Pogba está prestes a ser o jogador mais caro do mundo. Vale tudo isso?

20/07/2016 - 16:42 por

Pogba é considerado um dos melhores jogadores do mundo, na atualidade. Foto: AFP

Pogba é considerado um dos melhores jogadores do mundo, na atualidade. Foto: AFP

José Mourinho está próximo de conseguir a mais midiática e cara transferência do mercado de verão, na Europa, já que Paul Pogba (23) parece mais próximo do que nunca. Habitual nome de mercado, o francês deixou definitivamente de estar na mira de Barcelona e Real Madrid e parece ser mesmo Manchester o seu destino, com um retorno ao United. O jogador defendeu as cores dos “Red Devills” até 2013, quando se transferiu para o clube de Turim. A decisão de sua saída foi estabelecida pelo lendário treinador escocês, Alex Ferguson. Na época, Pogba afirmou que o técnico iria se arrepender de ter tomado essa atitude.

Os valores variam, mas a imprensa inglesa e a italiana parecem unânimes na conclusão de que o negócio está selado e que a transferência vai mesmo acontecer. A dúvida é o valor, com números que vão dos 100 aos 125 milhões de euros, soma astronômica e que se prepara para bater as de Gareth Bale e Cristiano Ronaldo, ficando o francês com o título de jogador mais caro do planeta. Indubitavelmente, Pogba é um bom volante, foi líder da seleção francesa no título mundial sub-20, em 2013, sendo considerado o melhor jogador do torneio. É técnico, passadas largas, bate bem na bola e só.

O camisa 10 da ‘Vecchia Signora’ é um dos protagonistas do time, na Serie A – Campeonato Italiano -, mas, durante a temporada 2015/16, só fez oito gols, bem abaixo do que se espera de um craque. O mesmo se autodeclara como o maior meio-campista de todos os tempos, mas convenhamos, está aquém de Falcão, Iniesta, Pirlo, Dino Sani, Rijkaard e mais uma lista intensa de nomes da posição.

Com a camisa da seleção principal francesa, o jogador não conseguiu, até o momento, ser o protagonista da equipe. Na última Copa do Mundo, os destaques franceses na competição foram Mathieu Valbuena, que atualmente está no Olympique Lyonnais – Lyon (FRA), e Karim Benzema, astro do Real Madrid (ESP). Na Eurocopa desse ano, ocorrida na França, Payet, do West Ham (ING) e Griezmann, do Atlético de Madrid (ESP), tomaram para si a responsabilidade de carregar os “Bleus” na tão sonhada conquista do europeu de seleções, que acabou não se concretizando, já que foram derrotados para Portugal, por 1 a 0, na prorrogação, em pleno Stade de France, em Saint-Dennis.

É uma síndrome do futebol mundial, essa supervalorização de alguns atletas. Jogadores com um nível técnico a desejar são contratados com valores exorbitantes. Exemplo recente disso é o jogador belga Michy Batshuayi (23), que foi reserva durante grande parte da última temporada no Olympique Marseille (FRA), e na seleção da Bélgica, amargou o banco durante toda a Euro, entretanto foi vendido ao Chelsea por 40 milhões de euros.
Voltando ao Pogba, talvez falte maturidade ao jogador, que tem muita marra, marra esta que, atualmente, se sobressai ao seu futebol.

(Por Ideídes Guedes)

Categoria: Arquivo

Enviar para o Kindle

Posts relacionados

blog comments powered by Disqus

Time de fora?

Blog sobre futebol da editoria Jogada, do Diário do Nordeste.

Autores