Busca

JOVEM EXPLORADOR > Escola de Pacoti recebe prêmio nacional em São Paulo

07:00 · 11.12.2015 / atualizado às 09:13 · 11.12.2015 por

Pacoti
Professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel, localizada em Pacoti, no Maciço de Baturité, recebem hoje em São Paulo, o prêmio nacional “Desafio Criativos da Escola”. Eles concorreram com outros 417 projetos educativos inscritos em todos os estados do Brasil. O concurso foi promovido pelo Instituto Aliança com sede na capital paulista, com o objetivo de reconhecer os projetos de transformação de realidades desenvolvidos por crianças, adolescentes e educadores em suas comunidades.

Jovem Explorador - Divulgação

Os educadores das equipes vencedoras ganham R$ 1.000,00 para investimento pessoal em um curso de formação ou capacitação a sua escolha, e as equipes vencedoras R$ 2.000,00 que devem obrigatoriamente ser investidos numa celebração com os demais integrantes da equipe que não puderam participar da viagem a São Paulo. A solenidade ocorrerá a partir das 9 horas no Itaú Cultural, na Av. Paulista. A informação foi passada pelo professor de História Levi Jucá, idealizador do projeto Jovem Explorador e Ecomuseu, desenvolvido na região serrana cearense.

Segundo os organizadores do concurso o desafio educacional tem caráter cultural, sem qualquer intuito de promoção comercial. O propósito é dar visibilidade e premiar iniciativas que estimulam o protagonismo dos alunos no Brasil.

É exatamente o que os professores coordenadores Levi Jucá, Maraline Rocha e mais 30 alunos fazem a praticamente um ano. Eles se organizam em expedições botânicas, zoológicas, etnográficas, dentre outras, para reconhecer o patrimônio cultural e natural da região em que habitam, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. No caminho conhecem os aspectos históricos, culturais e a fauna, como fez a Comissão Científica de Exploração que veio ao Ceará no século XIX, no governo de D. Pedro II.

Ecomuseu de Pacoti
Projeto conquista 1º lugar em concurso internacional

Ecomuseu (1)Além do resgate da exploração imperial histórica o professor Levi Jucá incluiu na bagagem dos jovens exploradores da sua escola a criação do Ecomuseu de Pacoti, o primeiro do País feito a partir de material plástico reciclado. Lá serão expostos os objetos coletados e conhecimentos produzidos durante as etapas de formação e pesquisa. O terreno que abriga o museu foi cedido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A turma da Escola Menezes Pimentel recebe o prêmio nacional já comemorando outra conquista, dessa vez internacional. O projeto Jovem Explorador conquistou também o 1º lugar no VI Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus, promovido pelo Programa Ibermuseus / IBRAM. A experiência receberá 15 mil dólares. Eles concorreram com 147 projetos provenientes de 12 países da Comunidade Ibero-Americana: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai.

Dessa vez o projeto foi inscrito através da ONG Pingo D´Água, uma associação sem fins lucrativos de educação ambiental, de iniciativa cultural parceira do município, acrescentou o educador antes de juntamente com cinco jovens exploradores receber o prêmio “Desafio Criativos da Escola”.

Mais Informações

Jovem Explorador
Escola de Ensino Médio Menezes Pimentel
Rua Duarte Holanda, 573 – Pacoti
Telefone: (85) 3325-1166

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos.

Participe do Diário Sertão Central através do WhatsApp 55 88 9970 5161, dos fones (88) 9 9970 5161 ou (88) 9 8865 6118 e pelo email: diariosertaocentral@gmail.com

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *