Busca

Batalha sem armas: Parte do Município de Juazeiro do Norte pertence agora a Barbalha e prefeitura de Juazeiro vai à justiça para tentar rever suas terras considerando a lei dos limites inconstitucional

04:44 · 21.02.2017 / atualizado às 04:44 · 21.02.2017 por

A Procuradoria Geral do Município de Juazeiro do Norte informou que, a Assembleia Legislativa, no dia 29 de dezembro de 2016, aprovou a lei n° 16.198, que refez os limites territoriais de diversos municípios no Estado do Ceará, dentre eles está Juazeiro do Norte. Algumas áreas que pertencem à cidade de Juazeiro do Norte com essa lei, passaram a fazer parte do município de Barbalha.

Com isso, parte do território juazeirense foi desmembrado para o município vizinho, inclusive atingindo lotes de terra, fábricas e parte do distrito industrial.” Esse tipo de alteração é criteriosa, e necessita de consulta pública à população, por meio de plebiscito, além de alguns critérios estabelecidos na própria Constituição Federal, como também na Constituição Estadual, para que seja aprovado, porém isso não aconteceu”.

A lei foi publicada no dia 16 de janeiro no Diário Oficial do Estado. A Procuradoria tomou conhecimento do ocorrido e ingressará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, para que sejam suspensos os efeitos dessa legislação. Na manhã da sexta-feira, 17, ocorreu uma reunião para estabelecer a tese jurídica que será utilizada na defesa do Município e assim demonstrar a inconstitucionalidade da lei.

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *