Roberto Moreira

Busca


Ceará empata com Fortaleza e garante tetracampeonato

Publicado em 24/04/2014 - 1:05 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O Ceará é tetracampeão cearense. O alvinegro conquistou o título ao empatar sem gols com o Fortaleza, na Arena Castelão. Como o vovô fez a melhor campanha geral, o empate foi suficiente para o clube garantir o título estadual no ano de seu centenário. Já para o Fortaleza, ficou a decepção da derrota e da manutenção de um incômodo tabu. Há 11 jogos o Tricolor do Pici não vence um Clássico-Rei.

Prefeitura de Fortaleza atende 6.109 usuários de drogas e seus familiares em seis meses

Publicado em 23/04/2014 - 23:20 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

central_cpdrogas_0

A Prefeitura de Fortaleza atendeu e encaminhou 6.109 usuários de álcool, crack e outras drogas e seus familiares para os serviços de tratamento da rede municipal nos últimos seis meses. O atendimento é realizado por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) no Centro Integrado de Referência sobre Drogas ou pelo teleatendimento. Os usuários de drogas e seus familiares são atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro e assistente social.

Os encaminhamentos são feitos após uma avaliação psicossocial. Além disso, o Centro de Referência faz um acompanhamento dos usuários que são encaminhados para internação nas Comunidades Terapêuticas e Unidades de Acolhimento conveniadas. Toda essa atenção visa prevenir a ocorrência de outras internações ou desistência do tratamento.

Para internação, a Prefeitura mantém a unidade de acolhimento no José Walter, inaugurada em 2013, além de convênio com 17 instituições e leitos na Santa Casa. Essa opção é indicada para casos de vulnerabilidade do usuário, quando há tentativas anteriores de parar o consumo sem sucesso, quando usuário relata impotência de manter abstinência.

Há também o acompanhamento psicossocial nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs AD): são seis CAPs Álcool e Drogas, dois são 24h (Regional I e II) e os outros quatro atendem de 8h às 17 horas. Geralmente são encaminhadas pessoas que têm vínculos familiares e sociais mais fortalecidos, e precisam de suporte terapêutico para que possam evoluir com relação a abstinência.

Já os Grupos de ajuda mútua, como os Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Al-Anon, Nar-Anon, Amor Exigente, entre outros, são válidos tanto para o tratamento de usuários como familiares.

Serviço:

O Centro Integrado de Referência sobre Drogas funciona de domingo a domingo na Av. Luciano Carneiro, 99 – Fátima e pelo Teleatendimento 24 horas 0800.032.1472, gratuito e sigiloso.

Policial militar aposentado é assassinado no bairro Vila Peri

Publicado em 23/04/2014 - 23:04 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Um policial militar aposentado foi assassinado hoje à noite, no bairro Vila Peri, em Fortaleza.

Paulo Sérgio, como era conhecido o policial, estava numa churrascaria com um grupo de amigos, alguns também policiais, quando quatro homens chegaram em duas motos e um desceu e efetuou cinco disparos a queima roupa contra o PM. Um dos policiais que estava com a vítima reagiu efetuando disparos e baleou um dos criminosos, que ainda conseguiu fugir.

A aposentadoria do policial foi concedida depois da perda de visão de um dos olhos durante troca de tiros numa tentativa de assalto. Paulo Sérgio já tinha sido assaltado duas vezes e em todas as ocasiões reagiu atirando contra os criminosos.

TJ publica no Diário da Justiça Eletrônico decisões dos plantões do feriadão

Publicado em 23/04/2014 - 22:41 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

A Secretaria Judiciária do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) publicou, no Diário da Justiça Eletrônico dessa terça-feira (22/4), relatório com todas as decisões dos plantões judiciários de 2º Grau ocorridas na Semana Santa e no feriado de Tiradentes. A medida cumpre recomendação do Órgão Especial do TJCE, que também solicitou à Secretaria levantamento detalhado de todos os plantões de 2ª Instância dos últimos três anos.

A determinação de publicar as decisões no primeiro dia útil após os plantões atende à Resolução nº 10/2013, do Órgão Especial, e tem o objetivo de dar ampla publicidade e transparência aos atos judiciais. Dessa forma, a Secretaria Judiciária do TJCE passa a cumprir integralmente a resolução ao também incluir no Diário da Justiça as decisões oriundas de processos físicos.

No último plantão, foram julgados dois habeas corpus (um pelo desembargador Teodoro Silva Santos e outro pela juíza convocada plantonista Tereze Neumann Duarte Chaves), uma cautelar inominada (desembargador Teodoro Silva Santos) e um mandado de segurança (desembargadora Maria Iraneide Moura Silva).

Relações atualizadas de filiados a partidos já podem ser acessadas

Publicado em 23/04/2014 - 22:24 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Já podem ser consultadas no sistema Filiaweb da Justiça Eleitoral as relações atualizadas de filiados dos partidos políticos. A legislação estipula que os partidos devem encaminhar à Justiça Eleitoral listas atualizadas de seus filiados sempre nos meses de abril e outubro de cada ano. O prazo para o envio das relações terminou no dia 14 de abril. O Brasil tem 32 partidos com registro deferido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A legislação eleitoral determina ainda que, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado no provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral, a filiação constante na última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada (parágrafo 1º do artigo 19 da Lei dos Partidos Políticos).

Para concorrer a um cargo eletivo em 5 de outubro deste ano, o candidato tem de estar filiado ao partido pelo qual pretende concorrer há pelo menos um ano antes do pleito. Essa é uma das condições de elegibilidade exigidas pela legislação.

PSDB pede retirada da página do Facebook “Queremos Aécio Neves Presidente”

Publicado em 23/04/2014 - 22:22 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira (23) uma representação do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) contra o Facebook para que seja retirado do ar o perfil “Queremos Aécio Neves Presidente”.

De acordo com o partido, apesar de já ter sido notificado para retirar a página do ar desde o dia 14 de abril deste ano, a página não foi removida e continua a infringir a legislação eleitoral que impede a propaganda em favor de candidatos antes do dia 5 de julho do ano da eleição (Lei nº 9.504/97 – artigo 36). O PSDB ainda afirma que não concorda com a página bem como não tem nenhuma participação na criação do perfil e rechaça “qualquer tentativa de apontar o partido ou seu filiado como supostos beneficiários responsáveis pelo perfil irregular”.

Pede, portanto, que o TSE determine a suspensão do perfil por meio de uma medida liminar pelo menos até o dia 5 de julho de 2014. Pede também para excluir em definitivo após o encerramento do processo eleitoral.

A relatora do caso é a ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Ministra do Supremo manda Senado instalar CPI exclusiva sobre Petrobras

Publicado em 23/04/2014 - 22:19 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber determinou nesta quarta-feira (23) que o Senado instale uma CPI exclusiva para investigar irregularidades relativas à Petrobras.

Rosa Weber atendeu a pedido feito por parlamentares da oposição, que queriam ter garantido o direito de uma comissão específica para investigar denúncias sobre a estatal, que incluem a compra de uma refinaria no Texas e pagamento de propina a funcionários.

A decisão da ministra é liminar (provisória) e valerá até que o plenário do Supremo decida sobre o tema. “Defiro em parte a liminar, sem prejuízo, por óbvio, da definição, no momento oportuno, pelo Plenário desta Suprema Corte”, disse a ministra na decisão.

Governistas também foram ao Supremo para tentar assegurar uma CPI ampliada, que incluísse investigações de obras sob suspeita em estados governados pela oposição. Mas a ministra rejeitou esse pedido.

Rosa Weber determinou que seja suspensa uma eventual decisão do plenário do Senado sobre a abrangência da CPI. Ela estipulou que a comissão não tenha “objeto alargado”, conforme queriam os governistas, mas sim “objeto restrito”, como pediu a oposição.

Os senadores governistas ainda podem recorrer ao plenário do Supremo. A oposição argumentou que uma comissão ampla teria como objetivo tirar o foco das supostas irregularidades na Petrobras.

(Agência Brasil)

Eunício descarta aliança com PSDB e diz que vai apoiar Dilma

Publicado em 23/04/2014 - 20:40 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

PSD vai se reunir para apoiar candidato de Cid Gomes

Publicado em 23/04/2014 - 20:40 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Deputado João Jaime vai unir partidos para apoiar candidatura de Tasso

Publicado em 23/04/2014 - 20:38 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Metade dos contribuintes ainda não enviou declaração de renda ao Fisco

Publicado em 23/04/2014 - 20:19 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

A uma semana do fim do prazo, quase metade dos contribuintes ainda não enviou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo a Receita Federal, cerca de 14 milhões de contribuintes entregaram o documento até as 17h de hoje (23), equivalentes a 51,8% dos 27 milhões de declarações que o Fisco espera receber este ano.

O prazo para entrega vai até o próximo dia 30. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistência, erro ou omissão no preenchimento.

Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.

(Agência Brasil)

Concurso professor: Divulgadas as datas de convocação, perícia, nomeação, posse e exercício

Publicado em 23/04/2014 - 20:17 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), convoca os aprovados e classificados no Concurso Público, até o limite de vagas para o provimento do cargo de Professor, classe Pleno I, referência 1, conforme a ordem de classificação constante no Edital nº 009/2014, publicado no DOE de 03 de abril de 2014, e homologação no Edital nº 010/2014, publicado no DOE de 11 de abril de 2014. Serão convocados 2.996 candidatos.

CRONOGRAMA DE CONVOCAÇÃO

1- Início da perícia médica: 05/05/2014
2- Opção para futura lotação: 12/05 a 20/06/2014
3- Nomeação: junho/2014
4- Posse e exercício : até 11/07/2014

As datas da perícia de cada candidato serão divulgadas no site da SEDUC no dia 29/04/2014.

As carências, por município, serão divulgadas no site da Seduc no dia 05/05/2014 a partir das 17:00.

Acesse o Edital de Convocação pelo link: http://www.cespe.unb.br/concursos/seduc_ce_13/

Ronaldo Fenômeno fará o pontapé inicial no Clássico-Rei desta quarta-feira

Publicado em 23/04/2014 - 20:14 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Ronaldo e Ferru

O pentacampeão Ronaldo será a atração especial na decisão final do Campeonato Cearense de 2014, na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão. Integrante do Comitê Organizador da Copa (COL), o Fenômeno desembarcou na tarde de hoje em Fortaleza, ao lado do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, e de outras autoridades.

Ele foi convidado pelo secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, para dar o pontapé inicial no confronto entre Ceará e Fortaleza. E aceitou prontamente. “Ronaldo é uma referência mundial e não poderia deixar de abrilhantar esse grande momento do futebol cearense e da Arena Castelão”, destacou Ferruccio Feitosa.

Além de Ferruccio, a secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo, também participou da recepção aos integrantes da FIFA e do COL. Amanhã, a comitiva visita o local que receberá a FIFA Fan Fest durante o Mundial.

Comitiva da FIFA desembarca em Fortaleza para acompanhar preparativos para Copa do Mundo de 2014

Publicado em 23/04/2014 - 20:09 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, desembarcou em Fortaleza na tarde desta quarta-feira, chefiando delegação da entidade e do Comitê Organizador Local da Copa (COL). Entre os visitantes que integram a comitiva estão o pentacampeão do mundo Ronaldo Fenômeno e o CEO do COL, Ricardo Trade. Na manhã desta quinta-feira eles visitam o local que vai receber a FIFA Fan Fest, o Aterro da Praia de Iracema.

A delegação foi recepcionada pelo secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, e pela secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo. Ronaldo, inclusive, aceitou pedido de Ferruccio para dar o pontapé inicial do Clássico-Rei que decide o Campeonato Cearense de 2014, na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão.

“A cada dia Fortaleza mostra que está mais preparada para receber a Copa do Mundo. A Arena Castelão já é uma realidade, testada em grandes jogos e shows. E tenho certeza de que a FIFA Fan Fest também será um sucesso”, aponta Ferruccio.

Fortaleza fecha o ciclo da comitiva, que já passou por São Paulo, Curitiba e Cuiabá. Depois do tour, o secretário-geral vai participar da reunião de diretoria do COL, no dia 25 de abril, no Rio de Janeiro.

 

 

 

Câmara dos Deputados aprova regulamentação das guardas municipais

Publicado em 23/04/2014 - 19:07 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O plenário da Câmara dos Deputados acaba de aprovar o projeto de lei 1332/03, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que regulamenta a criação e o funcionamento das guardas municipais, ampliando suas atribuições, estabelecendo limite máximo de efetivo, garantindo direitos dos integrantes dessas formações e restringindo a possibilidade de porte de arma de fogo apenas aos estados e municípios que contarem com legislação específica sobre o tema. O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que há anos acompanha a tramitação da matéria, destaca a importância da aprovação do projeto, para a regulamentação das guardas municipais, a garantia dos direitos dos integrantes das guardas e o avanço quanto à segurança pública.

Pelo substitutivo aprovado nesta quarta-feira, de autoria do deputado Fernando Francischini, a guarda civil poderá ter efetivo equivalente a até 0,5% da população do município. De acordo com a Agência Câmara, estima-se que existam, atualmente, cerca de 600 guardas municipais no País, formadas por 70 mil homens e mulheres que cumprem funções de polícia comunitária, como ronda escolar e organização do trânsito.

O substitutivo aprovado estabelece a exigência de corregedorias próprias das guardas municipais, além de controle externo, por conselhos municipais de segurança. O projeto também garante o direito de os integrantes das guardas contarem com planos de cargos e salários e determina que a direção da guarda será ocupada por servidor de carreira. O projeto segue agora para votação no Senado.

Página 1 de 1.82212345...102030...»

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999