Busca

TURISMO ESPORTIVO > Quixadá pretende atrair mais visitantes promovendo esportes

09:00 · 18.10.2015 / atualizado às 08:56 · 18.10.2015 por

Quixadá
Seis anos após a realização da última edição do Sertão Esporte Aventura, um evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de despertar o interesse e incrementar o turismo em Quixadá, a cidade volta a receber um circuito com a mesma finalidade. No fim deste mês a adrenalina vai voltar a circular na capital cearense dos esportes de aventura. O ingrediente será o Quixadá Xtreme, idealizado pelo esportista José Gilmaks de Lima, conhecido como “Kido Aranha”, com provas em várias modalidades, incluindo o motocross.

Motocross em Quixadá

Segundo o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Barbosa, a ideia é estimular a prática dos esportes peculiares na cidade, aproveitando as potencialidades naturais, como o montanhismo, voo livre e montain bike. Despertar o interesse da população local por essas modalidades, como também pelo ciclismo, muay thai, capoeira e inclusive parkour e slackline, será uma forma de divulgar as potencialidades turísticas locais. “As práticas esportivas da nossa cidade são divulgadas habitualmente nas redes socais. O cenário peculiar da “Terra dos monólitos” sempre aparece nas imagens”, explica.

Apesar de não ter a mesma proporção do evento promovido pelo Sebrae, o Quixadá Xtreme será a oportunidade para a iniciativa privada se mobilizar e incluir novamente no calendário municipal anual as disputas esportivas para incrementar a economia. Um exemplo é a Associação de Voo Livre do Sertão Central (AVLSC). Indiscutivelmente a cidade é um dos melhores lugares do mundo para decolagens de asas delta e parapentes. Mas foi preciso mais de duas décadas para os pilotos da cidade se organizarem e passarem a difundir o esporte.

Se nos ares é mais fácil notar a presença dos pilotos, no solo também não está sendo diferente, acrescenta o ciclista Daniel Alves de Oliveira. Vários grupos de ciclismo já foram formados em Quixadá e a atividade é praticada cotidianamente nos últimos anos. Nos fins de semana alguns deles fazem tour pelas estadas da região e registram os passeios. “Maluqueiros da Bike”, “Sou Bicicleteiro” e “Bike Life” são alguns exemplos. Ele, participa da “Sertão Bike”. São mais de 60 ciclistas. No Quixadá Xtreme se unirão a mais 40 para uma corrida demonstrativa. Todos receberão medalhas.

Conforme a técnica da Agencia do Sebrae em Quixadá, Gabriela de Aquino, ainda não há estudos econômicos acerca do faturamento com o segmento turístico local, incluindo o esportivo. Em razão dessa necessidade, a nível estadual, na quinta-feira, 15, a instituição de assistência aos pequenos e microempresários iniciou wokshops com empresários de turismo, na área de inteligência de mercado. O planejamento está sendo focado em turismo de aventura e ecoturismo. Representantes do setor no Maciço de Baturité e no Cariri também participam.

O Ceará registrou crescimento acumulado 1,01% do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos quatro trimestres, apesar do cenário de retração de 5,32 no 2º trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. A divulgação foi feita no dia 10 passado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O setor de alojamento e alimentação, ligado ao turismo, manteve crescimento de 0,77%. “Com a alta do dólar e de outras moedas frente ao Real, o Estado pode ser mais atrativo para os turistas internacionais e até para os brasileiros”, avaliou o diretor do Ipece, Flávio Ataliba ao apresentar os resultados.

Veja a reportagem no Diário do Nordeste > Quixadá Investe nos esportes como atrativo

Números
Dados do perfil básico municipal de 2014 levantado pelo Ipece

1.624 empregos formais no setor de serviço
37ª era a posição de Quixadá no ranking estadual do IDM

Mais Informações

Quixadá Xtreme

30 e 31 de outubro – a partir das 14 hora / Lago dos Monólitos
31 de outubro – a partir das 18 horas / Praça José de Barros
Telefone: (88) 9 9972-1986

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos.

Participe do Diário Sertão Central através do WhatsApp 55 88 9 9970 5161, dos fones (88) 9 9970 5161 ou (88) 9 8865 6118 e pelo email: diariosertaocentral@gmail.com

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *