Busca

17:06 · 30.11.2016 / atualizado às 17:06 · 30.11.2016 por
Tartaruga-da-amazonia, idêntica a da foto, foi resgatada
Tartaruga-da-amazonia, idêntica a da foto, foi resgatada

Madalena. Uma operação nesta quarta-feira (30) conseguiu resgatar com vida uma tartaruga-da-amazônia, neste Município do Sertão Central. O animal foi encontrado na comunidade do Quieto, no assentamento São Joaquim/25 de Maio. A tartaruga foi resgatada de um lamaçal de quase meio metro de profundidade, num local onde antes havia uma lagoa.

Devido à situação de escassez, a tartaruga lutava pela sobrevivência em razão da estiagem naquela localidade e o estado de saúde do bicho é grave. O animal chegou a Fortaleza e foi entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para avaliação do estado de saúde.

A operação de resgate só foi possível graças à intervenção do Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Caomace), Jacqueline Faustino. Ainda na sexta-feira (25), ao tomar ciência do fato ela oficiou à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Madalena, alertando pela importância e responsabilidade do órgão quanto ao resgate da tartaruga.

Todas as tartarugas do gênero Podocnemis se encontram atualmente no Anexo II da Convenção do Comércio Internacional das Espécies da. Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), assinada por mais de 100 países em todo o mundo, pelo que o seu comércio e utilização obedece a regras muito restritas. A expectativa de vida da tartaruga-da-amazônia é de 100 anos.

__________

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, ou através do email: jornalismosertaocentral@gmail.com

15:14 · 30.11.2016 / atualizado às 15:14 · 30.11.2016 por
Ginásio desabou pela noite; ninguém ficou ferido (Foto: DM.Net)
Ginásio desabou pela noite; ninguém ficou ferido (Foto: DM.Net)

Milhã. A estrutura que cobria um ginásio para práticas poliesportivas, que ficava na zona rural deste Município do Sertão Central, desabou na noite da última terça-feira (30). O acidente aconteceu no distrito de Carnaubinha. Não há registro de feridos.

De acordo com o Diário Oficial da União (DOU), a quadra foi construída pela empresa Garra Construções. O valor do empreendimento custou R$ 157.447,00. Conforme o DOU, que informa detalhes do extrato de contrato da prefeitura com a empresa, a obra tinha um prazo de 90 dias para ficar concluída. A quadra foi erguida na gestão do prefeito José Cláudio Dias.

De acordo com a Polícia Militar da cidade, não havia ninguém no local no momento do desabamento. A reportagem procurou a empresa responsável mas não foi possível fazer contato. Os telefonemas feito à sede da prefeitura nesta manhã, também não foram atendidos.

__________

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, ou através do email: jornalismosertaocentral@gmail.com

14:18 · 30.11.2016 / atualizado às 14:23 · 30.11.2016 por

Senador Pompeu. Um jovem de 20 anos foi morto a tiros na madrugada desta quarta-feira (30), na zona rural deste Município do Sertão Central. De acordo com as informações da Polícia, Francisco Lima Mota teve a casa invadida pela madrugada, foi levado por criminosos e morto em uma estrada carroçável minutos depois. Com o óbito desta quarta, chega a quatro o número de homicídio em intervalo de uma semana em Senador Pompeu.

O crime teria acontecido após às duas da madrugada, na altura do km 20 do distrito de Bonfim. Conforme a Polícia, três homens armados invadiram a casa de Francisco perguntando sobre armas. Sem fornecer as informações que os criminosos pediam, o jovem foi levado e colocado dentro do porta malas de um carro, usado pelos bandidos. Cerca de um quilômetro depois, o corpo de Francisco foi encontrado sem vida.

A Polícia informou que o corpo de Francisco tinha marcas de pelo menos 15 disparos. A esposa da vítima também estava na residência e foi levada com o marido. Ela também foi abandonada na estrada com o corpo do companheiro e teria presenciado toda a ação.

‘Semana de Cão’ no Município
Mesmo com o empenho da equipe da Polícia de Senador Pompeu, a criminalidade tem avançado. Baseado em dados nos boletins do 9º Batalhão de Policia Militar (BPM), o Diário Sertão Central contabilizou o registro de quatro homicídios e um achado de cadáver num intervalo de apenas sete dias.

Brena Késia, morta a facadas pelo companheiro (Foto: VC Repórter)
Brena Késia, morta a facadas pelo companheiro (Foto: VC Repórter)

Na última terça-feira (22), o corpo de um idoso foi encontrado sem vida na localidade de Sítio Maravilha. Luiz Vanderley Alves Viana, 39 anos, foi reconhecido por familiares que foram acionados pela Polícia. A principal hipótese é que o homem tenha morrido de causas naturais, já que não foi encontrada nenhuma marca de escoriações ou perfurações.

Na quinta-feira (24) um feminicídio chocou a cidade. Brena Késya Alves de Almeida, 24 anos, foi morta a facadas na frente da própria mãe pelo homem com quem tinha um relacionamento. Antônio Vildamar teria seguido a ex-companheira e a ex-sogra em uma moto, e no percurso, teria matado a mulher.

No mesmo dia, um jovem de 16 anos foi morto durante uma discussão no bairro Alto do Cruzeiro. Ele fazia parte de um grupo formado por quatro rapazes que de acordo com a Polícia, estariam armados com faca e revolver. Eles tentaram matar um desafeto mas o alvo entrou em luta corporal com um dos integrantes do grupo. Para tentar salvar o comparsa, um outro membro do grupo atirou contra a vítima, mas o disparo acabou acertando o colega que fazia parte do quarteto.

Na última segunda-feira (28), mais um homicídio entrou para a lista de crimes ocorridos na cidade. O fato aconteceu por volta de dez da manhã. Leandro Cícero Vieira França, 21, foi morto com três tiros na cabeça quando chegava em casa na companhia da namorada, no bairro Alto Esperança. O fato aconteceu por volta de dez da manhã.

De acordo com a Polícia, dois homens em uma moto teriam se aproximado de Leandro e disparado contra ele. A vítima ainda tentou correr e se refugiar dentro de casa, mas foi acertada com um tiro na cabeça. A mulher dele testemunhou toda a ação. Após o crime, os autores fugiram.

A Polícia segue trabalhando para desvendar todos os crime.

__________

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, ou através do email: jornalismosertaocentral@gmail.com

11:16 · 30.11.2016 / atualizado às 12:57 · 30.11.2016 por
Samuel Boyadjian foi afastado do cargo em definitivo por decisão do TJCE (Foto: Cultura Kardosh)
Samuel Boyadjian foi afastado do cargo em definitivo por decisão do TJCE (Foto: Cultura Kardosh)

Paramoti. O prefeito deste Município do Sertão Central, Samuel Boyadjian, foi afastado do cargo até o dia 31 de dezembro, quando terminaria seu mandato, por ter descumprido os limites de gastos de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A decisão foi proferida na última terça-feira (29), após denúncia do Ministério Publico do Estado (MPCE). O desembargador Francisco Martônio Pontes de Vasconcelos foi o autor do despacho.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), além de ter a descumprido a LRF, Samuel Boyadjian teria nomeado servidores para cargos inexistentes. Como consequência das irregularidades, conforme o MPCE, os servidores sofreram com o atraso no salário e interrupção serviços essenciais à população.

O desembargador explicou que “a presença de indícios suficientes de autoria está demonstrada nos autos, bem como a prova da materialidade dos delitos, consistente em diversos documentos e provas colhidas no curso da investigação”. O magistrado ainda frisou que “diante das sólidas evidências (…) a permanência do mesmo poderá agravar ainda mais o quadro de desordem financeira no Município de Paramoti”.

Para Emanuela Mesquita, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paramoti (Sindsemp), a decisão representa uma vitória para a categoria. “Os salários de agosto e setembro foram pagos no final de outubro”, esclareceu.

Servidores iniciaram manifestação em agosto, ocupando prefeitura (Foto: VC Repórter)
Servidores iniciaram manifestação em agosto, ocupando prefeitura (Foto: VC Repórter)

Relembre a história
A saga de cerca de 500 trabalhadores de Paramoti teve início em agosto. Na primeira semana daquele mês, eles ocuparam a prefeitura para protestar contra o atraso no salário que, naquela época, já se arrastava por 40 dias. Os professores estavam entre as categorias sem o recebimento de proventos e paralisaram as atividades. Inconformados com a suspensão das aulas, alunos das escolas de Paramoti foram as ruas e protestaram contra a situação no final de agosto.

O atraso se estendeu pelo mês de outubro e, no dia 18, os funcionários decidiram em assembleia realizada pelo Sindsemp, decretar greve geral. Após a reunião, os trabalhadores foram até o fórum de Paramoti em caminhada simbólica e tiveram um encontro com o juiz Saulo Beufort, que prometeu tomar providências. O sindicato não sabia, mas o juiz já havia protocolado um dia antes uma decisão que deteminava o bloqueio de 70% das contas da prefeitura.

TCM chegou a investigar prefeitura da cidade (Foto: assessoria TCM)
TCM chegou a investigar prefeitura da cidade (Foto: assessoria TCM)

No final de outubro, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em ação conjunta co o MPCE, fiscalizou a prefeitura da cidade. A ação fazia parte de uma série de investigações feita in loco, por equipes de pessoal, técnico e administrativa, junto com dois promotores dos órgãos envolvidos. As investigações fazem parte da operação anti desmonte, e priorizam prefeituras onde prefeitos ou seus sucessores não foram reeleitos.

No mesmo mês, Samuel Boyadjian foi alvo de uma denúncia feita pela Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por ultrapassar o limite estabelecido por lei do valor a ser gasto com o pagamento de funcionários contratados, e por nomear servidores públicos contra expressa disposição da lei. Entre janeiro e abril deste ano, conforme a denúncia, os gastos com a folha de pagamento teriam chegado a 74,87%, valor classificado como “astronômico” pelo MPCE.

Em novembro, o TCM entregou os relatórios com as avaliações técnicas produzidos a partir da fiscalização em Paramoti. Segundo a procuradora de justiça do MPCE e coordenadora da Procap, Vanja Fontenele, os documentos evidenciaram problemas que, em sua avaliação, prejudicavam o bom funcionamento de repartições públicas.

_________

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, ou através do email: jornalismosertaocentral@gmail.com

10:03 · 30.11.2016 / atualizado às 10:03 · 30.11.2016 por
Programa da SPD formou quase 170 alunos em Quixeramobim (Foto: arquivo/Alex Pimentel)
Programa da SPD formou quase 170 alunos em Quixeramobim (Foto: arquivo/Alex Pimentel)

Quixeramobim. A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) concluiu esta semana o programa de prevenção às drogas #Tamojunto edição 2016, neste município do Sertão Central do Ceará. A programação do encerramento foi realizada nas Escolas de Ensino Fundamental (EEFs) Doutor Joaquim Fernandes, Dona Luíza Távora e Coronel Virgílio Távora, com a participação de estudantes e do corpo docente.

Participaram do evento formadora federal e gestora estadual do programa, Kátia Lacerda, representando a SPD; representantes da direção e corpo docente das escolas favorecidas e multiplicadores da ação preventiva. De acordo com a Secretaria, 169 alunos com idade entre 13 e 14 anos, participaram desta edição do programa. O efetivo foi distribuído em cinco turmas.

12 aulas sobre habilidades sociais e as consequências do uso de drogas, com abordagem dos efeitos estéticos e financeiros, os riscos sociais, o papel da mídia e das estratégias de marketing na dinâmica das drogas, com estímulo ao pensamento crítico, integraram a formação aos participantes deste ano.

O #Tamojunto chegou às escolas de Quixeramobim por iniciativa da SPD. Para a efetivação do programa, a pasta contou com a parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e com o apoio da Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Saúde e Educação. Voltado para adolescentes entre 13 e 14 anos de idade, o objetivo é despertar habilidades e recursos específicos para que os jovens possam lidar com as influências sociais à sua volta, adquirindo conhecimentos sobre drogas.

________

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.

Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, ou através do email: jornalismosertaocentral@gmail.com