Roberto Moreira

Busca


Deputada cobra ações sobre mortandade de peixes no Castanhão

Publicado em 01/07/2015 - 15:18 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

fernandapessoa_01.07.2015_divulgacao

Em seu pronunciamento hoje (01) na Assembleia Legislativa do Ceará a deputada Fernanda Pessoa (PR) pediu providências quanto a mortandade de peixes no Açude do Castanhão, que somente neste mês contabilizou a morte de 2,6 milhões de pescados. O maior número de peixes mortos já registrado na história do Castanhão.

De acordo com a Prefeitura de Jaguaribara, o ocorrido atinge diretamente 2 mil famílias que sobrevivem da pesca naquela região. Só na barragem do Castanhão são produzidas pelo menos 2 mil toneladas de tilápias por mês. “E com esse prejuízo todo serão pelos menos 7 meses de mais trabalho para recuperar esta perda. Além do investimento perdido, nos preocupa a situação de toda a população que vive da pesca e da produção de tilápia no Castanhão, pois esta população está tendo o seu sustendo prejudicado. É urgente para a nossa economia, para as famílias e para os que vivem da pesca, que sejam efetuados estudos para descobrir o que tem causado essa mortandade” atesta a parlamentar.

O açude do Castanhão também apresenta um volume de água abaixo da normalidade, está com 19% de sua capacidade. A deputada solicitou audiência pública para discutir a mortandade dos peixes e dar uma solução para estes produtores.

Pronunciamento Completo:
Data: 01.07.2015

Venho hoje ao Plenário para destacar a atual situação do açude Castanhão, o maior açude do Nordeste, e fazer um alerta sobre a mortandade de peixes na região do Jaguaribara que está afetando milhares de famílias, a nossa economia e o nosso meio ambiente. E, hoje, novamente, levanto o tema, destacando especialmente a realidade do açude que enfrenta a maior mortandade de sua história , enfrentamos também o baixo volume de água que requer uma imediata providência do governo do estado.

Neste mês já foram contabilizados pelos pescadores mais de dois milhões e meio de peixes que morreram no açude Castanhão. Somente no último fim de semana foram encontradas 700 toneladas de peixes mortos no assentamento Curupati-Peixe. E nesse assentamento 41 famílias vivem diretamente da produção de peixes. Ao todo o prejuízo já chega aos milhões, conforme disse o prefeito de Jaguaribara, o prejuízo para os produtores pode chegar a R$ 8 milhões, senhores deputados e senhoras deputadas.

São pelo menos duas mil famílias que sobrevivem diretamente da produção destes peixes e que vivem em Jaguaribara. Vejam pelas fotos dos Jornais O POVO e Diário do Nordeste que vem noticiando esse prejuízo ambiental e social, podemos perceber um lençol de peixes mortos.

No começo deste mês a imprensa já tinha noticiado a morte de duzentos mil peixes. Depois de dez dias mais peixes mortos e neste fim de semana a mesma coisa. E agora, somam mais de dois milhões e meio de pescados que morreram. É imprescindível que o governo do estado coloque a sua equipe, técnicos e engenheiros de pesca para que possam conferir o que de fato está acontecendo e dar orientações técnicas e acompanhamento aos pescadores e produtores daquela região. Que podem desaparecer se os peixes continuarem morrendo do jeito que estão.

A Associação dos Criadores da Barragem Castanhão diz que os produtores estão sem dinheiro, inclusive para quitar suas dívidas bancárias que seriam pagas com o comércio do peixe. São trabalhadores, pais de família que lutam diariamente para levar uma vida melhor e estão sendo surpreendidos com essa mortandade. Esse è um prejuízo incalculável para a renda destas famílias e para todo o nosso Ceará. Vivem desta produção quase DUAS MIL famílias. Todo o potencial econômico da região de Jaguaribara esta na produção dos pescados. O artesanato, os serviços e a mão de obra são voltados para isso.

ESTA É UMA MORTANDADE HISTÓRICA SENHORAS DEPUTADAS E SENHORES DEPUTADOS. Conforme me confirmou a secretária executiva da Secretaria de Pesca do Município de Jaguaribara/ Nunca/ na história do Castanhão/ registrou -se um número tão elevado de morte de peixes como o que aconteceu nestes dias do mês de junho.

Só na barragem do Castanhão são produzidas pelo menos 2 mil toneladas de tilápias por mês. E com esse prejuízo todo serão pelos menos 7 meses de mais trabalho para recuperar esta perda. Além do investimento perdido. Nos preocupa a situação de toda a população que vive da pesca e da produção de Tilápia do Castanhão, pois esta população está tendo o seu sustendo prejudicado.

É urgente para a nossa economia, para as famílias e para os que vivem da pesca, que sejam efetuados estudos para descobrir o que tem causado essa mortandade. Ainda não foram definidas as razões para as mortes. Por um lado os produtores associam a mortandade ao aumento da liberação de água pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que tem outra hipótese: que pode ser pelo baixo oxigênio da água devido ao baixo nível do volume de água do açude. De qualquer forma devem ser exploradas as diversas possibilidades para que a causa real seja brevemente esclarecida. Se a causa é natural ou se é poluição ambiental.

De qualquer forma demos entrada hoje solicitando uma audiência pública nesta casa para debatermos o assunto e inclusive sugiro um mapeamento da quantidade de gaiolas produtoras de pescados e o número real dos produtores que sobrevivem desta produção. E refletir também sobre ações de convivência com a seca, pensando em alternativas para lidar com a escassez de água.

Temos um quadro nada favorável que tenho alertado sempre, que é o agravamento da crise hídrica. inclusive a escassez de chuva tem gerado grandes problemas para o abastecimento da população, para a criação de animais e tem gerado prejuízos também na produção de milho e feijão. O que atinge diretamente a nossa agricultura e os homens e mulheres do campo.

A Barragem do Castanhão é o maior reservatório que temos no Ceará. O açude, que fica na Região Hidrográfica do Médio Jaguaribe, tem capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos de água, mas, gravemente está neste momento com 19% de sua capacidade. Semana passada eram 25%. O volume está baixando drasticamente.

E toda a água que abastece a região metropolitana de Fortaleza sai do Castanhão. Que é responsável também pelo abastecimento de vários outros municípios. E, o que podemos observar é que o abastecimento da região metropolitana de Fortaleza supera o abastecimento de outros municípios como o de Banabuiú, Morada Nova e Ibicuitinga. Inclusive soube que os produtores dessas regiões já estão enfrentando dificuldades com o baixo nível no volume de água do Castanhão. A água para a irrigação deve ser reduzida e daqui a pouco a redução deve chegar também a Fortaleza. Principalmente porque vamos entrar num período sem chuvas. Em todo o Ceará, o nível médio dos 112 reservatórios monitorados está com 19% de sua capacidade e o mais alarmante, destes 68, o que representa mais da metade, estão com volume abaixo de 9%.

Inclusive faço aqui um alerta para que as pessoas evitem o desperdício. Utilizem a água de forma consciente. Cada pessoa, cada cidadão também é responsável pela escassez ambiental, e isso implica numa mudança de atitude e no nosso modo de vida. Ter consciência disso é ter atitude sustentável.

A água é o nosso bem maior. A qualidade dos nossos açudes, rios e mar tem sido alterada em diferentes escalas. Principalmente pela interferência do homem no meio ambiente. Precisamos buscar um equilíbrio de convivência com o meio ambiente e com a seca. Se nada for feito agora. Teremos de enfrentar prejuízos cada vez maiores.

Para finalizar peço que sejam tomadas providências quanto a mortandade dos peixes do açude do Castanhão que registra um desastre histórico para as famílias do Jaguaribara e para a economia do nosso estado. E providências para uma convivência mais equilibrada com a seca.

Camilo Santana não terá foto oficial, o estado terá foto com imagens de cearenses nas repartições públicas

Publicado em 01/07/2015 - 13:51 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

_ARI6603

O governador Camilo Santana apresentou, na tarde desta terça-feira (30), no Palácio da Abolição, o modelo da foto oficial que será utilizada nas paredes dos equipamentos do estado durante a gestão. São retratos de cearenses de todas as regiões, classes sociais, raças e idades. “Eu pedi minha equipe de comunicação que trabalhasse esse novo conceito e hoje, fechando os seis meses de trabalho, entrego o que prometi na minha posse”, afirmou o governador.

Pessoas como a dona de casa Maria do Socorro, o estudante Leonardo e o comerciante Francisco, farão companhia aos milhares de servidores distribuídos em todo o estado do Ceará. “Como disse no dia 1º de janeiro: não é pra mim e nem pra vice-governadora que os servidores do estado estão trabalhando, mas sim para os cearenses. Portanto, vamos iniciar o segundo semestre já com essas imagens”, enfatizou Camilo.

Na recepção do Palácio da Abolição, o chefe do executivo informou que os órgãos públicos terão um quadro com três fotos e o brasão do governo do estado. Até o momento, cerca de 500 cearenses já foram retratados, mas a ação continuará nos próximos meses – milhares de imagens serão captadas. As fotos, com personagens voluntários, são utilizadas em preto e branco para destacar justamente o olhar, a expressão facial das pessoas sem quaisquer interferências.

_ARI6658

Ao final do evento, Camilo fez questão de visitar, de sala em sala, todos os servidores que trabalham no Palácio da Abolição. Dona Aparecida Fontenele, de 72 anos, é a mulher mais antiga em atividade, com trinta anos de serviço, e falou sobre a atuação do governador. “Eu nunca tinha visto uma autoridade tão de perto, me abraçando. A imagem que tenho é que Camilo é humilde, bondoso, acessível e que cabe direitinho no Ceará. Tenho certeza que ele trabalha olhando para o povo e isso será sua marca”, enfatizou.

CG2736

 

 

Eunício destaca autorização de quase R$ 21 milhões para ações contra seca no CE

Publicado em 01/07/2015 - 13:30 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

 

Durante conversa com a imprensa na manhã desta quarta-feira (01) o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira informou que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje uma Portaria autorizando o empenho e repasse de recursos no valor de R$ 20.911.403,03 para o Ceará.

De acordo com ele, o montante deve ser investido em ações assistenciais direcionadas aos municípios que sofrem com os efeitos da seca. Entre essas iniciativas estaria a manutenção e ampliação do abastecimento provisório de água potável, por meio de caminhão pipa.

Desde o início do ano, com a divulgação de previsões pessimistas que indicavam chuvas abaixo da média no Ceará, parlamentares da bancada federal cearense tem procurado com frequência ministros e até mesmo a presidente Dilma Rousseff para relatar o cenário.

Para o líder peemedebista, o recurso autorizado pela União é fundamental para garantir a assistência a esses municípios, mas ele ressalta que é preciso ainda muita articulação junto ao governo para que outras ações possam ser efetivadas. “Sem dúvidas é um recurso importante, mas queremos contar ainda mais com o apoio do governo para assegurar obras importantes que nos ajudarão a conviver melhor com esse clima”, disse.

De acordo com o Governo Federal, dos 184 municípios cearenses, 95 já foram reconhecidos como em ‘situação de emergência’. A expectativa é que nesse segundo semestre, o número de localidades nessa situação possa aumentar consideravelmente. O reconhecimento federal da situação de emergência é necessário para a execução das ações de resposta ao desastre, como a Operação Carro Pipa, a instalação de poços, o pagamento do Programa Bolsa Estiagem e a montagem de adutoras de engate rápido.

A Portaria publicada no DOU informa que considerando a natureza e o volume de ações a ser implementado, o prazo de execução das obras e serviços é de 180 dias, a partir da publicação desta quarta.

Primeira dama de Fortaleza apresenta programa “Cresça com Seu Filho” na Câmara dos Deputados

Publicado em 01/07/2015 - 12:29 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

IMG-20150527-WA0049

A primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra, apresenta na tarde desta quarta-feira (01/07), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o programa “Cresça com Seu Filho”. O programa já atua nas regionais V e VI por meio do acompanhamento de agentes de saúde sobre o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos em áreas de grande vulnerabilidade social.

A apresentação acontece durante o III Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância e reúne educadores, parlamentares e estudiosos do Brasil, América Latina e Caribe. “Se programas como o Cresça já existissem há mais de 15 ou 20 anos, não estaríamos discutindo a redução da maioridade e sim as mudanças na grade curricular das escolas para acompanhar as crianças mais estimuladas pelos programas,” disse Carol Bezerra, que comemorou a decisão da Câmara de não reduzir a maioridade de 18 para 16 anos.

Governo Dilma tem aprovação de 9%, aponta pesquisa Ibope

Publicado em 01/07/2015 - 10:45 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

 

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira, 1 de julho, aponta os seguintes percentuais sobre como os eleitores avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff (PT):

– Ótimo/bom: 9%
– Regular: 21%
– Ruim/péssimo: 68%
– Não sabe: 1%

O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 18 e 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Segundo a CNI, o levantamento anterior, divulgado em abril deste ano, havia apontado que 12% aprovavam o governo (consideravam “ótimo” ou “bom”). Na última pesquisa, 64% dos entrevistados avaliaram a administração Dilma como “ruim” ou “péssima”. Já 23% consideraram a gestão “regular”.

Confiança
De acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta pela CNI, 20% dos entrevistados disseram ter confiança na presidente Dilma; já 78% afirmaram não confiar na petista; e 3% não souberam ou não opinaram.

Maneira de governar
O percentual dos eleitores que aprovam a maneira de governar de Dilma passou dos 19% registrados no levantamento anterior para 15% nesta pesquisa. Conforme o Ibope, 83% desaprovam a maneira de governar dela, e 2% não quiseram ou não souberam responder.

A pesquisa indicou ainda que, para 82% dos entrevistados, o segundo mandato de Dilma está sendo pior que o primeiro, enquanto para 14% está sendo igual. Outros 3% consideram a administração no segundo mandato melhor.

O levantamento indica que 11% da população acredita que o restante do segundo governo será ótimo ou bom. Outros 61% consideram que será ruim ou péssimo, 23% acham que será regular e 5% não quiseram ou não souberam responder.

Agenda da presidente Dilma Rousseff-01/07/2015

Publicado em 01/07/2015 - 10:37 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Presidência da República
Quarta-Feira, 01 de julho de 2015

Horário local em São Francisco: menos 4 horas em relação a Brasília

08h30- Encontro com a Presidente da Universidade da Califórnia, Janet Napolitano  Hotel Fairmont San Francisco

10h30- Reunião com o Presidente Executivo do Google, Erick Schmidt  Google Partnerplex, Sala Tricorder, 1600 Amphiteatre Parkway, Mountain View

11h20- Visita ao Complexo Google  1600 Amphiteatre Parkway, Mountain View

12h10- Encontro com a senhora Condoleezza Rice Universidade de Stanford, Hoover Institution, Conference Room, 434, Galvez Mall, Stanford

12h30- Almoço em homenagem à Presidenta da República, oferecido pela senhora Condoleezza Rice  Universidade de Stanford, Hoover Institution, Sala Annemberg

14h20- Reunião com o presidente do SRI International, Bill Jeffrey 333 Ravenswoord Avenue, Menlo Park

15h45- Reunião com empresários do setor aeroespacial NASA Ames Research Center, Naval Air Station, Moffet Field, Mountain View

16h40- Visita ao Centro de Pesquisas da NASA Ames Research Center – Unidade Avançada de Supercomputadores, Visit Lab

18h- Partida de São Francisco para Brasília Aeroporto Internacional de São Francisco

Tags:

Relatório de Eunício Oliveira que reajusta tabela do imposto de renda e assegura recurso para garantia safra segue para sanção

Publicado em 01/07/2015 - 10:32 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O senado aprovou nesta terça-feira (30) o relatório do senador Eunício Oliveira à MP 670/15 que reajusta de forma escalonada por faixas a tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF), variando de 6,5% a 4,5%. O texto também traz autorização para que o governo conceda subversão econômica no valor de R$ 300 milhões para pagar o seguro safra às famílias que tiveram perdas na lavoura em 2014. A medida segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

A autorização para o pagamento do seguro safra foi acrescentado ao relatório de Eunício ainda quando a matéria estava em discussão na Comissão Mista que aprovou a matéria, após amplo entendimento com o governo. “Foi uma iniciativa para assegurar esse direito ao agricultor, já que o governo não tinha empenhado esse recurso no início do ano”, afirmou.

Em relação ao ajuste da tabela do Imposto de Renda, Eunício Oliveira disse que a mudança representa ganhos significativos para o trabalhador, principalmente para o que possui menor poder aquisitivo. Ele deixou claro na justificativa da matéria que quanto maior o percentual do reajuste, menor será o valor da contribuição.

O líder peemedebista acrescentou que cerca de 17 milhões de pessoas terão o reajuste da tabela do Imposto de Renda em 6,5%. “O reajuste da tabela, isenção e deduções implica redução da base de incidência do IRPF, fazendo com que o contribuinte pessoa física pague menos imposto. Com efeito, os contribuintes de menor renda, cerca de 17 milhões de pessoas pertencentes às faixas um e dois, terão uma redução significativa do imposto devido”, explicou em seu relatório.

A MP estabelece a correção escalonada na tabela: nas duas primeiras faixas salariais, o Imposto de Renda será reajustado em 6,5%. Na terceira faixa, o reajuste será de 5,5%; na quarta faixa será reajustado em 5%; e na última faixa – que contempla os salários mais altos – será reajustado em 4,5%.

Com a correção, quem ganha até R$ 1.903,98 estará isento do imposto. Na faixa entre R$ 1.903,99 e R$ 2.826,65, o contribuinte pagará 7,5% de IR. A alíquota de 15% passará a incidir sobre as rendas entre R$ 2.826,66 e R$ 3.751,05. Na quarta faixa, estão aqueles que ganham entre R$ 3.751,06 e R$ 4.664,68, que pagarão imposto de 22%. A maior alíquota, de 27,5% passa a ser aplicada a quem recebe a partir de R$ 4.664,69.

 

Tags: ,

Exclusivo: IBOPE está fechando pesquisa no Ceará sobre avaliação de Dilma, do governador do ceará e prefeito de Fortaleza

Publicado em 01/07/2015 - 10:16 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O IBOPE Inteligência informou que está fechando uma pesquisa realizada no Ceará. O Instituto ouviu os moradores do estado  sobre a avaliação da presidente Dilma, do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio.

“A pesquisa também vai trazer algumas informações a mais sobre Fortaleza”, informou o representante do IBOPE, responsável pela pesquisa de campo, acrescentando que os dados já foram enviados para São Paulo onde a pesquisa será fechada e entregue ao cliente que contratou o serviço. O IBOPE não informou quem contratou a pesquisa.

Tags:

Ex-deputado José Ilo é recebido com festa na cidade de Quixelô

Publicado em 01/07/2015 - 9:10 por | Comentar

Categorias: Homenagem, Política
  • Enviar para o Kindle

José Ilo

A cidade de Quixelô recebeu com festa, na manhã de domingo (28), a visita do médico e ex-deputado estadual José Ilo Dantas e do deputado estadual Agenor Neto. O encontro aconteceu no bairro das Cohab’s, e contou com a presença de várias lideranças políticas.

“Esse é um momento de festa, de reconhecimento por tudo que meu pai fez pelo povo dessa região. Mesmo afastado daqui, devido a problemas na sua saúde, ele sempre faz questão de ficar atualizado com tudo que acontece por aqui. Só temos que agradecer muito o carinho das pessoas, e renovar o nosso compromisso de trabalhar de forma incansável pelo desenvolvimento dessa região, a exemplo do que ele sempre fez durante muitos anos”, disse Agenor Neto.

José Ilo foi prefeito de Quixelô por três mandatos e transformou o município com a realização de muitas obras em toda a zona urbana e rural do município, tais como sistemas de abastecimento de água e energia elétrica, saneamento básico de toda a sede urbana do município, construção de centenas de moradias populares para os mais carentes, construção de escolas, quadras de esportes, postos de saúde, estradas e açudes.

Durante sua gestão, a cidade de Quixelô transformou-se num centro de atrações culturais, com a realização do Quiforró, evento que trouxe atrações de nível nacional como Zezé de Camargo e Luciano, Elba Ramalho, e outros.

Neste  final de semana, José Ilo também esteve com o filho, o deputado Agenor Neto , na casa de Sebastião Sobreira, ao lado de filhos, netos e amigos do empresário onde passaram por momentos de descontração.

“Observar estes dois grandes homens juntos novamente foi uma dádiva de Deus, agradeço ao Silvio e ao Júnior que ao lado dos seus filhos nos recepcionaram tão bem, posso declarar que a cada encontro, em cada momento podemos perceber que perdemos muito tempo distantes, e que isto não irá se repetir, esta união fez um bem enorme a todos nós e que serve de exemplo a todos que estão a nos acompanhar através das redes sociais, rádios ou em jornais, queremos a paz entre as famílias, queremos o bem de Iguatu,” declarou Agenor Neto.

josé ilo e família sobreira

 

 

Tags: , ,

Agenda do governador Camilo Santana

Publicado em 01/07/2015 - 9:03 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

 

Quarta-feira, 01 de julho de 2015
9h: Reunião de monitoramento do programa Em Defesa da Vida e divulgação de dados do semestre
Local: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)

11h30: Recebe o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Jeong Gwan Lee

13h30: Visita à cidade de Forquilha, na Região Norte do estado, para acompanhar a situação hídrica do município

16h: inaugurações do ginásio poliesportivo, residência universitária, biotério e prédio da Pós-Graduação da Universidade Regional do Cariri (Urca), posse do reitor Patrício Melo e do vice-reitor Francisco Lima Júnior
Local: Crato

Maior coleção de máquinas fotográficas do país está nas mãos do médico Carlos Juaçaba

Publicado em 01/07/2015 - 6:41 por | Comentar

Categorias: Comportamento
  • Enviar para o Kindle

Juaçaba 1

O prazer da medicina faz parte de gerações da família Juaçaba, todos grandes profissionais e destacados no país.

O gabinete de Carlos Juaçaba Neto, um dos homens mais habilidosos da cirurgia plástica, discípulo de Ivo Pitangui, é repleto de máquinas fotográficas, sua paixão, além de fotos antigas.

Carlos Juaçaba tem um acervo raro no Brasil, cerca de 820 câmeras fotográficas usadas e ainda nas caixas. “Faço questão de comprar. Cada máquina fotográfica tem uma história, registrou um fato, um momento”, diz o médico habilmente mostrando como se usa.

Carlos Juaçaba pretende construir um espaço para todo o acervo de máquinas fotográficas e as mais de duas mil fotos que possui retratando Fortaleza e o Ceará do passado. Uma raridade!

Ele pretende lançar um álbum com toda arrecadação para o Instituto do Câncer fundado pelos médicos da sua família.

Tags:

Salmito vai debater o centro de Fortaleza

Publicado em 01/07/2015 - 6:38 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

salmito

No folclore da política contam que quando tem uma cadeira vazia, vem alguém e senta. Nos Estados Unidos, o linguajar da política diz que quando “o cara é duro é igual a carne de segunda”.

No centro de Fortaleza, os frequentadores debatem a cidade, longe do gabinete do prefeito e próximo do confortável espaço do secretário do Centro.

Hoje, o presidente da Câmara, Salmito Filho, dará o primeiro passo para preparar os vereadores e seus moradores para a transferência para o miolo de Fortaleza, o centro da capital: Salmito vai anunciar a realização, a partir de agosto, do Fórum Permanente de Discussão do Centro de Fortaleza. “Trânsito, Transporte, Taxi, Comércio Ambulante, Lojas, Praças, Prédios, Moradores de Rua, Cultura, Esporte,  Metrô, eventos e revitalização estarão na pauta”, informou Salmito.

O presidente da Câmara mantém sigilo sobre o local a ser ocupado pela Câmara de Vereadores de Fortaleza no Centro da cidade. O blog acredita que seja no Lord Hotel. Salmito já esteve seis vezes visitando o prédio, dizem os comerciantes da vizinhança e frequentadores da Igreja Universal.

Tags: ,

Aprovado regime de urgência para projeto que corrige o FGTS pela inflação

Publicado em 01/07/2015 - 6:36 por | Comentar

Categorias: Economia
  • Enviar para o Kindle

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira(30), por 313 votos a 132, o regime de urgência para o Projeto de Lei 1358/15, que muda o índice de correção do FGTS. O projeto foi apresentado pelo deputado Paulo Pereira da Silva, presidente do Solidariedade, junto com os líderes de PMDB, Leonardo Picciani, e do DEM, Mendonça Filho. Atualmente, a correção é feita com base na taxa referencial (TR), em torno de 0,1% ao mês, mais juros de 3% ao ano.

O projeto prevê que os depósitos efetuados a partir de 1º de janeiro de 2016 serão corrigidos pela TR mais 0,5% ao mês, quando a taxa Selic for superior a 8,5% (atualmente essa taxa está em 13,75%). Quando os juros forem inferiores a 8,5%, a correção será da TR acrescida de 70% da taxa Selic. É o mesmo cálculo aplicado às cadernetas de poupança.

O projeto vai direto para a votação no plenário da Câmara.

Tags:

Prefeito Roberto Cláudio precisa mandar empresa das multas observar melhor as multas

Publicado em 01/07/2015 - 6:34 por | Comentar

Categorias: Trânsito
  • Enviar para o Kindle

multa

O motorista vai pra casa à noite usando a Virgílio Távora com Ana Bilhar cheia de veículos. De repente por causa de outros veículos acaba ficando na faixa de pedestre. A câmera fotografa e sem qualquer critério a empresa que ganha dinheiro com as infrações aplica a multa.

O motorista além da multa leva 4 pontos na carteira. O assunto é muito sério para ser visto apenas do ponto de vista financeiro.

O prefeito Roberto Cláudio poderia ver melhor essa questão. Assessores não tem a mesma visão dele nesse tipo de coisa.

Tags: ,

Camilo e o número de assassinatos

Publicado em 01/07/2015 - 6:32 por | Comentar

Categorias: Segurança Pública
  • Enviar para o Kindle

CAMILO SANTANA

O governador Camilo Santana vai, na manhã desta quarta-feira(1), ao gabinete da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na ocasião, Camilo Santana divulgará os dados referentes aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no Estado do Ceará no mês de junho.

Mensalmente, o governador participa das reuniões de monitoramento envolvendo o comando da segurança pública do Estado, com a cúpula da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os CVLIs englobam os crimes de homicídio, latrocínio e lesões corporais seguidas de morte.

Tags:

Página 1 de 2.45212345...102030...»

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

X Fechar

Desejas compartilhar o conteúdo do Diário do Nordeste?

Utilize o link da notícia ou as ferramentas presentes na página.