Diário Vale do Jaguaribe

Busca


Açude Figueiredo sustenta abastecimento no Médio Jaguaribe

Publicado em 29/09/2014 - 12:59 por | Comentar

Categorias: 'assim não dá', chuvas
  • Enviar para o Kindle
O Figueiredo, inaugurado ano passado, é quem ainda mantém o abastecimento em alguns municípios do médio Jaguaribe. Foto: Ellen Freitas

O Figueiredo, inaugurado ano passado, é quem mantém o abastecimento em alguns municípios do médio Jaguaribe. Foto: Ellen Freitas

Inaugurado em junho do ano passado, a barragem do açude Figueiredo tem sido a principal fonte hídrica para os moradores do médio Jaguaribe, principalmente para os municípios de Alto Santo e Potiretama. Hoje o reservatório está com 3,28% da sua capacidade, desde que recebeu as primeiras chuvas.

Na 14ª reunião  extraordinário do Comitê da Seca, ficou decidido que  o açude iria liberar água para o abastecimento de Potiretama, que sofre sem água desde dezembro de 2013. Uma adutora emergencial começou a ser implantada em no início deste mês de setembro para levar água do reservatório até a estação de tratamento de água e Potiretama. Todos os municípios da região decretaram situação de emergência em decorrência da seca.

Tags: , , , , ,

Pereiro comemora São Cosme e Damião

Publicado em 27/09/2014 - 8:08 por | Comentar

Categorias: Religião
  • Enviar para o Kindle
Igreja Matriz tem construção datada de 1798. As festividades pelos santos padroeiros mobilizam fiéis do Ceará e do Rio Grande do Norte FOTO: ELLEN FREITAS

Igreja Matriz tem construção datada de 1798. As festividades pelos santos padroeiros mobilizam fiéis do Ceará e do Rio Grande do Norte
FOTO: ELLEN FREITAS

Pereiro. Fiéis deste município participam hoje de procissão em devoção aos padroeiros do município Cosme e Damião, os irmãos médicos. O momento encerra a programação das festividades que completa 216 anos no município. Será realizada uma missa às 10h na Igreja Matriz e às 16h a romaria segue pelas principais ruas da cidade.

Pereiro está localizado em um dos extremos da região Jaguaribana, na Serra do Pereiro, estando na divisa dos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte. O povoamento da cidade data do século XVIII, onde na região instalaram-se algumas famílias fugiam da grande seca de 1777. Uma delas foi a família do fazendeiro Manuel Pereira, que saiu de São Bernardo de Russas, atualmente Russas, para viver na região.

A construção da Matriz data de 1798, tendo como padroeiros os santos e irmãos Comes e Damião. As festividades completam este ano 216 anos de existência e mobiliza fiéis das cidades de Mossoró, São Miguel, Pau dos Ferros, todas do Rio Grande do Norte, bem como devotos da região do Médio e Baixo Jaguaribe, no Ceará.

Acredita-se que a santidade dos irmãos gêmeos tenha se dado pelo fato de ambos terem exercido a Medicina sem cobrar nada. Para eles é pedido boa saúde, principalmente por mães, que fazem promessas pela saúde dos filhos. Eis aqui também a popularidade de irmãos terem o nome dos santos, geralmente devido à graças alcançadas pelas mães. “Há muitos anos eu participo da romaria, sempre de branco e de pés descalços”, contou a aposentada Maria das Graças, 62 anos, que mora em São Miguel, cidade potiguar vizinha a Pereiro.

Promessa

Segundo ela, o ritual em todas as épocas de festividades acontece por ter alcançado uma graça, onde ela pediu pela saúde da filha, hoje com 30 anos. “Ela esteve muito doente de uma febre quando era pequena e eu fiz essa promessa. Uma mãe sempre busca a Deus pelo o bem e saúde dos filhos”, disse ela, certa do poder dos santos gêmeos.

O agricultor Antônio Nogueira, de 42 anos, morador do distrito de Lago Nova, localizado entre Pereiro e São Miguel, diz que a devoção aos santos está na família à três gerações.

“Começou pelo meu avô e acabou envolvendo toda a família. É tradição todos os anos a gente ir. Minha mãe já fez promessa, minha esposa também, então é uma forma da gente agradecera graça que a gente alcança”, relatou Nogueira.

Os santos têm várias capelas no Estado que fazem louvações em sua homenagem hoje.

Tags: , ,

Jaguaruana comemora Dia Internacional do Idoso neste sábado

Publicado em 26/09/2014 - 9:09 por | Comentar

Categorias: Eventos
  • Enviar para o Kindle

A Prefeitura de Jaguaruana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, comemora neste sábado (27), a partir das 7h, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Antigo JVC), o Dia Internacional do Idoso. A programação conta com aulas de hidroginástica, exercícios funcionais e a escolha do Rei e da Rainha da 3ª idade.

Durante a comemoração, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho fará a emissão da carteira do idoso, instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).

Para ter direito à carteira, é necessário ter mais de 60 anos e renda individual de até dois salários mínimos.

 

Serviço:

Dia Nacional do Idoso

Data: 27/09 (sábado)

Local: Sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Rua Cel. Raimundo Francisco -1380 Bairro Juazeiro)

Tags: , ,

Russas: Yuri Guerra e Ariosto Holanda visitam comércio em campanha

Publicado em 19/09/2014 - 9:19 por | Comentar

Categorias: política
  • Enviar para o Kindle
Na reta final de Campanha, candidatos vão as ruas em busca de votos. (Foto; divulgação)

Na reta final de Campanha, candidatos vão as ruas em busca de votos. (Foto; divulgação)

Dois dos principais candidatos da Região Jaguaribana fizeram campanha pelo centro comercial de Russas na manhã de ontem. Yuri Guerra, que pleita uma vaga na câmara estadual, fez caminhada pelo comercio acompanhado do Deputado Federal Ariosto Holanda, também candidato a reeleição, da sua mãe e empresária Mafalda Guerra e diversas lideranças do Município. Yuri conversou com comerciantes e população a respeito de demandas para o setor. Os candidatos buscam conquistar votos da população na reta final da campanha. As eleições serão realizadas no próximo dia 5 de Outubro.

“Conversando com a população percebemos que é necessário uma atuação maior do poder público na melhoria de benefícios para o comércio. Hoje são os comerciantes que sustentam os municípios com a oferta de empregos. A carga tributária sufoca o setor que acaba impedindo muitos dos pequenos negócios de se desenvolverem.”, destacou Yuri, reconhecendo os muitos avanços no setor, mas mostrando a necessidade dos políticos atuarem em defesa dos comerciantes. “Isso consequentemente beneficia a população, que acaba ganhando mais emprego e renda”, completou o candidato.

A caminhada foi acompanhada pela militância crescente, que tem acompanhado o candidato nas últimas reuniões públicas. Para Yuri essa mobilização popular é reflexo das insatisfações da população e da necessidade de uma nova política. “Nossa proposta tem sido essa desde o começo, um novo jeito de fazer política e cada vez mais as pessoas estão levantando essa bandeira junto com a gente e esperamos que todos juntos possamos fazer um Ceará muito melhor”, destacou.

Ainda ontem Yuri Guerra cumpriu agenda nas comunidades de Cipó e Peixe, zona rural de Russas. Hoje haverá nova caminhada no centro de Russas e carreata às 17 horas.

Tags: , , , ,

SINE/IDT de Russas dispõe de vagas em diversas áreas

Publicado em 15/09/2014 - 10:44 por | Comentar

Categorias: Empregos
  • Enviar para o Kindle

SINE/IDT de Russas informa que dispõe de vagas de emprego nas seguintes ocupações:

Alimentador de Linha de Produção

Auxiliar de Cozinha

Auxiliar de Padeiro

Churrasqueiro

Coordenador de Marketing

Costureiro de Roupas (Máquina de Costura Travete)

Degustadora

Gerente de Produção

Operador de Máquina de Bordar

Padeiro

Recepcionista Atendente

Repositor de Mercadorias

Técnico Mecânico

Vendedor Interno

Vendedor Pracista

Vigilante

Para verificar estas e outras oportunidades, os interessados devem se dirigir à Unidade de Atendimento do SINE/IDT, situada à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A, Centro, Russas – CE, levando RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Tags: , ,

Tabuleiro do Norte: Secretário de Governo é executado à bala

Publicado em 12/09/2014 - 9:02 por | 1 Comentário

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
neto_traj

A vítima era secretário desde o início do mandato de Marcondes Moreira. (Foto: Reprodução Google)

O atual secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Tabuleiro do Norte, João Moreira da Silva, mais conhecido como Neto Trajano, foi assassinado na noite de ontem (11), por volta das 19h40min. O crime aconteceu na Avenida Antônio Alves Maia, no centro deste município.

Segundo informações Neto saía casa da mãe, onde mora quase em frente à sua residência. Quando chegava em casa foi surpreendido por dois homens em uma moto, ambos de capacete, que efetuaram vários disparos de pistola calibres .40 e 45. Pelo menos 20 tiros acertaram Trajano que veio a óbito no local.

Neto Trajano era um dos principais articuladores para a instalação do polo metal mecânico no município, que visava organizar o setor e impulsionar a economia local.

O Prefeito Marcondes Moreira decretou, na manhã de hoje (12), luto oficial de três dias e não haverá expediente na prefeitura durante todo o dia.

Tags: , , ,

História da Velha Jaguaribara vira documentário

Publicado em 11/09/2014 - 9:33 por | Comentar

Categorias: curiosidade
  • Enviar para o Kindle
REGIONAL

Com três anos seguidos de seca, as águas baixam e revelam as ruínas da cidade FOTO: RAFAEL CRISÓSTOMO

Russas. A vida dos moradores da velha Jaguaribara, inundada há mais de 12 anos para dar lugar ao Açude Castanhão, será retratada em documentário, dirigido pelo jornalista cearense Lucas Dantas, como projeto de conclusão de especialização em documentário pela escola de cinema norte-americana New York Film Academy.

O primeiro corte, que terá 20 minutos, será lançado em dezembro deste ano. Intitulado “Jaguaribara: a lenda submersa”, o roteiro do documentário pretende mostrar as consequências da retirada dos moradores da antiga cidade para uma nova, totalmente planejada e as mudanças no modo de vida, fazendo um paralelo do presente com as lembranças do passado.

A familiaridade do jornalista com o tema se dá pelo fato de que seus pais possuem raízes na antiga cidade de Jaguaribara. “Resolvi fazer uma história que eu me interesso desde muito tempo. Desde que nasci já se falava que ia ser construído o Castanhão e eu acompanhei também essa mudança, um pouco de longe porque na época eu morava em Fortaleza. Então eu achei que esse fosse um bom momento para chegar e contar a história dessa mudança, da nova e a velha cidade”, explica.

O documentário começou a ser produzido em maio, com pesquisas, entrevistas e a busca de personagens. As gravações iniciaram em agosto e irá até o final e setembro. Após esses dois meses entra na fase de pós-produção, que deverá ir até dezembro quando o primeiro corte de 20 minutos será lançado.

Para financiar o projeto Lucas conta que a Academia entrou com o suporte técnico, custeando o aluguel de todos os equipamento. O restante. Diz que foi por conta própria. “Nossa proposta foi fazer uma produção a baixo custo. Essa vai custar em torno de R$ 3 mil. É muito barato se for comparada com outras produções. Devo isso graças às inúmeras parcerias que se empolgaram com o projeto e estão apoiando de alguma forma”, acrescentou.

Entre os colaboradores que estão trabalhando diretamente no processo de produção está a professora de Lucas e editora de fotografia Eliana Álvares, e Victor Rasga, que trabalha na parte de som. As gravações contam com diversos cenários, desde a moradias e modos de vida atuais de alguns dos personagens, até uma expedição às ruínas da antiga cidade, possível em decorrência dos três anos de seca que assola o Estado.

As imagens subaquáticas contou com o apoio de um mergulhador. Sobre o que será mostrado, o jornalista adianta que haverá personagens que se deram bem na vida após a mudança de cidade, mas também haverá aqueles que ainda lembram com nostalgia como era a vida de antes e sentem falta.

“Independentemente de como estejam esses personagens hoje, se bem ou não tão bem, todos se emocionaram quando mostramos fotos e vídeos da antiga cidade. É um sentimento que não vai acabar”, ressalta.

Entre os personagens, Lucas destaca “As três coroas”. É assim que são assim conhecida as irmãs Francisca, Divalcir e Rocilda, que possuem idade na casa dos 70 anos e nunca se casaram.

Ele conta que, na mudança, elas optaram por viverem afastadas do Centro da nova cidade e hoje levam uma vida um pouco parecida como a que viviam na velha cidade.

“Uma delas cuida da casa e as outras duas cuidam dos animais, cultivam, nada para vender mas para a própria subsistência. Elas mantém uma vida muito parecida como a de antes. Uma das diferenças e também dificuldades que elas contam é que antes era mais fácil, o rio passava perto da casa delas. Hoje elas andam cerca de 12km para dar água ao gado”, conta.

Além delas, o jornalista diz que terão outros personagens, que se deram bem na vida, que se acostumaram e cresceram.

“O povo de Jaguaribara tem isso de contar histórias muito fortes, por terem vivido todas essas transformações. Cada um tem a sua história sobre aquela época. Então isso faz com que esse projeto se torne muito interessante”, diz o pesquisador.

Lucas também faz uma análise do momento que vive a cidade, principalmente relacionado ao reaparecimento da antiga cidade. “O Castanhão veio com a promessa de água, riqueza e prosperidade e, após 13 anos, quando as pessoas começam a curar as feridas, vem a seca e a cidade reaparece. Então isso, simbolicamente, é muito forte. A nostalgia bate ainda mais forte. É como se as pessoas estivessem perdendo a cidade pela segunda vez”, conclui.

Após o lançamento, o projeto concorrerá a editais. A ideia do jornalista é conseguir patrocínios para transformar a história de Jaguaribara em um filme de longa-metragem.

Tags: , , ,

Tabuleiro do Norte: cortejo tem 400 caminhões

Publicado em 08/09/2014 - 9:17 por | Comentar

Categorias: Meio Ambiente
  • Enviar para o Kindle
Em carreata, caminhões levam faixa em homenagem à familiares. (Foto: Carlos Leal)

Em carreata, caminhões levam faixa em homenagem à familiares. (Foto: Carlos Leal)

Tabuleiro do Norte. Foi com festa que os caminhoneiros do município de Tabuleiro do Norte e do Vale do Jaguaribe encerraram ontem a 22ª edição do festival voltado para a categoria. Cerca de três mil pessoas por dia participaram de toda a programação, que contou com feira de negócios, gincana, churrasco e muito forró. Uma grande carreata, envolvendo cerca de 400 caminhões, tomou as ruas de Tabuleiro no principal evento de encerramento. Famílias inteiras ocupavam animadas a boleia dos caminhões.

A profissão é motivo de orgulho. Tinha caminhoneiros como Gilson Mathias, de Russas, na atividade há cinco anos. “Só sabe o que significa essa profissão quem esta nela. Gosto muito do que eu faço e tenho orgulho de estar participando desse momento”, diz. Após o desfile 7 de Setembro, realizado também pela manhã, a carreata seguiu pelas principais ruas da cidade. Muitos carros exibiam faixas e cartazes em recordação a familiares de caminhoneiros já falecidos.

O festival dos caminhoneiros é realizado pela associação da categoria, a Associação dos Caminhoneiros de Tabuleiro do Norte (Acatan). Para o Presidente, Rubismar Xavier, a festa tem superado todas as expectativas. “Por mais um ano contamos com a grande participação dos caminhoneiros, das famílias desses colegas, de pessoas de outras cidades, é o que tem deixado nossa festa grandiosa”.

Itaiçaba realiza Festa da Pescaria

Publicado em 05/09/2014 - 13:48 por | Comentar

Categorias: Eventos
  • Enviar para o Kindle

O Governo Municipal de Itaiçaba realizará o II Concurso de Artesanato e de Gastronomia da Festa da Pescaria de Itaiçaba, que acontecerá nos dias 6 e 7 de setembro. O evento tem início às 7 horas da manhã, com o desfile de 7 de Setembro. Já às 14 horas haverá a abertura da pescaria. A programação segue às 20 horas com o Festival Gastronômico e de Artesanato, com comidas feitas a partir do peixe e artesanato principalmente em palha de carnaúba. Em seguida haverá a escolha da Garota das Águas e apresentação de bandas. No domingo, (7) a partir das 11 horas haverá o Festival da Pescaria, seguido da premiação e de shows musicais.

Para o prefeito José Orlando, o evento é uma maneira de manter viva a tradição e incrementar a cultura local, através de receitas feitas com peixe. “Temos um potencial pesqueiro que merece ser valorizado. Convido a todos a participarem dessa festa, que une gastronomia, artesanato e a pesca”, salientou.

Inscrições para o Concurso Gastronômico e de Artesanato.

Poderão se inscrever maiores de 16 anos, residentes em Itaiçaba há pelo menos dois anos. Serão premiados os três primeiros classificados. O 1º lugar ganhará R$200,00 + troféu; o 2º lugar R$150,00 +troféu e o 3º lugar R$ 100,00 + troféu. Mais informações na Secretaria de Assistência Social.

Tags: , ,

Limoeiro do Norte: Polícia frusta tentativa de assalto à Funerária

Publicado em 02/09/2014 - 11:35 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
A polícia agiu rápido e conseguiu evitar que os bandidos fugissem. (Foto: Limoeiro Plantão Policial)

A polícia agiu rápido e conseguiu evitar que os bandidos fugissem. (Foto: Limoeiro Plantão Policial)

A polícia militar frustrou uma tentativa de assalto à Funerária Anjo da Guarda, em Limoeiro do Norte, na tarde de ontem. O fato ocorreu por volta das 13h40, quando a polícia recebeu informações do roubo ainda em andamento. De imediato a polícia militar e civil cercaram o local, que fica na Rua Coronel Serafim Chaves, Nº356, no centro.

Os policiais conseguiram capturar os indivíduos quando os mesmo tentavam fugir pelo telhado. Foram eles: Henrique Alisson Ferreira da Silva, 25 anos, e Carlos Marcos de Matos, vulgo “Gago”, 22 anos, ambos naturais de Limoeiro do Norte. Os dois possuíam antecedentes criminais nos Arts. 157 (Roubo), 180 (Receptação) e 16 (Estatuto do desarmamento).

Com eles foi apreendido um revólver Rossi, calibre 38 mm, com capacidade para 05 munições, contendo 05 cartuchos intactos e com numeração raspada; um aparelho celular; um carregador de celular; R$ 2.501,00 em espécie; dois capacetes; uma motocicleta HONDA/NXR 150 BROS ES, fabricação/modelo 2009/2009, cor VERMELHA, registrada em nome de Raimundo Humberlivaldo Oliveira Azevedo (veículo com queixa de roubo);

Os meliantes foram presos e conduzidos à DPC local para serem adotadas as medidas cabíveis.

Tags: , , , ,

Page 1 of 14812345...102030...Last »

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999