política

Busca


Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Publicado em 05/01/2013 - 11:30 por | 1 Comentário

Categorias: Segurança

  • Enviar para o Kindle

A Secretaria de Segurança Cidadã, idealizada pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), deverá estar com a sua estrutura definida somente no fim deste mês. Essa é a expectativa do defensor público, Francisco José Veras, cujo nome já foi anunciado como o secretário da pasta.
O modelo em que essa secretaria será estruturada ainda está sendo montado, revelou Francisco José Veras. Um diagnóstico real da situação da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Fortaleza já está sendo levantado e, a partir dos dados colhidos será montado o organograma da pasta.
Pelo trabalho a ser desenvolvido há necessidade de um concurso público, mas, por enquanto não há definição quanto a quantidade de vagas e o momento adequado para a sua realização. Isso vai depender de um diagnóstico das necessidades e de uma avaliação das condições financeiras do município.
As prioridades estabelecidas pelo prefeito Roberto Cláudio, confessa o secretário, são no sentido de dar mais segurança à população e antecipar ações preventivas necessárias para evitar problemas durante a quadra chuvosa. “O foco imediato será para as ações da Defesa Civil em relação a quadra chuvosa”, ressalta.
Quanto ao trabalho da Guarda Municipal informa que serão desenvolvidas ações de integração com outros órgãos de segurança pública. Para Francisco José Veras “é nessa área que será estudada a melhor maneira para oferecer à população um serviço de melhor qualidade”. A ideia inicial, complementa, é descentralizar ações com a instalação de postos da Guarda Municipal em alguns bairros importantes, onde existem mais equipamentos da Prefeitura como é o caso do Centro e Praia de Iracema, por exemplo. Mas, além destes, outros locais estão sendo avaliados.
A Guarda Municipal e a Defesa Civil de Fortaleza, já existentes na estrutura da prefeitura, na administração Roberto Cláudio passarão à subordinação da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, que será o principal órgão de execução da política municipal de segurança urbana.
De conformidade com o projeto da reforma administrativa, encaminhado pelo prefeito e apreciado pela Câmara Municipal esta semana, compete à Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, entre outras coisas, estabelecer políticas, diretrizes e programas de segurança cidadã no município; executar as políticas públicas de interesse da pasta, coordenando e gerenciando a integração com as políticas do município que, direta ou indiretamente interfiram nos assuntos de segurança cidadã da cidade; estabelecer relação com os órgãos de segurança estaduais e federais, visando ação integrada no município, inclusive com planejamento e integração das comunicações; bem como propor prioridades nas ações de policiamento investigativo, preventivo e ostensivo, realizadas pelos órgãos de segurança pública que atuam em Fortaleza.

Matéria produzida pelo jornalista Josafá Venâncio

Tags: ,

Comentários

paulo da souza melo

em 13 de janeiro de 2013

sem duvida,a criação desta secretaria é necessária para a população que se ver refém da marginalidade,assim que se governa, município colaborando com estado,os dois juntos teremos resultados satisfatórios no que abrange a pasta.nos casos de ostensividade prevenção e investigação é realmente uma posição positiva por parte da nova secretária,pois nossos policias sem duvidas vem fazendo das tripas coração,com esse reforço não tenho duvidas que os agressores logo estarão onde sempre devia estar,atrás das grades


Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999