Diário Vale do Jaguaribe

Busca


MPA libera R$1,37 milhão para construção do Mercado de Peixe em Jaguaruana

Publicado em 27/11/2014 - 16:15 por | Comentar

Categorias: Desenvolvimento
  • Enviar para o Kindle
Prefeita de Jaguaruana Ana Teresa e o Ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes. (Foto Reprodução MPA)

Prefeita de Jaguaruana Ana Teresa e o Ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes. (Foto Reprodução MPA)

Atendendo a uma antiga reivindicação do município Jaguaruana, cidade cearense distante 189 km da Capital, e com grande potencial pesqueiro do Estado, o ministro do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Eduardo Lopes, recebeu em Brasília, a prefeita de Jaguaruana, Ana Teresa, e liberou recursos da ordem de R$ 1,37 milhão, para a construção de um Mercado de Peixe no centro da cidade.

O mercado do peixe irá potencializar ainda mais o setor de pesca e aquicultura no município e na região, além de oferecer serviços para a população, a obra deverá ser concluída em 2015.

Os recursos para a construção do Mercado de Peixe de Jaguaruana foram garantidos por emenda parlamentar, e a prefeitura contribuirá com uma parcela menor de recursos, como contrapartida à liberação do MPA.

Em parceria com a Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), ficou acordado entre a Prefeita Ana Teresa e o Técnico da Coordenação de Desenvolvimento da Pesca (CODEP), Melquíades Carneiro, a criação de uma Colônia de Pescadores no Município, com a finalidade de assegurar os direitos garantidos para a categoria.

Nesta sexta-feira 28, o secretário da SPA, Dr. Sales, estará indo pessoalmente a Jaguaruana fazer a entrega de material de pesca, momento em que conversará com Ana Teresa.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da SPA.

 

Tags: , , , ,

Ministério Público recomenda suspensão de vaquejadas em Iracema e Ererê

Publicado em 27/11/2014 - 12:15 por | Comentar

Categorias: justiça
  • Enviar para o Kindle
O documento adverte também para a adoção de uma série de medidas para prevenir maus tratos aos animais. (foto: reprodução internet)

O documento adverte também para a adoção de uma série de medidas para prevenir maus tratos aos animais. (foto: reprodução internet)

O Ministério Público do Estado do Ceará recomendou a suspensão das vaquejadas em Iracema e Ererê devido à seca. O documento foi assinado na última segunda-feira (24) pelo promotor de Justiça Geraldo Laprovítera. O pedido é destinado aos que promovem, competem ou participam de qualquer forma das vaquejadas, amadoras ou profissionais; aos órgãos do Poder Executivo dos Municípios; e às autoridades policiais.

A suspensão é imediata e deve durar até que a situação de seca no Ceará cesse e os animais possam voltar à sua condição de normalidade – o que só deverá ocorrer ao final da quadra invernosa de 2015. O MPCE entende que a seca afeta os animais (bovinos e equinos) que participam das “corridas de vaquejada” por ficarem expostos ao sol, sem acesso à água e à ração.

A recomendação diz que os órgãos do Poder Executivo de Iracema e Ererê não devem autorizar, fomentar ou promover a prática de qualquer evento de vaquejada; e que as autoridades policiais civis e militares devem empreender diligências para localizar as vaquejadas.

Fonte: Ascom MPCE

Tags: , , ,

MPCE emite recomendação contra realização do Russas Fest 2014 em área residencial

Publicado em 27/11/2014 - 11:47 por | Comentar

Categorias: justiça
  • Enviar para o Kindle
russas_fest

Na edição de 2013 o evento foi realizado na Avenida Dom Lino (foto: Ellen Freitas)

 

O Ministério Público do Estado do Ceará, por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Russas, emitiu uma recomendação administrativa dirigida à Prefeitura Municipal de Russas, bem como às Secretarias de Cultura e Meio Ambiente municipal, no sentido de que se abstenham de autorizar ou licenciar a realização da micareta Russas Fest 2014, por conta da localização do evento em área residencial e com prédios históricos, além da poluição sonora.

O evento está marcado para os dias 12, 13 e 14 de dezembro. Segundo o promotor de Justiça João Batista Sales Rocha Filho, o local do evento, a Avenida Dom Lino, no Centro, é impróprio para a ocorrência do carnaval fora de época. “A referida impropriedade consiste na excessiva poluição sonora provocada pelos equipamentos sonoros, especialmente trios elétricos, utilizados no aludido evento, passível de provocar malefícios à saúde dos moradores do entorno da avenida, bem como danos à estrutura dos imóveis ali localizados”, afirma.

Considerando os incômodos para a coletividade e a geração de poluição sonora, o Ministério Público recomenda à Prefeitura Municipal de Russas, bem como à Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Russas e à Secretaria de Meio Ambiente do Município de Russas, que não concedam o alvará possibilitando a realização da micareta; na hipótese de já concedida a autorização, que seja imediatamente anulada, transferindo-se o evento festivo para outro local em que não haja concentração de residências e de prédios públicos e históricos.

A definição do novo local para realização do Russas Fest 2014 deve ser precedida do necessário Estudo de Impacto Ambiental (ou estudo similar) e licenciamento ambiental pelo Órgão competente, no tocante aos efeitos da poluição sonora advinda dos equipamentos de som utilizados.

(Fonte: Ascom MPCE)

Tags: , , ,

Aeromodelistas têm encontro marcado em Russas

Publicado em 26/11/2014 - 8:54 por | Comentar

Categorias: Eventos
  • Enviar para o Kindle
Aeromodelismo

Este será o primeiro evento da categoria no Vale (Foto: Reprodução Google)

Os apaixonados por aeromodelismo terão encontro marcado no município de Russas no próximo dia 14 de dezembro, onde será realizado o I Encontro de Aeromodelismo do Vale, a partir das 10h no Aeroporto João de Deus.

Nesta primeira edição, estão programados vôos dos aeromodelos de grande porte, com motores a gasolina, modelos acrobáticos de alta velocidade, entre outros. Além da participação do AeroClube de Mossoró com aviões reais. São esperadas cerca de 7 mil pessoas, vindas de várias cidades do Estado e Região. Será montada uma estrutura com tentas, área de estacionamento e espaço de alimentação.

Haverá show de acrobacias com um dos melhores helimodelistas do Norte e Nordeste, Sacha Carmo.

O evento é organizado pela Associação dos Aeromodelistas do Vale do Jaguaribe.

 

Tags: , ,

[Russas] Escolas da 10ª Crede se encontram em Feira de Ciências Regional

Publicado em 19/11/2014 - 9:33 por | Comentar

Categorias: Educação
  • Enviar para o Kindle

Alunos do Matoso Filho mostram importância da língua espanhola para as relações culturais do Brasil com demais países latinoamericanos. A feira é aberta ao público durante toda a manhã de hoje (foto: Ellen Freitas)

Vinte e três escolas públicas estaduais e duas municipais dos 13 municípios que compõem a 10ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Ceará (CREDE 10), estão reunidas em um feira de ciências regional que ocorre desde ontem na Associação Atlética e Cultural de Russas (AACR).

O momento é de compartilhar projetos científicos desenvolvidos por alunos e professores com as demais escolas, bem como a escolha dos melhores trabalhos das principais áreas do conhecimento e a divulgação do projeto campeão da etapa regional, que irá disputar com outras pesquisas na etapa estadual, já no próximo mês de dezembro em Fortaleza.

Ao todo estão em exposição, ao longo da manhã de hoje, 84 trabalhos produzidos por 168 alunos das cidades de Russas, Limoeiro do Norte, Quixeré, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Morada Nova, Alto Santo, Palhano, Jaguaruana, Itaiçaba, Icapuí, Aracati e Fortim. Uma equipe de avaliadores da CREDE 10 também avaliam os trabalhos dos estudantes. O projetos são desenvolvidos nas áreas de Linguagens e Códigos e suas Tenologias, Ciências Humanas e suas Tenologias e Ciências da Natureza e suas Tenologias. Os trabalhos são avaliados por uma banca examinadora da CREDE composta pro professores e técnicos. Tanto professores quanto alunos receberam apoio técnico e recursos para realização dos trabalhos.

De acordo com a coordenadora da CREDE 10, Elizabete de Araújo, a regional de Russas é uma das que vem se destacando com a qualidade e aumento do número de projetos científicos que disputam premiação na capital. Um dos trabalhos campeões de 2013 vem da Escola de Educação Profissional do município, onde alunos criaram no programa de computador power point jogos didáticos que auxiliam o professor em sala de aula. O trabalho premiado no Estado teve destaque em uma feira internacional na Colômbia, onde os alunos e o professor tiveram a oportunidade de apresentar.

O resultado com os campeões deverá ser anunciado a partir das 15h30, também na AACR.

 

 

 

Tags: , , ,

[Jaguruana] Moradores do distrito de Giquí fazem curso de culinária

Publicado em 18/11/2014 - 16:29 por | Comentar

Categorias: Educação
  • Enviar para o Kindle

A Prefeitura de Jaguaruana, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realiza até 28 de novembro, o curso de culinária (salgados) para moradores da localidade de Giqui. O treinamento faz parte do Projeto Estação Família e terá duração de 40horas/aula.

O Projeto Estação Família é uma ação do Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Jaguaruana e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da autonomia das famílias na perspectiva da inclusão social, ampliando suas habilidades com palestras, oficinas e visitas domiciliares.

O curso na comunidade Giqui é ministrado por Neci Barroso e atende a 25 alunos. A expectativa é de que o programa qualifique 100 famílias, em diferentes comunidades.

Tags: , ,

Russas: Residência é alvejada à bala

Publicado em 14/11/2014 - 8:30 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle

Uma residência no bairro Planalto, no município de Russas, foi alvo de disparos de arma de fogo na noite desta quinta-feira, dia 13. O fato ocorreu por volta das 23h30min, na Travessa Aristóteles Nogueira. O alvo foi a residência de Francisca Jane Dos Santos Lino, 36 anos, natural de Russas. A casa foi atingida por três disparos de arma de fogo. Até o momento não há nenhuma informação sobre os supostos autores dos disparos, nem tão pouco a motivação.  O caso está sendo investigado.

Tags: , ,

Senac Vale do Jaguaribe abre vaga para Supervisor Pedagógico

Publicado em 11/11/2014 - 12:54 por | Comentar

Categorias: Empregos
  • Enviar para o Kindle

O Senac Polo vale do Jaguaribe, sediado em Limoeiro do Norte, abre oportunidade de trabalho para o cargo de Supervisor Pedagógico, dispondo de uma vaga para a função.

Com carga horária de 44 horas semanais, o supervisor realizará atividade de planejamento, acompanhamento, avaliação e execução de atividades técnico-pedagógicas em sua área de atuação.

Os candidatos deverão ter formação Superior completa em Pedagogia e/ou áreas afins com Pós-Graduação na área de Educação e ter disponibilidade para viagens.

Também deverão ter os seguintes conhecimentos técnicos: Noções de LDB e seus pareceres, decretos e resoluções sobre Educação Profissional, Estrutura Fundamento e Princípios norteadores da Educação Profissional, Planejamento, Fundamentação Teórica e Prática de Avaliação, Lei 10.097/2000 – Legislação da Aprendizagem (Jovem Aprendiz), em Didática, Currículo, Metodologia e Avaliação por Competência, Informática Office.

Experiência: Mínima de 06 meses comprovada na função.

O interessados deverão Entregar Currículo até o dia 14/11/2014.

 

OBS: Para candidatar-se acesse o site www.ce.senac.br/trabalhe-concosco ou entregue o currículo no Senac Centro.

Tags: , ,

Aluno de Limoeiro premiado em mostra internacional

Publicado em 07/11/2014 - 10:44 por | 1 Comentário

Categorias: Ciências
  • Enviar para o Kindle
O Estudante apresentará seu projeto na maior feira de ciências do mundo,  realizada em maio em Pittsburgh, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

O Estudante apresentará seu projeto na maior feira de ciências do mundo, realizada em maio em Pittsburgh, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

O Estudante Helyson Lucas Bezerra Braz, do terceiro período do curso técnico em Meio Ambiente do campus de Limoeiro do Norte, colecionou conquistas na 29ª Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), realizada entre 27 a 31 de outubro em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Ao todo, foram apresentados 370 trabalhos de 22 países.

Com o projeto “Ação Sinergética de Antiviral Natural”, Helyson foi um dos cinco agraciados com o Prêmio da Revista Inciência, onde publicará artigo em breve em reconhecimento à importância da pesquisa. Também conquistou o Prêmio Intel de Tecnologia, na categoria “Biologia Celular e Molecular, Microbiologia”, alcançando a premiação mais importante do evento: credencial para a ISEF 2015, a maior feira de ciências do mundo que será realizada em maio em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Orientado pela professora Renata Chastinet, o jovem Helyson, natural de Iracema, interior do Ceará, conta como foi a experiência de participar de tão relevante evento e somar conquistas. “Foi incrível. Agora, irei me preparar para apresentar minha pesquisa para diversas pessoas do mundo, inclusive para ganhadores do prêmio Nobel de diferentes áreas que irão participar da ISEF”, vibrou.

Helyson já havia conquistado o primeiro lugar em “Ciências Biológicas” como melhor projeto do Nordeste na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), em setembro, alcançando credencial para o Movimento Científico Norte e Nordeste (Mocinn) 2015. Também ganhou o Destaque Incentivo à Ciência e Tecnologia da Associação Brasileira de Ciência e Tecnologia.

 

Via> Assessoria de Comunicação IFCE

Tags: , , ,

Homens destroem fotossensores com tiros de 12 em Alto Santo

Publicado em 04/11/2014 - 14:59 por | 5 Comentários

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
IMG-20141104-WA0040

A ação durou cerca de 20 minutos, após os equipamentos ficarem completamente destruídos. Em seguida os dois homens fugiram do local. (Fotos Reprodução/Internet)

Um fato inusitado chamou atenção dos moradores do município de Alto Santo, cidade localizada a 260 km de Fortaleza, na noite de ontem (5). Dois homens não identificados destruíram os dois fotossensores instalados na BR-116, na comunidade de André Dias, com tiros de arma calibre 12. A localidade fica a 24 km da sede.

Segundo informações de populares o fato ocorreu por volta das 22h, quando dois homens desceram de um carro e iniciaram vários disparos de arma de fogo contra os equipamentos. Eles agiram no local por cerca de 20 minutos e depois tomaram rumo ignorado. A polícia chegou a ser acionada, mas só haviam dois militares na sede do município e nenhum se deslocou até a ocorrência. Apenas na manhã de hoje foram encontradas cápsulas da munição usada pela dupla.

 

 

 

 

IMG-20141104-WA0042

IMG-20141104-WA0041

 

Tags: , , ,

Page 1 of 15212345...102030...Last »

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

teste