Busca

13:09 · 01.07.2016 / atualizado às 18:20 · 01.07.2016 por
FTO CHORO
Emoção toma de conta de familiares e amigos durante velório dos policias mortos (Foto: José Avelino Neto)

Quixadá. Os três policiais militares mortos em um confronto com bandidos no final da tarde da última quinta-feira (30) estão sendo velados durante a manhã e a tarde desta sexta-feira (1º). O enterro acontece às cinco da tarde no cemitério do Município.

O velório do cabo Antônio Joel de Oliveira Filho e do soldado Antônio Lopes Miranda Filho acontece no complexo velatório no bairro Planalto Universitário. O sargento Francisco Guanabara Filho, ocorre em sua residência. O clima é de intensa emoção e revolta. Familiares e amigos estavam bastante abalados. Um policial, bastante abatido, dizia “Meu Deus! Era para ter sido eu também! Como é que isso pode acontecer?”. Autoridades do município estiveram no local e prestaram o apoio aos familiares.

FOTO BATALHAO
Vários policiais ainda estão na cidade e as diligências continuam

A cidade amanheceu diferente. Casa noturnas cancelaram a programação na noite anterior e alguns comerciantes não abriram nesta manhã. O clima é de revolta. Depois do episódio, a cobrança de Quixadá é unânime: mais segurança. “A gente sai para ir deixar a filha na faculdade porque não dá mais para andar sozinho não!”, disse uma moradora.

A movimentação de policiais no quartel ainda era intensa esta manhã. Homens do Comando Tático Rural (Cotar), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), além de policiais civis e militares ainda trabalham fechando o cerco na cidade na busca pelos bandidos.

O distrito de Juatama, onde o fato aconteceu, também amanheceu cercado. De acordo com o tenente coronel Humberto de Sousa, um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) fez voos antes das seis da manhã em um lugar onde dois dos suspeitos teriam sido vistos. “Um praticante de voo fez do alto uma filmagem onde dois deles abordam um motorista de um caminhão-pipa e usam o veículo em uma fuga. Nos vimos as filmagens e estamos agora em busca destes homens”. Para o tenente, a prisão do grupo é uma questão de honra. “Temos que prender estes homens e não vamos descansar enquanto isso não acontecer”.

Conforme o coronel Humberto, cerca de 300 policiais estão na cidade e mais de 27 viaturas estão sendo usadas para fechar o cerco. As equipes de cidades vizinhas colaboram com a ação.

 

14:11 · 30.06.2016 / atualizado às 14:11 · 30.06.2016 por
Açude Cedro atingiu cota de volume morto, de acordo com a Cogerh (Foto: arquivo)

Quixadá. O açude Cedro, neste Município, entrou para o volume considerado morto, de acordo com os dados de monitoramento diário da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Além do Cedro, o açude Frios, do município de Umirim, também compõem a cota de açudes na mesma situação.

Os dois entraram para as estatísticas de volume morto na última segunda-feira (27). Com isso, conforme a Cogerh, chegou a 37 o número de reservatório inseridos neste quadro. Até o último final de semana, o total era de 35.

As estatísticas de monitoramento diário também mostrou que cresceu o número de açudes considerado secos. O último a compor o quadro, também na última segunda, foi o Mundaú, em Uruburetama.

De acordo com Walt Disney Paulino, responsável pelo monitoramento diário da Cogerh, esta pode ser uma das piores situações de seca dos reservatórios dos últimos cinco anos de seca seguida. “Deve ser um período mais crítico o de agora porque depois de cinco anos de precipitação abaixo da média, essa situação se complica”, pondera.

O volume atual de todos os 153 açudes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que são monitorados pela Cogerh, atingiu o acúmulo médio de 12,2% de sua capacidade. O total da água que é acumulada nos reservatórios atinge um volume de 2,29 bilhões de m³. Sete açudes já sangraram este ano mas, atualmente, nenhum encontra-se nesta situação.

____

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, e do telefone (88) 9 9662 9580 ou através do email: jornalismosertaocentral@gmail.com

12:08 · 30.06.2016 / atualizado às 12:25 · 30.06.2016 por

IMG_1377Quixadá. Um menor de 13 anos que residia neste município foi levado para Fortaleza, esta semana, onde deve cumprir medida sócio educativa em um centro educacional. As investigações da Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Quixadá confirmaram a participação dele em um crime de latrocínio que ocorreu no final de maio, contra um homem de 62 anos.

De acordo com informações DRPC, o menor agiu juntamente com mais dois maiores.

O crime aconteceu no último dia 26 de maio. Naquela madrugada, os assaltantes entraram na casa de Elizeu Viana Pereira, de 62 anos, que fica na rua Florêncio Lopes, no Centro. O homem tentou reagir e foi morto com um tiro na cabeça. Mulher e filha estavam na residência.

Na época, a Polícia informou que apenas dois assaltantes participaram do ato. Após as investigações, a participação do menor foi descoberta.

O menor permanecia em Quixadá e foi levado para a Capital. O blog tentou entrar em contato com o Conselho Tutelar de Quixadá mas, até o fechamento desta matéria, as ligações não haviam sido atendidas.

____

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, e do telefone (88) 9 9662 9580 ou através do email: jornalismosertaocentral@gmail.com

10:23 · 30.06.2016 / atualizado às 10:27 · 30.06.2016 por
HOSPITAL_MATERNIDADE_JESUS_MARIA_JOSÉ_-_QUIXADÁ_3
Estudante segue internado com quadro estável no hospital e maternidade do Município (Foto: Cleumio Pinto)

Quixadá. O estudante Renato Isaías Bastos, 23 anos, permanece internado no Hospital e Maternidade Jesus Maria e José (HMJMJ) , neste Município do Sertão Central. O estudante de engenharia ambiental do Instituto Federal do Ceará (IFCE) do campus de Quixadá foi baleado com três tiros na noite da última terça-feira (28) durante um roubo seguido de uma tentativa de homicídio.

De acordo acordo com informações da unidade o estado de saúde de Renato é estável. Boletim médico divulgado na manhã desta quinta informou que a recuperação segue de forma lenta. O estudante está consciente e permanece internado na enfermaria do hospital.

Renato ainda respira com a ajuda de oxigênio e faz uso de dreno toráxico. Ele passou por uma intervenção cirúrgica logo que chegou ao hospital. O procedimento constatou que as balas perfuraram os dois pulmões. Um dos projéteis o atingiu no braço e ainda está alojado no local. Não há informações de quando o jovem terá alta.

renato_isaas_bastos_350_400
Estudante do IFCE foi baleado durante roubo na última terça (28)

Doação
Amigos da vítima fazem uma corrente através de aplicativos de conversa instantânea para mobilizar doadores de sangue. A campanha de colegas de Renato visa repor o estoque de bolsas de sangue do Hemoce de Quixadá. O HMJMJ afirmou que, no momento, o estudante não necessita de transfusão.

Cobrança por segurança
Colegas de curso do jovem ainda estão impressionados com o fato e chamam a atenção das autoridades para a questão da insegurança. “Nos últimos 15 anos houve um aumento populacional na cidade, mas esse crescimento foi quantitativo e não qualitativo. A cidade abriga estudante de diversos pontos do Estado e do País, eles são a mola mestre da cidade e merecem mais segurança e respeito”, disse Paulo Neto, estudante do IFCE de Quixadá. “Tem que ter maior efetivo, chegar mais reforços, inclusive os que foram prometidos pelo Governo do Estado”, afirmou.

______

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, e do telefone (88) 9 9662 9580 ou ainda pelo email: diariosertaocentral@gmail.com

09:53 · 30.06.2016 / atualizado às 09:53 · 30.06.2016 por

ACIDENTE MORADA NOVAMorada Nova. Um jovem que trabalhava como motorista morreu na madrugada desta quinta-feira (30) em um acidente de trânsito neste Município. Conforme informações da Polícia, o sinistro aconteceu na Rua Raimundo Belmino, no bairro Várzea.

De acordo com familiares, Marcos Ícaro de Oliveira Saraiva, de 21 anos, trafegava de moto. Ele tentou desviar de um cachorro mas acabou perdendo o controle do veículo e bateu em um poste. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionado mas a vítima morreu na hora.

O corpo foi levado pelo Rabecão até o Instituto Médico Legal (IML).

_____

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, e do telefone (88) 9 9662 9580 ou ainda pelo email: diariosertaocentral@gmail.com