Busca

12:48 · 17.02.2018 / atualizado às 06:50 · 16.02.2018 por

A Coluna Comunicado,m que escrevo no jornal Diário do Nordeste, tem agora um novo meio de diálogo.

É um número no Whats App, aplicativo de mensagens que garante mais acesso do leitor à Coluna, de forma ágil e eficiente.

Os contatos podem ser feitos pelo +558599647397 e as respostas serão dadas conforme as demandas.

06:46 · 17.02.2018 / atualizado às 06:47 · 16.02.2018 por

Hoje, na Coluna Comunicado:

O Governo do Estado quer fortalecer a Justiça Restaurativa como estratégia para desobstruir outros instrumentos do Poder Judiciário e, assim, ampliar ações contra a violência. A vice-governadora, Izolda Cela, iniciou diálogos nesse sentido com o coordenador do Núcleo Judicial de Justiça Restaurativa do Fórum Clóvis Beviláquia, juiz Jaime Medeiros Neto, e já está definindo reunião com representações do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo. E, pelo terceiro setor, da ONG Terre des Hommes.

Justiça Restaurativa é um modelo de responsabilização de situações de conflito, violência e ato infracional. Envolvem o autor, a vítima e a comunidade. As abordagens privilegiam o diálogo – não deixam de aplicar as normas legais, mas valorizam a reparação dos danos causados em vez das punições convencionais.

E deve-se destacar que as soluções para as demandas partem das causas que influenciaram para o cometimento do ato. Buscar a restauração dos vínculos das pessoas afetadas e promover a participação da comunidade são conceitos essenciais para as práticas restaurativas, que há 15 anos já funcionam no País.

06:24 · 16.02.2018 / atualizado às 06:24 · 16.02.2018 por

Holding empresarial voltada para soluções em saúde e qualidade de vida, o Grupo Evidence está completando 17 anos de mercado. E, genuinamente cearense, desenvolveu novo conceito em manipulação farmacêutica.

A companhia customiza anualmente 500 mil fármacos, e conta com mais de três mil m² de área técnica. O Grupo atua nacionalmente no segmento de manipulação farmacêutica de hormônios, produtos dermatológicos, medicamentos, suplementos, nutracêuticos, estruturação de nanocosméticos, bases de uso transdermico nanoestruturado, distribuindo para todo o país e exterior. O grupo conta ainda com o capital intelectual concretizado em duas patentes, uma nos Estados Unidos e outra no Brasil.

Com a demanda de medicamentos, suplementos, nutracêuticos e cosméticos prescritos por médicos e nutricionistas das regiões Sul e Sudeste, foi inaugurada em 2007 a sede em São Paulo. A unidade conta com moderna estrutura que, atualmente, tem mais de 800 m² de área técnica.

Desde a fundação, o grupo Evidence supera 6 milhões de clientes atendidos em todo o Brasil e em outros países, como Colômbia, Uruguai, Estados Unidos e Canadá, além de parte da Europa.

Agora, o Evidence projeta a expansão dos negócios, instalando novas sedes no Brasil e tratando da ampliação da rede de lojas. Para o mercado internacional, a novidade que já vem sendo desenhada é o reconhecimento da marca e do Biolipídeo B2 no Canadá e Estados Unidos.

O corpo gestor, que acompanha o desenvolvimento do grupo, é formado por Elber Bezerra (sócio fundador), Elber Bezerra Júnior (presidente), Mayre Ribeiro (diretora financeira) e Dinalva Queiroz, diretora técnica. Essa gestão mantém 1.250 empregos diretos e indiretos no Ceará e em São Paulo.

09:33 · 15.02.2018 / atualizado às 12:38 · 14.02.2018 por

Hoje, na Coluna Comunicado, do jornal Diário do Nordeste:

O gaitista carioca Jefferson Gonçalves (foto), que se apresenta hoje em Fortaleza com o guitarrista mineiro Gustavo Andrade, no Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, se associou ao músico cearense Beto Lemos. Da parceria, surgiu projeto que soma elementos nordestinos, de blues e de jazz. O CD está em finalização.

Jefferson é nome consolidado no cenário do blues nacional, e tem dividido palcos com artistas norte-americanos, africanos e europeus, desenvolvendo também ações de arte-educação – inclusive no Ceará. Beto é compositor, arranjador e multiinstrumentista, com raízes na cultura caririense.

O trabalho novo de Jefferson Gonçalves e Beto Lemos arregimentou outros nomes de peso. Rainer Oliveira deu conta das sanfonas e Rubens Darlan fez sons com um instrumento que ele mesmo criou, a “zabumbateria” – que, como o nome indica, é um casamento entre zabumba e bateria. O Festival de Cordas Ágio, realizado em fevereiro no Cariria, apresentou uma prévia do projeto.

*** *** ***

A propósito, Jefferson agora é endorser das gaitas alemãs Seydel, empresa que há quase dois séculos vem confirmando uma aliança importantíssima de entre qualidade, tecnologia e pesquisa.

O show dele e de Gustavo Andrade em Fortaleza será no Centro Cultural BNB (antigo Mercado Central), a partir das 18h30min, com acesso gratuito.

*** *** ***

E você escuta aqui, com exclusividade, a faixa Viva Dominguinhos, que abre o CD – que ainda não tem tem título.

09:15 · 15.02.2018 / atualizado às 09:16 · 13.02.2018 por

Da Agência Câmara:

A coleta de assinaturas de apoio a projetos de lei de iniciativa popular poderá ser feita pela Internet. A mudança está entre as sugestões apresentadas durante a discussão da reforma política.

A comissão especial que discutiu a matéria no ano passado aprovou relatório sobre os mecanismos de democracia direta e sugeriu projeto de lei com novas regras para plebiscitos, referendos e projetos de lei de iniciativa popular.

Pelo texto, as assinaturas de apoio a propostas de iniciativa popular poderão ser colhidas eletronicamente e a Câmara dos Deputados disponibilizará gratuitamente plataforma tecnológica de sua propriedade destinada à coleta de subscrições.

O relator da reforma política, deputado Vicente Cândido (PT-SP), afirmou que o objetivo da proposta é facilitar o acesso do cidadão a essa ferramenta democrática importante, além de garantir transparência no processo.

13:27 · 14.02.2018 / atualizado às 13:29 · 13.02.2018 por

O novo rojão do Tribunal de Contas do Estado, que, desde a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios,  passou a incluir a fiscalização das prefeituras e das câmaras de vereadores, deu um arrocho no calendário do  órgão.

E, hoje, servidores e conselheiros terão de curtir as cinzas carnavalescas em expediente das 14 às 18 horas.

Isso significa que as cinzas esta quarta-feira vão contar nos prazos processuais.

09:13 · 14.02.2018 / atualizado às 09:14 · 13.02.2018 por

No calendário católico, a Quarta-feira de cinzas abre um período de penitência, arrependimento e orações. Assim, adequou-se às muitas faces da cultura ocidental ao longo dos tempos. No entanto, pode servir também, ainda que em óticas secular ou agnóstica, para reflexões com outros vieses. Como o da política, por exemplo.

A propósito disso, leitor atento envia mensagem e lembra que há mobilizações em redes sociais que agregam engajados em movimentos religiosos. Justo no sentido de atenção específica à conjuntura que envolve o País e o Ceará. “Temos situações de seca e de insegurança. Queremos que os políticos respondam às nossas apreensões”.

E como o ano é eleitoral – para o qual partidos, representantes e instituições públicas, pela natureza que os orienta, têm atenção especial -, vale registrar uma observação final do leitor: “Não queremos nada que esteja além das possibilidades ou dos direitos dos cidadãos. Estamos exercendo nossas prerrogativas de debater e de acreditar ou contestar o que nos dizem”. Fica a dica.

07:05 · 14.02.2018 / atualizado às 07:06 · 09.02.2018 por

Da Coluna Comunicado, nesta quarta-feira de Cinzas:

A Câmara Municipal quer ter este ano aproximação maior com o Poder Executivo de Fortaleza. Resultados de ações realizadas em 2017, avaliados politicamente como positivos, apontam na direção da reedição de parcerias, segundo o presidente da Casa, Salmito Filho (PDT). A retomada das rotinas de plenário nesse período pós-Carnaval pode, por isso, apresentar sinalizações que devem orientar as relações. O próprio Salmito indica como o quadro é observado no nível institucional: “Para além de um partido, de visão de governo ou de oposição”.

Salmito diz que, assim, a Câmara se mantém aberta para a participação popular. E isso, no contexto das instituições e das demandas sociais, tem significado relevante. Cabe ao cidadão ocupar os espaços.

12:24 · 12.02.2018 / atualizado às 07:05 · 06.02.2018 por

A Pós-Unifor, por meio da Escola de Tecnologia, vai receber o paisagista Benedito Abbud para seminário com o tema “Jardins sobre Laje. Abordagem Integrada entre Paisagismo e Engenharia Estrutural”. A palestra será realizada no auditório da Biblioteca,  no próximo dia 22, a partir das 19 horas, seguida de roda de debates.

A coordenadora do curso de Especialização em Paisagismo da Pós-Unifor, professora Fernanda Rocha, explica que pensar em formas de humanizar e trazer o verde para o espaço livre das cidades está cada vez mais em pauta nos planejamentos. “Hoje o paisagismo já é algo pensado junto com o projeto estrutural, não mais depois, e é necessário que exista essa conexão entre eles”, afirma.

Benedito Abbud é um dos grandes nomes do paisagismo brasileiro e mundial. É responsável por numerosos projetos por todo Brasil e até em outros países. Mais recentemente, elaborou o planejamento paisagístico da Vila Olímpica no Rio de Janeiro e da nova cidade de Parauapebas, no Pará. Foi vencedor do Prêmio Greening 2013 e participou de 49 empreendimentos ganhadores do Prêmio Master Imobiliário.

Com 40 anos de profissão, é graduado, pós-graduado e mestre pela Universidade de São Paulo.

16:58 · 10.02.2018 / atualizado às 07:02 · 09.02.2018 por

A Vigilância Sanitária e o Núcleo de Zoonoses de Caucaia concluem neste sábado de Carnaval uma verdadeira maratona contra arboviroses – doenças que são transmitidas por insetos, entre as quais chikungunya, zika e dengue – e infecções sexualmente transmissíveis.

A programação teve início no pré-carnaval, em locais que não eram necessariamente pontos de concentração de foliões.