Busca

Turismo ecológico no Interior do Ceará em destaque no Diário do Nordeste

08:00 · 09.09.2017 / atualizado às 07:55 · 09.09.2017 por

Para os trilheiros a nossa floresta branca é uma das mais atraentes do planeta.

O turismo ecológico está começando a despontar no Interior. A cada dia aumentam os grupos de aventureiros e as descobertas de novas trilhas. O DOC, um caderno especial do Diário do Nordeste publicado aos sábados, foi buscar nos quatro cantos dos Ceará alguns desses lugares. Em matéria de natureza, a Terra dos Monólitos, da aventura e dos esportes radicais, como Quixadá é conhecida, a Chapada da Ibiapaba, onde está situada a Bica do Ipu e o bondinho, ainda a Chapada do Araripe, no Cariri, são alguns destaques.

Em Quixadá, além dos grupos de trilheiros, o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Pedro Baquit, que assumiu a pasta no início deste ano com a nova administração, pretende fortalecer esse segmento turístico. No pacote também estão inclusos o montanhismo e o voo livre. A ideia é atrair mais turistas para a região, capacitando e auxiliando quem se dedica a essas atividades. Atrativos naturais o Município tem, ressalta.

Pedro Baquit pretende fazer o turismo “decolar” em Quixadá, começando pelas rampas de voo livre.

Nessa perspectiva, o empresário Antonio Almeida, do Pedra dos Ventos, pioneiro na região em turismo de aventura e ecológico juntamente com o tenente do Exército Brasileiro, Adão Donato Masera, falecido, já conquistou a auto-sustentabilidade do seu empreendimento, o Pedra dos Ventos Resort, um hotel-fazenda situado no distrito de Juatama. Além do voo livre e das trilhas o parque particular começa a receber outro segmento, os observadores de pássaros.

Na avaliação de Almeida, quem se dedica a essas atividades de exploração turística precisa se profissionalizar, como fazem os europeus. Todos os anos, nas duas últimas décadas, nos meses de outubro e novembro, eles trazem pilotos de voo livre de vários países para participarem do X Ceará, uma competição aérea de cross country. Quixadá se torna uma vitrine para o planeta. Suas outras potencialidades podem ser exibidas. com planejamento e organização esse tesouro natural pode ser encontrado.

Veja a reportagem especial no Diário do Nordeste

Nas trilhas do Ceará: esporte, lazer e aventura no Interior  

Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do telefone (88) 9 9970 5161

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *