Busca

12:59 · 06.05.2016 / atualizado às 13:03 · 06.05.2016 por

Quixadá. Equipes da Polícia Militar deste município e de Ibaretama foram acionadas, na manhã desta sexta-feira (6), após a informação de que mais um carro-forte, que vinha de Fortaleza para abastecer os caixas eletrônicos de cidades do Sertão Central, estaria sendo assaltado. No entanto, segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) ligado ao 9º Batalhão de Polícia Militar, a informação não procede.

assalto quixadáA falsa notícia circulou com rapidez em grupos de conversa de um famoso aplicativo que, esta semana, chegou a ser bloqueado. Muitos chegaram a acreditar na notícia e propagar as informações.

O Copom informou que chegou a receber a denúncia de que o assalto acontecia no distrito de Pirangi, no município de Ocara, e enviou viaturas para dar apoio. Outras equipes do município de Ibaretama, também reforçaram o trabalho. No entanto, segundo os policiais, nada foi constatado.

O blog apurou que o carro-forte que vem de Fortaleza com destino à Quixadá, está sendo escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), a fim de evitar uma nova ação criminosa.

CARRO FORTE 8
Carro-forte da Prosegur foi tomado de assalto na semana passada (Foto: arquivo)

O povo com medo
A falsa notícia desta sexta causou espanto na população quixadaense e de municípios vizinhos. Tamanho temor se explica pelo fato de que, na sexta-feira (29) da semana passada, um carro-forte da empresa Prosegur, foi tomado de assalto quando passava pelo distrito de Triunfo, na zona rural de Ibaretama.

Cerca de seis bandidos armados de fuzil, abordaram o veículo após atirar repetidas vezes. Os vigilantes foram rendidos e alguns tiveram as armas levadas.

Os bandidos usaram dinamites para explodir o cofre do veículo e conseguiram levar toda a quantia. O valor divulgado ainda não foi divulgado.

O dinheiro seria usado para abastecer os caixas eletrônicos da cidade de Quixadá. Com a ação, o município passou todo aquele final de semana, sem dinheiro nos correspondentes bancários.

O crime segue investigado.

______

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, e do telefone (88) 9 9662 9580 ou através do email: jornalismosertaocentral@gmail.com

11:54 · 06.05.2016 / atualizado às 12:14 · 06.05.2016 por
quixeramobim agora
Alunos protestam em frente à Prefeitura (Foto: Blog Quixeramobim Agora)

Quixeramobim. Alunos da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), do Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado e da Escola Assis Bezerra, promoveram, na manhã da última quinta-feira (5), um ato de apoio à greve dos professores do estado. Cerca de 100 pessoas participaram do movimento que tomou parte das ruas do centro da cidade.

A concentração começou por volta das nove da manhã na praça em frente à Prefeitura do Município. Os alunos carregavam faixas e cartazes.

Entre as reivindicações que eram feitas, os alunos cobravam também a solução de problemas nas linhas de ônibus de responsabilidade da prefeitura, e pelos quais relatam estar passando.

Horas depois o grupo foi recebido pelo prefeito Cirilo Pimenta e pela secretária de educação da cidade, Sandra Castro. Os alunos pediram o apoio do prefeito para que o governador, Camilo Santana, possa trazer à Feclesc um restaurante universitário (RU), além de melhorias no aparelhamento e condições das escolas estaduais da cidade.

Resposta
O blog tentou manter contato com a secretária de educação de Quixeramobim, com o prefeito Cirilo Pimenta, mas, desde ontem não obteve sucesso. Também procuramos alunos da Feclesc que estivessem representando o movimento. Porem, não conseguimos nenhum contato.

______

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, e do telefone (88) 9 9662 9580 ou através do email: jornalismosertaocentral@gmail.com

09:00 · 06.05.2016 / atualizado às 08:36 · 06.05.2016 por

Banabuiú. Uma série de trovões e raios, provocados pela chuva no início desta semana, deixou os moradores da comunidade de Muriá, na zona rural deste município, assustados. Os fenômenos causaram a queda de energia da localidade e queimaram eletrodoméstico de várias casas. Uma dona de casa que reside na localidade, foi atingida com o choque provocada pela queda de um dos raios.

Raios deixaram população assustada (Foto: arquivo/Wellington Macêdo)

A chuva na região começou por volta de uma da manhã da última terça-feira (3). Segundo a doméstica Suzana Correia Colares, de 33 anos, vários raios caíram na localidade. “Eu estava com uma criança de um mês em casa e fiquei bem assustada. Nunca tinha visto isso em minha vida”. Suzana conta que a trovoada durou até cerca de duas e meia da madrugada. A TV da casa, o gelágua, o computador, o som, o freezer e a geladeira da residência, foram queimados. “Quando relampeava, saía faísca das tomadas”, relata.

A doméstica ainda conta que o impacto provocado por um dos trovões, rachou uma mesa de cimento que era revestida com azulejos. “Trincou e alguns pedaços chegaram a voar com a força do som do trovão”, diz. A mulher chegou a queimar a mão ao levar um choque, no momento em que tentava tirar da tomada, mais um dos eletrodomésticos que ainda estavam ligados.

Com a tempestade da madrugada de terça, os fios da instalação elétrica da residência da doméstica derreteram e uma antena de transmissão de internet, que era instalada em um terreno da localidade, foi atingida e os transmissores queimaram.

O marido de Suzana, Aldemir Honório da Silva, conta que a queda de raios é comum na região e que já chegou a causar prejuízo maiores em outras épocas. “Aqui já teve foi de morrer cerca de sete gados um tempo desses, e até o arame farpado de uma cerca chegou a derreter”, contou o homem.

O distrito de Muriá fica próximo ao município de Quixeramobim, que registrou a maior chuva do Ceará, no dia em que os moradores relataram os fenômenos. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a chuva na cidade foi de 79 mm.

______

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, e do telefone (88) 9 9662 9580 ou através do email: jornalismosertaocentral@gmail.com

 

07:00 · 06.05.2016 / atualizado às 08:20 · 06.05.2016 por
IMG_1387
Servidores fizeram ato em prol de cobranças para a categoria na Feira dos Animais de Quixadá (Fotos: José Avelino Neto)

Quixadá. Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) dos municípios de Quixadá, Quixeramobim, Baturité e da região metropolitana de Fortaleza, se reuniram, na manhã da última quarta-feira (4), em Quixadá. Eles promoveram um ato com faixas, cartazes e apitaço, onde cobravam o reajuste salarial e melhorias na condição de trabalho. O movimento aconteceu na Feira dos Animais de Quixadá, local que reúne, semanalmente, produtores de animais e comerciantes da área agropecuária de vários municípios da região.

Dimas Oliveira, presidente do Sindicato dos Servidores da Adagri (Sindagri), revelou que a categoria vai continuar em greve por tempo indeterminado, até que o Governo do Estado firme um termo de negociação efetiva. “Buscamos, desde 2011, apenas o reconhecimento de nosso trabalho através da valorização”.

O presidente destacou que a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará foi avaliada recentemente pelo Ministério da Agricultura como uma das mais eficientes. No entanto, os servidores da Adagri recebem o terceiro pior salário base do país, considerando todas as agências de defesa agropecuária dos 27 estados. “Não podemos mais aceitar esse tipo de situação”, disse.

IMG_1412Assim como em Quixadá, servidores de diversos outros municípios das regiões do estado, promovem uma paralisação dos serviços da categoria. A greve acontece no momento em que o Ceará realiza a campanha da febre aftosa. O fato gera preocupação diante da suspeita de que os índices de imunização não sejam alcançados.

Em nota, a Adagri informa que a paralisação de alguns servidores não vai implicar em prejuízos na campanha de vacinação e nem na produção e exportação de frutas. As reivindicações estão sendo analisadas e negociadas com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará.

Confira a matéria completa na edição de hoje do Diário do Nordeste >> Servidores da Adagri paralisam atividades

______

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, e do telefone (88) 9 9662 9580 ou através do email: jornalismosertaocentral@gmail.com

07:00 · 06.05.2016 / atualizado às 18:29 · 06.05.2016 por

Milhã. Esta cidade, situada no Sertão Central, é uma das três cidades da região que receberão inscrições para o programa Agentes da Leitura, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) que visa promover o incentivo à leitura, cadastrando agentes para fazer visitas de casa em casa. As vagas estarão abertas por meio de um edital até o próximo dia 17 deste mês. O programa garante uma bolsa de R$ 440,00 para os que forem selecionados e a carga horária é de apenas 20 horas por semana.

IMG_1120
Programa contrata agentes para incentivarem a leitura de casa em casa; Três cidades do Sertão Central dispõem de vagas (Foto: José Avelino Neto)

Ao todo, serão contratados 232 novos agentes para atuar em 34 municípios cearenses (três em cada cidade). Na região central do estado, concorrem os municípios de Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro e Pedra Branca. O edital pode ser consultado aqui.

De acordo com a Secult, os novos agentes “atuarão nos bairros/comunidades onde vivem, com a disponibilização de livros e promovendo mediação para a leitura. O acompanhamento será feito por meio de relatórios mensais elaborados pelos agentes e enviados à Secult, de reuniões quinzenais e de outras atividades promovidas pela Coordenação do projeto Agentes de Leitura”.

Podem se inscrever para concorrer às vagas de Agentes de Leitura pessoas físicas, com Ensino Médio concluído em escola pública, na faixa etária de 18 a 29 anos, que possuam residência em um dos 34 Municípios contemplados no Edital. As inscrições são gratuitas, devendo ser apresentadas em envelope entregue na sede da Secult (Rua Major Facundo, 500, Centro, Fortaleza-CE), ou enviadas por Correios.

______

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, e do telefone (88) 9 9662 9580 ou através do email: jornalismosertaocentral@gmail.com