Certeiro: Willian pode ser o próximo homem da bola parada do Brasil

26/11/2015 - 18:29 por

Willian, na atual temporada, vem se mostrando fatal nas cobranças de falta Foto: Reuters

Willian, na atual temporada, vem se mostrando fatal nas cobranças de faltas Foto: Reuters

Hoje em dia, em meio a toda confusão que ronda o Stamford Bridge, existe uma certeza sobre bom futebol no Chelsea: é Willian. O meia brasileiro, que também está se destacando pela Seleção – até ofuscando Neymar em algumas partidas – possui um trunfo que está chamando ainda mais atenção para sua ótima fase: a bola parada.

O jogador já conta com seis gols na temporada pelos Blues. Todos por cobrança de falta, dois pela Premier League e quatro na UEFA Champions League. As vítimas foram: Dínamo de Kiev, Newcastle, Southampton, Porto e Maccabi Tel Aviv duas vezes. O clube israelense, inclusive, foi quem sofreu o último gol de Willian, em partida válida na última terça-feira (24), pela quinta rodada do torneio europeu.

A eficiência de Willian na temporada

A eficiência de Willian na temporada

Com seus quatro tentos na fase de grupos da Champions, Willian igualou a marca de outro excelente cobrador de faltas: Juninho Pernambucano. Os dois brasileiros são os únicos a marcarem quatro vezes, através de faltas, em uma temporada de UCL na história. Juninho, que na época atuava pelo Lyon, atingiu a marca na temporada 2004/2005.

Soberano no Chelsea e na Europa

De 2011 para cá, nenhum jogador do Chelsea fez mais gols de falta que Willian. Quem chega mais próximo dos seis que Willian possui em 19 tentativas é David Luiz, que marcou três vezes em 49 cobranças, e atualmente defende o Paris Saint Germain. No terceiro posto aparece Frank Lampard, ídolo dos Blues, que marcou somente duas vezes após tentar 46 vezes. Dos jogadores que ainda estão no clube inglês, Oscar é o único que aparece no top5. O brasileiro conta com os mesmos dois gols de Lampard, porém em menos chances, apenas 17 cobranças.

Na temporada de 2015/2016, o meia brasuca também domina a Europa no quesito cobranças de faltas. Willian supera nomes como Pjanic (Roma), Dani Parejo (Valencia), Eriksen (Tottenham) e Beñat (Athletic Bilbao). O bósnio, jogador giallorossi, possui quatro gols na temporada e persegue de perto o atleta do Chelsea.

Seis gols na temporada, todos através de cobranças de falta. São os números de Willian com a camisa do Chelsea

Seis gols na temporada, todos através de cobranças de falta. São os números de Willian com a camisa do Chelsea em 2015/2016

Após dispor de uma excelente variação de cobradores, que ia de Roberto Carlos até Ronaldinho Gaúcho, passando por Rivaldo, Juninho Pernambucano, Alex e outros, atualmente a Seleção Brasileira não é mais bem servida como antes. Recentemente, Daniel Alves, Neymar,  deixaram seus golzinhos em algumas oportunidades, mas nada que demonstrasse uma constância.

Com essa fase impressionante, em vários aspectos, talvez Willian comece a esbanjar seu talento nas faltas também pelo Brasil. Seria uma mão na roda e tanto para Dunga, além de mais uma alternativa ofensiva que não se destaca com a amarelinha há algum tempo.

Categoria: Campeonato Inglês, Futebol Europeu

Enviar para o Kindle

Posts relacionados

blog comments powered by Disqus

Time de fora?

Blog sobre futebol da editoria Jogada, do Diário do Nordeste.

Autores