Busca

Governo instala em Caucaia primeiro sistema de videomonitoramento da RMF

16:41 · 13.03.2018 / atualizado às 16:41 · 13.03.2018 por

O Governo do Ceará realizou, nesta terça-feira (13), o lançamento do sistema de videomonitoramento integrado de segurança em Caucaia. O município foi o primeiro da Região Metropolitana de Fortaleza a receber o equipamento. No Estado, Aracati e Beberibe já dispõem da tecnologia. A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana, acompanhado do titular da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS), André Costa, além de outras autoridades de segurança e lideranças políticas locais.

Caucaia está equipada, ao todo, com 19 câmeras de videomonitoramento: 18 estão posicionadas em pontos estratégicos da cidade, enquanto uma encontra-se na base policial. Funcionalmente, os equipamentos que estão nas ruas se dividem entre captação de imagens com giro de 360º (12 câmeras) e leitoras de placas de veículos (seis câmeras).

Camilo Santana destacou que o objetivo da medida é interligar informações sobre ocorrências e potencializar o enfrentamento à criminalidade nos municípios com população acima de 50 mil habitantes. Serão 38 cidades contempladas com o videomonitoramento.

“Até o mês de abril, todos os sistemas estarão implantados nas cidades. Essas são câmeras com o que há de mais moderno, com filmagem em 360º, visão noturna, alta tecnologia, e que estarão ligadas 24 horas para o monitoramento da polícia. As imagens estão conectadas diretamente com a Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança). É uma ação integrada para facilitar na identificação dos crimes cometidos em todo o Estado do Ceará”, contou.

O governador também detalhou que os municípios que contam com o sistema em atividade, logo nos primeiros meses apresentaram maior eficiência nos serviços realizados pela Segurança Pública diariamente. “Aracati e Beberibe têm apresentado resultados impressionantes com a ajuda do sistema de videomonitoramento, na intimidação, na identificação do crime, com veículos apreendidos. Essa é uma ferramenta importante para o serviço de inteligência”.

Dentre os que acompanharam o evento estiveram o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, a deputada estadual Bethrose, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Viana, o chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart, além de vereadores de Caucaia e outros representantes das Forças de Segurança do Estado.

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *