Busca

06:30 · 17.10.2017 / atualizado às 06:15 · 17.10.2017 por

A Festa dos Caretas é uma das tradições culturais de Senador Pompeu.

O XI Encontro de Mestres da Cultura do Mundo, promovido pela Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) deverá ser realizado pela primeira vez em Senador Pompeu, uma cidade do Sertão Central conhecida pela história do maior campo de concentração brasileiro, do Açude Patu, e pela Caminhada das Almas em sufrágio de centenas de flagelados da seca mortos na barragem do Patu. Das 10 edições anteriores em nove delas o Encontro foi realizado em Limoeiro do Norte e uma em Juazeiro do Norte.

Agora, faltando apenas a avaliação jurídica dos projetos apresentados pelas entidades proponentes, dentro de dois dias a Secult deverá confirmar se o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, classificado em primeiro lugar, foi a vencedora da disputa. A Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz, deste Município, o Instituto Brasil de Dentro, de Limoeiro do Norte e a Associação Movimentos, de Juazeiro do Norte, são as concorrentes.

A realização do XI Encontro dos Mestres de Cultura do Ceará está programada para o período de 29 de novembro a 2 de dezembro. Mestres e Coletivos da Cultura de todo o Estado deverão participar. Durante o dia os Mestres das culturas populares se reúnem para troca de experiências sobre seus saberes e fazeres, divididos em cinco categorias: Mestres das Mãos, Mestres do Corpo, Mestres do Sagrado, Mestres do Som e e Mestres da Oralidade. As noites eles se apresentam ao público.

Mestre Piauí, de Quixeramobim, é um dos Mestres da Cultura do Mundo.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do telefone (88) 9 9970 5161

18:30 · 16.10.2017 / atualizado às 18:30 · 16.10.2017 por

O missionário brasileiro continua internado no Hospital São José em Bôr. Foto > Divulgação

O jovem missionário religioso Alex dos Santos Oliveira, 20 anos, continua internado no Hospital São José em Bôr, como é conhecida a República de Guiné-Bissau no continente africano. Entretanto, nas últimas 24 horas o quadro clinico dele melhorou consideravelmente. A hemorragia diminuiu e Alex dos Santos já está podendo tomar água e se alimentar com sucos, comentou feliz a namorada Sara Vieira que mantém contato com ele diariamente. Um irmão dele, Hallef Santos, também já se encontra no complexo hospitalar.

Estamos mais aliviados. Antes ele falava demonstrando muito cansaço. Hoje já fala muito melhor“, acrescentou Sara.

Mesmo assim o quadro clinico do missionário ainda é de preocupação. Havendo mais demora do governo brasileiro na disponibilidade de uma aeronave especializada em transporte de pacientes, ele deverá seguir em voo comercial para um hospital especializado, em Marrocos, onde poderá realizar exames de endoscopia e continuar o tratamento. Mesmo assim a família agradece a atenção da Embaixada Brasileira e principalmente da direção do Hospital São José e de todo o seu corpo clínico.

Somente quando estiver 100% recuperado Alex deverá retornar ao Brasil, ressaltou a namorada. A família não informou se ele seguirá para São Paulo, onde o pai está morando, com quem estava trabalhando na construção civil para juntar dinheiro e pagar as despesas para a viagem à África, onde pretendia permanecer até fevereiro do próximo ano, ou para Quixadá, onde a mãe reside.

Morador de Quixadá em missão na Guiné-Bissau precisa de ajuda após contrair doença

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do telefone (88) 9 9970 5161

07:30 · 16.10.2017 / atualizado às 09:15 · 16.10.2017 por

Equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar estão à procura de um homem acusado do estupro de uma estudante de 15 anos. A Polícia informou que o crime ocorreu no início da noite do último sábado (14) em um matagal no bairro Alto da Colina, na periferia de Quixeramobim. A vítima estava chegando na sua casa quando foi abordada pelo maníaco que a obrigou a subir na sua motocicleta a levando para um terreno baldio nas proximidades da caixa d’água daquele bairro.

A Polícia só tomou conhecimento do estupro na madrugada do domingo (15) em razão da estudante precisar ser internada no Hospital Municipal Dr. Pontes Neto. Uma equipe da Polícia Militar seguiu até o hospital onde a vítima confirmou o crime sexual, sob ameaça de morte por um homem moreno, alto, meio gordo, cabelo cacheado na altura dos ombros, usando brinco. Ele utilizava uma motocicleta Honda CB 300 de cor vermelha.

A população pode colaborar com informações anônimas para a delegacia da Polícia Civil em Quixeramobim através do telefone (88) 3441 0302 ou através do número de emergência e urgência da Polícia Militar, o 190.

Casos recorrentes

De acordo com levantamentos realizados pelo Diário do Nordeste esse não é o primeiro caso de estupro praticado em Quixeramobim com o mesmo modus operandi. No ano passado três mulheres foram vítimas de crimes praticados com as mesmas características, entretanto não foram praticados pelo mesmo autor. No início de fevereiro de 2016 o mototaxista Douglas Lino do Nascimento, de 22 anos, foi preso pela Polícia Civil de Quixeramobim após ser reconhecido por uma vítima.

Veja também no Diário do Nordeste

Suspeito de estupro de menina de 12 anos em Quixadá é capturado pela Polícia Civil

Crimes sexuais em setembro aumentam 21% em relação ao mesmo período de 2016

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do telefone (88) 9 9970 5161

07:00 · 16.10.2017 / atualizado às 06:45 · 16.10.2017 por

O pedreiro Antonio Francisco Ferreira de Sousa, vulgo “Melé”, 41 anos foi preso por uma equipe da Polícia Civil de Quixadá sob suspeita do estupro de uma menina de 12 anos de idade. Uma prima da vítima foi quem denunciou o caso à Polícia. Ela seguiu até a delegacia regional da Polícia Civil e nervosa relatou aos inspetores que se encontravam de plantão ter flagrado o operário tentando manter relação sexual com a adolescente.

Conforme informações dos policiais, diante da denúncia saíram em perseguição ao suspeito. Ele foi preso no bairro Campo Novo, ainda trajando as roupas descritas pela testemunha quando tentava estuprar sua prima. Ele alegou que apenas estava defecando em um terreno, próximo a residência da vítima, a qual é sua conhecida. Melé ainda disse ser pai de dois adolescente, um com 15 e outro com 14 anos de idade, e de uma criança de seis anos.

Na delegacia, acompanhada da prima, a vítima contestou a versão do pedreiro. A adolescente confirmou que ele a levou para uma casa abandonada, próximo da sua residência e após despi-la e deita-la ia começar a manter o ato sexual quando foi flagrado pela sua prima. Ela confirmou à Polícia já ter mantido relação sexual, por duas vezes, há pouco mais de um mês, com o suspeito, que costumava frequentar a sua casa para jogar baralho e que não o denunciava porque era ameaçada.

Antonio Francisco foi autuado em flagrante delito, por crime de estupro previsto no artigo 214-A do Código Penal. A pena nestes casos pode chegar a sete anos de reclusão. A adolescente foi submetida a exame de corpo de delito no Núcleo de Perícia Forense (Pefoce) em Quixeramobim. O laudo conclusivo será encaminhado à delegacia regional da Polícia Civil no prazo máximo de 30 dias, acrescentaram os policiais responsáveis pela prisão. O crime ocorreu na última sexta-feira (13).

O pedreiro Melé foi preso em flagrante pelos policiais civis de Quixadá. Ele nega o crime. A vítima confirma.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do telefone (88) 9 9970 5161

18:00 · 15.10.2017 / atualizado às 14:15 · 15.10.2017 por

“Homens com cheiro de flor”, com cenas gravadas em Quixadá, será uma das atrações da II Mostra UFC de Cinema.

A Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da Universidade Federal do Ceará (UFC) promove nesta segunda (16) e terça-feira (17), II Mostra UFC de Cinema e Audiovisual. De acordo com os organizadores o evento integra o 8º Circuito UFC-Arte e as comemorações de aniversário de 10 anos do campi de Quixadá, com apoio da Casa Amarela Eusélio Oliveira e da direção do campus. A entrada é gratuita.

Ainda conforme os organizadores, a Mostra será realizada na sala multiuso da UFC Quixadá e englobará exibição de produções dos alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC em Fortaleza e de jovens realizadores de Quixadá. O objetivo é promover o diálogo e a troca de experiências entre realizadores de produções cinematográficas das duas cidades. Também serão exibidos longas-metragens já apresentados no circuito comercial.

Os filmes exibidos serão “Homens com cheiro de flor”, nesta segunda, a partir das 17 horas, e “Shaolin do Sertão”, na terça, às 17h30. As duas produções tiveram cenas gravadas em Quixadá, considerada a Hollywood do Sertão.

Na terça-feira também serão exibidos filmes de animação do Núcleo de Cinema de Animação (Nuca), da Casa Amarela. Atividades artísticas realizadas pelos bolsistas do Projet’ares Audiovisuais v5.1 completam a programação.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do telefone (88) 9 9970 5161

18:00 · 15.10.2017 / atualizado às 15:00 · 15.10.2017 por

A mata seca proporciona uma bela paisagem na geografia de Quixadá. Fotos > Lutero Rômulo

Um grupo de profissionais autônomos e estudantes resolveu realizar neste fim se semana em Quixadá uma expedição diferente. Preocupados com as recentes queimadas registradas no entorno na cidade eles resolveram escalar um do monólitos da região, a Pedra da Baleia, na Serra Branca, atingida pelo fogo, para registrarem a dimensão da devastação. Todavia, de acordo com um dos expedidores, o advogado Lutero Rômulo,apenas a base do monólito onde acamparam deste sábado para domingo foi atingida pela queimada.

Além do passeio aventureiro a intenção era registra a dimensão da devastação e realizar uma campanha de conscientização junto à população. Do alto, de aproximadamente 100 metros acima do nível do mar, o grupo pode observar todo entorno. Nenhum dano mais grave foi constatado. “Apesar de a vegetação estar completamente seca,a paisagem é deslumbrante“, acrescentou Lutero Rômulo. Ele fez registros fotográficos da expedição.

Os 10 aventureiros escalaram a Pedra da Baleia à procura de destruição mas se depararam com uma bela paisagem.

Mesmo assim, a preocupação com as queimadas continua. A maioria ocorre acidentalmente ou provocadas por agricultores, para limparem as terras para plantio. Nas últimas semanas foram registrados alguns focos de queimadas no entorno de Quixadá. Na quinta-feira (12) o Diário do Nordeste publicou reportagem sobre a situação das queimadas no Ceará. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) o mês de setembro deste ano apresentou número recorde de focos.

Veja a reportagem no Diário do Nordeste

Setembro bateu recorde de queimadas no Ceará

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do telefone (88) 9 9970 5161

18:00 · 15.10.2017 / atualizado às 18:00 · 15.10.2017 por

O missionário Alex Santos (Ao centro) precisa ser transferido de Guiné Bissau para o Marrocos. Foto > Arquivo pessoal

A população de Quixadá começou a se mobilizar no auxílio aos familiares do missionário evangélico Alex Santos Oliveira, de 20 anos, erradicado nesta cidade do Interior do Ceará. Ele precisa ser transferido com urgência de Guiné-Bissau, um pequeno país da África Ocidental, onde há cerca de duas semanas acabou contraindo febre tifoide e hemorragia digestiva, para o Marrocos, no norte do continente africano.

Apesar de a doença não ser contagiosa o jovem que largou a faculdade de Engenharia em Morada Nova (CE) para se dedicar ao amparo de carentes na África não pode ser transportado em voo comercial. Em razão da enfermidade, considerada grave, ele precisa seguir viagem deitado, em uma aeronave com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) instalada. O custo da vagem gira em torno de R$ 40 mil.

Por esse motivo foi iniciada a campanha “Eu quero viver !”, para arrecadação de recursos financeiros, tanto para o frete da UTI aérea como para as despesas hospitalares. O pedido de ajuda está se multiplicando nas redes socais, que também pede para marcar as autoridades . As doações podem ser feitas através de duas contas correntes:

Banco do Brasil – Poupança

Agência: 0863-X
Conta Corrente: 47.780-X

Caixa Econômica Federal

Agência: 0752
Conta Corrente: 25871-8

Auxílio Institucional

Conforme informações da família, as autoridades africanas em saúde estão prestando o auxílio possível, mas o hospital onde Alex Santos está internado não possui equipamentos para realização de exames de endoscopia. A recomendação dos médicos que estão prestando assistência a ele é a transferência para o Marrocos, onde está situado o centro hospitalar especializado mais próximo.

A família também aguarda amparo do Governo Federal, através do Itamaraty e da Embaixada de Guiné-Bissau. Ambos os órgãos estão dando toda atenção ao caso, explicou a estudante de Engenharia Civil Sara Vieira, namorada do missionário, acrescentando que a Força Aérea Brasileira (FAB) também foi acionada, mas houve uma falha na comunicação prejudicando a agilidade no atendimento.

Veja mais no Diário do Nordeste

Morador de Quixadá em missão na Guiné-Bissau precisa de ajuda após contrair doença

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do telefone (88) 9 9970 5161

08:00 · 13.10.2017 / atualizado às 08:20 · 13.10.2017 por

A prefeitura de Quixadá iniciou a comemoração do Dia da Criança com desfile pela cidade.

O Dia da Criança em Quixadá foi marcado pela doação de brinquedos, desfile, shows com palhaços e muita brincadeira. Além da programação realizada pela prefeitura, com caminhada pelo Centro da cidade e diversão em vários brinquedos e ainda algodão doce e pipoca distribuídos para todos, na Praça José de Barros, a BrinquedoPraça inaugurada na última terça-feira (10) foi um dos locais preferidos para a comemoração da data infantil.

Além dos equipamentos e ação pública a fábrica de calçados Dakota fez uma homenagem especial as crianças de Quixadá. Este ano, através do Projeto Criança Feliz, realizado há vários anos,distribuiu mais de dois mim brinquedos em diversas creches da cidade. A equipe do Projeto, formada por colaboradores, funcionários, se fantasiaram de palhaços e princesas para animarem a criançada. Balu, o mascote da Dakota, comandou a festa.

Balu, o mascote da Dakota, animou e distribuiu brinquedos com as crianças.

Em Quixeramobim

O Pelotão da Polícia Militar em Quixeramobim visitou comunidades, dessa vez distribuindo presentes para as crianças.

Na terra do mártir de Canudos, Antônio Conselheiro, foi a Polícia Militar quem fez a festa de centenas de crianças, na área urbana e também da zona rural. Na manhã da quinta-feira (12) policiais visitaram varias comunidades e surpreenderam os moradores com uma visita especial. O Pelotão de Quixeramobim arrecadou e doou mais de 500 brinquedos. A ação fez parte do trabalho preventivo de combate à violência realizado no Município pela corporação.

Ainda em Quixeramobim, comemorando a data em homenagem às crianças a prefeitura realizou na Praça Capitão Dias Ferreira, em frente ao Paço Municipal, a Noite de Ninar, no encerramento da 6ª Semana do Bebê. Dentre as opções, brinquedos infláveis e diversas brincadeiras com a participação de personagens das histórias infantis, como a Chapeuzinho Vermelho, a Branca das Neves e fadas. Além do público infantil os pais gostaram da programação.

Em Senador Pompeu

Noutra cidade do Sertão Central, Senador Pompeu, a festa infantil foi realizada pela AABB Comunidade, com apresentações culturais e distribuição de doces e presentes. O tema da festa foi “Ser criança é tudo de bom”.

A Fundação Santa Terezinha, uma ONG muito atuante no Município, também comemorou o Dia das Crianças com seus alunos e crianças de quatro bairros. Na festa, além das brincadeiras, foram distribuídos presentes e lanche.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do telefone (88) 9 9970 5161

07:00 · 13.10.2017 / atualizado às 06:50 · 13.10.2017 por

A abertura da Feboa ocorreu com cavalgada pelas principais ruas de Boa Viagem. Foto > VC Repórter

A prefeitura de Boa Viagem, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) deste município do Sertão Central e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio aos Micro e Pequenos Empresários (Sebrae), Agencia de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Incra e Banco do Nordeste, está realizando até o próximo domingo (15) no parque de exposições da cidade a Feira do Comércio, Indústria e Agronegócios de Boa Viagem (Feboa).

Conforme informações da administração municipal a “Feira dos Bons Negócios” começou na manhã desta quinta-feira (12) com uma cavalgada do Centro da cidade até o parque de exposições, mas a abertura oficial ocorre nesta sexta-feira (13), às 19 horas, com homenagem aos professores, palestra com o montanhista Rosier Alexandre e show pirotécnico.

O espaço de negócios estará aberto ao público das 17 às 23 horas, sempre encerrando com uma atração musical. No sábado (14) haverá desfile de moda, apresentação de repentistas e shows especial com a dupla Ítalo e Reno e no domingo (15) concurso Miss e Mister Boa Viagem e enceramento com show de Lívia Mara. Para acessar a Feboa basta doar um quilo de alimento não perecível.

Feira do Comércio, Indústria e Agronegócios de Boa Viagem

De 12 a 15 de outubro
Das 17 às 23 horas
Parque de Exposições de Boa Viagem

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do telefone (88) 9 9970 5161

06:00 · 13.10.2017 / atualizado às 06:00 · 13.10.2017 por

O chef Luciano Ferreira realiza oficinas de gastronomia por todo o estado do Ceará. Foto > ACC

Empreendedores do Maciço de Baturité vão receber nesta sexta-feira certificações pelo Projeto Revitalização da Gastronomia de Mulungu. Os participantes apresentarão ao público pratos inovadores como o crepe de mel de engenho e o carré de carneiro. O Encontro, com a participação do presidente da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC), chef Luciano Ferreira, é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro em Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a prefeitura de Mulungu.

De agosto até o início deste mês 50 profissionais de 16 estabelecimentos locais conheceram e aprenderam novas técnicas de gastronomia, elevando os sabores e enaltecendo os produtos regionais. Apostando na diversidade do agronegócio com produção e cultivo de café, hortaliças, frutas, raízes e ervas, o cardápio dos restaurantes, lanchonetes, cafés e pousadas foi enriquecido. Com a revitalização pretendem conquistar o paladar dos visitantes que buscam tranquilidade e o agradável clima serrano.

As oficinas de gastronomia foram ministradas pelo chef Luciano Ferreira. Na avaliação do especialista a valorização dessas atividades permite aos produtores e comerciantes locais não só um estímulo ao desenvolvimento sustentável, mas a consolidação de uma cadeia produtiva marcada pela pluralidade. Associá-las ao café de sombra, aos casarões históricos e as paisagens serranas da região é uma peculiaridade valiosa a ser incluída na receita do empreendedorismo.

Para a articuladora do Escritório Regional do Sebrae no Maciço de Baturité, Fabiana Gizelle, questões como a valorização da cultura serrana, o consumo direto dos agricultores familiares, o manejo sustentável e inovação em cardápios devem estar associados ao planejamento global de desenvolvimento da região. Os resultados podem ser alcançados em curto prazo como destinos turísticos que promovam o crescimento econômico do meio rural. Mulungu é um exemplo.

Gastronomia Mulungu – Certificação

A partir das 10 horas
Galeria e Cafeteria Santa Demolição
Sítio Espatódea

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do telefone (88) 9 9970 5161