Busca

10:00 · 20.08.2018 / atualizado às 10:10 · 20.08.2018 por

Mais de 30 competidores participaram em Quixadá da sétima etapa do Torneiro de Jogo de Damas do Vale do Jaguaribe.

Baturité, Mulungu, Russas, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Quixeramobim e até Baraúnas, no Rio Grande do Norte, tiveram representantes participando neste domingo (19) da séttima etapa do Torneiro de Jogo de Damas do Vale Jaguaribe, em Quixadá. Dessa vez a “Terra dos Monólitos”, conhecida pela prática de esportes radicais como o voo livre e o montanhismo, teve como desafio o clássico jogo de tabuleiro. A competição foi realizada durante todo o dia, das 9h às 16h, na Escola Estadual de Ensino Médio Governador César Cals de Oliveira Filho, conhecida como “Grupão“.

Segundo o presidente do Clube de Damas Vale do Jaguaribe, o professor de Educação Física Daniel Maciel, 32 competidores participaram da etapa regional realizada em Quixadá. A competição é dividida nas categorias Elite e Ouro, respectivas às sérias A e B de torneiros esportivos convencionais. A próxima etapa, de um total de 10, está programada para o dia 16 de setembro, em Baturité. A última está prevista para o mês de novembro, quando será conhecido o Rei, ou Rainha, de Damas do Ceará.

Apesar de a etapa de Quixadá contar apenas com competidores do sexo masculino, de várias faixas etárias, as mulheres também podem participar, acrescenta o árbitro do Torneio, Antonio Brito. Ele é natural de Fortaleza, mas reside em Russas, onde o Clube de Damas foi criado, há 9 anos, a partir de um torneio local. Houve a necessidade de se qualificar para atenderam as regras internacionais dessa modalidade disputada em todo o mundo.

O missionário religioso Christiam Lobatchevsky tem acompanhado o pai, o professor de Matemática Nabal Costa, 62 anos, de Mulungu aos torneios. Há cerca de sete meses ficou encantado com a iniciativa, ao ponto de pensar como proposta de fortalecimento dessa prática a obrigatoriedade do Jogo de Damas como disciplina nas escolas públicas. Ajuda a exercitar a mente, a raciocinar. O professor confirma: Trata-se de cálculos profundos, exatos, de sequências algébricas com símbolos e números.

No ano passado o destaque da competição foi um participante de Quixadá, Wellington Ribeiro, 55 anos de idade. Essa foi a segunda vez que a sua terra natal recebeu essa modalidade de campeonato de tabuleiro.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

07:00 · 20.08.2018 / atualizado às 06:40 · 20.08.2018 por

Unidade de Quixadá é a 16ª inaugurada pelo Senac-Ce no Ceará.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) inaugura nesta segunda-feira (20), em Quixadá, o Centro de Educação Profissional Armando Monteiro Nogueira. A solenidade, com a presença do presidente da Fecomércio, Maurício Filizola; do Diretor Regional Sesc Senac, Rodrigo Leite; diretores e conselheiros do Sistema Fecomércio/CE (Sesc – Senac – IPDC), além de autoridades locais. está programada para às 9h. A Unidade abre ao público a partir das 14h.

De acordo com o Senac, a nova Unidade deve atender uma demanda de qualificação profissional de mais de 2 mil pessoas, além de Quixadá, os demais municípios do Sertão Central e parte do Vale do Jaguaribe. Inicialmente são ofertados cursos de qualificação e aperfeiçoamento nas áreas de Beleza, Moda, Informática, Gastronomia, Comércio e Gestão, Saúde e Infraestrutura.

A sede conta com quatro modernos laboratórios de educação profissional, onde acontecem as aulas práticas dos cursos de Informática, Beleza, Moda e Gastronomia. A Unidade possui ainda duas salas de aula convencionais e uma biblioteca com acervo especializado, voltado para atender ao portfólio de cursos ofertados pela instituição. O edifício é acessível para pessoas com deficiência, contando com banheiro adaptado, além de sinalização em Braille.

Dentre os cursos programados para a nova unidade estão o Técnico em enfermagem e o Técnico com tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Sidarta Cabral, gerente de Tecnologia e Desenvolvimento Educacional do Senac Ceará, destaca que os dois cursos foram pensados levando em consideração às demandas do Sertão Central, tanto pela presença de unidades de saúde, como o Hospital Regional do Sertão Central, quanto pela necessidade de bem atender a comunidade surda da região.

O gerente do Senac Quixadá, Francisco Ferreira de Souza Neto, responsável pela prospecção e implantação da nova unidade, aponta que existe uma demanda de formação profissional reprimida na região. “Há um grande público a ser atendido por esta Unidade.  Vislumbramos um potencial para as áreas de Turismo, Hospitalidade, Gastronomia, Idiomas e Saúde. A localização geográfica de Quixadá facilita muito o acesso para outros municípios da região do Sertão Central”, observa.

Homenagem a empreendedor

O Centro de Educação Profissional leva o nome do empresário Armando Monteiro Nogueira,natural de Maranguape. Reconhecido pelo seu espírito empreendedor, Armando foi comerciante, agropecuarista e teve importante atuação na construção civil.  O primeiro cinema da cidade foi uma obra de sua iniciativa, bem como a primeira vila padronizada de Quixadá, destaca o Senac.

Municípios atendidos pela Unidade Quixadá em 2018

Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Itaiçaba, Itapiúna, Itatira, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Madalena, Morada Nova, Ocara, Palhano, Quixadá, Quixeramobim, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

Atualmente, o Senac Ceará está presente em 16 unidades distribuídas em Fortaleza, Aquiraz, Cedro, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maranguape, Sobral, Itapipoca, Limoeiro do Norte e Quixadá. Conta também com quatro unidades móveis – nas áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade; Informática; Beleza; e Saúde. A instituição integra ainda a Rede Senac de Educação a Distância, levando assim seus cursos a todo o Estado.

Inauguração Senac Quixadá
20 de agosto – 12h
Rua Presidente Kennedy, 188 – Alto São Francisco

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

10:00 · 19.08.2018 / atualizado às 10:05 · 19.08.2018 por

Emanações de luz divina, os Orixás são figuras que permeiam as nossas vidas. Num país com tantas potencialidades culturais e toda uma carga de ancestralidades que se traduzem em diversos aspectos, o ato religioso e o sincretismo, trazido pelos irmãos africanos, nos mostra inclusive, o quão plural, somos de fato. A origem do culto aos Orixás no Brasil provém dos Negros Africanos que foram presos e trazidos escravizados para o Brasil. A África, um grande continente que une diferentes nações, chega a nós assim, com toda a sua diversidade e pluralidade.

Bule Bule (Foto) nos traz a felicidade do encontro com essas entidades através das histórias destas figuras poéticas, férteis, traduzidas para nós em imaginação, tal como um grande contador de histórias, que ponto a ponto, vai cruzando cada verso em forma de conto, traçando naturalmente, um emaranhado de imagens descritas pelas palavras. Felicidade que se faz fértil campo de multiplicidade de idéias e falas. Palavras, que versificadas em rimas, dançam ao som de um cantar falado, assim como balançar das marés de Yemanjá, os ventos de Iansã, as águas de Oxum, o Fogo de Xangô, a força de Ogum, as peraltices e mimosidades dos Exus. E nesse fértil campo, o encontro de Bule Bule com os Orixás se fez poiesis.

Sendo os orixás as representações das energias oriundas da natureza, e porque não também, nossas naturezas, eles são essa força que auxiliam aos humanos em suas dificuldades do dia a dia. Colocar um ser no mundo, É responsabilidade. Exu, aquele que abre os caminhos e que aprende a cada dia, protetor das encruzilhadas, servo de Oxalá, amigo de Orumilá, aquele que nada escapa aos seus olhos, o grande comandante da estrada. Dá o bem a quem pede o bem e devolve o mal a quem o pediu.

Ogum, Orixá-Guia do nosso Mestre Bule Bule, é aquele que representa todas as batalhas da vida. Irmão de Xangô, filho de Oduduwa(Olumaré) e Yemu (Iemanjá), corresponde a nossa necessidade de energia, defesa, determinação e tenacidade. Protetor dos ferreiros, caminhoneiros, escultores e guerreiros, São Jorge, o Santo Guerreiro. Oxum, a bela senhora das doces águas e minha guia, a mãe que nos fornece equilíbrio emocional, amor, complacência, Afrodite sedutora. Prende o bem perto de sí, permite ao mal se afastar, vê brandura de onde vem, quem tem o amor que ela tem, também sabe perdoar. Iansã, senhora dos raios e da tempestade, aquela que energiza e que traz as mudanças, deslocamentos, transformações materiais, avanços tecnológicos e intelectuais. Tanta beleza e encantamento, dominadora dos corações, protetora de todo o mal com a sua espada, esposa de Ogum e mãe de nove filhos.

Iemanjá, a mais popular dos Orixás, a senhora dos mares e das marés, traz para nós a necessidade da família e do amor fraternal. Esposa de Olumaré, mãe de Xangô e Ogum, Ossaim, Oiá e Obaluaê. Com ela, é justo buscar, tudo o que a gente não tem. De onde menos se espera, não se sabe de onde vem. Xangô, aquele que nos traz o discernimento, justiça, estudo, raciocínio concreto e metódico, senhor dos metais e do fogo, seu sobrenome é superação.

Até considero, Senhor Bule Bule, que seu sobrenome, tal qual Xangô, é o de superação. Daquele senhor que vendia seus cordéis em feiras e por toda a trajetória de sua obra, construída tijolo por tijolo, degrau por degrau, vindo lá da baiana cidade de Antônio Cardoso, essa figura que está na fronteira do sertão com o recôncavo, é por isso, é tão múltiplo.

Nenhuma riqueza é tão grande quanto o conhecimento. E felicidade, é encontrar nesta tua obra, a tua grandeza como Ser, dessas que se traduzem naturalmente em território fértil, de amor. Dessas fertilidades que impedem que a vida cesse na suas múltiplas condições. Fertilidade essa, que se traduz na dificuldade da desertificação dos nossos sonhos. Muito te agradeço por ter tido a graça de estar junto de ti, Senhor Antônio Ribeiro da Conceição.

Paula Geórgia Fernandes é arquiteta, fotógrafa, coordena o Escritório Regional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará no Sertão Central e a Casa de Saberes Cego Aderaldo em Quixadá

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

09:30 · 19.08.2018 / atualizado às 09:25 · 19.08.2018 por

A agroecologia tem sido um tema forte na Semana de Agricultura promovida na Unilab. Foto > Ascom / Unilab

Estão abertas as inscrições para a VI Semana de Agricultura do Curso de Agronomia da Unilab (Semagri). De acordo com os organizadores o evento será realizado de 22 a 24 de agosto, no Campus da Liberdade, em Redenção. O tema deste ano é a “Atuação do Agrônomo e o Dinamismo Profissional: Aplicações Práticas no Nordeste Brasileiro”.

De acordo com a Comissão Organizadora da Semagri as inscrições estão abertas até o primeiro dia do evento (22). Para os alunos com interesse em contribuir na forma de monitoria, devem observar o edital. Quem desejar submeter trabalhos na VI Semagri, deve acessar este link: Submissão de Trabalhos. O valor da inscrição de cada trabalho é R$ 15,00.

A programação terá início na quarta-feira (22) com a Feira Agroecológica da Unilab, e ao mesmo tempo se iniciam as Rodas de Conversa, com agrônomas da Universidade. A palestra de abertura, com o tema Agronomia e Mercado Profissional: Perspectivas e Experiências Agroecológicas, está programada para às 14h30.

Na quinta-feira (23) o dia começa com Visita Técnica à Empraba; Oficina de Biofertilizantes: Uma fonte orgânica na agricultura familiar e a Palestra: Cacau – Origem, história, valor genético e potencialidade para o desenvolvimento do semiárido nordestino, e no último dia uma Roda de Conversa, Oficina Agroecológica e Exposição Científica encerram a VI Semagri.

O objetivo da Semagri é buscar a integração entre a universidade e a sociedade civil, procurando também informar e promover um maior conhecimento acerca das diversas áreas de atuação do profissional de Agronomia, sejam elas no ensino, na pesquisa ou na extensão. O evento contará com atividades como palestras, minicursos, oficinas, rodas de conversa e visita técnica, acrescentam os organizadores.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

09:00 · 19.08.2018 / atualizado às 08:30 · 19.08.2018 por

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) decidiu na última sexta-feira (17), em sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Gladyson Pontes, revogar o afastamento do juiz Welithon Alves de Mesquita. O magistrado estava à frente da 1ª Vara de Justiça da Comarca de Quixadá quando no dia 3 deste mês foi afastado do cargo em razão de supostos desvios funcionas quando durante os anos de 2013 e 2014 atuava na Comarca do Cedro. Todavia, foi aprovada  a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as denúncias.

> Cinco anos após supostos desvios funcionais TJCE afasta Juiz da Comarca de Quixadá

Durante a sessão desta sexta-feira o Pleno do TJCE decidiu por não afastar o magistrado, seguindo o voto do corregedor-geral, desembargador Francisco Darival Beserra Primo, que entendeu não ser necessária a medida porque o juiz não poderia interferir na apuração dos fatos.

O advogado do magistrado havia apresentado defesa, sustentando que não praticou irregularidades. Também alegou a suspeição do corregedor-geral para atuar no caso. Na ocasião, o Tribunal Pleno rejeitou, por unanimidade, o pedido de suspeição.

Todavia, na sessão do dia 3 de agosto, quando o Pleno do TJCE aprovou abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o juiz Welithon Alves de Mesquita, a defesa do magistrado não foi intimada, daí a necessidade de realização de nova sessão.

Ainda de acordo com divulgação feita pelo TJCE, ao apresentar o voto na sessão da última sexta-feira, o desembargador Francisco Darival destacou haver elementos suficientes para a propositura de PAD em desfavor do juiz, “haja vista a potencial prática de violação aos deveres da Magistratura, além de haver o mesmo destoado de previsões do Código de Ética e da Lei Orgânica da Magistratura Nacional”.

Conforme a sindicância da Corregedoria-Geral da Justiça, durante os anos de 2013 e 2014, na Comarca de Cedro, o juiz teria atuado em denúncia por crime contra a honra e em deflagração de incidente de insanidade mental, sendo parte interessada. À época, o magistrado determinou medida de busca e apreensão e ordenou a internação compulsória de uma pessoa no Manicômio Judiciário de Fortaleza. A sindicância foi instaurada por ordem do corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha.

O QUE É PAD

O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) é um instrumento pelo qual a administração pública exerce seu poder-dever para apurar as infrações funcionais e aplicar penalidades aos seus agentes públicos e àqueles que possuem relação jurídica com a administração. O PAD não tem por finalidade apenas apurar a culpabilidade do agente acusado de falta, mas, também, oferecer-lhe oportunidade de provar sua inocência. O procedimento tem 140 dias para ser concluído, conforme previsão da Resolução 135, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

10:00 · 18.08.2018 / atualizado às 10:00 · 18.08.2018 por

Ao tomar posse como prefeito interino João Paulo destacou que pretende agir com serenidade e justiça.

O contraste entre a serenidade do vice-prefeito de Quixadá, João Paulo Menezes Furtado (Patriota) e a euforia dos vereadores da bancada de oposição ao prefeito Ilário Marques (PT) foi notado na cerimônia de posse do prefeito interino na sessão extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira (17) na Câmara de Vereadores deste Município. Quem também ficou entusiasmado com a mudança à frente da prefeitura foram candidatos aprovados no concurso público realizado pela gestão antecessora.

> Vice toma posse, e oposição de Quixadá celebra

Sem a presença do presidente da Câmara Municipal, o vereador Ivan Benício de Sá, conhecido como “Ivan Construção”, fiel aliado de Ilário Marques, agora opositor, João Paulo tomou posse em clima de tranquilidade, com um discurso breve e objetivo. Ele destacou a necessidade de pacificação diante do desafio inesperado. Havia acabado de confirmar a sua candidatura a deputado estadual nas eleições vindouras, mas retornou às presas a Quixadá para assumir a administração municipal.

Na sessão, os vereadores da oposição não perderam a oportunidade de criticar o prefeito Ilário Marques. O presidente do PSB no Município, Raimundo Damasceno, estava indignado com o fato de o gestor afastado ter ofendido a sua bancada. “Fomos chamados de canalhas“. Não foi diferente com os outros oposicionistas, Raimundo Nonato da Silva, conhecido como “Louro da Juatama”, Luiz Gonzaga de Lima, o “Luiz do Hospital”.

Os vereadores José Maria de Queiroz, conhecido como Zé Maria da Artvidro e Laércio Oliveira, até então apoiando a administração municipal, também discursaram. Apesar de justificarem o trabalho em prol da população foram vaiados pela plateia que lotou o plenário da Câmara. Mesmo assim, Laércio Oliveira convidou o prefeito interino a caminhas pelas ruas da sua comunidade, o bairro São João.

Aliados

Além de Raimundo Damasceno, Louro da Juatama, Luiz do Hospital e Francisco Marlos Holanda Bezerra, o Cabo Marlim, o prefeito interino precisará de mais aliados para adotar as mudanças por ele consideradas necessárias para realizar a administração temporária do Município, as quais precisarem da aprovação do Poder Legislativo local.

Entretanto, na posse já ficou certa a oposição direta ao grupo político de Ilário Marques, incluindo as disputas nas eleições deste ano. O deputado federal Odorico Monteiro, presidente do PSB no Ceará e o deputado estadual Bruno Gonçalves, do Patriota, acompanharam João Paulo até a Câmara e participaram da solenidade.

Ilário Marques está apoiando a deputada estadual Rachel Marques (PT) nas disputas à Câmara Federal e o deputado estadual Osmar Baquit, do PDT, à reeleição pela sua permanência na Assembleia Legislativa. Ao governo do Estado eles são aliados do governador Camilo Santana.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

08:00 · 18.08.2018 / atualizado às 07:55 · 18.08.2018 por

Apreciado pelos mais velhos o Jogo de Damas será o desafio de dezenas de jovens neste domingo em Quixadá.

Dezenas de competidores deverão participar neste domingo (19) em Quixadá, da VII etapa do Torneiro de Jogo de Damas do Vale Jaguaribe. Dessa vez a “Terra dos Monólitos”, conhecida pela prática de esportes radicais como o voo livre e o montanhismo, terá como desafio o clássico jogo de tabuleiro. A competição será realizada durante todo o dia, das 9h às 16h, na Escola Estadual de Ensino Médio Governador César Cals de Oliveira Filho, conhecida como “Grupão“.

A organização, aos cuidados de Antonio Brito da Mata, ainda informou que o campeonato é realizado em 10 etapas. A última está prevista para o mês de novembro, quando será conhecido o Rei, ou Rainha, de Damas do Ceará. Ambos os sexos podem participar das disputas, inclusive por equipes. Uma das mais fortes é a de Russas. Eles são o destaque desta temporada.

Entretanto, no ano passado o destaque da competição foi um participante de Quixadá, Wellington Ribeiro, 55 anos de idade. Essa é a primeira vez que a sua terra natal recebe essa modalidade de campeonato de tabuleiro. Além dele estarão participando representantes de outras cidades do Sertão Central, como Quixeramobim e Senador Pompeu, do Vale do Jaguaribe e até da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

VII Etapa do Campeonato de Damas do Vale Jaguaribe
19 de agosto – Das 9h às 16h
Escola Estadual de Ensino Médio Governador Cesar Cals de Oliveira Filho
Quixadá – Ceará

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

10:00 · 17.08.2018 / atualizado às 10:20 · 17.08.2018 por

O vice-prefeito João Paulo (Esquerda) pode dar a continuidade à sua campanha ou substituir Ilário Marques (Direita). 

A posse do prefeito interino de Quixadá deverá ocorrer em sessão extraordinária marcada para às 14 horas desta sexta-feira (17). A informação foi passada pela assessoria jurídica do Parlamento Municipal, em razão do afastamento do prefeito Ilário Marques, na quinta-feira (16), por decisão cautelar do desembargador Francisco Lincon Araújo e Silva, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), com culminância na Operação “Fiel da Balança”, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

> Prefeito e três auxiliares são afastados

Em razão dessa situação o clima político na cidade é de curiosidade. Ninguém sabe ao certo quem assumirá o cargo. O vice-prefeito João Paulo de Menezes Furtado é hierarquicamente o substituto legal de Ilário Marques, todavia João Paulo é candidato a deputado estadual. Ele só poderá assumir o posto de gestor municipal se desistir do pleito eleitoral. O prefeito afastado está ingressando com ação em instância superior. Espera retornar ao cargo o mais breve possível, apesar de a determinação judicial ser de 180 dias.

Caso o vice-prefeito opte por não assumir interinamente a administração do Município, o nome seguinte para substituir o prefeito é do atual presidente da Câmara Municipal de Quixadá,o vereador Ivan Benício de Oliveira, conhecido como “Ivan Construção“. Ele e nem o vice-prefeito tocam no assunto. O suspense deverá continuar até a tarde desta sexta-feira, onde, além de todos os vereadores, a maioria da bancada de Ilário Marques, deverá se concentrar para acompanhar a decisão.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

09:30 · 17.08.2018 / atualizado às 09:30 · 17.08.2018 por

O rio Banabuiú vem sendo degradado na maior parte da sua extensão. O MPCE resolveu agir.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ajuizou nesta quinta-feira (16/08) uma Ação Civil Pública (ACP) com pedidos de obrigação de não fazer e indenização por danos materiais e morais coletivos contra pessoas físicas, empresas e o Estado do Ceará, pela extração ilegal de areia do leito do rio Banabuiú, sem a autorização do órgão ambiental competente. O promotor de Justiça titular da 2ª Promotoria de Morada Nova, Gustavo Pereira Jansen de Mello, é o autor da ACP.

No Inquérito Civil o representante do Ministério Público apurou que diversas pessoas físicas, construtoras e depósitos de materiais de construção vinham retirando ilegalmente areia do leito do rio, na periferia de Morada Nova. Estavam sendo utilizadas retroescavadeiras e caminhões. O mineral granulado estava sendo utilizado na construção civil e para revenda. A extração vinha sendo feita pelos demandados sem o prévio licenciamento ambiental, organização ou metodologia e desconsiderando a topografia do local, gerando a degradação e desestabilização da área.

Na fiscalização realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), atendendo requisição do MPCE, foi constatado que a área de extração ilegal chegou a impressionantes 3,5 hectares, o equivalente a cinco campos oficiais de futebol. As cavas chegam a até três metros de profundidade. Alguns dos responsáveis foram flagrados pelo órgão ambiental em plena ação de retirada clandestina da areia, tendo sido embargadas as atividades, apreendidos os maquinários e impostas multas administrativas.

Mesmo após as chuvas deste ano, foi constatado que a topografia do rio não se recompôs, permanecendo com seu leito extremamente rebaixado, sendo visível ainda a erosão nas margens e outros fatores de desequilíbrio do recurso hídrico. Diante das agressões constatadas ao recurso hídrico, o Ministério Público requer que os demandados sejam proibidos de realizar atividades de pesquisa, lavra e/ou extração de areia ou outro mineral do leito e/ou margens do rio Banabuiú ou de qualquer outro recurso ambiental sem a prévia obtenção de autorização concedida pelo órgão competente.

Na ACP ainda foi requerida multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento, além do pagamento de indenização por danos materiais a serem apurados e quantificados por meio de perícia e danos morais coletivos no valor de R$ 100 mil.

O rio Banabuiú possui mais de 300 quilômetros de extensão. Integra a bacia hidrográfica do rio Jaguaribe, sendo responsável por parte do abastecimento de água dos municípios de Morada Nova e Banabuiú. O manancial ainda banha os municípios de Pedra Branca, Mombaça, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Quixeramobim, Jaguaretama e Limoeiro do Norte, possuindo, portanto, “importância inestimável para toda a região”, aponta o promotor de Justiça.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

09:00 · 16.08.2018 / atualizado às 09:10 · 16.08.2018 por

Policiais civis cumpriram mandados de busca em vários prédios da prefeitura de Quixadá. Foto VCrepórter

Equipes da Polícia Civil realizaram no início da manhã desta quinta-feira (16) uma operação policial em Quixadá ( a 160Km de Fortaleza). Foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão, no prédio da prefeitura, em secretarias e na residência do prefeito Ilário Marques (PT). A ordem foi expedida pelo desembargador Francisco Lincon Araújo e Silva, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). O objetivo é apurar suposto desvio de recursos financeiros destinados ao serviço de coleta de resíduos sólidos neste Município.

A Operação, denominada “Fiel da Balança“, foi realizada em conjunto com o Ministério Publico do Estado do Ceará (MPCE), pela Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), com auxílio do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e promotorias de Quixadá, responsável pelas denúncias ao Poder Judiciário.

A sede da empresa RPC Locações e Construções Eireli, em Fortaleza, contratada pela prefeitura de Quixadá para realizar os serviços de coleta de lixo na cidade,também foi alvo das buscas. A Ordem Judicial determina ainda a quebra dos sigilos fiscal e bancário dos investigados e o afastamento do prefeito das funções.

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154