Busca

Festival de Acordeon será realizado neste fim de semana em Madalena

13:30 · 10.08.2018 / atualizado às 07:10 · 11.08.2018 por

Zé do Norte comandará o Festival do Acordeon em Madalena neste fim de semana.

Músicos e produtores, regionais e nacionais, participam neste sábado (11) e domingo (12) do Festival de Acordeon em Madalena. Segundo os organizadores, além de apresentações de artistas desta cidade do Sertão Central, de outras regiões do Ceará e estados, serão realizados workshops e disponibilizado um espaço para músicos e produtores que queiram expor e vender seus produtos, como CD’s, DVD’s, livros e instrumentos. Nos stands também será possível aprender sobre a história musical do Nordeste e da sanfona.

O grande momento do Festival será marcado com o concurso de sanfoneiros. Se inscreveram 20 finalistas, incluindo representantes do Maranhão, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. A primeira eliminatória será na noite do sábado, seguida da apresentação dos 10 sanfoneiros classificados para a fase final, a ser realizada no domingo. As três primeiras posições serão premiadas. Após as disputas, grandes nomes da música nordestina, dentre eles o Trio de Nonato Lima, Chico Pessoa, Cezzinha, a dupla Vanin e Nicinha, e Waldonys sobem ao palco nas noites culturais.

De acordo com o idealizador e produtor do Festival de Acordeon de Madalena, acordeonista José Lásaro Lobo, conhecido como Zé do Norte, o objetivo desse evento é fomentar, valorizar e preservar a cultura regional, por meio do incentivo ao surgimento de novos talentos através da execução de um instrumento que está enraizado na história musical do Nordeste, a sanfona. A valorização dos instrumentistas que já se dedicam em manter viva esta cultura é outro ponto. Ele atua há 40 anos no cenário musical cearense.

A coordenação geral do Festival está aos cuidados  da projetista Nanda Araújo, afeiçoada por musica e iniciante no acordeon. Para o sábado (11) ela planejou a Oficina de Harmonia e Improvisação, a partir das 14h, tendo como ministrante o músico Nonato Lima. Logo depois o especialista Irineu Araújo abordará o tema Conserto de Acordeon. À noite, a partir das 19h, acontece a primeira eliminatória do concurso e depois o primeiro show. Já no domingo (12),  Rodolfo Forte comanda a primeira Oficina, com Abordagens Gerais do Acordeon e Zé do Norte, o tema Harmonia Moderna.

Fechando a programação, à noite, a partir das 19h, a Orquestra de Sanfonas do Ceará se apresenta ao público abrindo a final do Concurso de Sanfoneiros, seguido da entrega das premiações e troféus. Vanin e Nicinha completam a noitada cultural. O sanfoneiro Waldonys encerra o espetáculo e o Festival.

 Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *