Busca

Dia Mundial do Rock ganha mostra de filmes temática na Vila das Artes; veja programação

12:05 · 05.07.2016 / atualizado às 12:21 · 05.07.2016 por

filmesrock

No próximo dia 13 de julho (quarta-feira) comemora-se o Dia Mundial do Rock. Para celebrar o estilo, a Mostra Cine Rock Clube traz programação temática de filmes, dos dias 11 (segunda) a 14 (quinta), na Vila das Artes. A entrada é gratuita.

Com curadoria de Nádia Sousa, o “minifestival” tem por objetivo não apenas prestar homenagem ao mês do Rock, com obras nacionais e internacionais importantes ligadas ao universo do cinema e da música, mas também traçar um panorama estético e documental do rock nas décadas de 70, 80 e 90. O cronograma reunirá 4 (quatro) filmes, seguidos de debates:

11.07 – Sympathy for the Devil / One Plus One Pink Floyd (segunda)
Direção: Jean-Luc Godard

Debatedor: Lenildo Gomes (gestor cultural, produtor, pesquisador em linguagens artísticas, sociólogo e professor. Atuou como Coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes/Secretaria de Cultura de Fortaleza entre o período de 2007 e 2012).

Sinopse: documentário sobre os britânicos The Rolling Stones, banda criada nos anos 1960 como ícone da contracultura. O diretor analisa outras bandas influentes, o papel da mídia, a sociedade tecnocrata, a liberação feminina e a força da linguagem. Ou seja, revela aspectos importantes que marcaram uma geração, utilizando o rock dos Rolling Stones como pano de fundo.

YouTube Preview Image

12.07 – Ziggy Stardust and the Spider from Mars (terça)
Direção: D.A. Pennebaker

Debatedor: Miguel Araújo ((Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará-UFC, tendo publicado trabalhos acadêmicos, artigos científicos e textos jornalísticos sobre literatura em geral. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Ceará-UECE e pesquisa a obra de David Bowie).

Sinopse: David Bowie se despede de seu inesquecível personagem Ziggy Stardust em um show histórico, captado por Pennebaker através do palco e bastidores. O impacto do trabalho de Bowie e sua performance é eternizado na cultura pop mundial.

YouTube Preview Image

13.07 – Botinada (quarta)
Direção: Gastão Moreira

Debatedor: Robério Sacramento (doutor do Programa de Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará no Núcleo de História e Memória da Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-1993. Especialista em estudo sobre Juventudes e atuante na cena punk da cidade e guitarrista da banda Dago Red).

Sinopse: Entre meados da década de 70 e meados da década de 80, surge e é marcante o movimento punk no Brasil. O documentário levou 4 anos de pesquisa, 77 entrevistas e 200 horas de filmagens. Com muita música, o longa conta com registros iconográficos, imagens raras e depoimentos de remanescentes deste movimento.

YouTube Preview Image

14.07 – It Might Get Loud – A todo volume (quinta)
Direção: Davis Guggenheim
Debatedor: Rodrigo Colares Rodrigo Colares (Músico, artista visual e produtor cultural. Graduou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Lançou dois albuns pelo selo Suburbana, Máximo Simples em 2014 e Bispo Clonazepam 2016. Integra os projetos musicais Revoada Noturna, Abraxas Venezuelano, Objetos Impossíveis, Saboteur e também a banda de pós rock brasileiro Fóssil. Estudou História da Arte na Escola São Paulo e Design Gráfico na Escola Opa!. Trabalhou como orientador cultural no Instituto Goethe e atualmente reside em Fortaleza, onde trabalha na Coordenadoria de Criação e Fomento da SECULTFOR).

Sinopse: Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (The White Stripes), guitarristas emblemáticos de três gerações diferentes, apresentam sua história, sua filosofia musical, seu estilo e sua relação com o instrumento que tornou-se a essência da música pop. Através de visitas a locais marcantes de suas carreiras, os artistas falam de sua rebelião musical e de como forjaram seus sons particulares.

YouTube Preview Image

 

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *