Roberto Moreira

Busca


Dilma tem 54%, e Aécio, 46% dos votos válidos, diz pesquisa Ibope

Publicado em 23/10/2014 - 17:41 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O Ibope divulgou nesta quinta-feira (23)  os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 54%
- Aécio Neves (PSDB): 46%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.

Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

- Dilma Rousseff (PT): 49%
- Aécio Neves (PSDB): 41%
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 3%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01168/2014.
 
Rejeição

O Ibope perguntou, independentemente da intenção de voto, em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Veja os números:

Aécio – 42%
Dilma – 36%

Expectativa de vitória

O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo presidente da República, independentemente da intenção de voto. Para 51%, Dilma sairá vitoriosa; 38% acreditam que Aécio ganhará; 10% não sabem ou não responderam.

TV Verdes Mares realiza debate entre candidatos ao governo do Ceará no 2° turno

Publicado em 23/10/2014 - 17:38 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

A TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará, realiza na noite desta quinta-feira (23), o debate com os dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições ao governo do Ceará. Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) confirmaram presença. O debate será exibido depois da novela Império e terá mediação do jornalista Luiz Esteves.

Ministro suspende decisão do TRE-CE que limitava saque de correntistas do banco Santander

Publicado em 23/10/2014 - 14:58 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves deferiu liminar para suspender os efeitos de decisão de juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que determinava ao banco Santander S.A o envio dos relatórios de todos os saques efetuados com valor superior a R$ 10 mil pelos correntistas no estado, durante o período eleitoral. De acordo com a decisão, todos os saques acima desse valor deveriam ser informados diariamente ao procurador regional eleitoral.

No mandado de segurança contra a medida, o banco disse que a Corte Regional transgrediu o direito líquido e certo da instituição financeira de exercer o seu dever de guarda dos dados bancários dos seus clientes e do livre exercício de sua atividade econômica. Para o banco, a quebra de sigilo deveria ter ocorrido somente em relação às pessoas previamente identificadas, caso recaísse sobre elas suspeitas de conduta ilícita, e não em relação a todos os correntistas.

Em sua decisão sobre o caso, o ministro Henrique Neves citou jurisprudência da Corte e disse que a medida “não encontra amparo legal e fere princípios constitucionais, como os da legalidade, da razoabilidade e da proporcionalidade”.

Além disso, segundo o ministro, a violação do sigilo fiscal, sob fundamentos genéricos relacionados à possível ocorrência de ilícitos eleitoral, fere a garantia constitucional de proteção à intimidade e à vida privada.

“A proteção da normalidade e da legitimidade das eleições há de ser feita nos estritos termos da lei, o que não ocorreu na espécie”, salientou o ministro.

TRE solicita reforço de tropas federais para mais 6 municípios cearenses

Publicado em 23/10/2014 - 12:44 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 23/10, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, presidida pela desembargadora Iracema do Vale, decidiu pela inclusão de mais seis municípios cearenses – Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Crateús e Aracati – no pedido ao TSE de reforço das tropas federais para o 2º turno das eleições.

A desembargadora Iracema do Vale já enviou o Ofício nº 3979/2014 (ofícioTSE) ao Tribunal Superior Eleitoral, formalizando o pedido, em resposta à Mensagem do ministro do TSE, João Otávio de Noronha, nos autos do Processo Administrativo nº 166727/2014, solicitando que o TRE se manifestasse com urgência sobre os documentos juntados no processo “sobre a necessidade de envio de forças federais para os municípios de Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Sobral, Aracati, Crateús, Campos Sales, Itapipoca, Tianguá, Aracati e Mauriti”. Esta solicitação foi encaminhada ao TSE pela Procuradoria Geral Eleitoral, atendendo a um pedido da coligação ‘Ceará de Todos’.

Na sessão extraordinária, o procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, opinou pelo reforço de tropas federais apenas para Juazeiro do Norte e Sobral. Mas, após ponderação do desembargador Abelardo Benevides Moraes, os demais juízes da Corte do TRE também decidiram pela inclusão dos seis municípios, somando-se aos outros cinco, já autorizados anteriormente pelo TSE – Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

A presidente do TRE-CE, desembargadora Iracema do Vale, já entrou em contato com o comandante da 10ª Região Militar, general Marco Antônio Freire Gomes, que assegurou não haver problemas para a distribuição dos 2.500 militares do Exército nos municípios solicitados. O TRE aguarda apenas a autorização do TSE para que o pedido seja formalizado. De acordo com a desembargadora Iracema do Vale, “a Justiça Eleitoral tem sido rápida nas tomadas de decisão para que tenhamos uma eleição transparente, segura, levando tranquilidade aos eleitores que votarão no próximo domingo”.

Pensamento

Publicado em 23/10/2014 - 10:02 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

” Quem esquece rápido demais, na verdade nunca se importou ”

Wagner Turbay Barreira Neto

Calendário eleitoral: termina prazo para a realização de comícios

Publicado em 23/10/2014 - 8:22 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Hoje é o prazo final para que candidatos que ainda estão na disputa eleitoral no segundo turno possam promover reuniões públicas ou comícios. A regra está prevista no Código Eleitoral e na Lei nº 9.504/97, conhecida também como Lei das Eleições.

Amanhã (24), irão ao ar as últimas propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão. Esse também é o prazo final para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e para a realização de debates, que não devem ultrapassar a meia-noite. Os presidentes das mesas também devem comunicar até esta sexta-feira que não receberam o material destinado à votação.

As propagandas feitas com alto-falantes ou amplificadores de som estão permitidas até sábado (25), véspera da votação, entre as 8h e as 22h. A distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, passeatas e carreatas, além da divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos por carros de som podem ser feitas também até as 22h.

No segundo turno das eleições, previsto para o próximo domingo (26), 143 milhões de eleitores elegerão o presidente da República e os governadores de 13 estados e do Distrito Federal. Apesar do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a votação será feita das 8h às 17h, obedecendo o horário local.

Com o horário de verão, o Acre passou a ter três horas a menos em relação ao horário de Brasília. Por isso, a divulgação dos números das eleições para presidente da República começará às 20h de Brasília. Os resultados para governador nos 13 estados e no DF serão conhecidos logo após o encerramento da votação.

(Agência Brasil)

Agenda dos candidatos à Presidência

Publicado em 23/10/2014 - 8:12 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Aécio Neves (PSDB)

Rio de Janeiro

15h- Visita a dom Orani Tempesta – Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro – Rua da Glória, 446, Catete. O encontro é fechado à imprensa
16h- Entrevista Coletiva – Comitê Político – Rua João de Barros, 18 (esquina com Bartolomeu Mitre) – Leblon

Dilma Rousseff  (PT)

Agenda não divulgada

Datafolha divulga pesquisa de intenção de voto para o Governo do Estado do Ceará

Publicado em 23/10/2014 - 8:10 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O Instituto Datafolha divulgou hoje mais uma pesquisa de intenção de votos para governador do Ceará. Veja os números que têm margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa com os votos válidos, Camilo Santana, do PT, aparece com 57%. Eunício Oliveira, do PMDB, está com 43%. Nesse cenário são excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

Na pesquisa com os votos totais, Camilo Santana está com 49% das intenções. Já Eunício Oliveira tem 38%. Brancos e nulos somam 5%. Não sabem 8%.

O Datafolha ouviu 1.240 eleitores em 49 municípios cearenses. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e no Tribunal Superior Eleitoral.

Capitão Wagner

Publicado em 23/10/2014 - 7:27 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle

cap Wagner

Em discurso da tribuna da Câmara de Vereadores de Fortaleza, o vereador e deputado eleito, capitão Wagner fez um esclarecimento ao povo cearense. Segunda o capitão Wagner o “próximo governador não terá a polícia como oposição, desde que abra o diálogo e vale para os dois candidatos”.

O capitão Wagner fez a declaração após amplo debate sobre o papel dos policiais, sejam civis ou militares, na eleição e na campanha eleitoral.

Tags: ,

José do Egito falará no CIC sobre a nova gestão na ADAB

Publicado em 23/10/2014 - 7:21 por | Comentar

Categorias: Indústria
  • Enviar para o Kindle

O presidente do Centro Industrial do Ceará, José Dias de Vasconcelos Filho, recebe hoje o presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), José do Egito. Reeleito para o biênio 2015\2016, ele participa do “Almoço com o Presidente”.  O evento será às 12 horas, no Salão VIP da Casa da Indústria.

Na oportunidade, José do Egito apresentará aos empresários e industriais os projetos para a sua nova gestão à frente da ABD e falará sobre as iniciativas desenvolvidas pela Associação. Ele é o quarto convidado do presidente do CIC, José Dias Vasconcelos Filho. Os três primeiros foram o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart, no último dia 2. O segundo convidado foi o presidente eleito da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, Honório Pinheiro, no último dia 9, e depois o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão, no dia 17.

O presidente do Centro Industrial ressalta que a realização desses almoços tem o objetivo de trabalhar as políticas empresariais e institucionais, agregando o comércio e a indústria, a fim de fortalecer a economia do Ceará. “A participação da indústria no cenário nacional tem caído muito, em todo o Brasil. E no caso do Ceará, que é um Estado pobre, é preciso um olhar mais atento. Caso contrário, a gente vai perder todas as indústrias, pois a cada dia é um dificuldade, a carga tributária é muito pesada, a concorrência é desleal”.

 

Tags: ,

Zezinho Albuquerque discreto

Publicado em 23/10/2014 - 7:19 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle

Zezinho Albuquerque

O deputado Zezinho Albuquerque(PROS), presidente da Assembleia Legislativa, manteve seu estilo ao assumir o governo do Ceará pela segunda vez. Dispensou imprensa, fotógrafos e filmagem.

Zezinho fica no cargo até domingo. Cid retorna na segunda-feira já sabendo quem será seu sucessor em primeiro de janeiro de 2015 no Abolição.

 

 

Tags: ,

Força Federal no Ceará

Publicado em 23/10/2014 - 7:14 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle

forca_naiconal

O comandante da 10a. Região Militar, General Marco Antônio Freire Gomes, disse como vai funcionar a operação no dia da eleição.

Os oficiais vão ficar com os juízes das Zonas Eleitorais. Caso o juiz queira acionar a tropa é só ordenar. Vale para qualquer irregularidade.

A PM vai fazer seu papel de apoiar.

 

Tags:

Dilma e Aécio longe do Ceará

Publicado em 23/10/2014 - 7:11 por | Comentar

Categorias: Eleições
  • Enviar para o Kindle

aécio e dilma

Faltando quatro dias para a eleição, o eleitor cearense não terá a visita dos dois candidatos que disputam a eleição presidencial em seu segundo turno.

Dilma Rousseff com apoio de Eunício e Camilo no Ceará tem 72% das intenções de voto, segundo o Datafolha. Já Aécio Neves tem 27%, também no Datafolha.

O Ceará mais uma vez mostra que não tem prestígio. Aécio, Lula e Dilma estiveram em Manaus, Paraíba, Piauí, Alagoas e Bahia. No Ceará nenhum presidenciável.

Tags: ,

Iracema do Vale vai ser eleita presidente do Tribunal de Justiça por aclamação

Publicado em 23/10/2014 - 7:09 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Desembargadora Maria Iracema do Vale Holanda por Eduardo Torres TJ-CE

A Desembargadora Iracema do Vale, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, vai ser eleita, hoje, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará por aclamação.

A eleição está marcada para às 14 horas no pleno do Tribunal de Justiça. O desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, será eleito vice-presidente e o atual vice-presdente, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, será o Corregedor Geral.

Iracema do vale deixa a presidência do TRE em dezembro e toma posse na presidência do Tribunal de Justiça dia 30 de janeiro.

 

Tags:

Pensamento

Publicado em 22/10/2014 - 19:39 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

“Posso até esquecer quem me fez sorrir, mas nunca quem me fez chorar ”

Wagner Turbay Barreira Neto

Página 1 de 2.11212345...102030...»

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999