Busca

14:01 · 19.11.2017 / atualizado às 14:01 · 19.11.2017 por

O deputado Jair Bolsonaro está se filiando ao Patriota, partido político criado para abrigar sua candidatura à presidência da Republica. Em todo o país, nas cidades do interior e nas capitais tem a juventude do Bolsonaro. Em Fortaleza, foi criado o grupo “Endireita Fortaleza” que apoia Bolsonaro. O grupo ergueu um boneco de 12 metros de altura de Bolsonaro na Praça Portugal, um dos locais de maior passagem de veículos na capital cearense. O boneco gigante vai percorrer o Brasil.

13:56 · 19.11.2017 / atualizado às 13:56 · 19.11.2017 por

Visível é a aproximação do Presidente do Congresso Eunício Oliveira com o Abolição, em meio a encontros e declarações que sinalizam um acordo, as diversas lideranças políticas do Estado com mandato buscam a reorganização de seu posicionamento, no meio delas se destaca o Deputado Leonardo Araujo, PMDB, “fiel escudeiro” de Eunício Oliveira, que se manteve firme ao lado do Senador, mesmo nos momentos mais difíceis, quando a bancada Estadual do partido foi em peso para a base do governador contrariando as diretrizes da Executiva Estadual, tal comportamento, de lealdade ao partido e ao Senador, rendeu bons frutos ao jovem parlamentar e numa parceria sólida com o Deputado Daniel Oliveira, Leonardo se consolidou como o político que mais obteve acesso aos diversos Ministérios em Brasília, com as “bênçãos” de Eunício, claro, liberando recursos para os Municípios que representa, agora com a aproximação, há quem diga que Leonardo chega ao Governo do Estado muito forte, com a confiança de Eunício e admiração de Camilo pelo comportamento leal de quem “tem lado” e a leveza da humildade que lhe é peculiar, Leonardo se consolida na política do Estado, e poderá ser a “ponte” dos deputados governistas ao Senador.

12:55 · 19.11.2017 / atualizado às 12:55 · 19.11.2017 por

Luiz Gastão Bitencourt, presidente da Fecomércio será cidadão de São Gonçalo do Amarante. A homenagem foi aprovada por favor unanimidade. Luiz Gastão é o mais competente dirigente de entidade do Sistema da Confederação Nacional do Comércio. No Sistema “S”, a Fecomércio e modelo pra todos. Gastão colocou os serviços da Fecomércio em praticamente todos os municípios e com alto padrão de qualidade. As escolas são as melhores do país. A solenidade será amanhã, na Câmara de Vereadores de São Gonçalo do Amarante com a presença do prefeito Cláudio Pinho.

12:53 · 19.11.2017 / atualizado às 12:53 · 19.11.2017 por

Em pronunciamento nesta quinta-feira, 16 de novembro, na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Capitão Wagner falou sobre o caos na saúde pública do Estado do Ceará e sobre as péssimas condições de atendimento no hospital da Messejana, em Fortaleza, que tem hoje vários pacientes sendo internados em cadeiras.

De acordo com denúncias dos próprios funcionários e pacientes do Hospital da Messejana, faltam medicamentos, aço cirúrgico, insumo básico para a realização de cirurgia. Capitão Wagner falou também sobre a grave crise de chikungunya, que já matou mais de 136 cearenses. “A chikungunya tem como principal causador a falta de saneamento básico, que há muito tempo deixou-se de investir nesta área e por conta disso o Ceará enfrenta essa crise,” ressaltou.

Na semana passada Capitão Wagner esteve em São Paulo e conheceu algumas medidas que foram adotadas na capital paulista e que acabaram com a fila de exames no município. “Podemos adaptar algumas ações tomadas não só no município de São Paulo, mas em outros municípios que minimizaram os problemas da saúde pública, e trazer para a nossa realidade, o que não dá é para deixar a situação como está”, disse.

ISGH

Capitão Wagner relatou que de todo o recurso do Sistema Único de Saúde (SUS) que vem para o Estado do Ceará, 1/3 vai para o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Organização Social (OS) que já foi denunciada diversas vezes, mas que até agora não foi aberta nenhuma investigação contra essa OS.

O parlamentar lembrou que a partir de 2013, a gestão da secretaria de Saúde deixou de passar informações em relação às notificações de doenças que têm obrigação de serem notificadas ao Ministério da Saúde. “Eu não tenho dúvidas de que se um dia a caixa preta do ISGH for aberta será revelado um grande escândalo em relação aos recursos que são repassados a essa instituição que a prefeitura de Fortaleza passa que o governo do Estado passa e que ninguém, infelizmente, nenhum deputado tem acesso a essas informações,” criticou.

Para finalizar o deputado criticou a postura do Ministério Público (MP) em relação a uma denúncia feita por ele que foi devolvida por falta de provas, para que ele mesmo encaminhasse a denúncia para outro setor do MP. “Acho que isso ocorreu porque o denunciado era o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio. Creio que ficaram com receio. Será que o MP cearense está se acovardando de investigar? O próprio MP deveria ter encaminhado para o setor competente que é o que acontece em qualquer órgão, por tanto vou dar prosseguimento ao processo e vou cobrar do MP uma resposta,” finalizou.

12:52 · 19.11.2017 / atualizado às 12:52 · 19.11.2017 por

Os estudantes que ainda não concluíram a renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos, pois o prazo final termina nesta segunda-feira, 20 de novembro. Até o final da tarde desta quinta-feira, 16, 1.005.547 alunos já haviam concluído o aditamento, correspondendo a cerca de 78,56% de 1,28 milhão de contratos previstos para este semestre.

“O primeiro prazo era até 31 de outubro e nós prorrogamos para garantir que todos os estudantes tivessem tempo suficiente para realizar o procedimento e garantir a continuidade do seu financiamento”, explicou o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, alertando aos estudantes que se apressem para não perder o prazo que termina segunda-feira, 20. Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre e o pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Além de renovar os contratos vigentes, também será possível até essa data, fazer a transferência integral de curso ou de instituição de ensino, bem como solicitar a dilatação do prazo de utilização do financiamento.

12:51 · 19.11.2017 / atualizado às 12:51 · 19.11.2017 por

Em 2015, pela primeira vez na história, todos os estados brasileiros registraram queda no Produto Interno Bruto, o PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão faz esse tipo de levantamento desde 2002, sendo que essa foi a primeira vez que o PIB registrou queda em todas as unidades da federação. Em 2015, o PIB nacional caiu 3,5%.

Os dados indicam que naquele ano, apenas cinco estados responderam por 64,7% do PIB: São Paulo, com 32,4%; Rio de Janeiro (11%); Minas Gerais (8,7%); Rio Grande do Sul (6,4%); e Paraná (6,3%). No entanto, juntos, esses estados encolheram a participação no total da economia brasileira em 0,2 ponto percentual, em relação a 2014.

Ainda na comparação entre 2014 e 2015, os estados que registraram os melhores resultados foram Mato Grosso do Sul (-0,3%), Roraima (-0,3%) e Tocantins (-0,4%), com retrações menos acentuadas no PIB. As maiores quedas foram registradas no Amapá (-5,5%), no Amazonas (-5,4%) e no Rio Grande do Sul (-4,6%).

12:50 · 19.11.2017 / atualizado às 12:50 · 19.11.2017 por

O Vereador Iraguassú Filho (PDT) foi nomeado relator do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2018. Segundo Iraguassú Filho, a nomeação traz uma grande responsabilidade. “São muitas as áreas da cidade que precisam de atenção. Nesta atual crise e em momentos de redução de arrecadação, analisar o orçamento municipal para o próximo ano será desafiador”, declarou.

O passo agora é a realização de duas audiências públicas com datas já definidas pelo relator. A primeira será no dia 27 de novembro no auditório da Regional III e a segunda no dia 1º de dezembro no auditório da Câmara Municipal, ambas serão realizadas às 9h da manhã. “A audiência pública é importante para que a população entenda como está sendo gasto o dinheiro do contribuinte, como funciona o mecanismo de receita e despesa do município” concluiu o vereador. Além disso, a audiência também será um momento para sugestões e alterações de proposituras ou até mesmo pra que haja alguma apresentação de emenda.

12:48 · 19.11.2017 / atualizado às 12:48 · 19.11.2017 por

Localizado no litoral leste do Ceará, o município de Aracati, onde fica a famosa praia de Canoa Quebrada, é um dos contemplados com recursos do Programa Agora, é Avançar do governo federal. A cidade contará com investimentos do Ministério do Turismo da ordem de R$ 300 mil – sendo que metade já foi liberado – para dar continuidade ao processo de implantação de sinalização turística em seus principais atrativos.

Fundada em 1747, Aracati é um importante destino turístico do Ceará. Seu núcleo urbano, com prédios históricos preservados, foi tombado há 16 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A cidade teve grande influência na economia e história do estado e conta com belas praias como Majorlândia, Quixaba e Canoa Quebrada, um dos cartões postais da região e que oferece boa infraestrutura para receber turistas.

A sinalização turística, depois do serviço de táxi, foi o item mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros que visitaram o Ceará no ano passado. Entre eles, 73% consideraram a sinalização no estado boa ou muito boa, o maior índice de aprovação desde 2012, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. O litoral é um dos mais importantes atrativos turísticos do Ceará, tanto que a maioria dos visitantes internacionais, 75,6%, que estiveram no estado a lazer em 2016 foram em busca de sol e praia.

AVANÇAR – O objetivo do programa é retomar a execução de mais de 7.439 mil obras de infraestrutura que estão paradas em todo o Brasil. Para isso serão investidos R$ 130,97 bilhões até o próximo ano, recursos do Orçamento Geral da União, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de empresas estatais. Além das obras contratadas com o Ministério do Turismo, outros projetos terão forte impacto no setor, como os investimentos em 43 aeroportos e 11 portos.

12:47 · 19.11.2017 / atualizado às 12:47 · 19.11.2017 por

Neste mês, a fila de espera do Bolsa Família foi zerada pela sexta vez no ano. Em novembo, o Ministério do Desenvolvimento Social vai repassar mais de 2 bilhões e 400 milhões de reais para os beneficiários. 13 milhões 676 mil famílias irão receber o benefício que será pago a partir do dia 17.

A partir deste mês, 377 mil novas famílias passarão a receber o benefício. E é para garantir que o benefício chegue aos brasileiros que realmente precisam que o governo federal vem trabalhando. Mecanismos de controle, como o cruzamento de dados com diversas bases de informações, estão sendo constantemente aperfeiçoados. O objetivo é dar oportunidade para quem se enquadra nas regras do programa mas aguarda na fila.

O pagamento do benefício vai até o dia 30. Para saber o dia em que poderá sacar o dinheiro, o beneficiário deve ficar atento ao seu Número de Identificação Social, o NIS, que está impresso no cartão do programa. Os que terminam com o número 1, podem sacar no primeiro dia de pagamento; os com final 2 no segundo dia e assim por diante. Para consultar o dia de pagamento é só acessar a página do Ministério do Desenvolvimento Social no Facebook, no endereço facebook.com/mindesenvolvimentosocial e clicar na aba Calendário – Bolsa Família. O benefício fica disponível para saque por até 90 dias. Para dúvidas, o cidadão pode ligar para o telefone 0800 707 2003.

12:45 · 19.11.2017 / atualizado às 12:45 · 19.11.2017 por

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) repassará mais de R$ 2,4 bilhões aos beneficiários do Bolsa Família no mês de novembro. Esta é a sexta vez neste ano que a fila de espera para entrada no programa de transferência de renda é zerada. Mais de 13,6 milhões de famílias brasileiras receberão o benefício. O pagamento tem início nesta sexta-feira (17) e segue até o dia 30. O valor médio do benefício é de R$ 179,89.

Neste mês, 377 mil novas famílias entraram no programa. Para garantir que o benefício chegue a quem realmente precisa, o governo federal vem aperfeiçoando os mecanismos de controle, fazendo um cruzamento das informações declaradas pelos beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com as que constam nas diversas bases de dados oficiais.

Em janeiro de 2017, a fila que dá acesso ao Bolsa Família foi zerada pela primeira vez, desde a criação do programa. A ação se repetiu nos meses de fevereiro, agosto, setembro, outubro e novembro. A intenção do governo federal é manter a fila zerada e direcionar os recursos à parcela da população que vive em situação mais vulnerável.

Confira aqui os dados de pagamento por município

Para saber o dia em que é possível sacar o dinheiro, deve-se observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. No primeiro dia, recebem as famílias com NIS de final 1. No segundo dia, os cartões terminados em 2 e, assim, sucessivamente.

Saiba mais:

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda direcionado às famílias em situação de pobreza (renda per capita mensal entre R$ 85,01 e R$ 170,00) e de extrema pobreza (renda per capita mensal de até R$ 85,00). Ao entrarem no programa, os beneficiários recebem o dinheiro mensalmente e, como contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação.