Diário Vale do Jaguaribe

Busca


[Russas] Escolas da 10ª Crede se encontram em Feira de Ciências Regional

Publicado em 19/11/2014 - 9:33 por | Comentar

Categorias: Educação
  • Enviar para o Kindle

Alunos do Matoso Filho mostram importância da língua espanhola para as relações culturais do Brasil com demais países latinoamericanos. A feira é aberta ao público durante toda a manhã de hoje (foto: Ellen Freitas)

Vinte e três escolas públicas estaduais e duas municipais dos 13 municípios que compõem a 10ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Ceará (CREDE 10), estão reunidas em um feira de ciências regional que ocorre desde ontem na Associação Atlética e Cultural de Russas (AACR).

O momento é de compartilhar projetos científicos desenvolvidos por alunos e professores com as demais escolas, bem como a escolha dos melhores trabalhos das principais áreas do conhecimento e a divulgação do projeto campeão da etapa regional, que irá disputar com outras pesquisas na etapa estadual, já no próximo mês de dezembro em Fortaleza.

Ao todo estão em exposição, ao longo da manhã de hoje, 84 trabalhos produzidos por 168 alunos das cidades de Russas, Limoeiro do Norte, Quixeré, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Morada Nova, Alto Santo, Palhano, Jaguaruana, Itaiçaba, Icapuí, Aracati e Fortim. Uma equipe de avaliadores da CREDE 10 também avaliam os trabalhos dos estudantes. O projetos são desenvolvidos nas áreas de Linguagens e Códigos e suas Tenologias, Ciências Humanas e suas Tenologias e Ciências da Natureza e suas Tenologias. Os trabalhos são avaliados por uma banca examinadora da CREDE composta pro professores e técnicos. Tanto professores quanto alunos receberam apoio técnico e recursos para realização dos trabalhos.

De acordo com a coordenadora da CREDE 10, Elizabete de Araújo, a regional de Russas é uma das que vem se destacando com a qualidade e aumento do número de projetos científicos que disputam premiação na capital. Um dos trabalhos campeões de 2013 vem da Escola de Educação Profissional do município, onde alunos criaram no programa de computador power point jogos didáticos que auxiliam o professor em sala de aula. O trabalho premiado no Estado teve destaque em uma feira internacional na Colômbia, onde os alunos e o professor tiveram a oportunidade de apresentar.

O resultado com os campeões deverá ser anunciado a partir das 15h30, também na AACR.

 

 

 

Tags: , , ,

[Jaguruana] Moradores do distrito de Giquí fazem curso de culinária

Publicado em 18/11/2014 - 16:29 por | Comentar

Categorias: Educação
  • Enviar para o Kindle

A Prefeitura de Jaguaruana, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realiza até 28 de novembro, o curso de culinária (salgados) para moradores da localidade de Giqui. O treinamento faz parte do Projeto Estação Família e terá duração de 40horas/aula.

O Projeto Estação Família é uma ação do Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Jaguaruana e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da autonomia das famílias na perspectiva da inclusão social, ampliando suas habilidades com palestras, oficinas e visitas domiciliares.

O curso na comunidade Giqui é ministrado por Neci Barroso e atende a 25 alunos. A expectativa é de que o programa qualifique 100 famílias, em diferentes comunidades.

Tags: , ,

Russas: Residência é alvejada à bala

Publicado em 14/11/2014 - 8:30 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle

Uma residência no bairro Planalto, no município de Russas, foi alvo de disparos de arma de fogo na noite desta quinta-feira, dia 13. O fato ocorreu por volta das 23h30min, na Travessa Aristóteles Nogueira. O alvo foi a residência de Francisca Jane Dos Santos Lino, 36 anos, natural de Russas. A casa foi atingida por três disparos de arma de fogo. Até o momento não há nenhuma informação sobre os supostos autores dos disparos, nem tão pouco a motivação.  O caso está sendo investigado.

Tags: , ,

Senac Vale do Jaguaribe abre vaga para Supervisor Pedagógico

Publicado em 11/11/2014 - 12:54 por | Comentar

Categorias: Empregos
  • Enviar para o Kindle

O Senac Polo vale do Jaguaribe, sediado em Limoeiro do Norte, abre oportunidade de trabalho para o cargo de Supervisor Pedagógico, dispondo de uma vaga para a função.

Com carga horária de 44 horas semanais, o supervisor realizará atividade de planejamento, acompanhamento, avaliação e execução de atividades técnico-pedagógicas em sua área de atuação.

Os candidatos deverão ter formação Superior completa em Pedagogia e/ou áreas afins com Pós-Graduação na área de Educação e ter disponibilidade para viagens.

Também deverão ter os seguintes conhecimentos técnicos: Noções de LDB e seus pareceres, decretos e resoluções sobre Educação Profissional, Estrutura Fundamento e Princípios norteadores da Educação Profissional, Planejamento, Fundamentação Teórica e Prática de Avaliação, Lei 10.097/2000 – Legislação da Aprendizagem (Jovem Aprendiz), em Didática, Currículo, Metodologia e Avaliação por Competência, Informática Office.

Experiência: Mínima de 06 meses comprovada na função.

O interessados deverão Entregar Currículo até o dia 14/11/2014.

 

OBS: Para candidatar-se acesse o site www.ce.senac.br/trabalhe-concosco ou entregue o currículo no Senac Centro.

Tags: , ,

Aluno de Limoeiro premiado em mostra internacional

Publicado em 07/11/2014 - 10:44 por | 1 Comentário

Categorias: Ciências
  • Enviar para o Kindle
O Estudante apresentará seu projeto na maior feira de ciências do mundo,  realizada em maio em Pittsburgh, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

O Estudante apresentará seu projeto na maior feira de ciências do mundo, realizada em maio em Pittsburgh, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

O Estudante Helyson Lucas Bezerra Braz, do terceiro período do curso técnico em Meio Ambiente do campus de Limoeiro do Norte, colecionou conquistas na 29ª Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), realizada entre 27 a 31 de outubro em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Ao todo, foram apresentados 370 trabalhos de 22 países.

Com o projeto “Ação Sinergética de Antiviral Natural”, Helyson foi um dos cinco agraciados com o Prêmio da Revista Inciência, onde publicará artigo em breve em reconhecimento à importância da pesquisa. Também conquistou o Prêmio Intel de Tecnologia, na categoria “Biologia Celular e Molecular, Microbiologia”, alcançando a premiação mais importante do evento: credencial para a ISEF 2015, a maior feira de ciências do mundo que será realizada em maio em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Orientado pela professora Renata Chastinet, o jovem Helyson, natural de Iracema, interior do Ceará, conta como foi a experiência de participar de tão relevante evento e somar conquistas. “Foi incrível. Agora, irei me preparar para apresentar minha pesquisa para diversas pessoas do mundo, inclusive para ganhadores do prêmio Nobel de diferentes áreas que irão participar da ISEF”, vibrou.

Helyson já havia conquistado o primeiro lugar em “Ciências Biológicas” como melhor projeto do Nordeste na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), em setembro, alcançando credencial para o Movimento Científico Norte e Nordeste (Mocinn) 2015. Também ganhou o Destaque Incentivo à Ciência e Tecnologia da Associação Brasileira de Ciência e Tecnologia.

 

Via> Assessoria de Comunicação IFCE

Tags: , , ,

Homens destroem fotossensores com tiros de 12 em Alto Santo

Publicado em 04/11/2014 - 14:59 por | 5 Comentários

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
IMG-20141104-WA0040

A ação durou cerca de 20 minutos, após os equipamentos ficarem completamente destruídos. Em seguida os dois homens fugiram do local. (Fotos Reprodução/Internet)

Um fato inusitado chamou atenção dos moradores do município de Alto Santo, cidade localizada a 260 km de Fortaleza, na noite de ontem (5). Dois homens não identificados destruíram os dois fotossensores instalados na BR-116, na comunidade de André Dias, com tiros de arma calibre 12. A localidade fica a 24 km da sede.

Segundo informações de populares o fato ocorreu por volta das 22h, quando dois homens desceram de um carro e iniciaram vários disparos de arma de fogo contra os equipamentos. Eles agiram no local por cerca de 20 minutos e depois tomaram rumo ignorado. A polícia chegou a ser acionada, mas só haviam dois militares na sede do município e nenhum se deslocou até a ocorrência. Apenas na manhã de hoje foram encontradas cápsulas da munição usada pela dupla.

 

 

 

 

IMG-20141104-WA0042

IMG-20141104-WA0041

 

Tags: , , ,

Acidente na Estrada da Fruta deixa três feridos

Publicado em 04/11/2014 - 8:18 por | Comentar

Categorias: Acidente
  • Enviar para o Kindle
O carro Gol onde estavam as três vítimas ficou parcialmente destruído. (Foto: Reprodução internet)

O carro Gol onde estavam as três vítimas ficou parcialmente destruído. (Foto: Reprodução internet)

Um grave acidente deixou três vítimas na noite de ontem na CE 356, conhecida como Estrada da Fruta, em Russas. Pelo menos uma delas, ainda não identificada, seguiu para Fortaleza em estado grave.

O Acidente envolveu o caminhoneiro Paulo Claudino da Silva, residente em Belo Jardim-PE, que conduzia uma carreta Scania 330, de cor branca e placa CQH 4775, quando veio a colidir com um veículo Gol, de cor branca e placa HVE 8081, dirigido por Francisco Carlos Nogueira da Silva, residente no Bom Sucesso, Russas-CE, que teve apenas lesões leves pelo corpo. Nogueira trazia como passageira Marta Rodrigues de Lima Correia, que também saiu lesionada com ferimentos leves e uma segunda passageira, a qual não foi possível colher maiores dados, uma vez que não possuía documentos e por estar em quadro gravíssimo teve priorizado seu atendimento, sendo socorrida ao hospital local e transferida para Fortaleza.

Tags: , , ,

Ex-prefeito de Iracema é condenado a pagar multa de R$ 30 mil por improbidade administrativa

Publicado em 31/10/2014 - 8:30 por | Comentar

Categorias: justiça
  • Enviar para o Kindle
Fórum da Comarca de Iracema (Foto: Divulgação)

Fórum da Comarca de Iracema (Foto: Divulgação)

O ex-prefeito do Município de Iracema, Otacílio Beserra Meneses, foi condenado a pagar multa de R$ 30 mil por atos de improbidade administrativa. Além disso, teve os direitos políticos suspensos por quatro anos.

A decisão, proferida na última quarta-feira (29/10), é do juiz Francisco Marcello Alves Nobre, integrante do Grupo de Auxílio do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para agilizar o julgamento de ações de improbidade e de crimes contra a administração pública.

Segundo os autos (nº 2081-60.2012.8.06.0081/0), nos exercícios financeiros de 2010 até abril de 2011, o ex-gestor teria admitido, sem realização de concurso público, vários parentes de servidores de carreira para trabalharem no lugar destes, os quais tinham se afastado por motivos diversos. Alguns dos contratados trabalhavam como se fossem os próprios servidores e passavam a receber os salários em nome dos concursados. Por isso, o Ministério Público do Ceará (MP/CE) interpôs ação civil pública contra o ex-prefeito.

Na contestação o ex-prefeito alegou não haver indício de que essas trocas irregulares fossem do conhecimento dele, o que não caracteriza improbidade administrativa.

Ao julgar o caso, o magistrado entendeu que as substituições eram de conhecimento do ex-gestor e feriram o princípio da legalidade.

 

Via Ascom TJCE

Tags: , ,

Detentos do Presídio de Jaguaruana farão curso do SENAC

Publicado em 31/10/2014 - 8:18 por | Comentar

Categorias: Educação
  • Enviar para o Kindle

A Prefeitura de Jaguaruana, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho, em parceria com o Conselho da Comunidade, Poder Judiciário, Promotoria de Justiça, e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), realiza até dia 8 de janeiro, curso de Serigrafia para detentos do Presídio local.

Com aulas de segunda à sexta, das 7 às 11h, com aulas práticas e teóricas, o curso atende 25 detentos, que receberão certificados ao final das aulas.  Jaguaruana é o primeiro município do interior do Estado do Ceará a disponibilizar um curso do SENAC para detentos.

 

Via Ascom Jaguaruana

 

Tags: , , ,

Sem filas votação é rápida no interior

Publicado em 26/10/2014 - 18:11 por | Comentar

Categorias: Eleições 2014
  • Enviar para o Kindle
No colégio Raimundo Pelópidas, o movimento foi abaixo do esperando durante todo o dia. (Foto: Ellen Freitas)

No colégio Raimundo Pelópidas, o movimento foi abaixo do esperando durante todo o dia. (Foto: Ellen Freitas)

Faltaram eleitores em grande parte dos locais de votação em algumas cidades do Vale do Jaguaribe. Em Russas o baixo movimento começou a ser identificado por volta das 9h30, uma hora e meia depois de iniciado o pleito. “Teve fila, mas foi só no começo e teve pouca. Agora você chega a qualquer hora e as seções estão quase sem ninguém”, disse a dona de casa Tereza Oliveira, que por duas vezes esteve no colégio Raimundo Pelópidas, em Russas, e identificou a pouca movimentação. No Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio, o baixo movimento também foi identificado pelos eleitores.

Em Limoeiro do Norte o baixo movimento também foi identificado pelo estudante José Araújo. “Eu cheguei umas 10h pra votar e não peguei fila. Foi tranquilo, não fiquei sabendo de tumulto”, disse ele próximo a escola Lauro Rebouças.

Tags: ,

Page 1 of 15112345...102030...Last »

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

teste