Busca

23:50 · 30.09.2016 / atualizado às 23:50 · 30.09.2016 por

Em São Gonçalo do Amarante a tendência é que seja reeleito o atual Prefeito Claúdio Pinho do PDT. Pinho apareceu na última pesquisa do Ibope (contratada pela Editora Gráfica Ceará Agora), com 63% das intenções de voto contra 25% da Deputada Estadual Bethrose (PMB), segunda colocada.

O Município deverá ser, em breve, um dos mais prósperos do Estado. Só a operação da Companhia Siderúrgica do Pecém- CSP (localizada naquele Município), quando estiver em sua atividade plena, deverá representar um incremento de 12% no PIB de todo Estado do Ceará e de 42% no PIB industrial cearense.

Números que colocam São Gonçalo do Amarante como uma das principais protagonistas nas projeções da economia do Estado.

20:07 · 30.09.2016 / atualizado às 20:08 · 30.09.2016 por

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para a prefeitura de Juazeiro do Norte:
– Gilmar Bender (PDT) – 37%
– Arnon Bezerra (PTB) – 36%
– Normando Sóracles (PSDB) – 9%
– Raimundo Macedo (PMDB) – 7%*
– Demontieux Fernandes (PSOL) – 4%
– Flávia Soares (PRB) – 3%
– Francisco Fabiano (PSB) – 3%
– Helaine Mendonça (PMB) – 1%

*Durante o período de campo da pesquisa, Raimundo Macedo apresentou o pedido de renúncia de sua candidatura.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Segundo o Ibope, a “pesquisa realizada antes do debate mostra crescimento expressivo de Gilmar Bender”.

A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares.

Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

– Gilmar Bender (PDT) – 34%
– Arnon Bezerra (PTB) – 33%
– Normando Sóracles (PSDB) – 9%
– Raimundo Macedo (PMDB) – 6%
– Francisco Fabiano (PSB) – 3%
– Demontieux Fernandes (PSOL) – 3%
– Flávia Soares (PRB) – 2%
– Helaine Mendonça (PMB) – 1%
– Brancos e nulos: 5%
– Não sabe: 4%

O levantamento foi realizado entre os dias 28 e 29 de setembro. Foram entrevistados 602 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o número CE- 04774/2016.

19:12 · 30.09.2016 / atualizado às 19:12 · 30.09.2016 por

IMG_1485
Quem votar no candidato Expedito Ferreira na cidade de Aracati, estará perdendo o voto.
Sua candidatura foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral. É que não existe tempo para
retirar a foto e o nome.

Expedito Ferreira foi condenado em 2011, sob a acusação de ter contratado cerca de 300
servidores na véspera das eleições de 2008, que lhe garantiu a reeleição.

18:45 · 30.09.2016 / atualizado às 18:45 · 30.09.2016 por

Neste domingo (2), 144.088,912 brasileiros vão às urnas para escolher 5.568 prefeitos e 57.945 vereadores. Só não vão votar neste pleito municipal os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, onde não há representantes desses cargos, e os que estão cadastrados para votar no exterior, que só escolhem o presidente da República.
Para isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou um guia para o eleitor com as principais informações que ele precisa saber para o dia da votação.
Horário da votação

O eleitor pode ir à sua seção eleitoral e votar das 8h às 17h, considerado o horário local de seu município.

Local da votação
Em seu título de eleitor constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota. Mas, se você não sabe onde vota ou perdeu o título, pode consultar o local de votação e o número do seu título no site do TSE. Para esta consulta, basta informar o seu nome, data de nascimento e nome da mãe (consulte seu local de votação).

Documento
É necessário levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento.
Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, o número deste documento é indispensável para o preenchimento da justificativa eleitoral.

Posso ou não posso?

No dia da votação é permitida a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido e/ou candidato de sua preferência. Entretanto, não é permitido utilizar vestuário padronizado, bandeiras, broches nem adesivos que caracterizem manifestação coletiva.

No recinto da cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.

Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.

Como votar

Todos os eleitores brasileiros votam na urna eletrônica. Nela é mais fácil, rápido e seguro exercer o direito ao voto. Primeiro, o eleitor escolherá o candidato a vereador e depois o candidato a prefeito. O eleitor deve levar a “cola eleitoral” com os números dos candidatos nos quais quer votar. A colinha é muito útil para agilizar a votação (imprima aqui a sua cola).

Vereador

O primeiro voto será para o cargo de vereador. O eleitor pode votar em um candidato ou somente na legenda. Para escolher o candidato de sua preferência, digite os cinco números do candidato, confira o nome e/ou a foto dele e, caso esteja correto, tecle Confirma. Se você errou o número, tecle Corrige, digite os números corretos, e confirme o seu voto.

Para votar somente no partido, o chamado voto de legenda, o eleitor deve digitar somente os dois primeiros números, pois esses identificam o partido. Antes da confirmação do voto, a urna apresentará a informação do respectivo partido e mensagem alertando ao eleitor que, se confirmado o voto, ele será computado para a legenda. Dessa forma, o votante ajuda o partido de sua preferência a conquistar mais vagas na câmara dos vereadores, sem escolher um candidato específico para preenchê-la.

Prefeito

O segundo voto será para o cargo de prefeito. Para votar no candidato de sua preferência, digite os dois números do candidato, confira o nome e/ou a foto dele e, caso esteja correto, tecle Confirma. Se você errou o número, tecle Corrige e digite os números corretos, repetindo a operação até confirmar o seu voto. Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra FIM e emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.

Justificativa

O eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e, em consequência, não votar, deve justificar a ausência. É necessária uma justificativa para cada turno em que o eleitor foi ausente, ou seja, se faltou à votação no primeiro turno, deve fazer uma justificativa; se faltar ao segundo turno, outra justificativa.

A justificativa pode ser feita no dia da eleição em um dos postos de justificativa ou em até 60 dias após a ausência. Para justificar a falta no primeiro turno, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral até o dia 1º de dezembro. Se a falta for no segundo turno, o cartório eleitoral receberá a justificativa até o dia 29 de dezembro.

Para preenchimento do formulário de justificativa no dia da eleição é indispensável o número do título de eleitor. O ausente pode preencher o formulário antecipadamente, mas só deve assiná-lo quando da entrega, na presença do mesário.

17:30 · 30.09.2016 / atualizado às 17:30 · 30.09.2016 por
O juiz Antônio Teixeira de Sousa, que responde pela 108ª zona eleitoral, assinou hoje portaria que determina o horário de qualquer manifestação de campanha eleitoral nos últimos dias que antecedem o dia da eleição votação, dia 2 de outubro. Estão proibidas visitas a eleitores entre 22h e 7h. Quem descumprir será autuado por crime de desobediência.
Localizado no litoral oeste e distante 403 km da capital cearense, Barroquinha já registra uma das eleições com o maior número de denúncias de casos de polícia e também de notícias falsas. Nesta sexta-feira, vários panfletos foram distribuídos na cidade informando que o candidato a prefeito pela coligação “Unidos Somos Mais”, Professor Ademar, poderia ter a candidatura impugnada por ter contas desaprovadas.
O candidato Professor Ademar, que disputa a prefeitura de Barroquinha pelo PTB, teve o registro de candidatura deferido primeiro na 108ª Zona Eleitoral, em Chaval. A coligação adversária recorreu da decisão que foi levada para julgamento na 2ª instância, no Tribunal Regional Eleitoral. No dia 22 de setembro o TRE julgou o recurso improcedente por 6 x 0, deferindo assim, mais uma vez, o registro de candidatura do Professor Ademar.
O candidato da coligação “Unidos Somos Mais” possui certidão negativa do Tribunal de Contas dos Municípios que atesta que nada consta com relação a desaprovação de contas. Professor Ademar é candidato a prefeito de Barroquinha.
Doc1
Doc2
14:58 · 30.09.2016 / atualizado às 14:58 · 30.09.2016 por

Entidades sociais de todo o país estão orientando seus militantes a fiscalizar o uso de caixa dois nas doações para candidatos.

A expectativa é que haverá um festival de ações judiciais acusando os adversários de terem desrespeitado as leis.

14:56 · 30.09.2016 / atualizado às 14:56 · 30.09.2016 por

IMG_1482

Senadores petistas estão dedicadíssimos às campanhas. É questão de sobrevivência. Em 2018, oito dos seus 10 senadores terão que disputar o pleito. Há quem considere que o melhor seria não concorrer à reeleição.

14:55 · 30.09.2016 / atualizado às 14:55 · 30.09.2016 por

Para impedir a aprovação de uma reforma política são necessários 105 votos. Mas já existem, no mínimo, 92 deputados contrários, pois não se elegeriam, em 2014, se não houvesse coligações. São 22 só em São Paulo. No Rio são seis. Os adversários das mudanças acrescentam que, com as alianças para disputar os governos estaduais, a oposição será ainda maior. Cientistas políticos apostam que a fragmentação partidária se manterá na Câmara em 2018. E que a votação de domingo deixará claro que a pulverização se manterá. A elite política é contra a existência de dezenas de siglas, mas o eleitor parece que não.

14:54 · 30.09.2016 / atualizado às 14:54 · 30.09.2016 por


IMG_1481

A aplicação imediata de uma reforma política (2018 ou 2022) tem sido o grande obstáculo a sua aprovação. A PEC do fim das coligações nos pleitos proporcionais e da cláusula de barreira precisa de 308 votos na Câmara. Mas a adoção da barreira deixaria 72 deputados sem Fundo Partidário e o fim da coligação colocaria em risco a reeleição de outros 92. (Na foto, Ricardo Ferraço, relator da reforma no Senado.)

14:50 · 30.09.2016 / atualizado às 14:50 · 30.09.2016 por

IMG_1478O Governo do Ceará entregou, nesta quinta-feira (29), a 113ª Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), localizada em Sobral, a 220 quilômetros de Fortaleza. “A inauguração desta escola é muito simbólica para todos os moradores da região. Uma escola padrão, com laboratórios e equipamentos de excelência. Por isso, só motivo de orgulho”, disse a vice-governadora Izolda Cela durante a inauguração da terceira unidade de ensino profissional do município.

Com o nome dado em homenagem ao precursor do ensino profissional no Ceará e fundador da Escola Profissional São José, em Sobral, a EEEP Monsenhor José Aloísio Pinto vai oferecer os cursos técnicos integrados ao ensino médio com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h. A partir de 2017, serão ofertados os cursos de segurança no trabalho, produção de moda, redes de computadores e finanças.

IMG_1479

A nova unidade conta com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, blocos pedagógico e administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. O investimento total é de R$ 8,4 milhões, contando com recursos estaduais utilizados na construção, compra de equipamentos e de mobiliário. O prédio tem um andar térreo e mais dois andares, numa área construída de 4.487,20 metros quadrados.

Segundo o secretário da Educação, Idilvan Alencar, a nova escola tem um padrão de modernidade referência em todo o País. “Temos o que há de mais moderno e melhor em termos de estrutura para o ensino profissionalizante. É um orgulho saber que já formamos cerca de 46 mil jovens para o mercado de trabalho com um modelo revolucionário de ensino. É um grande esforço do Estado que nos faz galgar novos horizontes e novos desafios”, destacou o secretário.

Para a aluna do segundo ano de Logística, Abia Rodrigues, de 16 anos, ter mais escola profissionais é uma oportunidade para alcançar novos horizontes. “Eu vivencio, há quase dois anos, a experiência de estudar em uma escola de tempo integral que possui a estrutura ideal que a gente precisa. Por isso, é muito bom ver novas escolas como esta que está sendo inaugurada, com a mesma estrutura das que nos é oferecido. Só eu sei o quanto é importante dar essa oportunidade de conseguir entrar em uma escola com esse padrão de ensino e tecnologia”.

Homenageada pelos estudantes das duas escolas profissionais da região, a vice-governadora Izolda Cela disse que este modelo de educação tem sido motivo de orgulho para o Estado. “Fico maravilhada ao ver e ouvir os depoimentos de todos esses alunos. São jovens dedicados, com alto poder de criticidade e desenvolvimento. Saber que estão podendo usufruir dos ensinamentos da sala de aula para suas vidas, compreender e maximizar o seus potenciais, é de um orgulho sem tamanho. Só nos dá ainda mais vontade de seguir trabalhando cada vez mais na política de educação para todos os cearenses”, ressaltou.

14:47 · 30.09.2016 / atualizado às 14:47 · 30.09.2016 por

Os primeiro erros e precipitações já aconteceram e estão sendo denunciados por quem se acha no prejuízo. Em Aquiraz, por exemplo, os responsáveis, o candidato peemedebista a prefeito Edson Sá e o Instituo Zaytec, publicaram pesquisa registrada no TRE, mas considerada autêntico disparate em uma acirrada disputa. Aliás, o instituto já havia errado feio no último pleito que envolvia, justamente, o hoje prefeito e candidato à reeleição Guimarães.

Outros municípios, também, estão na mira da Polícia Federal e Ministério Público, pois envolve a compra dos institutos de pesquisa de aluguel, legítimos caça- níqueis à procura de candidaturas desesperadas e dispostas a publicar fraudes em nome de falsas vitórias na preferência do eleitor.

14:45 · 30.09.2016 / atualizado às 14:45 · 30.09.2016 por

IMG_1477

O TRE do Ceará, através da Comissão de Auditoria do Funcionamento das Urnas Eletrônicas, convocou representantes da OAB, partidos políticos e entidades da sociedade civil para audiência pública, neste sábado, 1/10, às 8h30min, na Sala de Sessões do TRE-CE, para o sorteio das 4 urnas, sendo pelo menos uma da capital, que passarão por auditoria no 1º turno das eleições municipais 2016, conforme a Resolução TSE nº 23.458/2015.

A auditoria objetiva afastar dúvidas acerca do correto funcionamento do sistema de votação eletrônica e é realizada no dia da eleição, no 1º turno e no 2º turno (se houver), quando é feito um procedimento que consiste em simulação de votação paralela, sob a organização da Comissão, presidida pelo juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Francisco Gladyson Pontes Filho.

Nos trabalhos de auditoria das urnas eletrônicas, os votos assinalados na cédula de votação e posteriormente depositados em urna de lona, são digitados também nas urnas eletrônicas. Os dois processos de votação, além de acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, advogados e representantes dos partidos, são filmados. Ao final, contrapõem-se os resultados. Se forem idênticos, estará comprovado o correto funcionamento da urna eletrônica.

14:11 · 30.09.2016 / atualizado às 14:11 · 30.09.2016 por

andre 1

O presidente estadual do PDT, deputado federal, André Figueiredo, prestigiou ontem (29) os eventos promovidos pelos candidatos pedetistas de Aracati, com Ivan Silvério que busca a reeleição, e de Itaiçaba, com Frank Gomes na disputa para retornar à Prefeitura.

Segundo o deputado, o fortalecimento do PDT permite a implantação de bandeiras históricas, como a educação em tempo integral. “Vamos seguir, juntos, para promover o constante desenvolvimento da qualidade de vida do povo a partir da grande família do 12 que cresce em Aracati, Itaiçaba e demais município da região”, garantiu.

andré 2

No distrito de Santa Tereza, em Aracati, o prefeito Ivan Silvério e seu vice, Dr. Falcão (PV), realizaram uma reunião que apontou as realizações e conquistas para o município. “Esse gestor fez em 3 anos e meio o que muitos prometeram e não realizaram. Isso mostra o selo do PDT”, afirmou André Figueiredo.

Ao lado de Frank Gomes (PDT) e do vice, João Alberto (PDT), o deputado também esteve em Itaiçaba para participar da carreata que começou no distrito de Tabuleiro do Luna e terminou na sede do município, onde foi realizado um grande comício. “Essa cidade merece um administrador comprometido e que esteja sempre ao lado do cidadão. Ao percorrer a cidade, percebo o carinho de todos”, concluiu.

14:07 · 30.09.2016 / atualizado às 14:07 · 30.09.2016 por
ildsser
O senador Eunício conduziu na noite desta quinta-feira, 29, o último comício do candidato a prefeito de Lavras da Mangabeira, doutor Ildsser(PMDB). Durante o evento doutor Ildsser destacou o carinho que o povo de Lavras tem por Eunício e o reconhecimento por seu empenho em garantir o melhor para a cidade. Se eleito, Ildsser confirmou que irá “lutar para garantir a instalação das faculdades de veterinária e agronomia” de modo a fazer com que Lavras da Mangabeira se torne um pólo estudantil.

O candidato afirmou que vai fazer um governo participativo, priorizando as demandas da população. “A partir do dia 1º de janeiro vamos andar juntos com a população, de mãos dadas, conversando e  discutindo as melhorias para a nossa cidade”, pontuou.

“Nunca vi essa Praça tão cheia”, comentou  Eunício em seu discurso. Segundo o peemedebista, o PMDB fez uma campanha limpa e da paz, andando pelas ruas da cidade e pelos distritos, o parlamentar entende que Ildsser encerra a campanha “com sucesso e total apoio da população”.

O senador garante que, se Ildsser for eleito no dia 02 de outubro será o prefeito de todos os lavrenses. “Porque esse é o propósito da política. Realizar os sonhos das pessoas”, defendeu.

O comício contou com a participação do candidato a vice, Vicente Crente, do deputado estadual Danniel Oliveira, candidatos a vereador, além de lideranças políticas de todo Cariri.

14:05 · 30.09.2016 / atualizado às 14:05 · 30.09.2016 por
fernando santana barbalha
“Eu nunca vi em todas as eleições que participei em Barbalha um festa tão linda”, afirmou, emocionado, o governador Camilo Santana ao abrir o último comício da coligação “Um novo tempo para Barbalha” antes das eleições do próximo domingo (2). O ato, que foi realizado após uma caminhada, levou milhares de pessoas às ruas do bairro Cirolândia. “Fizemos uma campanha limpa, toda em cima de propostas”, disse Camilo.
 
O candidato Fernando Santana agradeceu a energia positiva que o público passou durante a caminhada e o comício. “Foi muita emoção. Vi muita gente chorando no palco, chorando lá embaixo. Tenho certeza que fechamos essa fase da campanha com chave de ouro”, disse Fernando. A primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, e o candidato a vice-prefeito Flávio Cruz também participam do evento. 
 
Fernando Santana ressaltou, ainda, as propostas para a saúde, educação, segurança pública e geração de empregos para o povo da cidade. “Nossos jovens merecem ter mais oportunidades de trabalho aqui em Barbalha. Vamos gerar pelo menos 3 mil empregos no município e permitir que a juventude barbalhense possa ficar na cidade”, afirmou o candidato da coligação “Um novo tempo para Barbalha”.
13:10 · 30.09.2016 / atualizado às 13:10 · 30.09.2016 por
Wilton Bezerra Comentarista esportivo da TV Diário e Rádio Verdes Mares
Wilton Bezerra
Comentarista esportivo da TV Diário e Rádio Verdes Mares

Na voz aveludada de um tremendo cantor, Nat King Cole, a música Ansiedade foi um sucesso estrondoso no mundo todo.

Isso por volta dos anos 1950. Toda vez que a ouvimos, a canção se renova.

Só que no atual momento do futebol cearense, a ansiedade não tem nada de sonora.

Nas justificativas pelas inacreditáveis onze partidas sem vitórias do Ceará, a palavra ansiedade aparece com frequência.

A falta de foco por parte dos jogadores se dá pelo comportamento ansioso que tomou conta do elenco.

É o que se diz. Será que a razão principal é essa mesmo?

Imaginem o estado de ânimo do torcedor. Extrapola qualquer estágio de ansiedade.

No caso do Fortaleza, a ansiedade de time, dirigentes e torcedores vai além da conta.

É que mais uma vez o tricolor se depara com essa coisa que apavora, chamada mata-mata.

Como os dias estão custando a passar até que se chegue a segunda-feira quando o Fortaleza enfrentará o Juventude em Pelotas.

E tome ansiedade. Não adianta disfarçar.

Há conclusões dos entendidos que dão conta ser o Juventude, um adversário muito mais qualificado que Oeste, Macaé e Brasil, responsáveis pelo pão tirado da boca tricolor nos últimos anos.

Também no futebol, as certezas são levadas pelo vento. De pé ficam apenas as dúvidas.

Pelo visto, o fundo musical apropriado ao futebol cearense, no momento, não é nenhum bolero.

06:36 · 30.09.2016 / atualizado às 06:36 · 30.09.2016 por

IMG_1455
Os 6.324.780 eleitores, aptos a votar no Ceará, que forem às urnas neste domingo, 2/10, nas 20.323 seções eleitorais, em todo o Estado, encontrarão um esquema de organização, que envolve mais de 100 mil pessoas, entre juízes, promotores, servidores da Justiça Eleitoral, requisitados, auxiliares dos cartórios, terceirizados – técnicos de urna, serviços gerais e motoristas – mesários, delegados de prédio, policiais civis, militares e federais.

O planejamento de uma eleição começa quando termina a eleição anterior, dois anos antes. Os servidores do TRE avaliam todos os aspectos que envolveram a logística, treinamento de pessoal, atendimento aos eleitores nos cartórios e organização geral do pleito. A partir do resultado final da avaliação, começa o planejamento da eleição seguinte. Os números das Eleições 2016<http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-ce-informacoes-importantes-eleicoes-2016> (arquivo anexo) revelam o trabalho de servidores e magistrados da Justiça Eleitoral do Ceará.

O fruto de todo este trabalho será colhido no final da apuração, na noite deste domingo, quando os eleitores dos 184 municípios cearenses tomarão conhecimento do resultado final da eleição.

O fruto de todo este trabalho será colhido no final da apuração, na noite deste domingo, quando os eleitores dos 184 municípios cearenses tomarão conhecimento do resultado final da eleição.

Acessibilidade

As Eleições 2016 também serão marcadas pela campanha da acessibilidade promovida pelo TRE-CE, que realizou vistoria em 6.857 locais de votação, em todo o Estado, e oficiou os gestores públicos – Governo do Estado e Prefeituras – e os donos dos estabelecimentos privados, identificando as barreiras que dificultam o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos locais de votação.

Neste domingo, quando comparecerem à seção de votação, esses eleitores com deficiência serão estimulados pelos 81.350 mesários, em todo o Estado, a preencherem um formulário informando a sua situação, para que nas eleições futuras seja melhorado o acesso dessas pessoas às seções eleitorais. No Ceará, 30 mil eleitores com deficiência já estão cadastrados.

O presidente do TRE-CE estará, às 10h, na Escola João Matos (Rua Almirante Rubim, 1014), no Montese, ao lado do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Ceará (CEDEF), Francisco Jacinto Araújo da Silva, em visita a uma seção da 115ª Zona Eleitoral para acompanhar a votação e o cadastramento de eleitor com deficiência, que entregará o seu formulário de identificação.

Quilombolas e Indígenas

O TRE-CE também instalará seções especiais em todo o Ceará, neste domingo. Nas Eleições 2016, 35 seções receberão os votos de 7.091 eleitores quilombolas, distribuídos em 20 municípios. São eles: Acaraú, Aquiraz, Aracati, Araripe, Baturité, Caucaia, Croatá, Horizonte, Pacajus, Ipueiras, Itapipoca, Moraújo, Novo Oriente, Potengi, Quiterianópolis, Quixadá, Salitre, São Benedito, Tamboril e Tururu.

Em relação às comunidades indígenas, serão 4.659 eleitores, distribuídos em 26 seções de 14 municípios: Acaraú, Aquiraz, Canindé, Caucaia, Crateús, Itarema, Itapipoca, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril.

A diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza Joriza Magalhães Pinheiro, visitará, às 14h deste domingo, seção da 37ª zona eleitoral, que funciona na Escola Índios Tapeba, na Rodovia Coronel Alfredo, s/n, no distrito de Capuan, em Caucaia. Antes, às 10h, a vice-presidente do TRE, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueria visitará a seção da 78ª zona eleitoral, no Centro Cultural Quilombola Negro Cazuza, na Rua Chagas Bento, 124, Alto Alegre, no município de Horizonte.

Na parte da manhã (11h:30m), está programada ainda uma visita da vice-presidente do TRE ao Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, na BR-116, Km 27, em Aquiraz, onde funcionará seção eleitoral para votação dos presos provisórios. Nestas eleições, 147 presos manifestaram o desejo de votar em 2 unidades carcerárias nos municípios de Aquiraz e Juazeiro do Norte.

Votação Paralela

No dia da eleição, a Justiça Eleitoral também promove a “Votação Paralela”, das 8h às 17h, uma oportunidade para que toda a sociedade – representantes dos partidos, coligações, do Ministério Público e de diversas entidades – acompanhe a auditoria nas urnas eletrônicas para comprovar a sua segurança.

Este ano, a Votação Paralela acontecerá no auditório do Colégio Ari de Sá, na Água Fria, maior local de votação na capital. O TRE providenciará o transporte das 4 urnas sorteadas, no sábado (1/10), véspera da eleição, que serão levadas para o colégio.

Nos trabalhos de auditoria das urnas eletrônicas, os votos assinalados na cédula de votação e posteriormente depositados em urna de lona, são digitados também nas urnas eletrônicas. Os dois processos de votação, além de acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, advogados e representantes dos partidos, são filmados. Ao final, contrapõem-se os resultados. Se forem idênticos, estará comprovado o correto funcionamento da urna eletrônica.

Caso haja 2º turno, na capital e em Caucaia, a Votação Paralela voltará a ser realizada no mesmo dia da eleição, marcada para o dia 30 de outubro. Na véspera (29/10), serão sorteadas duas seções eleitorais que passarão por auditoria para comprovação da segurança das urnas eletrônicas.

Zerésima e Apuração

Antes das 8 horas deste domingo, quando começa a votação, na seção eleitoral, os mesários terão que imprimir a zerésima, nas 20.321 urnas eletrônicas. Só a partir daí, será autorizada a entrada dos eleitores na seção para o início da votação.

Às 9h:30m, na Secretaria de Tecnologia da Informação, na sede do TRE, será realizada a cerimônia para a impressão da zerésima no computador central, que receberá a transmissão dos dados da votação nos 184 municípios do Ceará.

Em Fortaleza, haverá 13 locais de apuração – um para cada zona eleitoral da capital – para onde serão levados, após às 17 horas, os cartões de memória contendo os votos das seções eleitorais. De cada local de votação, esses dados serão transmitidos para o computador do TRE, que concentrará a totalização dos votos de Fortaleza e dos demais municípios do Ceará e enviará o resultado final para o TSE.

 

06:32 · 30.09.2016 / atualizado às 06:32 · 30.09.2016 por

IMG_1453O candidato a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner 22 escolheu o Beco da Poeira para visitar na manhã desta quinta-feira, 29. Na ocasião, empreendedores do Beco da Poeira, um dos principais pontos de venda de moda em Fortaleza, confirmaram votar no Capitão.

Atencioso, ele afirmou que irá melhorar as condições de trabalho para os comerciantes e também a infraestrutura para os clientes que visitam o Equipamento. “É fundamental ampliarmos os investimentos na capacitação e microcrédito para a população possa iniciar pequenos negócios, principalmente nos bairros mais pobres da Capital”.

IMG_1454

Em todas as feiras que passou, Capitão Wagner foi muito bem recebido e ouviu todas as demandas dos trabalhadores. “As condições de trabalho destes feirantes são péssimas. Em todas as feiras da cidade, comerciantes e clientes pedem infraestrutura adequada para exercerem suas atividades”, finalizou Capitão Wagner.

Na manhã desta quinta-feira, o candidato também visitou a feira do Álvaro Weyne.

 

06:02 · 30.09.2016 / atualizado às 20:36 · 29.09.2016 por

Presidência da República

Sexta-Feira
30 de setembro de 2016

09h- 8º EXAME Fórum 2016
Hotel Unique – São Paulo/SP

 

06:00 · 30.09.2016 / atualizado às 06:29 · 30.09.2016 por

IMG_1452

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Abelardo Benevides Moraes, recebeu na tarde desta quinta-feira, 29/9, os principais gestores públicos que comandam a segurança no Estado do Ceará, visando às eleições do próximo domingo. A reunião foi realizada na Sala de Sessões do TRE-CE e consolidou o alinhamento do plano que já está sendo adotado pelos órgãos de segurança do Estado, em sintonia com a demanda da Justiça Eleitoral.

Estiveram reunidos o secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania do Estado do Ceará, Delci Carlos Teixeira, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Geovani Pinheiro da Silva, o superintendente da Polícia Federal, delegado Delano Cerqueira Bunn, acompanhado pela delegada Juliana Pacheco e do delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Wellington Santiago; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Heraldo Maia Pacheco; o delegado geral da Polícia Civil, Raimundo de Sousa Andrade Júnior; o comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual, coronel Francisco Carlos de Lima; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Stênio Pires Benevides; a secretaria da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Socorro França, e o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, Francisco Arcelino de Araújo Lima.

Além do presidente do TRE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, estiverem reunidos a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, Nailde Pinheiro Nogueira, o presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRE, juiz Mauro Liberato, a diretora da EJE, juíza Joriza Magalhães Pinheiro, o diretor geral, Hugo Pereira Filho, e o procurador regional eleitoral, Marcelo Mesquita Monte, além do secretário geral adjunto da OAB-CE, Fábio Robson Timbó.

O secretário da SSPDS, Delci Teixeira, afirmou que “o plano já está sendo realizado na prática e vários policiais foram enviados para os municípios cujos juízes nos solicitaram reforços”. O secretário ressaltou ainda que “no dia da eleição todos os órgãos de segurança no Estado, inclusive Exército, ABIN e Polícia Federal, estarão mobilizados no Centro de Controle instalado na SSPDS para atuação coordenada na segurança das eleições”.

Plano de Segurança

De acordo com o planejamento elaborado, haverá um reforço de 5.600 policiais militares para o 1º turno das eleições, em todo o Estado, com a presença de pelo menos um oficial da PM em cada um dos municípios cearenses. Da capital, partirá, no dia 27 de setembro, um aditivo de 1 mil policiais para o interior, que terá cerca de 4 mil homens atuando no dia das eleições.

Só em Fortaleza, 1400 policiais estarão mobilizados, com reforço de 450 homens na capital e 220 na Região Metropolitana. Cerca de 170 viaturas da PM circularão pela capital, no dia da eleição, 80 na RM e 350 no interior. Além disso, uma aeronave também ajudará no trabalho de cobertura das ações da polícia.

O presidente do TRE mostrou-se confiante nas forças de segurança e “com a resposta dada por todos as instituições que vêm atendendo prontamente as demandas dos juízes eleitorais”. Para o desembargador Abelardo Benevides Moraes, “são questões pontuais que vão surgindo e ao mesmo tempo sendo resolvidas pela ação do Comando de Segurança no Estado, que não tem medido esforços para garantir à Justiça Eleitoral a realização de eleições transparentes, com segurança e celeridade”.

A corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, afirmou que “os magistrados e servidores foram bem preparados para atuar nas eleições, mas precisam da ajuda das forças de segurança e esse apoio não nos tem faltado”. Ela agradeceu a “enorme colaboração das autoridades no Estado, que, sem dúvida, contribuirão para que tenhamos no domingo uma verdadeira festa da democracia”.