Comentário

  • Enviar para o Kindle

O deputado Fernando Hugo (SD) lamentou, durante pronunciamento na assembleia nesta manhã, prática geral de compra de votos nestas eleições. “O voto no ceará se tornou uma ‘esculhambaria’. Nunca se viu uma mercantilização tão nojenta, suja e baixa”, afirma. O parlamentar culpa também a população pela prática, que, segundo disse, vende direta ou indiretamente seus votos. “Há eleitores que ainda buscam candidatos para sugar, para pedir”, diz.

Durante o discurso, o deputado Lula Morais (PCdoB) chegou a afirmar que sabe de candidatos que estão lavando dinheiro do banco central, mas não deu detalhes. Ely Aguiar (PSDC) afirmou que Lula quis dizer que existem candidatos sendo financiados por dinheiro do assalto ao banco central, e ele, por sua vez, não negou. As denúncias, no entanto, são inócuas, porque não foram oficializadas e nenhum nome foi citado.

Tags: ,

Vereadores criticam venda de votos por parte da população e lideranças políticas

Publicado em 26/08/2014 - 10:40 por | Comentar

Categorias: Câmara Municipal
  • Enviar para o Kindle
Foto: Arquivo

Foto: Arquivo

Em seu pronunciamento nesta terça-feira (26), o vereador Robert (PTC) criticou a sociedade cearense por querer ganhar benefícios financeiros durante o processo eleitoral. Segundo ele, os eleitores parecem verdadeiros pedintes. “Me dê uma bola, me arranche um terno.. nosso povo não compreendeu ainda que a venda de voto não é suficiente para ajeitar a vida dele”.

Segundo Robert, as pessoas estão se vendendo até por pinturas em muros com propaganda do candidato. “Um povo que não tem educação, moradia e se vende por qualquer dinheiro”.

Deodato Ramalho (PT) também reclamou da prática de venda de votos, principalmente por lideranças políticas dos municípios, os prefeitos e vereadores. “No vira vira e troca que se dão a compra deslavada e desavergonhada. Na medida que as pesquisas de opinião vão variando e (eles) vão se vendendo e os milionários da política do Ceará vão comprando”.

Tags: , ,

Deputado denuncia desmatamento no entorno do Castanhão

Publicado em 26/08/2014 - 9:54 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

O deputado Professor Pinheiro (PT) foi à tribuna da assembleia nesta manhã para denunciar que há uma empresa desmatando o cinturão de segurança vegetal do açude Castanhão. A companhia usa a madeira retirada do local como fonte de energia. Pinheiro lembrou que a região é uma Área de Proteção Permanente, portanto não pode receber intervenções. As consequências da destruição da mata pode causar acúmulo de matéria orgânica e assoreamento, que é o acúmulo de lixo nas margens do açude. De acordo com Pinheiro, o processo pode mudar a dinâmica ecológica do local. O parlamentar não mencionou o nome da empresa que tem violado a área, mas afirmou que irá dizer quando voltar a tribuna.

 

Tags: ,

Cartazes em comitê de Eunício asseguram apoio a Dilma

Publicado em 26/08/2014 - 9:03 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle
FOTO: KLEBER A. GONÇALVES

FOTO: KLEBER A. GONÇALVES

Os cartazes espalhados pelo comitê durante a manhã desta segunda-feira  mostraram que as diferenças entre Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB) quanto à sucessão presidencial não parecem causar constrangimentos entre os dois.

Nos painéis montados acima do palco, havia uma fotografia do peemedebista com a presidente da República Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, enquanto outra imagem destacou o candidato com o vice-presidente Michel Temer.

Tags: ,

Confira a programação dos candidatos para esta terça-feira (26)

Publicado em 26/08/2014 - 9:02 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle

Ailton Lopes (PSOL)

8h30 – Panfletagem e conversa com a população na Rua São Pedro (Juazeiro do Norte);

12h30 – Entrevista na Radio Pe. Cícero 104,9 FM

14h30 – Visita à Casa São Francisco (abrigo de crianças com câncer) em Barbalha e em seguida, panfletagem no centro da cidade;

17h – Esquina dos Trabalhadores na Praça da Estação (Juazeiro do Norte);

18h – Panfletagem e conversa com os estudantes da Faculdade Leão Sampaio (Campus Lagoa Seca – Juazeiro do Norte);

21h – Panfletagem e conversa com os estudantes da UFCA (Juazeiro);

Camilo Santana (PT)

8h30 – Encontro com o Reitor Jackson Sampaio e Diretoria da Uece
Local: Gabinete do Reitor (Campus do Itaperi)

10h – Reuniões Internas

20h30 – Diálogos na Tenda – Para avançar com os movimentos sociais e sindicatos. Local: Comitê Central

Eliane Novais (PSB)

7h – Panfletagem na entrada dos alunos da Estácio FIC – Via Corpvs

9h – Sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

14h – Visita ao Lar da Criança Domingos Sávio
Local: Rua Helvécio Monte, 165 – Vila União

19h – Inauguração do comitê e lançamento da candidatura a deputado federal de Almir Sousa  Local: Av. Dedé Brasil, 2800 C – Serrinha – Fortaleza

Eunício Oliveira (PMDB)

Manhã e tarde – Grava programa eleitoral

Tags: , , , ,

Nicolle Barbosa confirma adesão à candidatura de Camilo Santana

Publicado em 26/08/2014 - 9:00 por | Comentar

Categorias: Blog Política
  • Enviar para o Kindle
Nicolle confirmou apoio ao petista na manhã de ontem FOTO: Kid Júnior

Nicolle confirmou apoio ao petista na manhã de ontem FOTO: Kid Júnior

Por Miguel Martins

A empresária, Nicolle Barbosa, que foi pré-candidata ao Governo do Estado, pelo PSB, reuniu alguns empresários cearenses, na manhã de ontem, em seu apartamento, para firmar apoio à candidatura do petista Camilo Santana, que tem como candidata a vice Izolda Cela (PROS) e ao Senado, Mauro Filho (PROS). Barbosa deve realizar incursões no Interior do Estado para pedir votos ao postulante e apresentar as propostas do candidato ao setor produtivo do Ceará. Antes, como pré-candidata do PSB, Nicole já havia feito algumas visitas políticas a cidades do Interior cearense.

Em seu pronunciamento, na presença dos candidatos governistas e de alguns colegas seus, a empresária disse que o PSB “tirou” sua oportunidade de “realizar o sonho de fazer um Ceará mais justo”, e que por isso decidiu que deve dar uma contribuição nas eleições. Segundo ela, após avaliar o quadro político que está posto no Ceará, concluiu que Camilo Santana é o melhor nome para governar o Ceará. Barbosa afirmou que a defesa do projeto de desenvolvimento sustentável para o Estado fez com que ela se sentisse representada pelo candidato.

“Temos certeza que a inovação, o empreendedorismo, o fortalecimento do turismo, a qualificação profissional, a valorização da cultura e do conhecimento, o fortalecimento e a competitividade para as empresas, os incentivos fiscais, a melhoria da renda e do bem estar da população darão o mote de seu plano de governo”, afirmou referindo-se aos compromissos de Camilo.

Manobra

Ela se comprometeu a sair “pelos quatro cantos do Estado”, em caravana, ouvindo jovens empresários, comerciantes e lideranças de todas as regiões para coletar ideias e propostas para o plano de Governo do petista. Nicolle demonstrou mágoas com a antiga sigla, afirmando que o PSB realizou “manobra de última hora” para lhe negar legenda. Ela desfiliou-se do partido na semana passada.

A empresária destacou propostas de Santana que são semelhantes às defendidas por ela quando era pré-candidata, como a Transposição de Águas do Rio São Francisco, que, conforme disse, vai permitir segurança hídrica para o Estado. A Transnordestina foi outra obra citada por ela que irá melhorar as condições de desenvolvimento para o Ceará nos próximos anos. Nicolle defendeu, no entanto, que haja desenvolvimento durante esse processo, com inovação empresarial e qualificação profissional das pessoas.

Barbosa afirmou que é preciso reorganizar a economia rural, por meio de atividades compatíveis com o meio ambiente, utilizando tecnologias que se aproveitem do sol, que poupem água e energia. O Complexo Portuário do Pecém, com a siderúrgica e refinaria forma outros pontos abordados por ela.

A empresária, como defendia quando ainda pretensa candidato ao Governo pelo PSB, sugeriu ao candidato, que, se eleito, faça a integração das diferentes partes da máquina pública, assim como a descentralização, aproveitando a capilaridade e flexibilidade dos órgãos da administração pública que atuam em todas as regiões do Estado.

Colaborando

Camilo Santana, Mauro Filho e Izolda Cela acompanharam o encontro, que aconteceu no apartamento de Nicolle Barbosa, juntamente com empresários de Fortaleza. Segundo o petista, a empresário tem dado contribuição ao Ceará no que diz respeito ao desenvolvimento do Estado, assim como na diminuição das desigualdades.

“Ela percorreu o Nordeste e o Ceará, construindo um plano que está colaborando com o meu plano de Governo. Ela vai percorrer o Interior do Estado discutindo ideias com jovens empresários para consolidar nosso plano”, disse.

Segundo informou o petista, é importante discutir propostas junto com o setor produtivo, que é um dos principais responsáveis pela geração de emprego e renda no Ceará. Estou feliz com a adesão dela e desse grupo de jovens para fazer com que o Ceará siga avançando”.

Durante o encontro, Mauro Filho, candidato ao Senado, foi questionado sobre reforma tributária, e em resposta afirmou que irá ouvir todos os segmentos empresariais, afirmando ainda que o setor produtivo é “parceiro da sociedade”. Conforme explicou, há um confronto entre estados quanto à reforma tributária, assim como há um embate entre sociedade e setor financeiro que devem ser debatidos e resolvidos no Congresso Nacional.

Mauro tem defendido a unidade dos estados nordestinos em defesa da autonomia no favorecimento de indústrias que queiram se instalar na região, atualmente sofrendo uma forte oposição de governos do Sudeste.
Camilo Santana também apresentou discurso semelhante ao do colega, quanto à defesa da reforma tributária, ressaltando a sua disposição de dialogar com todo o setor produtivo do Ceará. “O papel da Nicolle é dar contribuição ao nosso programa de governo, e consolidar nossas propostas. São muitos os desafios que temos que enfrentar, principalmente, na Segurança Pública, mas precisamos dialogar para melhorar cada situação”, ressaltou o candidato.

Tags: , ,

Página 1 de 32912345...102030...Última »

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999