25º jogo das “Peruas” mantém tradição do pré-carnaval no São João do Tauape

23/02/2014 - 15:20 por

"Atletas" deixam o preconceito e o machismo de lado e se transformam nas "Perigosas Peruas". FOTO: WILSON MEDEIROS

“Atletas” deixam o preconceito e o machismo de lado e se transformam nas “Perigosas Peruas”. FOTO: WILSON MEDEIROS

Irreverência e carnaval. Dois termos praticamente indissociáveis, são as marcas registradas do tradicional jogo das “Peruas”, brincadeira pré-carnavalesca que ocorre anualmente no campo do Interacional, bairro São João do Tauape, em Fortaleza.

O evento, realizado sempre uma semana antes do carnaval, teve início em 1989 e, este ano, chega à sua 25ª edição. A brincadeira congrega não apenas moradores do bairro, mas residentes de comunidades vizinhas, como Aerolândia, Pio XII e Lagamar. O desafio confronta a equipe das “Perigosas Peruas” contra o time dos “Arranjados”, um grupo de amigos também residente na região.

Tão tradicional quanto a própria partida é o desfile das “Peruas”, onde os jogadores do time anfitrião desfilam, vestidos de mulher, pelas principais ruas do bairro. Os moradores, de carro ou a pé, acompanham a movimentação até o local da partida, tudo num clima carnavalesco e pacífico.

Mas se, fora de campo, as peruas dão uma goleada de alegria, dentro dele a história é diferente. Vitória dos “Arranjados” por 2×0;  gols de Felipe e Marinho. Assim como tem acontecido nos anos anteriores, o “incoveniente” visitante joga água no chopp dos donos da festa.

O resultado, entretanto, não importa para nenhuma das duas equipes. A partir do apito final do árbitro, o que vale mesmo é a festa, que corre num clima de muita animação e que invade a noite ao som das tradicionais marchinhas de carnaval.

Categoria: Arquivo

Enviar para o Kindle

Posts relacionados

blog comments powered by Disqus

Time de fora?

Blog sobre futebol da editoria Jogada, do Diário do Nordeste.

Autores