
Senador Pompeu. O advogado Valdecir Alves, natural deste Município da região Central do Estado, lançou na última quinta-feira (8), no escritorio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Capital, eu documentário: “Campos de concentração no Ceará: Auschwitz, ração, nazismo, escravidão”. O filme tenta mostrar que as mesmas técnicas usadas nos campos de extermínio nazista, em Auschwitz, são idênticos aos campos cearenses, que abrigavam cearenses.
Um dos principais motes para a produção do documentário é o relato de morte de retirantes que foram contratados para a construção do açude Patú, localizado em Senador Pompeu. Na época da seca entre 1915 e 1932, vários campos concentravam cearenses sofridos pela caótica situação que a seca fazia imperar no Estado. Eles não ficavam restritos ao Interior. Foram verificados nos municípios de Quixeramobim, Ipu, Senador Pompeu e Crato. Em Fortaleza, os sertanejos que fugiam das secas eram colocados em barracas de lona. Um deles ficava no Alagadiço, outro no Otávio Bonfim, além do instalado no Pirambu, chamado “Urubu”, por ficar perto de um lixão.

De acordo com o autor, as semelhanças entre Auschwitz e os arranjos cearenses são muitas, garante – desde as estruturas físicas, usando arame farpado, até a forma como as pessoas eram enterradas e tratadas. A comida era de segunda categoria, sobras das negociatas da “indústria da seca”, que tinha como política exterminar os flagelados ou colocá-los em guetos.
Para comprovar a hipótese que defende no documentário, o diretor visitou o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. A produção começou a ser realizada em 2010, levando seis anos para ser concluída, sendo custeada com recursos do autor. Valdecy não recorreu a editais, temendo controle ideológico, por isso preferiu enveredar para o campo da produção independente. De maneira realista e em tom de denúncia, o autor promete trazer à tona memórias de uma realidade cuja história oficial faz questão de não registrar – para ele, foi o mesmo que aconteceu com Canudos e o Caldeirão.
Os detalhes sobre a produção do documentário de Valdecir Alves foram destaque no Caderno 3, na edição impressa do Diário do Nordeste da última quinta-feira (8), de one parte deste texto foi retirado. Leia a matéria completa aqui >> Auschwitz no Ceará
_________
O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité.
Participe enviando a sua sugestão de notícia, vídeo ou foto através do WhatsApp 55 85 99931 3798, ou através do email: jornalismosertaocentral@gmail.com
Comentários