Roberto Moreira

Busca


Jericoacoara está nas mãos de Italianos e Franceses

Publicado em 05/03/2015 - 16:51 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Italianos e Franceses

Elenildo Silva é representante da associação dos moradores de Jericoacoara. Além de trabalhar em uma pousada na vila, ele também tem acesso direto aos problemas que envolvem o ponto turístico. O repórter Victor Hannover conversou com Elenildo Silva. Ele revelou que a área do Serrote, onde o corpo da Italiana Gaia Molinari foi encontrado, não tem nenhum tipo de fiscalização policial e afirmou também que a polícia está combatendo o tráfico de drogas em Jericoacoara. Mais de dez traficantes foram presos nos últimos dias. Acompanhe.

Victor Hannover - Elenildo, que são os investidores em Jericoacoara ?

Elenildo Silva - Victor, Jericoacoara hoje eu posso dizer que está nas mãos dos Italianos. Eles são donos de um hotel cinco estrelas aqui na vila e de oitenta por cento dos investimentos. Além dos Italianos, os Franceses também tem uma grande fatia no mercado. Agora mesmo, um grupo Italiano comprou mais de vinte lotes aqui em Jericoacoara e eu soube que o investimento será pesado.
Italianos e Franceses

Victor Hannover - Elenildo, o caso envolvendo o assassinato da Italiana Gaia Molinari teve repercussão mundial. Depois de mais de dois meses do crime, houve algum reflexo negativo para o turismo na região ?

Elenildo Silva - Victor, o crime envolvendo a turista Italiana foi um episódio raro. Não é comum assassinato em Jericoacoara. Pode observar nas estatísticas, eu trabalho com turismo aqui faz mais de dez anos e nunca ouvi falar em assassinato de turista. O que acontece aqui é o que existe em todo lugar. Furtos e assaltos são raros. E com relação à ocupação de hotéis e pousadas, temos garantidos daqui até a semana santa oitenta por cento de ocupação.

Victor Hannover - Elenildo, havia muita reclamação com relação ao policiamento precário em Jericoacoara. E hoje como está a situação ?

Elenildo Silva - Victor, o que acontece é que o efetivo policial é pequeno em Jericoacoara. E a polícia chega naquele carrão com ar condicionado e fica em um ponto de observação. Qual o problema ? O carro não tem acessos às pequenas vilas. Então acontecem pequenos delitos e a polícia não está presente. O que tem que acontecer é policiamento a pé. Só assim a situação poderia melhorar. A fiscalização poderia ser mais rígida.

Victor Hannover - Elenildo, Jericoacoara tem uma área de preservação ambiental, que inclui Tatajuba, Serrote e toda a extensão da praia do Preá. Como está o policiamento nessa área ? Foi exatamente no Serrote que o corpo da turista Gaia Molinari foi encontrado.

Elenildo Silva - Victor, infelizmente toda esta área está sem fiscalização.

Victor Hannover - Mas Elenildo a presença da polícia aumentou, segundo colhi informaçoes. Que tipo de trabalho estes policiais estão realizando ?

Elenildo Silva - Victor, desde quando a Italiana Gaia Molinari foi encontrada morta, no Serrote, que a polícia trabalha no caso. E o que aconteceu foi que eles aproveitaram para combater o tráfico de drogas. Prenderam gente grande aqui. Mais de dez traficantes foram presos. Gente que agia aqui sem ser incomodado.

Victor Hannover - Mas Elenildo a grande mídia não noticiou a prisão de grandes traficantes de drogas em Jericoacoara.

Elenildo Silva - Victor, os pequenos sites, aqui da região noticiaram tudo. Talvez o trabalho da polícia tenha sido silencioso para a imprensa de Fortaleza, mas aqui em Jericoacoara a ação ainda não terminou. Eles continuam aqui investigando o caso da Gaia Molinari e combatendo outros crimes. Neste caso é a policia civil.

Com Dilma, Eunício pede nova proposta para a tabela do imposto de renda

Publicado em 05/03/2015 - 16:29 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Entre os líderes da base do governo que estiveram em reunião com a presidente Dilma Rousseff na manhã desta quarta-feira (04), o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) alertou o governo sobre a possibilidade de o Congresso derrubar o veto que reajusta a tabela do imposto de renda em 6,5%.

Eunício afirmou que existe espaço para o Governo procurar uma alternativa além dos 4,5% mas, caso contrário, é grande a possibilidade de o veto ser derrubado.

“Nós temos que encontrar um denominador comum entre o que quer o governo e o que votou o Congresso, se não encontrarmos nós vamos derrubar o veto. Não dá para ficar sem a correção da tabela do imposto de renda para a classe média brasileira, para o assalariado brasileiro”.

Para melhorar o atual cenário econômico, esteve na pauta do encontro sugestões de ações que podem contribuir com a desburocratização do serviço público brasileiro.

O líder peemedebista citou como exemplo a ampliação do Programa Supersimples e a extensão dessa simplificação para outros processos dentro do atendimento público ao cidadão. “As pessoas não podem ir a nove, dez guichês para tratar da baixa ou da criação de uma empresa quando isso pode ser simplificado”, disse.

As Medidas Provisórias de ajuste fiscal com mudanças no seguro desemprego, previdência social e seguro defeso, segundo Eunício, ainda precisam de mais discussão. “Nós estamos fazendo um debate mais profundo e vamos retomar na segunda-feira sobre a questão das medidas provisórias que estão tramitando no Congresso”, informou.

Para Eunício, com a atual dificuldade do setor econômico o País precisa se reinventar e buscar garantir a geração de emprego através do incentivo à exportação, já que o valor do dólar está em alta. “Mesmo com essas dificuldades, o Brasil é um país forte do ponto de vista estrutural e como o dólar está muito alto, nós devemos aproveitar esse câmbio e incentivar as exportações para garantir a geração de emprego”, defendeu.

Temas como ampliação e execução do Programa Minha Casa Minha Vida, obras de infraestrutura por meio do PAC e a crise do setor energético também estiveram entre os assuntos debatidos com a presidenta Dilma Rousseff.

Prefeito de Aquiraz entrega fardamento escolar e vai ao Iguape, nesta quinta-feira, 5

Publicado em 05/03/2015 - 16:24 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Pref Aquiraz

O  prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães, foi recebido por mais de 800 pessoas, entre pais e mães de alunos, servidores da Educação e populares, na tarde desta quarta-feira (4), na Escola José Rodrigues Monteiro, na localidade de Telha, distrito de Camará. Com a visita, ele  continuou a entrega do novo fardamento para alunos da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental. Nesta quinta-feira (5), é a vez dos estudantes da Escola Tia Alzira, na sede do distrito de Jacaúna (Iguape), receberem o material.

Na Telha – Camará,  a comunidade ouviu do prefeito o anúncio de que está projetada a construção de um novo prédio para a escola. A atual unidade  possui estrutura relativamente compatível com as demandas da comunidade, mas precisa ser reestruturada. Hoje, conta com sete salas, sala de diretoria, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para atendimento Educacional Especializado (AEE), cozinha e pátio coberto.

Guimarães falou ainda dos investimentos que sua gestão tem feito em educação, saúde e área de recursos hídricos. Indicadores positivos foram citados, como aumento do salário dos professores municipais acima do piso nacional, construção de 60 poços e mais de 30 chafarizes em andamento ( 50% já concluídos), reativação do serviço de transporte universitário, através do projeto Caminho da Universidade, e construção da nova unidade de saúde de Telha, com a Academia da Saúde em anexo, a única em todo município.

Com a visita à Telha-Camará, já são cinco as unidades de ensino a receberem uniforme escolar: Laís Sidrim, na Sede; Isidoro Assunção, em Serpa; Maria Soares, em Patacas; Rita Paula, na Prainha, e José Rodrigues, no Camará.

Recursos da ordem de R$ 1,5 milhão foram investidos na compra dos uniformes, que serão destinados a 14.672 estudantes matriculados em 50 escolas distribuídas pelos nove distritos de Aquiraz. Conjuntos de 19 mil camisas, 9.500 calças, 5.000 bermudas, 10.000 camisetas regata, 2.800 sandálias e 9.000 mochilas compõem o fardamento a ser entregue aos estudantes matriculados.

Pensamento

Publicado em 05/03/2015 - 16:10 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

“Pergunte sempre a cada ideia a quem serves?”​

Wagner Turbay Barreira Neto

Ministra Carmen Lúcia prestigia abertura da Semana da Justiça pela Paz em casa

Publicado em 05/03/2015 - 16:04 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargadora Iracema do Vale, recebe nesta sexta-feira (06/03) a vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia, que participa, às 8h, da solenidade de abertura da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. O evento será realizado na sede do TJCE. A semana tem por objetivo dar celeridade ao julgamento dos processos de violência doméstica contra mulher, notadamente aqueles que envolvam homicídio.

Desembargadora Iracema do Vale defende formação de Colégio Permanente de Ouvidores

Publicado em 05/03/2015 - 16:01 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Iracema do Vale

A desembargadora Iracema do Vale abriu, na manhã desta quinta-feira (5), o Encontro Nacional de Ouvidores de Tribunais de Justiça, que acontece em Fortaleza. Em seu discurso, a magistrada classificou como pioneira a construção de um Colégio Permanente de Ouvidores e revelou a necessidade dos Tribunais de Justiça diminuir a distância entre o usuário e a instituição. “É preciso que o Judiciário esteja atento e sensível ao contexto atual da comunidade brasileira, com seus avanços em termos de participação democrática nas administrações públicas, que passa por questões sociais e aspectos constitucionais”, afirmou.

A Presidente do Judiciário esteve a frente da Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) entre os anos de 2007 e 2009. O cargo hoje é ocupado pelo desembargador Raimundo Nonato, que comanda o Encontro até esta sexta-feira (6).

Crato tem que convocar 360 aprovados em concurso promovido por Samuel Araripe

Publicado em 05/03/2015 - 15:54 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O juiz José Batista de Andrade, titular da 1ª Vara Cível da Comarca do Crato, em sentença condenou a prefeitura do Crato a convocar 360 aprovados no concurso público.

Na mesma sentença o juiz manda o prefeito Ronaldo Gomes de Matos demitir mais de 300 contratados sem concurso. A prefeitura tem 45 dias para implantar a decisão judicial ou recorrer.

Controle Cidadão – Fanpage oficial do TCE Ceará é mais um canal de comunicação com a sociedade

Publicado em 05/03/2015 - 15:48 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Canal comunicação

Aproximar o TCE Ceará cada vez mais do cidadão, tornando suas ações conhecidas de novos públicos. Essa é uma das metas da fanpage oficial Controle Cidadão, que visa oferecer à sociedade serviços e informações de credibilidade, utilizando uma linguagem menos formal, mais apropriada às redes sociais.

Publicada sexta-feira (27/2), a fanpage do Tribunal no Facebook é mais uma das ações previstas no Planejamento da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), em comemoração aos 80 anos da Corte de Contas, a serem celebrados em outubro deste ano. Em menos de uma semana, o Controle Cidadão já ultrapassou a marca de 500 seguidores.

Horizonte e Maracanaú comemoram emancipação

Publicado em 05/03/2015 - 15:14 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O município de Horizonte está completando 28 anos. Foi o mais bem sucedido projeto de emancipação política do Ceará juntamente com Maracanaú que também comemora 32 anos como município amanhã (6).

O padre Fábio de Melo faz shows nas duas cidade. Hoje, em Horizonte e amanhã em Maracanaú.

Anúncio de sub-relatorias na CPI da Petrobras provoca bate-boca

Publicado em 05/03/2015 - 12:51 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

950124-img201503051126194117916

A decisão do presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB), de criar quatro subrelatorias e indicar o comando de cada uma gerou reclamações e bate boca entre os integrantes do colegiado.

Motta começou a reunião – destinada a eleição dos vices-presidentes da comissão, votação de requerimentos e apresentação do roteiro de trabalho pelo relator – anunciando a medida e uma chapa com os nomes de candidatos às três vice-presidências.

Partidos da oposição e da base aliada reclamaram por não terem sido consultados sobre a decisaõ. Eles já haviam reclamado sobre a condução da eleição de vice-presentes e acusaram o presidente de não ter escutado todos os partidos integrantes da comissão. “Todos os partidos deveriam ter sido consultados. Eu entendo que este processo não pode ser feito a partir de acordos de coxia. Não podemos aceitar isso, não é regimental, não foi feito o acordo [com todos os partidos] e não conheço a posição do relator,” ponderou o deputado Ivan Valente (Psol-SP).

Valente teve o apoio dos deputados oposicionistas Júlio Delgado (PSB-MG), Rubens Bueno (PPS-PR), Afonso Florence (PT-BA), Maria do Rosário (PT-RS) e do deputado José Rocha (PR-BA).

“Eu gostaria de ouvir o relator sobre o debate e a oportunidade ou não de se criar subrelatorias. Pela tradição quem indica a criação de subrelatorias e o coordenador [de cada uma delas] é o próprio relator”, argumentou Maria do Rosário. A deputada reclamou que o presidente não havia divulgado quais seriam as subrelatorias e pediu que Motta deixasse que o relator apresentasse primeiro o plano de trabalho e, posteriormente, apresentasse sua decisão.

“Informo que se não há previsão no Regimento [Interno] de criação de subrelatorias por parte do presidente [da comissão], também não há nada que diga o contrário”, rebateu Motta.

O vice-líder do PT, Afonso Florence, chegou a pedir ao presidente da CPI que seja feito um acordo entre os partidos, com base na proporcionalidade partidária, para a ocupação das quatro sub-relatorias. Na avaliação dele, primeiro deveria haver a apresentação do plano de trabalho pelo relator da CPI, Luiz Sérgio (PT-RJ). “O relator deve apresentar primeiro o seu plano de trabalho e ele deve ser consultado e que os partidos compartilhem do esforço pela definição dos nomes que serão apresentados como subrelatores” contra argumentou.

Motta e o deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA) chegaram a trocar ofensas. Ao anunciar a decisão de manter a criação das sub-relatorias, Rodrigues chamou o presidente de “coronel” e, com o dedo em riste, chegou a chamar Motta de “moleque” algumas vezes. Também exaltado, o presidente da CPI rebateu: “Não serei fantoche para me submeter. Não tenho medo de grito”.

Mesmo com a ponderação dos outros partidos, Motta disse que vai manter sua decisão e que indicaria por conta própria os subrelatores. O anúncio causou tumulto e bate boca entre os parlamentares e o presidente que se levantaram para cobrar coerência da decisão, chegando a paralisar os trabalhos da CPI. “Não vou abrir mão das minhas prerrogativas como presidente”, retrucou Motta.

Antes do bate boca, a CPI elegeu como vice-presidentes os deputados Antonio Imbassahy (PSDB-BA), como primeiro vice-presidente; o deutado Félix Mendonça (PDT-BA), como segundo vice-presidente; e o deputado Kaio Maniçoba (PHS-PE), como 3° vice-presidente.

(Agência Brasil)

MEC abre consulta pública sobre Enem Digital

Publicado em 05/03/2015 - 12:39 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Quem quiser dar sugestões sobre o modelo de aplicação online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode participar da consulta pública aberta pelo Ministério da Educação, na internet. Até o dia 17 de março, é possível dar sugestões sobre a aplicação da prova, assim como sobre ampliação do banco de itens e segurança do exame.

Após assumir o cargo, o ministro da Educação, Cid Gomes, manifestou a intenção de fazer mudanças no Enem e tornar a aplicação da prova online, para simplificar a logística e reduzir custos. Cid Gomes disse que a proposta seria debatida com técnicos, acadêmicos e com a sociedade para depois ser apresentada à presidente Dilma Rousseff.

A consulta pública Enem Digital traz três perguntas. A primeira pede sugestões para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do exame – linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Na segunda pergunta, os participantes da consulta pública podem sugerir medidas para aprimorar a logística, segurança e aplicação da prova. Na terceira, há espaço para comentários.

(Agência Brasil)

Aprovada convocação para Cid explicar declarações

Publicado em 05/03/2015 - 10:37 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Cid
Foi aprovado, no Plenário da Câmara dos Deputados, por 280 votos a 102 e 4 abstenções, o requerimento do DEM de convocação do ministro da Educação, Cid Gomes, para esclarecer declarações que deu em visita à Universidade Federal do Pará, na última sexta-feira (27), sobre a Câmara. O Ministro é obrigado a cumprir a  convocação  sob pena de crime de responsabilidade.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, o ministro afirmou que “tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que, quanto pior, melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais, aprovarem as emendas impositivas (…)”, disse Cid Gomes, esclarecendo que emitia opiniões pessoais e não  como o ministro da Educação.

Para o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), o ministro tem de vir ao Congresso para apontar quem seriam os “achacadores” a que se referiu. Caso contrário, ofende todos os parlamentares. “Ele tem de dizer ao Brasil quem achacou, de que forma isso aconteceu e em que circunstâncias”, disse.

José Guimarães (PT-CE), líder do governo, reconheceu que se tratava de “declaração infeliz’. Preocupado com as repercussões, tentou transformar a convocação, em convite, mas teve a proposta rejeitada. Derrotado, o petista disse que as frases de Cid não refletem o pensamento do governo.

Defensor do afastamento de Cid do governo desde que a Refinaria Premium II foi cancelada pela Petrobras, Danilo Forte (PMDB-CE) divulgou ontem nota pedindo a saída de Cid.

votação cid

Tags: ,

Janot pede que Supremo não abra investigação sobre citação aos nomes de Dilma e Aécio Neves na Lava Jato

Publicado em 05/03/2015 - 10:12 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento de investigação sobre a presidente Dilma Rousseff e o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), por conta de citação sobre ambos no curso das apurações da operação Lava Jato.

No documento enviado ao ministro Teori Zavascki, Janot, entretanto, não faz nenhum juízo de valor sobre a citação à presidente.

Ele se limita a dizer que a Constituição não permite que o chefe do Executivo seja investigado por qualquer ato que não seja relacionado com o exercício do cargo da Presidência, posto que Dilma assumiu apenas em 2011.

No caso de Aécio, o doleiro Alberto Youssef, um dos principais delatores da operação Lava Jato, afirmou “ter conhecimento” de que o senador tucano, na época em que era deputado federal, estaria recebendo recursos desviados de Furnas “através de sua irmã”. Aqui, a Procuradoria entendeu que as informações reunidas sobre o presidente do PSDB não são suficientes para que ele seja investigado, por isso sugeriu ao ministro Teori Zavascki o arquivamento da denúncia.

O termo de colaboração que registra confissão do doleiro no fim do ano passado tem como “tema principal: Furnas e o recebimento de propina pelo Partido Progressista e pelo PSDB”. Além de Aécio, também são citados o ex-deputado José Janene (PP, morto em 2009) e o executivo Airton Daré, sócio da empresa Bauruense, que foi prestadora de serviços para Furnas.

O doleiro disse que recolheu dinheiro de propina na empresa Bauruense cerca de dez vezes. Em uma delas, o repasse não foi feito integralmente e faltavam R$ 4 milhões. Youssef afirmou aos investigadores ter sido informado de que “alguém do PSDB” já havia coletado a quantia pendente.

(Estadão)

 

Tags: , ,

Lísta de Janot: PT quer sigilo, PSDB divulgação

Publicado em 05/03/2015 - 10:01 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle

Rodrigo Janot

Líderes da oposição e da base aliada na Câmara dos Deputados estão divididos sobre divulgação ou não do nome dos políticos que deverão ser alvo de inquéritos na Operação Lava Jato. Enquanto o líder do PT quer sigilo, PSDB e PPS defendem a divulgação.

Rodrigo Janot, procurador-geral da República, entregou na terça-feira(3) ao Supremo Tribunal Federal 28 pedidos de abertura de inquérito referentes a 54 pessoas. Em cada peça, ele requer a derrubada do segredo de Justiça. Caberá ao ministro Teori Zavascki, do STF, decidir se revela ou não quem são os investigados.

Para o líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), o sigilo nesta fase do inquérito é importante para preservar a investigação.Já o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), defendeu a total divulgação sobre a identidade dos investigados.O ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, também afirmou ser favorável à retirada do sigilo da lista para acabar com a especulação e dar chance aos acusados de se defenderem.

Tags: , ,

Quem garante é o interesse

Publicado em 05/03/2015 - 9:11 por | Comentar

Categorias: Política
  • Enviar para o Kindle
Wilton Bezerra Comentarista esportivo da TV Diário e Rádio Verdes Mares

Wilton Bezerra
Comentarista esportivo da TV Diário e Rádio Verdes Mares

Afirmei em comentário passado que, no dia em que forem colocados  em campo os maiores jogadores de futebol do mundo e o publico não se tocar, estará decretada a morte do esporte mais passional do mundo. Sem o interesse do publico consumidor, qualquer atividade no campo dos espetáculos estará fadado ao fracasso. Estamos longe de dar de cara com um cenário devastador. Mas, é bom atentar para alguns problemas que geram desinteresse do torcedor Brasil afora. A TV está de bronca com a queda de audiência verificada nos últimos anos e pode diminuir a oferta. E todo mundo está careca de saber sobre o tamanho da dependência dos clubes das transmissões da televisão. Entre tantas razões para explicar o problema, uma delas me parece crucial: a falta de qualidade dos espetáculos. Ora, nossos principais times negociam seus melhores valores com a periferia do futebol no mundo. As marcas da nossa nobreza futebolística não são sequer nacionalizadas, quanto mais internacionalizadas. A falta de jogadores qualificados compromete o bom nível do jogo. Elementar, meus amiguinhos. Enquanto isso, quando se procura por um pouco de ordem no futebol através das boas ideias do Bom Senso F.C. as tais bancadas da bola no congresso se agarram a simulacros de boas medidas.

Página 1 de 2.29112345...102030...»

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999