Roberto Moreira

Busca


Plano Municipal de Educação será discutido na capital e interior

Publicado em 23/05/2015 - 9:17 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

 

Neste fim de semana, o Plano Municipal de Educação será discutido nas cidades de Sobral, região norte do Estado, e Juazeiro do Norte, região do Cariri Cearense. Na capital, a plenária para discussão do Plano Municipal de Educação teve início na noite dessa sexta-feira (22), na Faculdade Unipace e só terminará domingo. Instituições de ensino, entidades sindicais, associações e a sociedade civil participam do evento. As pré-plenárias visam aperfeiçoar o Plano Estadual de Educação do Ceará para posteriormente compor o Plano Nacional.

“É importante que o futuro dos educadores seja planejado, seja o professor, o secretário escolar, a merendeira e outros cargos administrativos. A escola é feita por todos e todos devem passar por um processo de formação. Buscamos um mesmo propósito, uma sociedade sem injustiça e com melhor qualificação”, declarou Rita de Cássia, Presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Serviço:
Sobral – CE
Dias 23 e 24 de Maio de 2015
Horário: 08:00 ás 17:00 e de 08:00 ás 13:00
Local: Centro de Educação à Distância – CED
Endereço: Rua Iolanda Barreiro, s/n
Bairro: Derby Club

Juazeiro do Norte – CE
Dias 23 e 24 de Maio de 2015
Horário: 08:00 ás 17:00 e de 08:00 ás 13:00
Local: EEEP Raimundo Saraiva Coelho
Endereço: Avenida Paulo Maia, s/n
Bairro: São José

Águeda Muniz é capa da revista FIEC

Publicado em 23/05/2015 - 8:31 por | Comentar

Categorias: Fortaleza
  • Enviar para o Kindle

agueda

A competente arquiteta Águeda Muniz, comanda a secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente com mãos de ferro. Padronizou calçadas, acabou a poluição visual nas ruas, praças e avenidas.

Na entrevista concedida à revista da FIEC, Águeda Muniz ressalta a agilidade que deu aos processos dentro da SEUMA.

 

Tags: , ,

Eunício filia Chico Vaulino e Euvaldete Ferro ao PMDB

Publicado em 23/05/2015 - 8:20 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

eunício e euvaldete

Hoje, em Camocim, o PMDB inicia uma série de seminários regionais preparando o partido para as eleições municipais de 2016.

O senador Eunício Oliveira, líder PMDB no Senado, vai comandar o primeiro encontro do partido que terá início com a filiação de duas grandes lideranças de Camocim: Chico Vaulino e Euvaldete Ferro.

Euvaldete Ferro deve ser candidata a prefeita em 2016 contra a atual prefeita Mônica Aguiar.

 

Tags: , , , ,

Saúde prorroga campanha de vacinação contra a gripe em Juazeiro do Norte

Publicado em 22/05/2015 - 19:27 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

A campanha de vacinação contra a gripe, que seria encerrada nesta sexta-feira em todo o Brasil, foi prorrogada em nível de Juazeiro do Norte até o dia 5 de junho, segundo anunciou a secretaria de saúde. Até o momento, cerca de 25 mil pessoas já foram imunizadas contra a influenza no município, o que corresponde a 30% da meta estabelecida que é de 60.436 pessoas.

A Coordenadora de Imunização, Márcia Rejane, lembra que o público alvo da campanha é formado por idosos com idades superiores a 60 anos, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses e mulheres no período de 45 dias após o parto, bem como pacientes crônicos e profissionais da saúde. Ela garantiu que a vacina está disponível em todos os postos já que, no inicio da campanha, o Ministério da Saúde tinha enviado apenas 25% da cota para Juazeiro.

Além das 66 Unidades de Saúde, os Hospitais Maria Amélia Bezerra e São Lucas e o Centro de Dermatologia também estão vacinando contra a gripe. Já a Secretaria de Saúde, Marcleide Nascimento, dirige apelo aos juazeirenses no sentido de recorrerem às Unidades de Saúde para se vacinarem e aumentar o percentual do público-alvo. Como disse, é importante se proteger e evitar vários tipos de gripe que estão surgindo e deixando as pessoas acometidas da doença.

Prefeito anuncia em coletiva de imprensa obras nas avenidas Padre Antônio Tomás e Raul Barbosa

Publicado em 22/05/2015 - 16:44 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anuncia em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25), a partir de 9h, o início de duas obras que contemplam o projeto de mobilidade urbana do Eixo Via Expressa / Raul Barbosa, que são o túnel na Av. Padre Antônio Tomás sob a Via Expressa e a rotatória com dois viadutos no cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges.

As intervenções são essenciais para o funcionamento do corredor de transporte público Parangaba / Papicu e têm o objetivo de priorizar o deslocamento mais organizado do transporte público em Fortaleza, diminuindo o tempo de viagem dos coletivos e gerar mais qualidade de vida à população.

Iate Clube tem vizinho mal educado que mora em prédio construído ilegalmente

Publicado em 22/05/2015 - 16:10 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

O Iate Clube completou 61 anos e comemorou em alto estilo homenageando personalidades e convidando gente importante da política e empresários de vários pontos do Brasil.

Pois bem, na hora da solenidade, começou um barulho de sirene ensurdecedor, irritante e provocativo. A festa foi prejudicada. Os convidados não entendiam o porque da grosseria.

Fui em busca da explicação. Um morador do edifício ao lado recém-construído (alías, um prédio erguido ilegalmente), não aceita barulho.

A prefeitura deveria multar e mandar retirar a sirene. O certo mesmo era implodir o prédio, imoralmente construído dentro do mar.

 

 

Tags:

Deputados estaduais visitam obras do Cinturão das Águas

Publicado em 22/05/2015 - 15:28 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Cinturão água

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (Pros), e uma comitiva formada por outros 11 deputados estaduais visitaram, na manhã desta sexta-feira (22/05), ao lado do governador Camilo Santana (PT), as obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) e da Barragem de Jati, que receberá as águas da transposição do rio São Francisco. Os parlamentares também conheceram o ponto de captação, sistema por meio do qual as águas do São Francisco entrarão no CAC, que fica localizado na cidade de Missão Velha.

Ao longo da visita, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, destacou a importância da visita dos deputados às obras. Para ele, o momento serve para mostrar que as obras não estão paradas, diferentemente do que afirmam algumas pessoas. “Hoje estamos vendo in loco essa gigantesca obra da qual muitos só vêm mostrando o lado negativo. O que podemos observar é que o trabalho está avançado e logo será resolvido o problema hídrico do estado do Ceará”, afirmou.
Ainda segundo Zezinho, após a visita, será feito um relatório sobre os pontos que mais chamaram a atenção da comissão.

Próximas etapas

O governador Camilo Santana explicou que as águas do São Francisco deverão chegar à barragem Jati até o segundo semestre de 2016. De acordo com o governador, com a chegada das águas à Barragem de Jati, dois terços da população cearense não enfrentarão mais problemas com a falta d’água.

“Vamos ver se a gente consegue pressionar para que o prazo seja cumprido. A transposição fará com que haja segurança hídrica para dois terços da população do Ceará. E vamos ver agora o trecho do Cinturão das Águas que levará água para o lado oeste do Estado através de túneis com tecnologia avançada. Para mim, a prioridade é a água chegar até o Riacho do Porto e Jati”, destacou.

Segundo o deputado Welington Landim (Pros), que por diversas vezes levou o assunto da transposição à tribuna da Casa, a visita serviu para alinhar a sociedade e os deputados com o que está acontecendo de verdade. “É a maior obra do Nordeste, e já estamos com mais de 50% concluída dentro do Estado”, comemorou.

Já o deputado Elmano Freitas (PT) afirmou que não conhecia a proporção da obra. Segundo ele, o projeto orgulha todo o povo cearense. “Tinha visto no papel, mas nada como ver a obra. É impressionante e orgulha qualquer nordestino. Aqueles que falam que a obra não existe, gostaria que viessem aqui. Mais importante ainda é o dia em que assistirmos a essa água correndo e resolvendo os problemas dos nossos irmãos cearenses”, pontuou.

Municípios beneficiados

O Cinturão das Águas, no trecho 1, vai atender diretamente as cidades de Jati, Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato, Nova Olinda, Milagres, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Icó, Orós, Mauriti, Aurora, Cariús e Quixelô. A obra busca dar maior sustentabilidade e segurança hídrica ao Estado.

Além dos canais, estão sendo incluídos no trecho sifões – enterrados e aéreos – para a travessia dos cursos de água, além dos túneis. Na sua totalidade, o projeto do Cinturão das Águas do Ceará prevê a construção de 1,3 mil quilômetros de canais, sifões e túneis, que levarão água para 12 bacias hidrográficas do Ceará.
Também participaram da visita os deputados Evandro Leitão (PDT), Joaquim Noronha (PP), Leonardo Pinheiro (PSD), Zé Ailton Brasil (PP), Moisés Braz (PT), Odilon Aguiar (Pros), Robério Monteiro (Pros), Tin Gomes (PHS) e Naumi Amorim (PSL), além do secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira.

“Pedaladas”

Publicado em 22/05/2015 - 13:45 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

image
Confesso que tenho muitas dificuldades em me enfronhar em assuntos econômicos. Além, claro, de uma preguiça, que me acompanha para destrinchar assuntos mais complicados. Mas, tudo tem seu dia. Quando deram uma quebrada na Bolsa de Valores, o nome de um profissional do negócio, Naji Nahas, ganhou as manchetes. Até onde entendi, o babado era o seguinte: vendia-se gato por lebre no mercado de ações. Ou melhor: “pedalava-se” com ações, criando valores sempre para cima, de forma artificial. Foi assim que entendi o tremendo rolo criado pelas tais “pedaladas”. Sou remetido, em cima desse exemplo, aos amistosos da Seleção Brasileira, mundo afora, negociados pela CBF, com empresas de fachada. Descobriu-se, conforme denúncias recentes, que os promotores internacionais influem nas convocações. Vai ver, até escalam o time. Desconfio há bastante tempo do lance. Jogador inexpressivo, no começo de carreira, é convocado para a Seleção Brasileira. Ganha status imediato e valor estratosférico na “bolsa” do futebol. Conheço caso de um razoável lateral do futebol brasileiro, que percorreu esse itinerário, ganhou o mundo e engordou as contas bancárias de muita gente. Dele, pouco se ouviu falar depois. Caso típico de um jogador “pedalado”, para ter inflado o seu valor. Não falo portanto das pedaladas dos craques a iludir os adversários. Insisto no que afirmei em comentário passado: futebol é negócio também, mas não pode ser negociata.
Wilton Bezerra. Comentarista esportivo da TV Diário e Rádio Verdes Mares

Não vale à pena investir no Cumbuco

Publicado em 22/05/2015 - 13:37 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

cumbuco

Há anos o Cumbuco está sendo desvalorizado, não por causa da beleza das suas praias e dunas, mas por conta da falta de segurança. Os donos de mansões, belas casas e até apartamentos, não conseguem dormir por causa do medo dos assaltos.

No início da semana, bandidos amarraram e torturaram uma família. Depois revistaram a casa inteira a procura de jóias e dinheiro. Sem êxito, os moradores não tinham quase nada para ser levado, os bandidos aplicaram coronhadas de revólveres.

O proprietário colocou a casa à venda. O imóvel que vale cerca R$ 3 milhões, está sendo oferecido por R$ 2 e ele entrega até por R$ 1 milhão. Não quer mais por os pés no Cumbuco.

 

Tags: ,

Carlomano Marques: “Acordo de boca que conheço é o beijo”

Publicado em 22/05/2015 - 13:29 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

CARLOMANO-490x436

O deputado Carlomano Marques preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa que se reuniu para ouvir o depoimento do ex-secretário Carlile Lavor que pediu demissão do cargo declarando que pessoas do governo se preocupam em construir prédios e que não se entendia com seus assessores.

Carlile, ao comentar a falta de recursos, disse que ouvia de pessoas dentro do governo que existia “acordos de boca com o ministério da Saúde para liberar dinheiro e que nunca foram cumpridos. Só repassava o que estava no papel”. Rápido no raciocínio, Carlomano Marques disparou: “Único acordo de boca que conheço, é o beijo”. Genial!

 

Tags: , , ,

Impostômetro

Publicado em 22/05/2015 - 13:22 por | Comentar

Categorias: Economia
  • Enviar para o Kindle

impostômetro

O contribuinte cearense pode, agora, saber quanto o país arrecada a cada segundo em impostos.

Ligado ao caixa do tesouro nacional, o impostômetro é uma ferramenta a mais para estabelecer uma consciência maior sobre o país.

Tags:

Crise da saúde: Acrísio cobra construção do Hospital Regional Metropolitano

Publicado em 22/05/2015 - 10:22 por | Comentar

Categorias: Política, Saúde
  • Enviar para o Kindle

foto plenário Acrísio

Em meio à crise na saúde pública, o líder do PT, Acrísio Sena, cobrou hoje (20/5), no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, a construção do Hospital Regional Metropolitano (HRM). “As tristes imagens do paciente atendido no chão do IJF deixam claro que aquela unidade não tem mais condição de atender à demanda. O HRM desafogaria não só o Instituto, mas também o HGF, que possuem a maioria de seus leitos ocupados por pacientes do interior”, explicou o vereador.

Segundo dados colhidos por Acrísio no próprio site da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), foram feitas audiências e consultas públicas para lançamento do edital de construção do HRM ainda no início de 2013, para atender a demanda da Copa do Mundo. “Pelo Edital, o HRM teria 432 leitos de urgência e emergência, com perfil de assistência em alta complexidade, capaz de realizar 37.080 internações e 17.280 cirurgias por ano”, lembrou o parlamentar.

O petista ainda afirmou que a “desculpa da redução dos repasses do governo federal não condiz com a realidade, já que a Prefeitura recebeu, em 2015, R$ 25 milhões a mais que 2014 para o setor de média e alta complexidade”. Para ele, é urgente que esferas de poder se reúnam para dividir responsabilidades e prioridades, dentro da política do SUS. “Uma das saídas seria o Estado assumir emergencialmente metade dos custos do IJF, já que 50% dos atendimentos vêm do interior”, reivindicou.

Tags: ,

Odilon Aguiar defende incentivos para cadeia produtiva de energia

Publicado em 22/05/2015 - 10:16 por | Comentar

Categorias: Meio Ambiente, Política
  • Enviar para o Kindle

Odilon Aguiar

O deputado Odilon Aguiar destacou durante a sessão de quarta-feira (20) da Assembleia Legislativa o acordo assinado entre a Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o grupo chinês BYD, para a instalação da primeira fábrica de painéis solares fotovoltaicos do país, em Campinas (SP). O parlamentar lamentou a falta de protagonismo do Ceará ao não disputar com os demais estados pela construção de equipamentos deste porte, abordando sobre projeto de indicação de sua autoria que tramita na Casa, instituindo o Programa Cearense de Desenvolvimento Sustentável (Procedes).

“Este projeto tem o objetivo de organizar toda a nossa cadeia produtiva de energia, fomentando o desenvolvimento do nosso Estado através de incentivos fiscais, que vão dar um upgrade na economia cearense. Peço a sensibilidade de todos na apreciação deste projeto, porque o Ceará está perdendo espaço de investimento para outras localidades, com mais organização e uma legislação mais propícia”, salientou Odilon.

Tags: , ,

Albert Gradvolh na Comissão socioambiental do Tribunal de Justiça do Ceará

Publicado em 22/05/2015 - 10:01 por | Comentar

Categorias: Justiça, Meio Ambiente
  • Enviar para o Kindle

O engenheiro Albert Gradvolh foi nomeado pelo TJCE membro honorário da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do Poder Judiciário do Ceará.

Gradvolh vai comandar o trabalho que prevê uma Conferência Ambiental dos quatro poderes.

 

 

 

Tags: ,

Prefeito Guimarães confirma 176 vagas para taxistas em Aquiraz

Publicado em 22/05/2015 - 9:20 por | Comentar

Categorias: Trânsito
  • Enviar para o Kindle

IMG_8161

O prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães, oficializou o Termo de Ajuste e Conduta (TAC), que garantiu a permissão para 176 taxistas prestarem o serviço em Aquiraz.

Durante reunião com a categoria, o prefeito Guimarães destacou o empenho da sua gestão,  através do Departamento Municipal de Transito (Demutran), junto ao Ministério Público, em atender os taxistas já em exercício para que pudessem ter garantida a vaga sem a necessidade de participarem do processo licitatório.

Segundo o diretor Geral do Demutran,  Jaques Aguiar, para se conseguir a aprovação do TAC, foi necessário uma triagem com os taxistas, o que exigiu até mesmo uma declaração registrada em cartório, constando a localidade onde cada um trabalhava. Essa documento, então, foi encaminhado ao Ministério público.

Apesar das 176 vagas já preenchidas pelos taxistas que já exerciam a função em Aquiraz, ainda há 74 vagas disponíveis através do processo licitatório, que teve seu início em janeiro e tem previsão para término no dia 4 de Junho, quando  devem ser abertos os envelopes.

Para o prefeito Guimarães, a expectativa é de que Aquiraz passe a ter um serviço de táxi com mais qualidade e possa atrais mais usuários visitantes e turistas: “Vamos acompanhar mais de perto, vendo profissionais com uniforme padronizado e até mesmo falando outro idioma. Tenho certeza que vocês serão vistos com bons olhos”, afirmou.

 

Tags: , , ,

Página 1 de 2.40112345...102030...»

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999