Busca

16:03 · 23.04.2017 / atualizado às 16:03 · 23.04.2017 por

A presidente da Associação das Barracas da Praia do Futuro, Fátima Queiroz falou hoje também sobre o caso de agressão a um vendedor ambulante por parte de seguranças de uma barraca de praia.

“Foi um caso isolado. O que aconteceu foi excesso por parte do segurança que cometeu essa violência contra o vendedor ambulante”.

Fátima Queiroz disse que a relação entre barraqueiros e ambulantes é tranquila, pacífica. Ela disse que a Associação se solidariza com o vendedor agredido.

15:54 · 23.04.2017 / atualizado às 15:54 · 23.04.2017 por

O advogado da barraca Crocobeach, Rafael Valêncio informou na tarde deste domingo que o caso de agressão a um vendedor de picolés por parte de seguranças particulares do local está sendo apurado e que o estabelecimento faz questão de colaborar com a investigação.

Rafael Valêncio disse ainda que o ambulante será procurado para saber qual a situação atual dele depois da agressão, saber a versão do vendedor e que os acusados de envolvimento no caso serão responsabilizados.

A declaração de Rafael Valêncio foi dada a produção da Verdinha.

14:07 · 23.04.2017 / atualizado às 14:07 · 23.04.2017 por

Duas agressões na orla da grande Fortaleza no final de semana foram filmadas e lançadas nas redes sociais e revoltaram internautas e autoridades.

Donos de barracas contratam marginais para atuarem como segurança. Armados, violentos, cruéis e sem preparo atacaram e esmurraram vendedores ambulantes que trabalhavam na areia pra ganha a vida. Um absurdo, além claro do preconceito e da discriminação.

A polícia teve acesso ao vídeo e a delegacia de plantão informou até que chamará seguranças e os donos das barracas. Vamos acompanhar.

O Procurador Chefe da República no Ceará, o único que defende a moralização das barracas, Alessander Sales disse que isso “é o resultado da ausência do poder público”. Vejam:

“Nossa meta é reurbanizar a área com regras claras sobre a utilização dos espaços e coibindo abusos como estes.

Esses abusos decorrem da ausência quase que absoluta do controle da área pelo poder público.

Restabelecer a ordem, com parâmetros claros de atuação da atividade empresarial ao mesmo tempo em que preservarmos a faixa de praia e o lazer livre das pessoas, deve ser a meta a se atingir.

Não se pode fazer turismo de qualidade retirando a liberdade das pessoas de consumirem o que quiserem, dentro de uma área pública.

Assim, me parece já ter passado da hora da população exigir providências sobre a regularização da atividade na área da Praia do Futuro. Apoiar as iniciativas de reordenação que garantam a liberdade das pessoas e que devolvam a área ao uso público.

Quanto aos bons barraqueiros, muitos já começam a entender que o turismo predatório não vai subsistir por muito tempo”.

12:32 · 23.04.2017 / atualizado às 12:32 · 23.04.2017 por

Na manhã desta quarta-feira, 19, o relator da Subcomissão de acompanhamento, monitoramento e avaliação do processo de implementação das estratégias e metas do Plano Nacional de Educação – PNE, deputado federal Moses Rodrigues (PMDB/CE), apresentou o relatório referente as metas e estratégias de 2015 e de algumas de 2016, período referente ao Governo do PT. O relatório foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação, nele foi apontado que das 14 metas e estratégias analisadas do PNE, 12 não foram cumpridas no prazo.

Moses Rodrigues ganhou destaque por ser o primeiro parlamentar brasileiro a acompanhar a implementação do PNE em uma subcomissão específica. Na história da Educação do Brasil, que já teve o PNE1, o parlamentar inovou em propor o acompanhamento do PNE2, em busca de garantir o cumprimento das metas e melhoria da Educação no país.
“Durante dois anos realizamos várias audiências públicas, cobrando o cumprimento de cada meta e estratégia dentro do prazo, porém, infelizmente, não tivemos sucesso. Reafirmo a importância da valorização da educação para alavancarmos o desenvolvimento do país, e para que isto aconteça é essencial a consciência e a responsabilidade no cumprimento das metas e estratégias do PNE dentro dos prazos para não termos um desmonte do PNE”, destacou Moses Rodrigues, relator do Plano.

O relator também destacou que é preciso haver o cumprimento do tripé de sustentação do PNE: a definição do regime de colaboração da União aos estados e municípios; definição do Sistema Nacional de Educação e a definição do CAQi e CAQ, os últimos necessários para custear a educação.

O acompanhamento das metas vem sendo feito desde 2015, quando a Subcomissão Permanente foi instalada.

12:30 · 23.04.2017 / atualizado às 12:30 · 23.04.2017 por
YouTube Preview Image

A Praça dos Engenheiros, na bonita avenida Santana Junior, recebeu ontem escultura a ” vento solar “, em alusão a energia éolica .

A parceria da prefeitura é com o CREA-Ceará. O espaço público municipal será reinaugurado em breve pelo prefeito Roberto Cláudio .

11:55 · 23.04.2017 / atualizado às 11:55 · 23.04.2017 por

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira, 20, o projeto de indicação de autoria do deputado Agenor Neto que propõe a criação do cadastro de médicos especialistas que atuam nas unidades hospitalares credenciadas no Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado do Ceará.

Agenor Neto explica que a proposta centralizará as informações em um único cadastro, sendo possível saber exatamente as especialidades, quantidades de profissionais, local e dia de atendimento dos médicos especialistas. “É inegável o interesse público no presente projeto, daí a importância da sua aprovação”, disse.

Agora, a matéria será encaminhada para apreciação do governador Camilo Santana (PT), que poderá sancioná-la ou não.

11:53 · 23.04.2017 / atualizado às 11:53 · 23.04.2017 por

O deputado federal Domingos Neto (PSD) conseguiu junto ao presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior, a manutenção das agências dos distritos de Canoa Quebrada, em Aracati, e do Icaraí, em Caucaia. As duas agências estavam previstas para entrar no no processo de fusão, o que ocasionaria no fim da prestação dos serviços naquelas localidades.

De acordo com o diretor dos Correios no Ceará, Érico Jovino, o principal argumento para preservação das agências foi o fato de as duas comunidades serem pontos de atração turística e o fim dos serviços poderia comprometer o desenvolvimento, já que, além das atividades de postagem, as agências funcionam como banco postal.

Os pedidos para a continuidade dos serviços partiram do prefeito de Caucaia, Naumi Amorim; do prefeito de Aracati, Bismarck Maia; do vereador Beto (Aracati), Associação de Bugueiros, Associação Empresarial e do Conselho Comunitário de Canoa Quebrada.

08:05 · 23.04.2017 / atualizado às 08:05 · 23.04.2017 por

O deputado Ely Aguiar (PSDC) manifestou preocupação, no primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (19/04), com as propostas de reforma política que estão em discussão no Congresso Nacional.

De acordo com o parlamentar, os debates sobre a questão se arrastam há anos no País, tendo sido defendida pela ex-presidente Dilma Rousseff em seu mandato. “A então presidente Dilma propunha a realização de um plebiscito para discutir uma reforma no sistema político, conseguindo apoio de parlamentares e de vários segmentos da sociedade. Acredito que, apesar de todas as críticas que temos em relação à ex-presidente, a ideia dela poderia ter sido uma solução para tudo isso que está acontecendo no Brasil agora”, apontou.

Para Ely Aguiar, “infelizmente, devido a tantas pressões, a proposta foi engavetada no Congresso pelos mesmos políticos envolvidos em todo tipo de falcatrua e que tentam agora apresentar outras propostas de reforma, sem discutir com a sociedade”.

Conforme o deputado, a população não tem como aceitar qualquer proposta de reforma política que seja elaborada pela atual composição do Congresso. “Como vamos aceitar uma reforma política elaborada por esses deputados e senadores? Como aceitar a elaboração de leis feita por delinquentes e corruptos?”, questionou Ely Aguiar.

08:02 · 23.04.2017 / atualizado às 08:02 · 23.04.2017 por

Perguntei ao empresário Chiquinho Feitosa se era verdade que ele comprou uma empresa de ônibus em Portugal excele respondeu o seguinte:
“É verdade. É a maior empresa da região metropolitana de Lisboa com 230 ônibus e uma garagem de 30 mil metros de área com parque de manutenção”, disse o empresário Francisco (Chiquinho) Feitosa.

A empresa de transportes Vimeca (Lisboa Transportes) tem 31 anos de atuação na área de transporte na grande Lisboa. O valor da compra não foi revelado.

08:00 · 23.04.2017 / atualizado às 08:00 · 23.04.2017 por

Mais de 12% dos quase 239 mil habitantes do município de Juazeiro do Norte ou cerca de 29 mil juazeirenses com 15 anos ou mais são analfabetos, segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad).

“É um dado preocupante e que nos entristece”, disse a secretária de Educação de Juazeiro, Maria Loureto de Lima. Além de alto, o índice apresenta significativo crescimento nos últimos anos. Segundo a PNAD, a cada ano juazeiro produz mil novos analfabetos. Triste.

07:59 · 23.04.2017 / atualizado às 07:59 · 23.04.2017 por

A professora da Sorbonne (Paris) Ingrid Riocreux afirmou que as “mídias alternativas” – blogs, sites caseiros e redes sociais – vêm se recusando a fazer eco ao “politicamente correto”.

Ingrid concluiu que os pregadores professam “um verdadeiro menosprezo por nós. Elas nos aborrecem como gentalha retrógrada e temerosa, reacionária e minadas por más inclinações como o conservadorismo”.

Segundo a professora, há hoje uma desconfiança generalizada em relação a grandes nomes da mídia.

Fonte: Revista “Catolicismo”, abril de 2017.0

07:57 · 23.04.2017 / atualizado às 07:57 · 23.04.2017 por

Na assembleia e na câmara de vereadores são comuns os relatos de deputados e vereadores sobre familiares com chikungunya, mas não falam uma palavra no plenário ou para os responsáveis nos governos sobre o combate e tratamento da doença.

Seria uma contribuição importante debater a chikungunya e informar. FUNASA e  o secretario Henrique Javi são acessíveis e abertos. Pior para os parlamentares, eles sabem da gravidade e que as UPAS e até o HGF recebem centenas de pessoas, no caso da doença todos os dias.

07:54 · 23.04.2017 / atualizado às 07:54 · 23.04.2017 por

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, está em Washington, capital dos Estados Unidos. Participou de um evento que discutiu água de qualidade e esgoto.

Ivo, dos Estados Unidos, postou em seu facebook que está “defendendo água potável e esgoto para todos”.

07:51 · 23.04.2017 / atualizado às 07:51 · 23.04.2017 por

Os eventos comemorativos da Festa Jesus, Maria e José, no distrito de Marrecas, em Tauá, prosseguiram nesta sexta-feira, 21, com a Caminhada da Fé. Um percurso de 25 quilômetros foi percorrido por uma multidão de devotos, entre Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Centro da Cidade, até a Vila Marrecas. Organizadores da festa e servidores da Prefeitura Municipal informam que o público presente foi o maior dos últimos anos.

O deputado Audic Mota, primeiro secretário da Assembleia, disse que os eventos deste ano, com apoio do prefeito Carlos Windson, consolidam, definitivamente, a Festa de Marrecas no calendário dos grandes eventos do Estado. A programação alusiva à terceira maior romaria do Ceará, prossegue até domingo, 23, quando se completa um período de dez dias de festejos.

As comemorações incluíram novenas, missa, procissão, batizados, motoromaria. cavalgada, passeio ciclístico, caminhada e shows musicais. A administração municipal mobilizou para os festejos as secretarias de Educação, Segurança Pública e Proteção à Cidadania, Agricultura e Recursos Hídricos, Cultura e Turismo, Juventude e Desporto e Autarquia Municipal de Trânsito.

07:49 · 23.04.2017 / atualizado às 07:49 · 23.04.2017 por


O teto da Igreja Matriz do município de Ocara desabou neste feriado de 21 de abril. Felizmente, no momento do desabamento não havia ninguém dentro da igreja, o que poderia ter resultado numa grande tragédia.

FOTO: Cleumio Pinto, do Sertão Alerta.

A igreja tem como padroeiro a Sagrada Família de Nazaré e é cuidada pelo pároco Padre Maurício Souza. No momento do incidente ele estava viajando. O fato deixou tristes os católicos que costumam frequentar o templo.

07:46 · 23.04.2017 / atualizado às 07:46 · 23.04.2017 por

Os eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência nas três últimas eleições têm até o dia 2 de maio para comparecer ao cartório eleitoral, portando documento oficial com foto, e evitar o cancelamento do título.

Em todo o país, 1 milhão 897.640 eleitores estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cancelamento automático ocorrerá de 17 a 19 de maio.

O parágrafo 6º do Provimento do TSE nº 1/2017 estabelece que “será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa, ficando excluídos do cancelamento os eleitores que, por prerrogativa constitucional, não estejam obrigados ao exercício do voto”.

07:44 · 23.04.2017 / atualizado às 07:44 · 23.04.2017 por
07:41 · 23.04.2017 / atualizado às 07:41 · 23.04.2017 por

O Ministério da Saúde lançou um novo edital com oferta de 2.394 vagas para o Programa Mais Médicos, tendo como prioridade profissionais com registro no país. Trata-se de um processo de reposição e substituição gradual de médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) por brasileiros. Interessados na seleção podem se inscrever até o dia 26 de abril, por meio do portal do programa, e indicar quatro municípios de preferência.

Um diferencial entre os candidatos é ter experiência em saúde da família ou especialização na área. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de maio, sendo que a região de trabalho será determinada nos dois dias seguintes.

07:33 · 23.04.2017 / atualizado às 07:33 · 23.04.2017 por
07:32 · 23.04.2017 / atualizado às 07:32 · 23.04.2017 por

Após assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), foi reaberto o empreendimento na Lagoa do Paraíso, Alchymist Beach Clube. o Alchymist Beach invadiu áreas e fez construções ilegais.

O proprietário do estabelecimento, o italiano Giorgio Bonelli, disse que “teve de aceitar um TAC muito injusto, onde teve que aceitar a retirada da licença da SEMACE, para a construção de uma piscina, sendo que era tudo absolutamente dentro da lei.” Disse ainda, que aceitou para assegurar o funcionamento da barraca e o trabalho dos funcionários, que são os únicos  que verdadeiramente lhe importam em toda essa história. Será?