Roberto Moreira

Busca


Raimundão investe R$60 milhões em obras de Juazeiro

Publicado em 30/01/2015 - 11:01 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

Raimundão

O maior volume de obras atualmente em execução no município de Juazeiro do Norte é nas áreas de saúde e de educação. A premissa do prefeito Raimundo Macedo é garantir uma atenção mais humanizada aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e alunos matriculados na rede pública de ensino. Ele disse que, todos os dias, visita as obras que vem sendo construídas de olho na qualidade dos serviços e observância dos prazos previstos para conclusão.

Além disso, mantém contatos quanto a execução de muitas que estão agendadas para serem iniciadas. De acordo com Raimundão, o volume atual previsto é de algo em torno de R$ 60 milhões entre obras em andamento e outras licitadas que estão por começar. Ele declarou que pretende dar um ritmo melhor no decorrer deste ano e quer ver logo o início da construção do novo hospital municipal. Fora isso, estão sendo erguidas Unidades Básicas de Saúde, CRAS, quadras esportivas, reformas de postos de saúde e escolas, mais calçamento, drenagens e pretende deflagrar o projeto de revitalização de várias praças.

 

Tags:

Matrículas dos aprovados no Sisu começam nesta sexta-feira e seguem até dia 3

Publicado em 30/01/2015 - 10:27 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Tem início nesta sexta-feira e segue até terça (3) a matrícula dos aprovados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). É importante que os candidatos fiquem atentos porque cada curso tem data e horário específico para a realização da matrícula. Não comparecer neste momento implica a perda da vaga do candidato.

Veja a lista das datas e locais de cada curso: www.sisu.ufc.br/calendario-de-solicitacao-de-matricula

Veja a relação dos aprovados: sisu.mec.gov.br/selecionados

A matrícula na Universidade Federal do Ceará se dá em duas etapas: solicitação da matrícula e confirmação presencial. É esta primeira fase que está ocorrendo até o dia 2. Nela, os candidatos aprovados deverão comparecer à Universidade para fazer a entrega da documentação básica, que consiste em:

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio do candidato (fotocópia autenticada ou simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local);
- Documento de identificação oficial do candidato com foto (fotocópia autenticada ou simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local);
- Comprovante de situação cadastral no CPF do candidato (original impresso a partir do site da Receita Federal do Brasil);
- Para maiores de 18 anos, comprovante de quitação eleitoral (original impresso a partir do site do Tribunal Superior Eleitoral);
- Para homens maiores de 18 anos, comprovante de quitação com o serviço militar.

Caso o candidato ainda não possua o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, poderá apresentar uma declaração que comprove que concluiu o ensino médio, devendo apresentar o certificado até o período de Confirmação Presencial de Matrícula.

Os candidatos cotistas, além dos documentos citados, precisam entregar documentação complementar que comprove sua condição de concorrer na reserva de vagas. Veja a documentação necessária no endereço http://www.sisu.ufc.br/index.php/documentacao-para-cotistas.

Caso a solicitação da matrícula se dê por procuração, além de todos esses documentos, o responsável deve apresentar original da procuração reconhecida em cartório e documento de identificação do procurador com foto (fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original). Menores de idade podem ser representados por seu responsável legal sem necessidade de procuração.

Ministro Ricardo Lewandowski entrega ao Congresso Nacional relatório anual do CNJ

Publicado em 30/01/2015 - 9:16 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), entrega na segunda-feira (2/2) ao Congresso Nacional o relatório anual do CNJ, referente às atividades do Conselho em 2014. O documento traz o balanço dos programas e ações do órgão e sua movimentação processual no ano passado. A entrega do relatório ocorre durante a abertura da sessão legislativa, conforme estabelece o inciso VII do artigo 103-B da Constituição Federal.

O texto relata, entre outros pontos, a realização de 25 sessões plenárias, sendo 20 sessões ordinárias e cinco extraordinárias, quando foram analisados 770 processos, entre atos normativos, pedidos de providências e procedimentos de controle administrativo.

Em 2014, foram recebidos 7.088 processos e 8.424 foram arquivados. Tendo como missão constitucional aprimorar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, o CNJ expediu 14 Resoluções e quatro Recomendações a fim de que a prestação jurisdicional seja realizada com eficiência, efetividade e moralidade. Dentre as resoluções publicadas, está a de nº 197/2014, instituindo o Fórum Nacional do Poder Judiciário para monitoramento e efetividade das demandas relacionadas ao tráfico de pessoas (FONATRAPE), para estudar e propor medidas mais eficientes em relação ao tema no plano judiciário.

Também foi editada a Resolução 190/2014, permitindo a inclusão dos pretendentes domiciliados no exterior (brasileiros ou estrangeiros, devidamente habilitados nos tribunais estaduais) no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Já no campo das recomendações, o plenário do Conselho aprovou, dentre outras, a de nº 49, destinada a garantir a apuração de crimes de tortura em estabelecimentos prisionais e no sistema socioeducativo do País.

O texto orienta os magistrados a observarem o cumprimento das regras do Protocolo de Istambul, da Organização das Nações Unidas (ONU), e do Protocolo Brasileiro de Perícia Forense, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Outra recomendação aprovada, a de nº 47, orienta juízes de direito e Tribunais de Justiça a promoverem mutirão para realização da Semana Nacional do Tribunal do Júri, especialmente com processos afetos ao alcance da Meta 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que prevê o julgamento, até outubro de 2014, de todas as ações penais de homicídios dolosos que tenham recebido denúncia até 31 de dezembro de 2009.

No campo correcional, houve 10 correições ou inspeções visando a melhoria dos trabalhos em unidades judiciárias. Deram entrada na Corregedoria Nacional de Justiça 4.772 processos e finalizados 5.766. Seguem em tramitação no CNJ 2.953 ações. Foram punidos por decisão dos conselheiros, cinco magistrados, dos quais dois foram aposentados compulsoriamente, um punido com pena de disponibilidade e dois com advertência.

Relatorias de 2015 são definidas no TCM

Publicado em 30/01/2015 - 8:20 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

!cid_f47f50f41f25c88b56a25573f2d451e0e46d1017@zimbra

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM) realizou, durante sessão ordinária do Pleno, o sorteio eletrônico anual das relatorias dos processos de contas alusivos ao exercício de 2015 e que serão submetidos à análise da Corte. Os 184 municípios cearenses foram distribuídos entre seis conselheiros e três auditores, vez que o conselheiro-presidente não relata processos e só vota no caso de empate nos julgamentos.

A definição dos relatores é feita em dois sorteios. No primeiro são distribuídas  aos conselheiros as relatorias das contas de governo e processos normativos consultivos. No segundo, auditores substitutos de conselheiros também participam. Nessa etapa são distribuídas as relatorias dos demais tipos de processos, como prestações de contas de gestão, tomadas de contas de gestão, tomadas de contas especiais, denúncias, representações, provocações e atos de admissão de pessoal.

Em cumprimento ao artigo 95 do Regimento Interno do TCM, e como forma de observar os requisitos de equidade e os princípios da alternância e publicidade, o sistema informatizado realiza  sorteio automático, levando em consideração critérios como volume de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o número de unidades gestoras da estrutura administrativa de cada prefeitura.

Nesse modelo, os conselheiros que relatarem processos de um grupo de municípios em um exercício, não podem continuar a fazê-lo no seguinte, indicando, inclusive, seus possíveis impedimentos em relação aos demais.

APRECE elege nova diretoria

Publicado em 30/01/2015 - 6:35 por | Comentar

Categorias: Ceará
  • Enviar para o Kindle

Hoje, será eleito o novo presidente da Associação dos Municípios do  Ceará(APRECE).

A chapa única é liderada pelo prefeito de Piquet Carneiro, Expedito José do  Nascimento(PSD).

A eleição acontecerá, no auditório do Banco do Brasil, com primeira convocação agendada para 8h30.

A solenidade de posse será logo em seguida, com a presença confirmada do Governador do Estado, Camilo Santana

 

Tags: ,

Desembargadora Iracema do Vale toma posse no cargo de presidente do TJCE nesta sexta-feira

Publicado em 30/01/2015 - 6:32 por | Comentar

Categorias: Justiça
  • Enviar para o Kindle

posse

A posse dos novos gestores do Poder Judiciário será nesta sexta-feira (30), às 16h, durante sessão do Pleno. Os desembargadores Maria Iracema Martins do Vale, Francisco de Assis Filgueira Mendes e Francisco Lincoln Araújo e Silva assumirão os cargos de presidente, vice e corregedor-geral da Justiça, respectivamente, para o biênio 2015/2017.

A solenidade será prestigiada por autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo, familiares e convidados. Os magistrados foram eleitos, no dia 23 de outubro do ano passado, por aclamação.

Os novos dirigentes do Judiciário substituirão os desembargadores Luiz Gerardo de Pontes Brígido (presidente), Francisco Lincoln Araújo e Silva (vice) e Francisco Sales Neto (corregedor-geral), empossados em 28 de janeiro de 2013.

 

 

 

Tags:

Recado aos governantes

Publicado em 30/01/2015 - 6:31 por | Comentar

Categorias: Reflexão
  • Enviar para o Kindle

confúcio

Confúcio foi o mais famoso filósofo e pensador político da China e viveu entre 552 e 479 a.C. Seu nome verdadeiro era Ch’iu K’ung, mas ele se tornou conhecido como Mestre K’ung. Dependendo dos ideogramas utilizados, essa expressão podia ser grafada em chinês de diversas formas: K’ung-fu-tzu, K’ung-tzu, Kongfuzi ou Kongzi, o que explica por que os jesuítas europeus latinizaram o nome do sábio para Confucius por volta dos séculos XVI e XVII.

Nascido no norte da China, na adolescência já chamava a atenção como estudante exemplar. Depois, seguiu uma brilhante carreira de professor, demonstrando grande conhecimento nas mais variadas áreas, de história e aritmética a poesia, música e caligrafia. Infelizmente, Confúcio não deixou nenhuma obra escrita, mas seus discípulos coletaram pequenos provérbios do mestre, além de diálogos com ele, e os reuniram em um texto intitulado Lun Yu (“Os Analectos”).

De qualquer forma, a herança que o filósofo deixou para o mundo oriental vai muito além disso. “O confucionismo é a base da ética empresarial japonesa. Também em alguns dos chamados Tigres Asiáticos, como Coréia do Sul e Cingapura, ele é promovido como sistema filosófico a encorajar o desenvolvimento econômico”, afirma o historiador Ricardo Gonçalves, da USP.

 

 

Tags:

Fernando Hugo vai falar sobre corrupção na Petrobras

Publicado em 30/01/2015 - 6:29 por | Comentar

Categorias: Corrupção
  • Enviar para o Kindle

fernando Hugo

O deputado Fernando Hugo está com a língua afiada. Vai apresentar toda a papelada sobre a Refinaria Premiun II, Abreu e Lima e Pasadena.

Seu alvo é a corrupção instalada na estatal e no Governo Federal.

Fernando Hugo não sabe ainda se vai falar do PT, o partido de Dilma Rousseff, que comanda a nação. Foi ele que ele fez um acordo com o governo para diminuir seus ataques ao PT.

Tags: , ,

Pós eleição: Gasolina no Brasil é a mais cara do mundo

Publicado em 30/01/2015 - 6:27 por | Comentar

Categorias: Brasil
  • Enviar para o Kindle

combustíveis

O Brasil é um país autosuficiente na produção de petróleo. Mas o brasileiro, ao contrário dos demais países produtores, paga o maior preço entre todos os países.

Pagar mais não é problema, mas a diferença é absurda, um exagero.

O pior é que a roubalheira é grande na Petrobras.

 

 

Tags: ,

Eunício também falou sobre o cancelamento da Refinaria Premium II

Publicado em 29/01/2015 - 20:27 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

“É uma vergonha que um investimento tão importante tenha sido tão mal  planejado e gerenciado e encerre de maneira decepcionante o sonho da refinaria no Ceará. Muito suor e muito dinheiro, R$ 657 milhões dos cearenses, foram utilizados em uma refinaria que virou pó. Sonho que foi vendido inclusive, como moeda política nas eleições de 2014 aqui no Estado. Avalio que todos os autores dessas façanhas devem vir à público dar as devidas explicações e sejam responsabilizados”.

Pimentel fala sobre a refinaria Premium II

Publicado em 29/01/2015 - 20:15 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O senador José Pimentel (PT-CE) se manifestou, nesta quinta-feira (29/1), sobre o encerramento dos investimentos da Petrobras na construção da refinaria Premium II, no estado do Ceará.

“Recebi com surpresa a decisão da Petrobras de encerrar os investimentos para a construção da refinaria Premium II no estado do Ceará. Reconheço que a Companhia enfrenta uma conjuntura complexa no âmbito interno e externo que pode ter influenciado nesta decisão. No entanto, esse equipamento tem grande importância para a estratégia de desenvolvimento do Ceará, na geração de trabalho e riqueza para os cearenses, com impacto na renda nacional. Como senador, eleito pelas famílias cearenses, estarei ao lado do governador Camilo Santana, trabalhando junto às autoridades competentes para que esse projeto seja retomado o mais breve possível.”

Para Tasso, decisão do Governo Dilma é “desrespeito à História do Ceará”

Publicado em 29/01/2015 - 19:57 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O senador eleito Tasso Jereissati(PSDB) protestou contra a decisão da Petrobrás que anuncia a não implantação da Refinaria no Ceará. O tucano, que assume seu segundo mandato como Senador pelo Ceará no próximo domingo, afirmou que “isso foi uma das maiores fraudes feitas contra o Governo e o povo do Estado do Ceará. Há mais de oito anos tenho alertado constantemente de que era uma mentira, que não tinha Refinaria. Também falamos que o projeto  que poderia vir para o Nordeste foi implantada em Pernambuco com a Refinaria Abreu Lima, por decisão do presidente Lula, por razões ideológicas”.

Segundo ele,  “de lá para cá toda e qualquer promessa de Refinaria foi uma mentira eleitoral que se repetia a cada ano e, principalmente, a cada eleição. Os governos Lula e Dilma mentiram para todos os cearenses, enganando de forma propositada e deliberada o povo cearense com fins eleitorais e demagógicos.

- A máscara cai e, definitivamente, fica clara essa fraude, essa  farsa que é um desrespeito à história do estado do Ceará, alertou

O senador eleito, ainda, criticou o que chamou de “ falta de indignação” da bancada federal cearense.

- Os representantes do Ceará na Câmara e no Senado estão caladinhos, de cabeça baixa, humilhados e , simplesmente, sem resistência. Falta indignação e uma representação que possa realmente falar, que dê ao povo cearense o respeito e a dignidade que ele merece.

Beto Studart sobre refinaria: “Foi um ato político para ter votos em determinado momento”

Publicado em 29/01/2015 - 19:47 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

“É uma grande decepção. Traz à tona a mentira política que garfa, que trai o cearense. Parece que essa desistência já estava planejada há muito tempo. Foi um fato político para ter votos num determinado momento”, afirmou, o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart.

“Coloca máquina pra funcionar, faz terraplanagem, acaba a eleição, tira a máquina. Não tem sentido. Parece que estava realmente sabendo que não ia fazer. Não acredito que seja problema de gestão, embora a gestão da Petrobras seja totalmente irresponsável”, disse Beto studart.

Tin Gomes vence disputa com Gony Arruda e segue na vice presidência da Assembleia Legislativa

Publicado em 29/01/2015 - 19:03 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O deputado Gony Arruda(PSD), perdeu a disputa para o deputado Tin Gomes(PHS), que vai seguir no cargo de Vice Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

A decisão foi tomada em reunião comandada pelo presidente Zezinho Albuquerque que está montando a chapa de consenso, onde o próprio Zezinho vai encabeçar disputando à reeleição. O deputado Gony Arruda disse após o encontro que saía satisfeito e vitorioso.

Gony Arruda e Tin Gomes disputaram  durante toda a semana espaços na mídia sobre quem teria mais apoios para chegar ao segundo cargo mais importante da mesa diretora. Tin Gomes mostrou força e prestígio. Gony, que perdeu a disputa, disse que estava satisfeito. A habilidade de Zezinho Albuquerque prevaleceu.

Posse de Inácio Arruda na Secitece contará com a presença do ministro Aldo Rebelo

Publicado em 29/01/2015 - 18:40 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará realizará no dia 2 de fevereiro a solenidade de posse do novo titular da pasta, Inácio Arruda. A cerimônia contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

A vinda do ministro à solenidade é mais uma indicação de que as parcerias entre Secitece e MCTI serão fortalecidas. Já está confirmada na posse a presença de representantes de instituições de Ciência e Tecnologia, universidades, setores empresarial e produtivo, órgãos estaduais e entidades de classe. Participará ainda o ex-secretário da Secitece, René Barreira, que fará um breve balanço de sua gestão (2007-2014) e transmitirá o cargo para Inácio Arruda.

O trabalho de Inácio é marcado pela defesa de maiores investimentos para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará. Durante todos os anos em que atuou no Congresso Nacional, Inácio destinou recursos de emendas parlamentares para fortalecer as universidades cearenses e foi relator do projeto que garantiu a criação da Unilab e a Universidade Federal do Cariri. O Plano Nacional de Educação (PNE) incluiu emenda de Inácio estimulando a expansão e reestruturação das instituições de educação superior estaduais e municipais, com a ampliação do número de universidades elegíveis para o recebimento de apoio técnico e financeiro da União.

A cerimônia de posse da Secitece contará com a participação do Quinteto de Metais da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Intitulado “Ceará Brass Quinteto”, o grupo vem difundindo a música de câmara para instrumentos de sopro desde 2002 e atualmente está sob a direção artística do maestro Alfredo Barros. A Uece é uma das instituições vinculadas à Secitece.

Agenda do ministro

Às 10 horas, o ministro Aldo Rebelo participará da inauguração do novo prédio do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (NPDM/UFC). O núcleo recebeu recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Fundo Nacional de Saúde (ligado ao Ministério da Saúde), do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e da UFC.

Página 1 de 2.23912345...102030...»

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999