Busca

21:00 · 22.07.2017 / atualizado às 17:25 · 20.07.2017 por

Está pelos “finalmentes” o pagamento de taxas e impostos municipais de Fortaleza nos caixas convencionais das agências do Banco do Brasil.

A Secretaria de Finanças definiu que o limite para essas operações será em 7 de agosto próximo.

Ou seja, quem quiser fazê-lo, deve usar a Internet ou caixas eletrônicos e correspondentes bancários.

15:22 · 22.07.2017 / atualizado às 17:24 · 20.07.2017 por

O vereador Gardel Rolim (PPL), de atuação pra lá de discreta, achou bacana aproveitar o recesso parlamentar para apresentar na Câmara de Fortaleza uma proposta que promove, digamos, um tango entre o Estado Laico – fundamento da democracia moderna -, a religião e a saúde.

Gardel quer “institucionalizar” a participação de organizações religiosas “nas rotinas relacionadas ao tratamento de pacientes da rede de atenção psicossocial” de Fortaleza.

Dá até para dizer que a matéria tem boas intenções, mas o certo é que misturar elementos técnicos e de fé pode ser arriscado.

06:20 · 22.07.2017 / atualizado às 17:22 · 20.07.2017 por

Hoje, na Coluna Comunicado, que escrevo no jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza, Ceará:

Vai custar R$ 4,291 milhões a construção de uma muralha nova em torno da casa de privação provisória de liberdade professor José Jucá Neto – é essa a denominação oficial da CPPL III, no município de Itaitinga. E é lá onde no Ceará se concentra a maioria dos presos integrantes do grupo criminoso PCC e foi de lá onde escapuliram de uma só vez, em abril, 44 detentos – sem contar os outros que fugiram em três outras ações mais modestas no primeiro semestre e seguidos motins. A sequência de fugas e de tentativas de fugas na instituição é, de fato, preocupante. A obra vai ser tocada em regime de urgência.

O transtorno mais recente na CPPL III foi registrado no último dia 10. Detentos incendiaram colchões e quebraram celas. Dois policiais militares, um bombeiro e um agente penitenciário ficaram feridos na rebelião. Cinco dias antes, um preso havia sido encontrado morto em um túnel que estava sendo escavado para servir como rota de fuga.

09:57 · 21.07.2017 / atualizado às 09:58 · 20.07.2017 por

Seiscentas pessoas de comunidades rurais formam o público a ser capacitado por ação da Agência de Desenvolvimento do Estado e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento.

O foco das ações é o uso racional de água.

Vale notar que sete pontos compõem a capacitação, entre os quais Ciclo hidrológico; Conceito de relação Água-Solo-Planta- Atmosfera; Definições e aplicabilidade de indicadores de eficiência; e Manejo da Irrigação.

09:22 · 21.07.2017 / atualizado às 09:24 · 21.07.2017 por

Do G1:

Levantamento efetuado nestas quarta (19) e quinta-feira (20) pelo G1 – em consulta a todos os governos estaduais – mostra que pelo menos 24.203 presos são atualmente monitorados por meio de tornozeleira eletrônica e ao menos 821 aguardam a concessão de tornozeleira para deixar a prisão. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil tem 622 mil presos.

De acordo com o levantamento, o estado onde há mais tornozeleiras eletrônicas disponíveis é Paraná (5,3 mil). Três estados (Amapá, Bahia e Roraima) e o Distrito Federal informaram não ter presos monitorados pelo equipamento.

A íntegra está aqui.

*** *** ***

No Ceará, o mais famoso ostentador de tornozeleira eletrônica é o empresário e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

Ele presidiu o CIC e articulou a tomada do poder no Ceará, pela via das urnas, para um grupo de jovens empresários tendo à frente, então, Tasso Jereissati.

Foi o todo-poderoso secretário de Governo da primeira gestão de Tasso, deputado federal (1991 a 1994) e senador (1995 a 2003).

E foi, ainda, primeiro-secretário do PSDB de 1991 a 1994 e segundo vice-presidente do partido em 1994. No senado, atuou como líder dos tucanos.

04:58 · 21.07.2017 / atualizado às 17:17 · 20.07.2017 por

O livro “Mãos que fazem história – a vida e a obra de artesãs cearense” publicado pelo Diário do Nordeste/Editora Verdes Mares, será lançado em Portugal.

Será na 40ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, cidade litorânea próxima a Porto . O evento se realiza de amanhã a 6 de agosto próximo.

A feira é uma das mais destacadas promoções do setor na Europa. A edição 2017 enfatiza as rendas de bilros – que podem ser consideradas uma interseção cultural entre o artesanato do Ceará e o da própria Vila do Conde.

O evento apresenta, ainda, gastronomia e folclore.

E vale registrar, claro: “Mãos que fazem história – a vida e a obra de artesãs cearense” tem textos das jornalistas Cristina Pioner e Germana Cabral e fotografias de Marília Camelo e Patrícia Araujo.

A obra inspira o estande cearense no evento português. E mostra o que há de mais original do trabalho feito à mão no Ceará.

A promoção é do Diário do Nordeste – com realização do Governo do Ceará e Central de Artesanato do Ceará.

04:13 · 21.07.2017 / atualizado às 17:17 · 20.07.2017 por

Publiquei hoje na Coluna Comunicado, do jornal Diário do Nordeste:

Politicamente, a Assembleia tomou uma decisão radical em relação ao Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM): a extinção. Foi a vitória da maioria, em primeira votação mas numa expressão bem-acabada do que a democracia prevê. Contudo, a questão vai ser judicializada mais uma vez – a oposição, subnutrida de votos no plenário da Casa e incapaz de reagir diante dos governistas, já avisou que vai às barras dos tribunais tentar manter o TCM na estrutura de poder. Entra aí uma necessidade essencial de análise: que nível de credibilidade resta para a política quando, representada por legisladores, esta se mostra sem forças e sem argumentos para se afinar num assunto e acaba terceirizando a decisão?

A política exige sacrifícios, viu? Ontem, ao anunciar recurso contra sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Redação que aprovou a PEC do fim do TCM, a deputada Fernanda Pessoa (PR) teve de mexer num vespeiro. E revelou a idade: 51 anos. Fernanda reclamava, acenando com o regimento, que, por ser mais velha do que Silvana Oliveira (PMDB), deveria ter presidido os trabalhos da CCJR. Não bastando, revelou a da colega: 49 anos.

*** *** ***

Aliás, a matéria que provoca arrepios e estrilos nos opositores não é rebento governista, mas da própria oposição – foi parida no gabinete do deputado Heitor Férrer (PSB).

Curiosamente, Heitor vem escapando sem lesões das críticas mais azedas dos colegas.

Tem de ver agora, quando agosto chegar, como vai ficar essa relação.

17:08 · 20.07.2017 / atualizado às 10:13 · 19.07.2017 por

Conhecido como “Soldado Noélio”, o vereador Noélio Oliveira (PR) que ser uma espécie de “capitão Wagner” da Câmara Municipal.

Ou seja, se arvora de ser conhecedor dos assuntos da segurança pública e, mesmo de forma confusa e sem bases técnicas, fica sugerindo o que acha serem soluções.

Pois Noélio aproveitou o recesso do plenário da Câmara para engatilhar um projeto polêmico.

É o que regulamenta o porte de arma de fogo na Guarda Municipal.

A ideia é apoiada por parte dos agentes, mas não agrega simpatias generalizadas. Nem de especialistas em segurança nem de militantes de direitos humanos e nem mesmo dos caciques do Paço Municipal.

17:00 · 20.07.2017 / atualizado às 07:37 · 18.07.2017 por

Com público de educadores, professores e agentes do ensino fundamental e da educação especial, a Universidade de Fortaleza (Unifor) sediará em 5 de agosto próximo o curso “Matemática e Criatividade”.

Estão programadas atividades de matemática inclusiva, uso de materiais manipuláveis e ferramentas digitais.

O curso tem, além da Unifor, outras assinaturas fortes: Ludomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos, Norte 2020, Portugal 2020, União Europeia, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e Eventos Engenharia.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo portal www.unifor.br.

10:05 · 20.07.2017 / atualizado às 10:07 · 19.07.2017 por

Livro do ex-governador José Parsifal Barroso (1913-1986), o “Cearense” será relançado na Assembleia Legislativa.

Será no próximo dia 8, com publicação da Escrituras Editora sob iniciativa do Instituto Myra Eliane. O ato está marcado para começar às 19 horas.

Parsifal era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará.

Mas não atuou só como advogado.

Foi também professor e jornalista, deputado e senador, ministro do Trabalho e presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal.