Morre Valdemar Caracas, fundador do Ferroviário, aos 105 anos

14/01/2013 - 12:23 por

Morreu na manhã desta segunda-feira (14) Valdemar Cabral Caracas, 105, fundador do Ferroviário. ‘Seu’ Caracas estava internado desde o último dia 20 de dezembro no Hospital São Mateus, em Fortaleza e havia sido levado à UTI  no começo da semana passada.

Valdemar Caracas fundou o Ferroviário. Foto: Daniel Roman

Caracas foi transferido da UTI para o quarto do hospital nesta manhã, segundo a neta e enfermeira Jaqueline. “Conversei com ele, ele estava consciente. Perguntei se ele queria ir para o quarto, e ele disse que sim, que queria sair dali (da UTI). Quando chegou no quarto, ele faleceu”, conta. O óbito foi registrado às 11h50.

O Twitter oficial do Ferroviário informou o falecimento. “Temos a infelicidade de informar o falecimento do nosso grande fundador e torcedor Valdemar Caracas. Família coral de luto”.

A Federação Cearense de Futrebol (FCF) também publicou em seu Twitter oficial uma nota de pesar. “Todos nós que fazemos a @FCFutebol lamentamos com profundo pesar essa perda irreparável não só do @ferroviario, mas de todo Futebol Cearense”, afirmou a entidade, através do perfil no microblog.

O corpo de Valdemar Carcas será velado na funerária Ethernus (Rua Pe. Valdevino, 1688 – Aldeota). O enterro está previsto para  terça-feira (15), com horário ainda a ser definido pela família.

Em nota, a Câmara Municipal de Fortaleza lamenta profundamente a perda de Valdemar Caracas. ”  A Câmara Municipal de Fortaleza lamenta profundamente a perda de Valdemar Caracas, que nos deixou fisicamente na manhã desta segunda-feira, 14 de janeiro de 2013. Pioneiro por excelência, ajudou a construir a história de Fortaleza e do Ceará em diversas áreas de atuação. Ao entrar par Rede de Viação Cearense aos 14 anos, organizou o time de futebol da entidade, dando vida ao Ferroviário Atlético Clube, meu time de coração, em 1933. Preocupado com a realidade da profissão, mobilizou os colegas na luta por melhorias, candidatando-se e elegendo-se vereador de Fortaleza, em 1936. Mandato do qual foi afastado pela ditadura do Estado Novo. Chegou ainda a exercer o cargo de então sub-prefeito de Parangaba, sendo um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Ceará”, vereador Walter Cavalcante (PMDB) , Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza

Categoria: Arquivo

Enviar para o Kindle

Posts relacionados

blog comments powered by Disqus

Time de fora?

Blog sobre futebol da editoria Jogada, do Diário do Nordeste.

Autores