Busca

Turismo a três: vem aí mais uma edição do Salão de Turismo da Rota das Emoções

16:08 · 23.06.2015 / atualizado às 16:08 · 23.06.2015 por

Gestores públicos, operadores e empresários do turismo, além de estudantes e da comunidade local, vão fazer em Jericoacoara uma discussão conjunta sobre ações de desenvolvimento turístico e de promoção do setor entre Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

Será o III Salão de Turismo da Rota das Emoções, de 25 a 27 próximos, na Praia de Jericoacoara, no Ceará.

As informações a seguir são da assessoria de Imprensa do Sebrae-CE:

O evento é uma promoção dos Sebrae dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Jijoca. Durante os três dias do evento serão realizadas palestras, mesas redondas, rodadas de negócio entre fornecedores do setor turístico e operadoras do mercado nacional, mostra e comercialização de produtos, encontro dos 14 prefeitos dos municípios integrantes do roteiro e reunião do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae.

A Rota das Emoções é um roteiro integrado que liga os estados do Maranhão, Piauí e Ceará e envolve 14 municípios. No Maranhão, os municípios que integram a rota são Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. Já no Piauí, são Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. No Ceará, os municípios que fazem parte do roteiro são Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

A rota foi instituída na primeira edição do projeto “Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização Turística”, implantado em 2005 pelo Sebrae e Ministério do Turismo. Entre os resultados alcançados nestes dez anos em que o Sebrae atua neste território estão a legalização de 80% dos negócios envolvidos no projeto, a ampliação para sete dias da taxa média de permanência dos turistas – mais que o dobro dos três dias registrados anteriormente- e a geração de recursos da ordem de R$ 219 milhões, a partir do fluxo turístico via agências de viagem.

A primeira edição do Salão de Turismo da Rota das Emoções foi realizada em 2013, na cidade de Parnaíba (PI). A segunda aconteceu em 2014, na cidade de Barreirinhas (MA). A expectativa da organização é que o evento deste ano consiga obter um volume médio de vendas de cerca de R$ 1.500.000,00 para os próximos 12 meses através das rodadas de negócios.

Durante o evento, os participantes também poderão aproveitar para conhecer a riqueza gastronômica dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. A ação envolve 21 restaurantes da vila de Jericoacoara, que desenvolveram entradas, pratos principais e sobremesas utilizando ingredientes típicos dos três estados.

(…)

Preocupado com a questão ambiental, o Salão do Turismo também irá adotar a metodologia do selo Zerocarbon para compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) produzidas durante o evento por meio de um programa de reflorestamento. Uma consultoria contratada pelo Sebrae irá produzir um inventário de emissões de GEE utilizando uma metodologia desenvolvida pelo WRI (World Resources Institute) a partir de dados como: produção de lixo, consumo de energia elétrica e de combustíveis no transporte.

A partir deste inventário será possível quantificar em toneladas de carbono equivalentes as principais fontes de emissão de GEE e promover as devidas compensações ambientais a partir do plantio de árvores. Os locais de plantio serão escolhidos a partir da indicação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Um dos objetivos do Salão de Turismo é reforçar a troca de experiências entre empresários do setor de hotelaria dos 14 municípios da rota. Os empresários vão realizar visita-técnica para conhecer as boas práticas desenvolvidas pelos hotéis de Jericoacoara, nas áreas de bem receber, gestão, tematização de pousadas, sustentabilidade e inovação.

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *