Busca

08:55 · 25.05.2017 / atualizado às 08:55 · 25.05.2017 por
Wilton Bezerra
Comentarista esportivo da TV Diário e Rádio Verdes Mares

Somos do tempo em que havia reverência pelo jogador de futebol.

Não existia distância regulamentar entre o torcedor e o craque como se impõe estupidamente, nos dias de hoje.

Quem nos deixou essa semana foi Alexandre Nepomuceno, o maior dos zagueiros da história do Ceará.

Assim como Nílton Santos, a enciclopédia do futebol, defendeu apenas o Botafogo carioca, Alexandre só jogou pelo alvinegro cearense.

Era elegante, eficiente e possuía bom senso de colocação na marcação.

Liderava e jogava com paixão.

No tempo do 2-3-5, sistema tático conhecido como “a pirâmide”, formou dupla duradoura com William.

Atuou num período onde o futebol cearense era coalhado de craques como Harry Carey, Aluísio Linhares, Moésio, Mozart, Gildo, Walter Vieira, Damasceno, Mauro Calixto, Carneiro, Aldo e tantos outros.

Por marcar Pelé, de forma limpa e categórica em amistoso, por pouco não se transfere para a Vila Belmiro.

Pelo comportamento honesto, dentro e fora de campo (foi empresário do ramo ótico), Alexandre Nepomuceno figura, de forma destacada, na galeria dos grandes ídolos do Ceara.

Foi de uma geração de jogadores que não precisaram beijar falsamente o escudo dos times que defendiam para demonstrar amor à camisa.

19:34 · 24.05.2017 / atualizado às 19:34 · 24.05.2017 por

“O senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) será eleito presidente da República no dia 7 de junho, em eleição indireta, pelo Congresso Nacional, após a cassação da chapa Dilma-Temer, pelo Superior Tribunal Eleitoral, no dia anterior. Esta foi a saída negociada e definida pelas lideranças nacionais e o Poder Judiciário, para tentar aplacar a crise política que desmonta o governo Temer, tumultua e, ao mesmo tempo, paralisa o Brasil”, disse o deputado Genecias Noronha.

Acordão

“A ideia é que Tasso fique na Presidência até o dia 1º de janeiro de 2019, proceda com mais tranquilidade e equilíbrio as reformas trabalhista, previdenciária e política em curso, e seja sucedido pelo candidato eleito em pleito direto, no dia 3 de outubro de 2018, conforme o calendário eleitoral. Para que isso aconteça, o Congresso deverá aprovar uma mudança na Constituição, que já faz parte do acordão selado.

“Tasso é um dos poucos políticos com experiência, maturidade e projeção nacional não atingidos pela Operação Lava Jato”, disse o deputado Genecias Noronha.

18:33 · 24.05.2017 / atualizado às 18:33 · 24.05.2017 por
YouTube Preview Image

Os deputados federais não se entenderam ao tomarem conhecimento que o exército teria sido convocado para ir às ruas de Brasília. Houve bate boca, empurrões e troca de socos.

O presidente da casa, deputado Rodrigo Maia explicou que a ação era restrita para proteger o parlamento e a integridade física dos parlamentares.

18:08 · 24.05.2017 / atualizado às 18:08 · 24.05.2017 por

Sob a coordenação das centrais sindicais, mais de 100 mil trabalhadores de todo o Brasil realizaram, nesta quarta-feira, 24, em Brasília, a maior marcha de protesto já vista contra as propostas de reformas para as legislações trabalhista e previdenciária elaboradas pelo governo.

Foi uma manifestação pacífica e organizada, mas forte o suficiente para atrair a atenção de toda a mídia brasileira e boa parte da atenção internacional.

Mais do que lamentar, nós, da Força Sindical, rechaçamos a infiltração de black blocs neste ato grandioso e significativo. Não temos nada a ver com esses baderneiros.

E igualmente atribuímos ao despreparo da Polícia Militar de Brasília grande parte da responsabilidade pelas cenas lamentáveis de depredação do patrimônio público. Em lugar de prender bandidos comuns e qualificados, de máscara ou de colarinho branco, infelizmente essa polícia se especializa em atacar trabalhadores e trabalhadoras.

No balanço desta marcha de protesto que se seguiu ao Dia Nacional de Lutas, em 14 de março, e a greve geral nacional de 28 de abril, o certo é que, mais uma vez, o povo deixou um recado muito claro: que não aceitamos as reformas nos termos apresentados pelo governo.

A solução para a pacificação do povo brasileiro, com a consequente retomada da economia, está, outra vez, com o próprio governo e com o Congresso Nacional. Não há a mínima condição de estas reformas prosseguirem. Têm de ser retiradas e refeitas, repactuadas com toda a sociedade e, especialmente, com o movimento sindical. Não há mais como não ver esta realidade.

O País precisa de uma saída constitucional e pactuada para superar este momento de profunda crise. Saídas combinadas apenas pela elite brasileira, no andar de cima, sem a participação efetiva dos trabalhadores, não funcionam e são inaceitáveis. O diálogo nacional, para ser efetivo, tem de incluir os trabalhadores.

17:46 · 24.05.2017 / atualizado às 17:46 · 24.05.2017 por

O Itamaraty recebeu ordem de evacuação. Fuzileiros navais estão protegendo o palácio.

O presidente da República, Michel Temer, atendendo pedido do presidente da Câmara ordenou a guarda nacional apoiar a polícia e reforçar a segurança do Congresso nacional.

17:33 · 24.05.2017 / atualizado às 17:33 · 24.05.2017 por
17:30 · 24.05.2017 / atualizado às 17:30 · 24.05.2017 por

Chapa definida para concorrer as eleições da nova diretoria executiva do Fortaleza.

Presidente
Luis Eduardo Girão

1º Vice-Presidente
Marcelo Paz

2º Vice-Presidente
Marcello Desidério

Diretor de Esportes Amadores e Olímpicos
Ribamar Bezerra

Diretor Comercial e Marketing
Delfino Neto

Diretor Financeiro
Maurício Guimarães

Diretor Administrativo
Omar Macedo

Diretor Jurídico
Dr. Germano Palácio

Diretor de Futebol Profissional
Marcelo Paz

Diretor de Planejamento
Stênio Gonçalves

Diretor de Patrimônio
Dr. Rolim Machado

Diretor Social e Relações Públicas
Marcel Pinheiro

Diretor de Serviços Médicos
Cláudio Maurício Muniz Rodrigues

Ouvidor
Plauto de Lima

Representante na Federação Cearense de Futebol
Daniel de Paula Pessoa

15:45 · 24.05.2017 / atualizado às 15:45 · 24.05.2017 por

O Diário Oficial do Ceará que circulou ontem, terça-feira(23), traz a abertura de licitação para a construção de uma Areninha em Caucaia. O projeto é o mesmo das Areninhas de Fortaleza. O prefeito Naumi Amorim acertou a obra durante visita do governador Camilo Santana a Caucaia, Onde almoçaram.

AVISO DE LICITAÇÃO
ORIGEM STDS CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº LPN 20170018 IG Nº919951000 PUBLICAÇÃO Nº2017/06349

1. O Governo do Estado do Ceará recebeu um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, em várias moedas, relativo ao custo do Programa de Apoio às Reformas Sociais – PROARES III e pretende aplicar parte dos recursos desse empréstimo em pagamentos elegíveis nos termos do Contrato para EXECUÇÃO Da CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE ESPORTE PARA FUTEBOL – ARENINHA NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA.

2. O Governo do Estado do Ceará, por meio da Comissão Central de Concorrências – CCC e em nome da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, doravante denominado “Contratante”, solicita propostas fechadas de Concorrentes elegíveis para a execução dos Serviços referidos no Item 1 acima e descritos nas Especificações Técnicas, Anexo VI do Edital.

3. A documentação completa relativa à licitação pode ser adquirida gratuitamente pela internet no site www.seplag.ce.gov.br, devendo a empresa interessada informar à CCC por meio de e-mail.

15:37 · 24.05.2017 / atualizado às 15:37 · 24.05.2017 por

O deputado federal Cabo Sabino (PR/CE) está colhendo, desde a manhã desta quarta-feira (24), na Câmara Federal, assinaturas para dar entrada no pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar as doações da JBS a políticos e partidos. A JBS é investigada em cinco operações da Polícia Federal.

“O Brasil fala em eleições diretas, indiretas, impeachment, renúncia e a Câmara tem por obrigação, investigar quem cometeu crime contra a nação. Aqueles que não têm o que temer, não tem rabo preso com a propina, aqueles que não se misturaram aos criminosos, que não fazem parte da quadrilha que se juntou para roubar o País, que estão aqui, para defender a democracia, não terão dificuldade nenhuma de assinar o pedido de CPI, que nós demos entrada”, disparou o parlamentar, em pronunciamento na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviços Públicos (CTAPS).

Para Cabo Sabino, a Câmara Federal não tem como prosseguir, sem antes ser passada a limpo. “O povo brasileiro tem que saber o rumo da Nação. Não tem como continuar, se ano que vem tem eleições e os deputados citados em processos, que ainda não serão julgados, vão poder concorrer ao pleito. Precisamos discutir. O presidente desta Casa tenha a coragem e o dever moral de abrir a CPI”, complementou.

15:32 · 24.05.2017 / atualizado às 15:32 · 24.05.2017 por

As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 começam na segunda-feira (29). O sistema ficará aberto até as 23 horas e 59 minutos do dia 1º de junho. O resultado será divulgado em 5 de junho, em chamada única.

Só pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tirou nota acima de zero na prova de redação. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site http://sisu.mec.gov.br. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga e, no ato, deve incluí-las em ordem de preferência.

15:30 · 24.05.2017 / atualizado às 15:30 · 24.05.2017 por

“A população de Parambu está aflita com o elevado número de casos de meningite registrados no município nos últimos dias”, denuncia a deputada estadual Aderlânia Noronha (SD).

A parlamentar cobrou, durante seu pronunciamento, na manhã desta quarta-feira (24), na Tribuna da Assembleia, a presença de técnicos da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), no município de Parambu.

Já foram confirmados dois casos de meningite com registro de óbito, e mais três pessoas diagnosticadas com a doença, permanecem internadas no Hospital São José em Fortaleza. Deixando a população de Parambu assustada com o elevado número de casos registrados em menos sete dias.

“Já fiz contato com o Secretário Estadual de Saúde, solicitando empenho emergencial do Estado para que seja realizado trabalho preventivo, evitando-se, assim, o surgimento de novos casos. A situação é crítica e exige ação imediata! Na Tribuna da Assembleia, deixei registrada a nossa preocupação e o reforço para que as autoridades de saúde do nosso Estado sejam ágeis na tomada de providências.” informou a deputada Aderlânia Noronha.

12:41 · 24.05.2017 / atualizado às 12:41 · 24.05.2017 por

A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) subiu a tribuna nesta terça-feira (24\5) em defesa das crianças e jovens  violentados no Estado. De acordo com a parlamentar é necessário ampliar e melhorar as redes de proteção social de atendimento familiar para prevenir os casos de violência. “O fortalecimento das políticas públicas pode contribuir com o combate à violência sexual. É importante que as ações tenham o caráter de prevenir e punir a todos que cometem esse tipo de crime. E é por uma cidade mais segura para nossas meninas, é pela não criminalidade infantil, pela educação de qualidade, por uma assistência social familiar que precisamos lutar”, disse.

A parlamentar pediu também que os prefeitos dos municípios cearenses, os gestores públicos, as organizações da sociedade civil, promovam campanhas de conscientização sobre o combate a violência e a exploração de crianças e adolescentes. Dia 18 de maio foi Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Somente no ano passado, em 2016 – o Disque 100 recebeu 15.708 denúncias de violência sexual, em todo o Brasil. A violência sexual é a quarta violação mais denunciada na central telefônica em relação a crianças e adolescentes, e fica atrás somente de negligência, violência psicológica e física. Uma pesquisa realizada durante sete anos (de 2009 a 2016), do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará revelou que neste período foram registradas 13.567 ocorrências de casos de crimes que incluem estupro, exploração sexual e atentado violento ao pudor. Dessas ocorrências 41,7% eram crianças, e 78%, garotas. A maioria, meninas.

12:28 · 24.05.2017 / atualizado às 12:30 · 24.05.2017 por

Para garantir o direito de consumidores ao benefício da meia-entrada, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Coordenadoria Regional do DECON Crato, expediu, na última sexta-feira (19/5), recomendação direcionada às empresas organizadoras das festas que ocorrem na época da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato 2017) RBA Promoções e Eventos e Luan Promoções e Eventos Ltda. No dia 6 abril, ambas foram inclusive multadas, no valor de 280 mil UFIRCEs, o que representa R$ 1.034.367,60, por descumprir a legislação na Expocrato 2016.

De acordo com o titular da Promotoria de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Crato e coordenador Regional do DECON Crato, Thiago Marques Vieira, em 2016, foi instaurado inquérito civil para investigar a prática das empresas de não dispor à venda ingressos sob a modalidade de meia-entrada para as categorias de pessoas que a Lei nº 12.933/2013 determina: estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes. O procedimento foi adotado depois do registro, na Coordenadoria Regional do DECON Crato, de reclamações de consumidores, principalmente estudantes, de que as empresas não obedeciam a norma legal.

“Ano passado também publicamos uma recomendação em que solicitamos informações acerca da quantidade de ingressos na modalidade de meia-entrada disponibilizada pelas empresas. Na época, fomos informados de que não existia um número definido de ingressos, bastando o consumidor comprovar que se enquadrava no público definido pela Lei nº 12.933 para ter acesso ao direito. Apesar disso, continuamos recebendo reclamações”, explica Thiago Marques Vieira. Devido à situação, um servidor do órgão compareceu a um dos pontos de venda e constatou a veracidade dos fatos. Assim, além de depoimentos de consumidores, foi acostada aos autos do inquérito uma certidão de fato constatado com as declarações do servidor.

Sobre a multa aplicada referente ao descumprimento à lei da meia-entrada em 2016, as empresas interpuseram recurso junto à Coordenadoria Regional do DECON Crato e, atualmente, o processo foi encaminhado para julgamento na Junta Recursal do Programa Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor (JURDECON) para análise e processamento das alegações das empresas.

12:24 · 24.05.2017 / atualizado às 12:24 · 24.05.2017 por

Mais de 13,7 milhões de estudantes beneficiários do Bolsa Família em todo o Brasil tiveram a frequência escolar acompanhada nos meses de fevereiro e março de 2017. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), responsável pelo programa, este é o melhor resultado alcançado desde 2013 e o segundo melhor para o período desde o início da série histórica.

Dos alunos acompanhados, 13,2 milhões (96,3%) tiveram frequência escolar acima do mínimo exigido pelo programa – de 85% para os estudantes entre 6 e 15 anos e de 75% para os de 16 e 17 anos. Os 13,7 milhões de alunos acompanhados correspondem a 87,91% do total de crianças e jovens beneficiários.

Para o diretor de Condicionalidades do MDSA, Eduardo Pereira, os resultados positivos obtidos no início do ano mostram a efetividade do trabalho realizado pela rede de educação e pelo MDSA em parceria com as coordenações estaduais e municipais do Bolsa Família. O período geralmente é marcado pela mudança de escola dos alunos, o que costuma dificultar a localização deles e o registro da frequência escolar.

12:21 · 24.05.2017 / atualizado às 12:21 · 24.05.2017 por

Advogado criminal há 22 anos, Mestre em Direito Penal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado Ceará e professor do curso do curso de pós-graduação em Processo Penal da UNIFOR.

• Advogado registrado na OAB/CE sob o nº 10.698

• Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995.1)

• Pós-Graduado em Direito Processual Penal pela Universidade de Fortaleza

• Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco

• Professor de Direito Penal do Curso de Pós Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza

• Professor de Direito Penal e Processual Penal da Fundação Escola Superior da Advocacia

• Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Ceará – CAACE no triênio 2010/2012

• Preside o Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará

• Conselheiro da Diretoria da Escola Nacional de Advocacia – ENA/OAB

• Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8563773985249770

12:19 · 24.05.2017 / atualizado às 12:19 · 24.05.2017 por

09h- Raul Jungmann, Ministro da Defesa
Palácio do Planalto

10h- Reunião com Senadores do PMDB

14h30 – Deputado Bonifácio de Andrada (PSDB/MG)

15h30- Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira
Comandante da Marinha

16h- José Carlos Rodrigues Martins, Presidente da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção

09:02 · 24.05.2017 / atualizado às 09:02 · 24.05.2017 por

A Polícia Federal montou operação em 8 estados para prender pessoas ligadas a quadrilha comandada por Fernandinho Beira Mar.

No Ceará foi preso um dos seus homens influentes. O nome não foi revelado. Fernandinho Beira Mar comanda o tráfico de drogas no Brasil de dentro de uma penitenciária de segurança máxima.

08:05 · 24.05.2017 / atualizado às 12:22 · 24.05.2017 por

O governador Camilo Santana entrega, na manhã desta quarta-feira (24), a nova ala da Maternidade e Neonatologia do Hospital Geral César Cals, em Fortaleza. O bloco passou por uma reforma total em sua estrutura e modernização das instalações e equipamentos, pensados para promover uma ambientação humanizada, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além da emergência, foram reformados também o Centro de Neonatologia II, que comporta a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), com 10 leitos, e a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), com 20 leitos; ainda foram reformadas as seis enfermarias, com 26 leitos de alojamento conjunto, para mães e bebês, que fazem parte do Bloco 700 do hospital, totalmente voltado para serviços de obstetrícia e neonatologia. Ao todo, o investimento da obra, foi de R$ 3.398.303,82, recursos do Tesouro Estadual e do Ministério da Saúde.

22:42 · 23.05.2017 / atualizado às 22:42 · 23.05.2017 por

A discussão do parecer da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado terminou em briga coletiva entre os parlamentares. O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) tentou agredir o colega Randolfe Rodrigues (Rede-AP) porque o oposicionista apresentou requerimento pedindo a suspensão da sessão de votação do texto. A agressão foi impedida, em um primeiro momento, pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e, em seguida, por Otto Alencar (PSD-BA).
Ataídes também tentou agredir Paim, que apenas tentava impedir o contato físico entre o tucano e Randolfe. Nesse momento, Paim foi empurrado por Ataídes que, com palavras de ordem, saiu de onde estava e tentou esmurrar Randolfe.

Outra troca de agressão aconteceu entre o senador Lindbergh Faria (PT-RJ) e o relator da matéria, Ricardo Ferraço (PSDB-ES). Foi preciso que a segurança interviesse para impedir uma briga generalizada. A confusão começou quando a oposição começou a gritar “Fora Temer” no plenário da comissão, fazendo coro com populares que acompanhavam a sessão.

Um dos mais exaltados, Randolfe Rodrigues chegou a se erguer em meio a senadores para se dirigir com bravatas a Ataídes de Oliveira, também muito nervoso

A confusão foi causada porque o presidente da CAE, Tasso Jereissati (PSDB-CE), decidiu dar como lido o relatório de Ferraço sem a publicação para conhecimento dos membros da comissão. A tentativa de atropelar o trâmite da proposta não deu certo porque a oposição reagiu, dando início à briga.

Na votação que provocou o tumulto no plenário, a base governista obteve 13 votos contra 11 da oposição a favor da leitura do relatório de Ferraço.

 

 

20:09 · 23.05.2017 / atualizado às 20:09 · 23.05.2017 por