Busca

21:38 · 19.09.2017 / atualizado às 21:38 · 19.09.2017 por

A gerente para o Nordeste da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Patrícia Aguiar, se reuniu nesta terça-feira (19), em Brasília, com a Associação Nordeste Forte que reúne os deputados federais da Região e os presidentes das federações de indústrias do Nordeste, entre eles o presidente da Fiec, Beto Studart. Durante o encontro, ela expôs o trabalho desenvolvido pela Finep e o interesse em investir na Região. A Finep se instalou no Nordeste em julho passado e tem sede em Fortaleza.

A Finep lançará até o fim deste ano, um plano de investimento – o Inova Nordeste – no valor de R$ 2,3 bilhões para a área de ciência, tecnologia e inovação para a Região. “Desde a semana passada, estamos mantendo conversas com lideranças políticas e empresariais debatendo propostas para estimular ciência, tecnologia e inovação para a nossa Região e todos foram muito receptivos com a proposta da Finep e com o Inova Nordeste”, explicou Patrícia.

18:53 · 19.09.2017 / atualizado às 18:53 · 19.09.2017 por

A Universidade Federal da Ibiapaba parece estar a um passo de se tornar realidade. A Deputada Federal Pollyana Gama (PPS/SP), relatora do Projeto de Lei 5261/2016, de autoria do deputado federal Moses Rodrigues (PMDB/CE), que autoriza o Poder Executivo a instituir à Universidade entregou parecer pela aprovação, com envio de Indicação ao Poder Executivo.

A criação da Universidade Federal da Ibiapaba é resultado das políticas de expansão da interiorização de novas universidades ou novos campi universitários, propostas pelo Governo Federal. A implantação do campus deve atrair estudantes de cerca de 50 municípios circunvizinhos. “Além de beneficiar diretamente nove municípios cearenses, entre eles, Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará e Ipu, a Universidade deve atender alunos que moram nas cidades piauienses de Piripiri, Pedro II e Cocal. Estamos falando de mais de mais 1 milhão e 200 mil pessoas que terão acesso ao ensino superior gratuito”, comemora o autor do Projeto, Deputado Moses Rodrigues.

Em dezembro do ano passado, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei. Após passar pela Comissão de Educação, o PL deve seguir para as Comissões de Finanças e Tributação e Constituição, Justiça e Cidadania, para então seguir para o Senado. Cabe ao Poder Executivo definir, após consulta pública, o local que será a sede da Universidade.

17:28 · 19.09.2017 / atualizado às 17:28 · 19.09.2017 por

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu nesta terça-feira (19), o presidente da bancada federal do Ceará, deputado Cabo Sabino (PR-CE) e parlamentares cearenses para discutir a liberação de recursos a serem investidos na aquisição de equipamentos que garantam melhor infraestrutura hídrica no estado.

Durante o encontro, os parlamentares cearenses programaram mobilização junto ao Ministério do Planejamento para que a pasta envie ao Congresso o Projeto de Lei (PLN) com a correção do valor da emenda de bancada, no total de R$ 112 milhões, a serem destinados para aquisição de máquinas perfuratrizes.

De acordo com Sabino, o recurso garantirá a aquisição de 22 a 44 máquinas perfuratrizes com o objetivo de ampliar a construção de poços artesianos nos 184 municípios do Ceará e assim reduzir os efeitos da seca que assola a região. “Serão construídos entre 2.300 e 5 mil poços profundos, fazendo com que os 184 municípios cearenses possam ter suas demandas atendidas por toda a bancada do estado do Ceará, levando água e atendendo as comunidades mais carentes”, disse.

O presidente da bancada disse acreditar na força política de Eunício para o envio do PLN pelo ministério do Planejamento ao Congresso e, consequentemente, convocação da sessão do para votação e aprovação da matéria. “A força do presidente do Senado, que também é presidente do Congresso e membro da bancada cearense, é fundamental para que a matéria chegue à Casa e houve o compromisso dele para isso”, garantiu.

Na oportunidade, Eunício reforçou seu compromisso em trabalhar pelo Ceará e disse que não medirá esforços para que o recurso seja liberado. “A emenda de bancada vai garantir mais acesso à água em localidades prejudicadas pela seca. Vamos intensificar nosso trabalho para cumprir com o compromisso de atender a todos os cearenses”, afirmou

17:26 · 19.09.2017 / atualizado às 17:26 · 19.09.2017 por

No segundo dia de sua missão oficial na China, o governador Camilo Santana se reuniu nesta terça-feira (19), em Hangzhou, com os diretores do CHINT Group, uma das maiores empresas do mundo na área de energia. Em discussão, a implantação de uma unidade da companhia na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Pecém. Durante o encontro, ficou acertado que uma missão do CHINT Group, com técnicos e diretores, visitará o Ceará ainda este ano para conhecer o estado e, em especial, a área da ZPE.

“Foi uma reunião muito proveitosa. Apresentamos as potencialidades do Ceará, incluindo a ZPE, e saio muito otimista com a possibilidade de instalarem uma unidade no Ceará. Eles querem visitar nosso estado e mandarão, em breve, técnicos e engenheiros para conhecerem a ZPE”, disse o governador Camilo Santana, que realizou uma visita técnica à fábrica da empresa, em Hangzhou, acompanhado da vice-presidente do grupo, Lily Zhang.

“O CHINT Group é uma das maiores empresas do segmento do mundo, não só na fabricação de equipamentos de energia, mas também de painéis solares com alta tecnologia. O Ceará tem grande potencial para a produção de energias renováveis, o que aumenta nosso otimismo para atração investimento nessa área. É uma fábrica deste tipo que eles querem instalar no Brasil”, afirmou o governador.

Agenda

Nesta quarta-feira, em Pequim, o governador Camilo Santana se reunirá com investidores interessados no Acquario do Ceará e, mais tarde, com o embaixador do Brasil na China, Marcos Caramuru.

Na última segunda-feira, a comitiva cearense se reuniu com diretores da empresa multinacional chinesa Meheco (Medical Health Company), quando foi assinado um Memorando de Entendimento (MOU) para o desenvolvimento de soluções para a implementação, construção, financiamento e operação de projetos na área da saúde. Entre as ações está a instalação de unidade para fabricação de montagem de máquinas de alta complexidade e imagens (tomógrafos, raios-x, ultrassons) na ZPE.

Também na segunda-feira, o governador Camilo Santana se reuniu com o diretor para a África e Américas do Banco de Desenvolvimento da China (China Development Bank), Tian Yunhai. O encontro teve como foco discutir a participação do banco em programas e projetos apresentados pelo Estado. Atualmente, o CDB tem ativos no valor de 2,2 trilhões de dólares e o Brasil tem sido o principal parceiro para operações no mundo.

Facebook

Em vídeo gravado em Pequim, o governador Camilo Santana informou aos internautas que, devido à missão comercial na China, o bate-papo ao vivo de todas as terças-feiras não poderia ser realizado e que voltará normalmente no próximo dia 26. “Quero agradecer aos internautas e informar que na próxima terça-feira, às 13 horas, estaremos juntos para nossa conversa semanal”.

17:24 · 19.09.2017 / atualizado às 17:24 · 19.09.2017 por

Nesta terça-feira, o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, fez um apelo para que a Câmara dos Deputados aprove rapidamente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim das coligações partidárias e a imposição de uma cláusula de barreira aos partidos, que já foi analisada pelos senadores. Eunício afirmou ainda que não medirá esforços para que a reforma política seja aprovada.

“Se nós aprovarmos na Câmara dos Deputados aquilo que já aprovamos aqui no Senado, e foi esse o apelo que fui fazer ao Rodrigo, vai dar tempo sim de fazemos uma reforma política mínima, mas a essencial. Na reforma política nós temos que simplificar e fazer aquilo que precisa ser feito. Eu não medirei esforços para que a gente possa aprovar. Chamarei sessões ordinárias, sessões extraordinárias, mais de uma sessão por dia, para que a gente feche esta questão da reforma política.”

Ele declarou que o pensamento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), alguns membros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está alinhado com o posicionamento dado pelos senadores de “extinguir a farra partidária através das coligações” que se encerram antes mesmo dos novos políticos eleitos tomarem posse.

Nesta tarde os senadores vão começar a discussão do texto alternativo do senador Ronaldo Caiado, do DEM de Goiás, para o Projeto de Lei do Senado (PLS) 206/2017, sobre financiamento de campanha. O texto cria o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, sem usar “dinheiro novo”, como frisou Eunício, apenas reposicionando o “dinheiro velho que já é gasto na política”.

17:22 · 19.09.2017 / atualizado às 17:22 · 19.09.2017 por

Após a publicação da portaria 348, do Ministério da Integração, que determina o cancelamento de todos os projetos de obras não iniciados até 2017, o Deputado Estadual Leonardo Araújo(PMDB), esteve em Brasília com o Ministro da Integração, Helder Barbalho, com o apoio do Senador Eunício Oliveira, para assegurar a manutenção da obra no calendário de liberações do Governo Federal. A obra, que é feita em parceria com o Governo do Estado ainda não foi iniciada, mesmo já tendo sido realizados todos os procedimentos licitatórios. O Deputado, após reunião com o Ministro, foi recebido pelo Dr. Antonio Pádua, Secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração e pelo Dr. Marlon Cambraia, Secretário Nacional do Desenvolvimento Regional.

Em virtude da importância da obra já foi requerido na Assembleia Legislativa uma audiência pública para tratar do assunto e Reunião com o Secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira.

17:20 · 19.09.2017 / atualizado às 17:20 · 19.09.2017 por

A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, empossou, nesta terça-feira (19), o advogado Valdetário Monteiro como novo conselheiro do órgão. Valdetário assume uma das vagas destinadas à indicação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em substituição a Norberto Campelo, que se despediu do CNJ também na sessão de hoje.

Após a assinatura do termo de posse, a ministra Cármen Lúcia deu as boas-vindas ao novo conselheiro. “É com muito orgulho que o CNJ recebe mais um representante deste grande instituto do Direito brasileiro. Desejo que possa nos ajudar a prestar o melhor serviço ao cidadão brasileiro”, afirmou a presidente do Conselho.

Entre outras autoridades, participaram da cerimônia o presidente nacional da OAB, Claúdio Lamachia, o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, e o presidente do Supremo Tribunal Militar, ministro José Coêlho Ferreira. O novo conselheiro recebeu os cumprimentos de magistrados, advogados e parlamentares.

Professor convidado da Escola Superior da Advocacia da OAB do Ceará e professor titular do curso de Direito do Centro Universitário Estácio, na disciplina Direito Tributário e Financeiro, Monteiro é membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas e do Instituto dos Advogados do Ceará. Presidiu, por dois mandatos, a seccional Ceará da OAB e já atuou como representante institucional da Ordem no CNJ.

15:50 · 19.09.2017 / atualizado às 15:50 · 19.09.2017 por

O secretário de Segurança André Costa arrumou um adversário crítico, público e forte: o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, que postou no facebook sua impressão sobre o trabalho da polícia na sua cidade. Ivo atacou o trabalho da Polícia Civil e da PEFOCE, a polícia forense. Vejam:

11:33 · 19.09.2017 / atualizado às 11:33 · 19.09.2017 por

O Governo do Ceará, por meio da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), é uma das principais atrações da China International Fair for Investment & Trade (CIFIT 2018), na cidade de Xiamen, na província de Fujian, durante a realização de um seminário para apresentação das oportunidades de investimento no Estado a empresários asiáticos.

A CIFIT é considerada a mais prestigiada feira internacional para investimento e comércio do mundo. O evento se estenderá até a próxima quinta-feira (21).

A capacidade da ZPE Ceará para recepcionar novos investimentos foi, inclusive, reconhecida internacionalmente pela publicação FDI do jornal inglês Financial Times que premiou esse ano a zona econômica especial cearense em duas categorias: Melhor Zona Franca das Américas e Melhor Zona Franca em Atualização da Infraestrutura.

O Governo do Ceará agora trabalha no desenvolvimento da infraestrutura da nova área incorporada no ano passado à poligonal da ZPE Ceará. São cerca de 2 mil hectares para a expansão da estatal, sendo dividida por setores, ou seja, Setor II Norte destinado para um projeto de refinaria compacta e moderna, que está em estágio bem avançado de negociação com investidores chineses, e o Setor II Sul para indústrias de setores diversos como granito, metalomecânico e petroquímico.

Mario Lima Júnior, presidente da ZPE, fala sobre a participação do Ceará em uma das feiras de negócios mais importantes do mundo.

10:54 · 19.09.2017 / atualizado às 10:54 · 19.09.2017 por

A Assembleia Legislativa recebe, nesta quarta-feira (20/9), no segundo expediente da sessão plenária, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, André Costa.

No Plenário, o convidado vai falar sobre a situação da segurança pública no Ceará e as ações desenvolvidas com o objetivo de enfrentar o problema. Além disso, ele vai responder a dúvidas e questionamentos apresentados pelos parlamentares.

De acordo com o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT) – responsável pela iniciativa –, a Assembleia Legislativa vai receber outros secretários estaduais ao longo do semestre, para apresentar as atividades desenvolvidas pelas pastas.

André Costa é graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O secretário é delegado da Polícia Federal (PF) desde 2002, onde foi superintendente adjunto nos estados de Alagoas e Tocantins, tendo atuado em delegacias de combate ao tráfico de drogas, crime organizado e crimes patrimoniais. No começo da carreira, atuou também na Polícia Civil do Ceará. Em agosto, a Casa recebeu o secretário dos Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira.