Busca

08:00 · 20.06.2018 / atualizado às 08:50 · 20.06.2018 por

Suspeitos de integrarem organizações criminosas foram presos no Interior e na capital após investigações da Polícia Civil. Foto > VCrepórter

Praticamente um ano após a realização da Operação Faixa de Gaza, com a prisão de 14 pessoas, ainda a apreensão de drogas e armas de fogo, em Senador Pompeu, a Polícia Civil deflagrou a segunda fase dessa operação, dessa vez se estendendo à capital cearense e também ao Carirí. Nesta terça-feira (19) foram presos 19 suspeitos, incluindo mulheres. A operação foi realizada com o auxílio de equipes da Polícia Militar nas três cidades.

De acordo com informações de uma fonte da Polícia Civil, Também foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão. Em um deles os policiais apreenderam uma prensa hidráulica. O equipamento estava sendo utilizado para embalar drogas. Maconha, cocaína, balança de precisão, revólveres e um malote com a estampaPolícia Federal” foram apreendidos  nas buscas.

A lista completa de presos ainda vai ser fornecida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na relação estão quatro mulheres.

Parte dos presos integram facções criminosas rivais. A ação policial decorre de investigações sobre o tráfico de drogas e de disputas entre grupos criminosos de Senador Pompeu, com constantes crimes de morte,o último deles na noite da segunda-feira (19), nas proximidades do Clube do Vaqueiro. Dois homens invadiram a residência da vítima e praticaram o homicídio. Os trabalhos de inteligência continuam, para evitar mais mortes e coibir o tráfico.

A maconha estava sendo embalada na prensa hidráulica quando foi apreendida em Fortaleza.

A primeira fase da Operação foi executada em 14 de julho do ano passado. Contou com aproximadamente 130 profissionais das forças de segurança do Estado. Foram cumpridos 34 mandados em razão de investigações sobre o tráfico de drogas em Senador Pompeu. Em decorrência de confrontos entre integrantes de grupos rivais na cidade a operação foi batizada de “Faixa de Gaza”, em alusão ao território em conflito entre israelenses e palestinos no Oriente Médio.

Fuga em massa

Enquanto a Polícia cearense se empenha para tirar os criminosos de circulação, 20 detentos conseguiram fugir da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), em Juazeiro do Norte. Coincidentemente, a fuga ocorreu no mesmo dia da Operação Faixa de Gaza, com a prisão de duas pessoas nessa cidade, 13 em Senador Pompeu e mais quatro em Fortaleza.

> Detentos fogem por túnel em penitenciária de Juazeiro do Norte

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

07:00 · 20.06.2018 / atualizado às 07:15 · 20.06.2018 por

Um comerciante de 34 anos, identificado como João Paulo da Silva, foi assassinado a tiros no início da noite desta terça-feira (19) em Quixadá. Segundo informações da Polícia o crime ocorreu próximo ao estabelecimento da vítima, localizado no bairro Campo Novo. Ele foi surpreendido por dois homens armados. A dupla efetuou vários disparos, cinco deles atingindo as costas. Em seguida os criminosos fugiram numa motocicleta Honda, modelo Fan, de cor vermelha.

Pelos levantamentos preliminares, a vítima, que morava naquele bairro, caminhava da sua residência para o seu comércio, por volta das 18 horas, quando foi baleada. João Paulo ainda chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal Eudásio Barroso, entretanto, morreu quando recebia os primeiros socorros. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), no Núcleo de Perícia Forense (Pefoce) de Quixeramobim.

Investigadores da Polícia Civil que estiveram no local do crime informaram que os motivos do homicídio ainda são desconhecidos. Certo apenas que as características são de execução, praticada por pistoleiros.Os policiais acrescentaram não poderem fornecer mais detalhes para não prejudicarem as investigações. Outros crimes, no mesmo modus operandi estão sendo investigados.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

06:00 · 20.06.2018 / atualizado às 12:46 · 20.06.2018 por

Estudantes foram abordados por assaltante à margem da BR-020 em Itatira. Uma aluna foi raptada. Foto > Itatira News

Policiais de Itatira e de municípios vizinhos estão à procura de um homem suspeito de um assalto seguido do rapto de uma estudante. De acordo com informações da Policia Militar a tentativa do roubo ocorreu na noite da última segunda-feira (18), na localidade de Cachoeira, a margem da BR-020, na zona rural deste Município do Sertão Central.

O criminoso tentou assaltar alunos em um ônibus escolar. Como os passageiros não tinham nada de valor ele acabou obrigando uma estudante a montar na garupa da motocicleta. Ele pretendia estuprar a adolescente, de 15 anos, todavia, após tirar a roupa foi surpreendido por um grupo de moradores e fugiu, adentrando um matagal, despido.

Ainda de acordo com a Polícia, ao fugir o suspeito deixou a motocicleta, as roupas e até documentos pessoais. Ele teria sido identificado pela vítima, mas os policiais não confirmaram essa informação. Como estava praticando roubos os documentos podem ser de outra pessoa, a motocicleta também. Com a prisão dele será possível esclarecer e confirmar a sua identificação.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

08:00 · 19.06.2018 / atualizado às 08:05 · 19.06.2018 por

Avenida Plácido Castelo receberá arquitetura futurista, com ciclovia, mão única e passagem elevada para pedestres.

Vias públicas dignas de uma cidade turística em crescimento. Após o lançamento da Operação Verão a prefeitura de Quixadá divulgou novidades acerca dos projetos de revitalização do seu corredor viário no Centro da cidade. A principal avenida, a Plácido Castelo, terá mão única entre a Av. José Caetano e a Rua Francisco de Assis Brasileiro, ao fundo da Igreja Matriz. O trecho de aproximadamente um quilômetro, contará também com uma ciclovia.

Haverá ainda rampas de acesso para pedestres, passarelas interligando os calçadões, facilitando a travessia, seguindo os paramentos dispostos na NBR 9050. Com as mudanças, o principal espaço comercial e de eventos da cidade será transformado, radicalmente, para melhor, com mais funcionalidade, assegura a administração municipal. Será a grande transformação desde a última reforma da Praça José de Barros, em 1993.

Serão construídas três passarelas elevadas, facilitando a travessia de pedestres nas vias Av. Plácido Castelo, Rua Tabelião Enéas e Rua Francisco Enéas de Lima. A Rua Eudásio Barroso será transformada em um calçadão. Nele será acomodada a feira que já atua no local, de forma mais segura e organizada, restringindo a circulação de veículos automotores, só poderão adentrar no espaço para carga e descarga no horário estabelecido pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

A maior parte das vias da área comercial será pavimentada com blocos de concreto intertravado. As avenidas Plácido Castelo e José Caetano, e as ruas Rui Maia e Epitácio Pessoa permanecerão com cobertura asfáltica.

> Vias públicas de Quixadá tem recuperação iniciada com investimentos de R$ 10 milhões

Maioria das ruas do Centro de Quixadá receberá pavimentação com blocos de concreto.

Para facilitar a locomoção, será implantado um sistema binário de tráfego. As ruas passam a ter sentido único e inverso ao da via paralela, seguindo o modelo dos grandes centros urbanos. Com a recuperação da malha viária o fluxo será facilitado. Quanto aos sentidos de tráfego das avenidas e ruas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está realizando os estudos, acrescentou a assessoria da prefeitura.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

07:30 · 19.06.2018 / atualizado às 10:25 · 19.06.2018 por

Duas cuidadoras do Abrigo de Acolhimento de Crianças e Adolescentes de Morada Nova foram agredidas fisicamente por um interno daquela unidade mantida pela administração municipal. Conforme informações da Polícia Militar o caso ocorreu por volta das 21 horas desta segunda-feira (18) nas dependências daquele estabelecimento. Uma equipe policial foi acionada para o local. As vítimas manifestaram interesse na realização dos procedimentos policiais.

As duas servidoras municipais acrescentaram não ter sido o primeiro ato agressivo praticado pelo interno, por esse motivo solicitaram a interferência policial. O adolescente foi conduzido à delegacia regional da Polícia Civil em Russas, unidade plantonista da região, onde foi lavrado o ato infracional. Conselheiros tutelares de Morada Nova acompanharam a condução do infrator. Não foram informados mais detalhes.

A administração da Casa-Lar de Morada Nova, como o espaço de acolhimento temporário é conhecido oficialmente, informou que recebe atualmente 10 internos, na faixa etária dos cinco aos 16 anos de idade, entretanto os adolescentes não são infratores. Alguns aguardam decisão judicial para engajamento em um novo lar. O abrigo começou a funcionar em agosto do ano passado. Até então haviam sido registrados casos apenas de evasão.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

07:00 · 19.06.2018 / atualizado às 07:00 · 19.06.2018 por

A Polícia Militar apreendeu na tarde desta segunda-feira (18) dois adolescentes, um deles com 16 e o outro com 17 anos de idade, suspeitos da autoria de um assalto na rotatória da BR-226 com a CE-166, na saída de Senador Pompeu para Milhã. De acordo com a Polícia, a dupla foi reconhecida pelas vítimas após roubarem a motocicleta Honda CG 125 Fan de cor vinho, placa OCM 2689, ainda o telefone celular, dois capacetes e R$ 207,00 do condutor. Também roubaram o óculos, de grau, do garupeiro.

As vítimas, um auxiliar de escritório e um estudante, informaram aos policiais militares que foram surpreendidos pelos assaltantes. Quando a motocicleta reduziu a velocidade a dupla saiu de dentro de um matagal. O motociclista até tentou fugir, mas um dos bandidos portava uma arma de fogo e efetuou um disparo para forçar a parada. Com receio de serem alvejados atenderam a ordem dos criminosos.

A identificação e apreensão dos adolescentes, um deles completa maioridade nesta terça-feira (19), ocorreu a partir da exibição de fotografias de suspeitos de atos delituosos no Município. Após dois deles serem apontados os policiais militares localizaram a dupla, e conduzidos à delegacia regional da Polícia Civil, em Senador Pompeu, foram reconhecidos formalmente como autores do assalto. Eles negaram a autoria do crime. A motocicleta e os objetos das vítimas ainda não haviam sido recuperados, completou a Polícia.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

13:00 · 18.06.2018 / atualizado às 13:00 · 18.06.2018 por

Além do abandono a Av. José Caetano foi muito castigada pelas obras de saneamento da cidade.

Após quase uma década de abandono, pelas duas administrações anteriores de Quixadá, as ruas e avenidas do Centro desta cidade serão restauradas. O anúncio foi feito pelo atual gestor deste Município, Ilário Marques. A ordem de início dos serviços, denominados Operação Verão, foi assinada na manhã desta segunda-feira (18), na Praça da Catedral. Nos próximos meses serão realizadas diversas intervenções de melhoramento e requalificação urbana nas áreas consideradas críticas, assegurou o prefeito.

Os recursos para a realização da primeira etapa da Operação Verão, de R$ 5 milhões, foram captados através de convênio com o Governo do Estado. As intervenções iniciais ocorrerão dentro do quadrilátero urbano formado pela Avenida Plácido Castelo, Rua Rui Maia, Avenida José Caetano e Rua Francisco Brasileiro. Segundo Ilário Marques, essas vias, principalmente a José Caetano, quase intransitável, serão totalmente recuperadas.

A Plácido Castelo será outra avenida restaurada em Quixadá na Operação Verão.

Os investimentos também facilitarão o fluxo de veículos na principal avenida da cidade, a Plácido Castelo. O prefeito informou que a via não terá mais o canteiro central, aumentando a capacidade de trânsito. As ruas Rui Maia e Francisco Brasileiro receberão piso intertravado, conhecido como bloquetes de concreto. As calçadas serão padronizadas, a sinalização de trânsito será restaurada e instalada nova iluminação. Na conclusão das obras será criada a Zona Azul na área comercial.

Não foi informado o prazo para conclusão das obras, mas a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) pretende dar início aos serviços o mais rápido possível. No total, as obras serão realizadas em 18 quarteirões. Todavia, outro projeto, já em andamento, complementará a Operação Verão, visto que nesta primeira fase apenas parte das duas avenidas serão contempladas. O investimento será de mais R$ 5 milhões, atendendo outras vias muito movimentadas.

Ainda de acordo com Ilário Marques, as outras vias asfaltadas serão a Rua Dom Lucas, no bairro Campo Velho, corredor de tráfego da zona leste a oeste da cidade, sem necessidade de cruzar o Centro, e a Rua Paraguai, no bairro São João. Além do acesso a duas grandes áreas residenciais, a via é rota para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Serão 45 mil metros quadrados de asfalto. Antes, a prefeitura deverá recuperar o calçamento dessas ruas.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

11:00 · 18.06.2018 / atualizado às 14:10 · 18.06.2018 por

Polícia investiga se ex-namorado provocou acidente na intenção de matar pedagoga e assistente social. Foto > VCrepórter

A Polícia Civil está investigando no município de Pedra Branca, no Centro do Estado, a causa da morte de uma mulher de 26 anos, identificada como Ana Quezia Lira. As suspeitas são de crime passional. Conforme informações da Polícia, ela foi vítima de um acidente registrado na madrugada deste domingo (17), no cruzamento das BRs 020 e 226, na localidade de Santa Cruz do Banabuiú. Um automóvel colidiu com a motocicleta na qual a vítima era passageira.Ela teve morte imediata.

A Polícia Militar informou que o acidente foi causado pelo ex-namorado da jovem. Ele, identificado apenas pelo nome Luiz Gustavo Pereira da Silva, 29 anos, dirigia o automóvel Volkswagen Gol, placa HUX 1617, e após a colisão, proposital, fugiu do local. O motorista foi encontrado na entrada de uma estrada carroçável, entre o distrito de Santa Cruz do Banabuiú, também conhecido como Cruzeta, e a vila Bom Jesus. Em seguida foi conduzido à delegacia da Polícia Civil em Mombaça, onde foi autuado.

Automóvel destruído

Agora, além da morte da ex-namorada, a Polícia deverá investigar quem retirou o veículo envolvido no sinistro do local onde o motorista foi preso. Enquanto ele era conduzido até a delegacia de Mombaça, que estava de plantão neste domingo, o carro foi destruído. Os policiais militares encontraram o automóvel na casa dele, amassado, com os vidros quebrados e os quatro pneus furados. As suspeitas são, de que revoltados, os moradores da localidade onde a vítima morava danificaram o veículo.

Ana Quezia era muito querida em Santa Cruz do Banabuiú, onde nasceu e morava. Além da formação em Pedagogia ela era assistente social. Tinha uma filha de apenas seis anos de idade.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

09:00 · 18.06.2018 / atualizado às 08:50 · 18.06.2018 por

Solenidade de formação de 50 pré militares em Quixadá seguiu o rito oficial. Fotos > Cleumio Pinto

Um grupo de 50 jovens, na faixa etária dos 12 aos 23 anos de idade, de ambos os sexos, recebeu na noite do último sábado (16) em Quixadá, o título de formatura pré militar. Foi o primeiro grupamento formado nesta cidade após seis meses de curso. O evento foi realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, com a participação dos comandos cearense e brasileiro de Grupos Pré Militares, dos pais e familiares dos formandos, informaram os organizadores.

Após a solenidade de entrega dos diplomas de conclusão foi ofertado um jantar aos convidados e familiares. O trabalho é desenvolvido sem muito apoio público, mas vem tirando muitos jovens do caminho do crime e os levando para um caminho disciplinar. Os familiares reconhecem as mudanças dos filhos dentro de casa. A banda gospel MG7 animou a festa. Antes o Marechal Paulo César, comandante do Ceará, ainda informou que Ibicuitinga está recebendo o seu grupamento.

Muitas famílias ficaram felizes e orgulhosas com o título de formatura pré militar.

A formação em Quixadá foi coordenada pelo sargento da Polícia Militar Cleilton Siqueira. Para os comandantes da Federação, com sede em Natal, no Rio Grande do Norte, e do Grupo do Ceará, Marechal Ribeiro e Marechal Paulo César, a iniciativa foi o início do desenvolvimento dessa atividade cívica e de cidadania no Interior deste Estado. A preparação auxilia na conquista de um futuro melhor para quem aprende esses valores, mais ainda para quem pretende seguir a carreira militar.

Quando a preparação teve início, ainda no fim do ano passado, mais de 100 crianças e adolescentes participaram de um Encontro em Quixadá, acompanhado de exercícios e manobras pré militares, ordem unida, orientação com bússola, toque da corneta, aulas de primeiros socorros, de combate a incêndios, de prevenção às drogas, ainda de patriotismo, hierarquia militar, respeito, ética e cidadania. A formação é feita por pastores evangélicos, ensinando também a palavra de Deus.

Segundo o Marechal Ribeiro, a Federação de Grupos Pré Militares do Brasil foi criada em janeiro de 2010. “A nossa preocupação maior é educar um jovem hoje para não punir um adulto amanhã, sempre lembrando que a educação começa em casa“, ressalta, destacando que atualmente contam com 13 comandos no País, dois deles no Rio Grande do Norte, dois no Rio de Janeiro, dois na Paraíba, dois no Ceará, dois em Pernambuco, ainda um no Amazonas, Pará e São Paulo.

Os comandantes ou instrutores de Estado precisam ter alguma formação para receberem a patente e a missão. Podem ser militares, eclesiásticas, enfermagem e socorrista dentre outras atividades, e outros conhecimentos a nível superior, como educação física, administração, ciências contábeis. Também é preciso apresentar certidão de Nada Consta.

Mais Informações

Federação dos Grupos Pré Militares do Brasil
Email > marechalribeiro@hotmail.com
Fone > (84) 9 8804 0934

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

20:30 · 17.06.2018 / atualizado às 20:35 · 17.06.2018 por

A torcida das Atrevidas do Pedal até se esforçou para dar força ao Brasil. A esperança por jogos melhores continua.

A torcida da seleção brasileira em Quixadá até começou a se animar no primeiro tempo da partida contra a Suíça. Afinal o placar estava a favor da equipe do coração. Entretanto, o gol de empate do adversário no início do segundo tempo, esfriou um pouco a animação de quem vestiu a camisa canarinha para comemorar a primeira vitória na Copa do Mundo.

Mesmo assim, os moradores da Rua do Herval, principalmente a equipe de ciclismo Atrevidas do Pedal, continua acreditando no Brasil. Elas pretendem se reunir novamente, na partida contra a Costa Rica, e comemorar mais gols, de preferência com vitória. Dessa vez, apesar do empate, além da equipe adversária ser considerada forte, o arbitro não ajudou.

Quem também estavam muito animadas eram as moradoras da Rua Tenente Cravo. Silvanir, Natali e Regina, com a ajuda do amigo Carlos, ornamentaram um trecho da via pública, com bandeirinhas e uma enorme bandeira pintada no asfalto. Apesar do empate na estreia, pretendem estender um pouco mais a decoração. Quem sabe dê mais sorte para os jogadores brasileiros.

A turma da Rua Tenente Cravo não foi diferente. Torcida não faltou. Os moradores continuam acreditando na seleção.

Concentração canarinha

No primeiro jogo do Brasil, a torcida ainda foi um pouco tímida. A animação era mais notada no Bar do Duarte, onde se concentrou o maior número de torcedores neste domingo, seguido do Balneário Cedro Clube,  e ainda dos barzinhos Privillege e Itajubá.

Apesar do clima de descontração alguns torcedores roíam as unhas. Outros concentravam os olhos nos telões instalados para a transmissão do jogo. Não se conformavam com o resultado. Estavam ansiosos para participarem da primeira carreata da vitória na cidade.

Mais de 400 torcedores lotaram o Bar do Duarte no Centro de Quixadá. Muitos ficaram desanimados após o empate.

No Balneário Cedro Clube alguns torcedores não escondiam a aflição quando a seleção era atacada pelo adversário.

Apagões

Durante a após o jogo do Brasil na Rússia foram registrados apagões em alguns bairros de Quixadá. A partida estava começando quando faltou energia no Putiú. O bairro fica ao lado da subestação de energia elétrica. Muitos moradores saíram às pressas das suas casas para assistirem a partida nas residências de familiares e de amigos, noutros bairros.

Cerca de uma hora após o jogo faltou energia elétrica no Planalto Universitário, no bairro da Lagoa e parte do Centro da cidade. Um cabo da rede de alimentação de alta tesão rompeu. Apenas o Pinheiro Supermercado, e outros poucos estabelecimentos que possuem gerador continuaram abertos. A equipe de plantão da concessionária agiu rápido. Duas horas depois o problema foi solucionado.

Muitos moradores de Quixadá enfrentaram o “apagão” de seleção e a falta de energia em vários bairros.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154