Roberto Moreira

Busca


Show de Fagner celebra os 80 anos do Colégio Farias Brito

Publicado em 25/04/2015 - 22:24 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

  
Centenas de funcionários, ex-alunos  e convidados comemoram na noite deste sábado os 80 anos do Colégio Farias Brito. Entre eles o cantor Raimundo Fagner, ex-aluno, que faz a festa de comemoracão da data com um show. 

Cultura cearense perde Audifax Rios

Publicado em 25/04/2015 - 17:13 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Audifax

Morreu hoje, por volta das 16 horas, o artista plástico Audifax Rios. Sob forte emoção quem fez o comunicado foi seu amigo e incentivador, livreiro Sério Braga.

Presidente do Clube do Bode, a maior confraria intelectual e popular do Ceará, Audifax morreu na sua terra natal, Santana do Acaraú que costumava visitar duas vezes ao mês. Ainda não se sabe a causa da morte, mas a família divulgou que teria sido um infarto.

Audifax Rios era cearense de Santana do Acaraú, onde iniciou os estudos. Em 1962 radicou-se em Fortaleza. Trabalhou na extinta TV Ceará, em jornais e agências de propaganda. Artista plástico, fez duas dezenas de individuais (Brasílias, Recife, Vaticano, Nova Canudos, Fortaleza…) e participou de inúmeras coletivas e salões onde foi premiado (Novos, Abril, Unifor). Fez capas e ilustrações para mais de 150 obras, a maioria de autores cearenses.

Escreveu Bar Peixe Frito (1978), Já fez a sua fezinha hoje? (1987), Gentes da Licânia (1989), Porto dos Viventes de Aroeiras (1993) e Iracema (1996), além de participar de diversas antologias.

Audic Mota na festa de Marrecas, em Tauá

Publicado em 25/04/2015 - 11:49 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Audic Mota Tauá

Mantendo as tradições dos festejos religiosos de Jesus , Maria e José no Distrito de Marrecas, em Tauá, o Deputado Audic Mota (PMDB) fez a tradicional caminhada na tarde e noite de sexta-feira, acompanhado da família e de fiéis que todos os anos andam cerca de 22 quilômetros rumo ao distrito em um resgate da cultura e religião do povo dos Inhamuns.

Audic caminha, na verdade, para se tornar candidato a prefeito de Tauá. Só que a atual prefeita, Patrícia Aguiar é do mesmo partido dele, o PMDB. E aí?

 

Tags: , ,

Evandro Leitão recebe elogio do capitão Wagner

Publicado em 25/04/2015 - 11:42 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

evandroleitao-400x267

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), falava no plenário da Assembleia sobre as promoções de policiais quando foi surpreendido em aparte do deputado capitão Wagner(PR). O deputado Capitão Wagner (PR) observou que o líder do Governo tem articulado com a oposição para que a mensagem se transforme em realidade, e “merece toda a consideração e respeito, porque abriu as conversações com a categoria dos policiais e bombeiros militares”.

O parlamentar pediu aplausos da galeria, que estava lotada de policiais militares, para o líder do Governo, e foi atendido.

Tags: ,

Ely Aguiar defende redução da maioridade penal para 16 anos

Publicado em 25/04/2015 - 11:40 por | Comentar

Categorias: Justiça
  • Enviar para o Kindle

Ely-Aguiar1

O deputado Ely Aguiar (PSDC) destacou requerimento, de sua autoria, que solicita a inclusão, na Constituição Federal, da redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos. A matéria, conforme informou, tem o objetivo de apresentar à Câmara Federal a opinião favorável da AL à redução.

O parlamentar assinalou que 87% da população brasileira é favorável à redução da maioridade penal e que o Brasil está entre os três únicos países do mundo onde a maioridade começa aos 18 anos. “Todos os outros países, os que são mais desenvolvidos, têm a maioridade de 16 anos ou menos”, comentou.

Ely Aguiar afirmou não encontrar argumentos para entender por que se defende que a maioridade penal continue aos 18 anos. “Não podemos, sob nenhum pretexto, dizer que um jovem de 16 anos não tem consciência de seus valores e do que é certo ou errado”, disse.

O parlamentar disse ainda que o contato entre o adolescente e o bandido não ocorre na detenção, mas sim nos bairros onde suas famílias moram. “Falam que apenas 2% dos adolescentes cometem esses crimes, então, que cortemos o mal pela raiz”, defendeu.

 

 

Tags: ,

Heitor Férrer diz que HGF não recebe repasses do Ministério da Saúde

Publicado em 25/04/2015 - 11:34 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

heitor ferrer

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado Heitor Férrer (PDT) informou que a Prefeitura de Fortaleza não está fazendo os repasses encaminhados pelo Ministério da Saúde para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Os recursos são destinados para a cirurgia de implante de cóclea, que, de acordo com o parlamentar, recupera a audição.

Segundo Heitor Férrer, o HGF vai perder a credencial de hospital apto para a realização do implante de cóclea, pois a meta de quatro cirurgias por mês, estabelecida pelo Ministério da Saúde, não está sendo cumprida.

Conforme o pedetista, esses recursos vêm sendo atrasados desde o Governo Luizianne Lins, o que se repete com Roberto Cláudio. Conforme ressaltou, há filas de pessoas esperando pelos implantes, que “não estão acontecendo”.

O parlamentar alertou ainda que outras especialidades médicas também não estão recebendo os recursos encaminhados pelo Ministério da Saúde.

 

 

 

Tags: , ,

Sérgio Aguiar ressalta aumento na produção de energia eólica no CE

Publicado em 25/04/2015 - 11:22 por | Comentar

Categorias: Energia
  • Enviar para o Kindle

sergio aguiar

O deputado Sérgio Aguiar (Pros) destacou o crescimento da capacidade instalada das usinas eólicas no Ceará. De acordo com o parlamentar, nos últimos 12 meses, houve um crescimento de 4,75%, passando de 1.242 MW para 1.302 MW. Assim, o Ceará é o segundo maior produtor de energia eólica no País. “O Estado ficou abaixo, apenas, do Rio Grande do Norte, onde foram gerados 1.909 MW”, salientou o parlamentar.

Segundo Sérgio Aguiar, a produção de energia eólica em todo o País cresceu 113% – entre março de 2014 e março de 2015 -, passando de 2.758 MW para 5.861 MW. Os dados levam em conta a produção de usinas em operação e em testes.

O Nordeste é responsável por 75% da produção das usinas eólicas brasileiras e foi onde houve maior aumento da capacidade instalada, de acordo com Sérgio Aguiar. “A região registrou 2.555 MW em capacidade (de produção), alcançando 4.453 MW instalados. Segundo a CCEE, o Brasil, ao lado de China, Alemanha e Estados Unidos, está na lista dos países com maior capacidade instalada de energia eólica no ano passado”, comentou.

 

 

Tags: ,

Carlos Matos questiona a forma utilizada pelo Governo para fechar as contas

Publicado em 25/04/2015 - 11:18 por | Comentar

Categorias: Orçamento
  • Enviar para o Kindle

DepCarlos

O deputado Carlos Matos (PSDB) ocupou a tribuna da assembleia para questionar as contas do Governo do Estado.

Ele lembrou que, em 1986, quando Tasso Jereissati assumiu o Governo, o Ceará não tinha dinheiro para a folha de pagamento e o Estado sempre gastava mais do que recebia. Na época, o então governador fez a primeira reforma fiscal para ajustar e equilibrar esse orçamento, afirmou. Carlos Matos ressaltou que alguns mecanismos novos surgiram para fiscalizar a correta utilização dos recursos públicos, como a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O parlamentar disse que tem se debruçado sobre as contas do Governo do Estado relativas ao exercício de 2014, que chegaram à Assembleia Legislativa. Ele observou que o Diário Oficial, de 30 de janeiro de 2015, traz um déficit de R$ 134.115.398,86 relativo às contas de 2014. Já o Diário Oficial de 16 abril de 2015, traz um superávit de R$ 455.335.067,85.

Segundo o parlamentar, para atingir esse superávit, o Governo tem usado artifícios que nunca foram usados até aqui, ainda que sejam legais, “como a utilização de saldos de anos anteriores para fechar as contas públicas.

 

Tags: ,

Equilíbrio!

Publicado em 25/04/2015 - 11:01 por | Comentar

Categorias: Reflexão
  • Enviar para o Kindle

Esqueça os dias de nuvens escuras, mas louve as horas passadas ao sol. Esqueça às vezes em que você foi derrotado, mas agradeça suas conquistas e vitórias. Esqueça os erros que já não podem ser corrigidos, mas louve as lições que você aprendeu. Esqueça as infelicidades que você enfrentou, mas agradeça quando a felicidade voltou. Esqueça os dias solitários que você atravessou, mas louve pelos sorrisos amáveis que você encontrou. Esqueça os planos que não deram certos, mas agradeça por sempre ter um sonho. Quando estiver nos melhores momentos de sua vida, lembre-se dos piores, e quando estiver nos piores momento de sua vida, lembre-se dos melhores, assim, terá o EQUILÍBRIO necessário para sempre agradecer e louvar a Deus!

Enviado por Wagner Turbay Barreira Neto

IRPF: 11 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração

Publicado em 25/04/2015 - 10:55 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

A seis dias do fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015, cerca de 11 milhões de contribuintes ainda não entregaram o documento. Até As 17h da última sexta-feira (24), 16.484.193 declarações foram encaminhadas à Receita Federal. O número representa 59,9% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até 30 de abril, último dia de entrega.

Este ano, os contribuintes com certificação digital podem fazer a declaração pré-preenchida na página da Receita na internet, na área do e-CAC. Isso também poderá ser feito por um representante do contribuinte com certificação digital e procuração eletrônica registrada no órgão.

No ano passado, 26.883.633 contribuintes enviaram a declaração do IRPF até o fim do prazo. O número ficou aquém do esperado pela Receita na ocasião, 27 milhões de formulários. Em 2013, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.

Quanto antes o contribuinte entregar a declaração, com os dados corretos à Receita, mais cedo receberá o valor correspondente à restituição. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo da multa é R$ 165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Basta o usuário clicar em cada ponto da figura para obter mais detalhes.

No mês passado, a Receita Federal lançou uma série de 11 vídeos no site Youtube para tirar dúvidas sobre preenchimento e entrega do Imposto de Renda. Chamada de TV Receita Responde, a série tem como objetivo explicar de forma simples os principais assuntos relacionados à declaração do IRPF.

Manifestação em Iguatu cobra ações do governo do estado nas áreas da educação, saúde e geração de empregos.

Publicado em 25/04/2015 - 10:55 por | Comentar

Categorias: Manifestação, Política
  • Enviar para o Kindle

Iguatu  manifestação

Implantação da Faculdade de Medicina, Campus da UFC, inauguração da Cidade Universitária, construção do Centro de Formação de Educadores, Distrito Industrial. Essas foram algumas das reivindicações cobradas durante uma manifestação ocorrida na cidade de Iguatu, na manhã desta sexta-feira (24). O ato foi organizado pelo Gabinete do deputado estadual Agenor Neto (PMDB).

O evento contou com a participação de milhares de estudantes, moradores, lideranças políticas e comunitárias, além da presença do deputado estadual Agenor Neto, do prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, do prefeito de Várzea Alegre, Vanderlei Freire e outras autoridades. A concentração do evento aconteceu na Praça da Matriz, e em seguida a caminhada percorreu várias do centro da cidade, finalizando na Praça da Criança.

Logo após término da caminhada, o deputado Agenor Neto e o prefeito Aderilo Alcântara concederam entrevista coletiva no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Iguatu (CDL). “Queremos os nossos direitos. Nos últimos anos a nossa região sofreu discriminação por parte do governo do estado. Hoje vivemos uma grave crise no Hospital Regional de Iguatu por conta desses desmandos ocorridos ao longo desse tempo. Para Sobral, todo dia sai médicos de avião para atender no hospital regional de lá, enquanto Iguatu padece com a falta desses profissionais”, disse Agenor Neto.

O parlamentar também lembrou da luta dos últimos anos pelo fortalecimento do ensino superior na região. “Há mais de uma década que lutamos pela ampliação do ensino superior porque entendemos que isso vai trazer desenvolvimento para a região Centro Sul”. Ele lamentou os atrasos na construção da Cidade Universitária, cujas obras já se arrastam por mais de cinco anos. “É uma vergonha. O governo do estado nunca priorizou a nossa região. Os nossos estudantes já estão cansados de tanta espera”, disse.

O prefeito Aderilo Alcântara lamentou a situação crítica em que se encontra o funcionamento do Hospital Regional de Iguatu. “Já nos reunimos com o secretário de Saúde do Estado, nos reunimos com entidades de classes e fomos ao Ministério Público. Em todas essas ocasiões mostramos que o município não tem mais condições de bancar com recursos próprios mais de 50% do custeio do hospital de Iguatu. “Tivemos uma audiência no Ministério Público, em Fortaleza, e a própria promotora da Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto, achou um absurdo que Iguatu banque, com recursos próprios, o atendimento de pacientes de outras regiões no hospital regional”, disse.

Aderilo Alcântara também ressaltou que a sua gestão tem se preocupado com a questão da geração de emprego e renda para a região, através da implantação de um distrito industrial. “Um dos maiores entraves para a concretização do nosso distrito industrial é a aquisição do terreno, que tem um custo muito elevado. Em uma reunião que tivemos com o governador Camilo Santana, há um mês, que inclusive estava presente o deputado Agenor Neto, fizemos uma proposta ao governador. A Prefeitura de Iguatu entraria com 50% do valor do terreno e o Estado com a outra metade. E o governador, simplesmente, nos pediu um tempo para analisar a proposta”, explicou.

 

Tags: , ,

Maracanaú ganha Data Center com R$ 120 milhões em investimentos

Publicado em 25/04/2015 - 10:52 por | Comentar

Categorias: Tecnologia
  • Enviar para o Kindle

Maracanaú receberá, no próximo mês de junho, o data center da Ascenty – empresa do ramo de Tecnologia da Informação, com sede em São Paulo. O investimento anunciado é de R$ 120 milhões na unidade do Ceará – o quarto Data Center da da Ascenty no País, o primeiro no Nordeste e o primeiro fora de São Paulo. Serão gerados 250 novos empregos, sendo 50 diretos e 200 indiretos. O Data Center Fortaleza, como será chamado, ficará localizado no Condomínio Empresarial do Alto Alegre II.

A Ascenty já possui outros dois data centers em pleno funcionamento, instalados em Campinas e em Jundiaí, no Interior de São Paulo. Além deles, a Ascenty está construindo mais um centro de dados em Hortolândia, também em São Paulo e, em 2016, planeja outras duas unidades em Jundiaí.

 

 

Tags: ,

Terremoto no Nepal atinge campo base do Montanhista Rosier Alexandre

Publicado em 25/04/2015 - 10:28 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

rosier

Um forte terremoto no Napal, na manhã de hoje (25), destruiu o campo base da equipe do montanhista Rosier Alexandre no Monte Averest. Mas, ninguém no acampamento do cearense se feriu. De acordo com informações de Agências Internacionais, a Avalanche na montanha provocou pelo menos 10 mortes no Himalaia.

Em todo o Nepal, O tremor de 7,9 graus de magnitude matou  centenas de pessoas e é considerado o maior, no País, dos últimos 81 anos. O terremoto durou entre 30 segundos e dois minutos e foi sentido em países vizinhos ao Nepal, como Índia e Bangladesh.

Nas áreas atingidas, foram abertas valas e rachaduras nas ruas e nas calçadas. Famílias tiveram casas destruídas. Prédios, monumentos e sítios arqueológicos foram ao chão.

A maioria das mortes aconteceu no vale de Kathmandu, mas os tremores geraram uma avalanche que soterrou parte de uma base de alpinistas no Monte Everest.O campo base fica a 5 mil 350 metros de altitude.

Hoje, Rosier está no Campo “Dois” e tinha previsão de voltar à base até terça-feira (28). Rosier já havia sofrido um susto antes do terremoto. Ele torceu o tornozelo esquerdo durante treinamento em subida e descida de 300 metros.

Raimundão diz que auditoria na saúde será importante para radiografar uma crise que é nacional

Publicado em 24/04/2015 - 19:16 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Saúde

A auditoria deflagrada há 10 dias pelo Ministério Público Federal na saúde pública de Juazeiro do Norte está tendo continuidade num trabalho conjunto com os responsáveis por cada setor. O prefeito Raimundo Macedo disse que sua primeira recomendação foi no sentido de abrir as portas para que a realidade seja conhecida por todos já que a saúde vem enfrentando uma grave crise em todo país por conta dos parcos recursos.

Ele disse que essa averiguação do Ministério Público chegou em boa hora e voltou a dizer que o dinheiro destinado pelo governo federal é insuficiente para fazer todos os programas funcionarem a contento. Raimundão adiantou que essa questão dos recursos vai ser notada de perto pelos auditores e acrescentou que o município vem enfrentando dificuldades até na hora de fechar a folha de pagamento da saúde.

Segundo ele, o trabalho tem se restringido ao pessoal da própria da secretaria, mas disse que se for convocado estará a postos para mostrar a realidade no setor perante os representantes da Controladoria da União e DENASUS. A auditoria tem prazo de um mês e deve ficar concluída até o dia 14 de maio quando serão apresentados os planos de trabalho e uma avaliação da realidade financeira do município.

Maracanaú irá receber Centro de Distribuição da Ambev com R$ 38,5 milhões em investimentos e 400 novos empregos

Publicado em 24/04/2015 - 15:45 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

A Ambev, quarta maior cervejaria do mundo, irá abrir, até dezembro deste ano, um Centro de Distribuição – CD em Maracanaú com 46,9 mil m² de área e declarados R$ 38,5 milhões em investimentos. Um total de 400 empregos diretos e indiretos serão gerados na Unidade, que ficará localizada na Rua Leste 5, no Distrito Industrial I, por trás da Vicunha. As obras já começaram neste mês de abril.

O CD da Ambev conta com o apoio do Governo Municipal de Maracanaú, através do Programa de Atração de Empresas coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE. A Prefeitura concedeu todo apoio para instalação do empreendimento, agilizando os trâmites legais, os licenciamentos para operação e auxiliando na definição do melhor local para instalação da Unidade, através da prospecção do terreno.

Página 1 de 2.36312345...102030...»

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999