Diário Vale do Jaguaribe

Busca


Alto Santo: Agência do Bradesco é explodida pela segunda vez em sete meses

Publicado em 28/08/2014 - 8:37 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
Em sete meses, o bando é destruído pela segunda vez. (Foto: Alto Santo É Notícia)

Em sete meses, o bando é destruído pela segunda vez. (Foto: Alto Santo É Notícia)

Por volta das 00h45min da madrugada desta quinta-feira, 28, um bando fortemente armado invadiu a cidade de Alto santo e explodiu a agência do Banco Bradesco. Segundo informações o bando se dividiu em partes iguais, enquanto alguns metralhavam o destacamento policial a  outra equipe estourava os 02 caixas eletrônicos da agência.

Informações extra oficiais dão conta de que os elementos conseguiram levar o dinheiro de apenas 01 caixa eletrônico.

Na fuga o grupo chegou a abandonar e incendiar um carro, ainda sem identificação, na altura do km 06 da CE 138, próximo ao aterro sanitário.

Há exato 07 meses, as agências do Banco do Brasil e Bradesco de Alto Santo, foram alvos de assaltantes, que levaram todo dinheiro dos caixas eletrônicos

Russas: Morre professora internada após acidente

Publicado em 28/08/2014 - 8:20 por | Comentar

Categorias: Acidente
  • Enviar para o Kindle
A professora estava internada desde o último dia 02 de julho. (Foto: Reprodução Facebook)

A professora estava internada desde o último dia 02 de julho. (Foto: Reprodução Facebook)

Morreu ontem na capital cearense a professora Sandra Alcântara Oliveira, 40 anos. Ela estava internada após sofrer um acidente no último dia 02 de Julho, juntamente com seu esposo. O caso aconteceu ao lado do posto de combustível Estrela do Vale, na BR 116, em Russas.

Na ocasião, um caminhão de cor azul, de placas OCN 0761 de Tabuleiro do Norte, estava dando uma ré para pegar a BR, quando por uma fatalidade atropelou o casal em uma motocicleta que estava passando por trás do veículo. A  moto de placa NVC 1391 de Russas, estava sendo  pilotada por Francisco Lindebergue Almeida de Sousa de 34 anos que tinha como garupeira sua esposa, Sandra Alcântara de Oliveira da Silva.

Lindebergue foi conduzido à emergência do hospital de Russas, mas o seu estado de saúde não era grave, já Sanda havia sido encaminhada para Fortaleza. A professora lecionava no colégio Caic e por conta de sua morte não haverá aulas hoje, quinta-feira, na escola.

Tags: , ,

Unidade SESI-SENAI de Aracati formará profissionais para manutenção de aeronaves

Publicado em 28/08/2014 - 8:09 por | Comentar

Categorias: Educação
  • Enviar para o Kindle

O município de Aracati vai receber, nesta sexta-feira (29/08), às 9h, o Centro Integrado SESI-SENAI, que vai fornecer de forma conjugada educação básica e formação profissional na área de aviônica, formando profissionais para manutenção de aeronaves. O evento faz parte de uma série de inaugurações de novos equipamentos criados pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema FIEC), dentro da sua missão de potencializar a competitividade da indústria, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) e do Serviço Social da Indústria (SESI-CE).

 Aracati receberá uma base da empresa de aviação TAM para reparos e manutenção de aviões executivos de pequeno e médio portes. Em sintonia com essa demanda de mercado, o SESI/CE e o SENAI/CE escolheram o município para a criação de um centro integrado, que vai atuar na formação básica e profissional de jovens técnicos para manutenção de aeronaves.

Conforme o superintendente do SESI, Francisco das Chagas Magalhães, a atuação das duas entidades será conjunta por meio do programa Educação Básica Articulada com Educação Profissional (EBEP), o qual permite aos estudantes do ensino médio complementar os estudos com um curso técnico. O currículo da educação articulada do SESI/SENAI combina elementos do universo do trabalho às disciplinas da educação formal. Na escola de aviônica, no primeiro ano, a grade curricular contempla formações em montagem mecânica, eletroeletrônica e rede de computadores. A partir do segundo ano, entram duas formações específicas em Aviônica e Células e Células e Motores.

Serão contemplados inicialmente 40 alunos, em duas turmas de 20, que serão selecionados entre 500 alunos que cursam o 9º ano na rede pública da região. “Iniciaremos as aulas em fevereiro de 2015 com os 40 melhores alunos da rede pública. Eles receberão conhecimentos consistentes em matemática, física e áreas afins pelo SESI e terão formação técnica no outro turno pelo SENAI. O mais importante é que a TAM já sinalizou a contratação de 30 estagiários”. O curso tem duração de três anos, sendo um destinado ao estágio. Para Magalhães, a iniciativa contribuirá para mudar o perfil profissional dos jovens do município.

Tags: , , ,

Russas: Homem é assassinado em frente a escola

Publicado em 26/08/2014 - 9:23 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle

Além dos tiros a vítima foi golpeada com um objeto cortante, possivelmente um facão. (Foto: Eirvando Lima)

Além dos tiros a vítima foi golpeada com um objeto cortante, possivelmente um facão. (Foto: Eirvando Lima)

Um homem foi assassinado na noite desta segunda feira, 25, por volta das 19h20, na Travessa Joel Correia de Lima (em frente ao colégio Novo Mundo), no bairro de Fátima. JOÃO PAULO DE OLIVEIRA SILVA, 32 anos,  residente na Travessa Joaquim Félix, também no Bairro de Fátima foi vítima de homicídio à bala.

De acordo com informações da polícia, a vítima estacionou sua motocicleta Honda CG 150 KS de placa HYC-7388, e quando caminhava em frente ao Colégio Novo Mundo, foi surpreendida por vários indivíduos (não se sabe quantos) que efetuaram vários disparos de arma de fogo cal. .40, atingindo a vitima com 10 disparos entre entrada e saída, além de desferirem onze golpes com objeto perfuro cortante, atingindo cinco na cabeça, três no braço esquerdo, um no braço direito e dois no pé esquerdo, tendo a vitima morte imediata.

 Ainda segundo informações colhidas no local, foram visto um veiculo Saveiro de cor branca (modelo antigo) e uma motocicleta com dois ocupantes saindo próximo ao local do crime em alta velocidade. A polícia militar atendeu a ocorrência e deram início as  diligências no sentido de identificar e prender os autores do crime.

Tags: , ,

Pesca esportiva ganha novos adeptos no Ceará

Publicado em 25/08/2014 - 9:21 por | Comentar

Categorias: esporte, Meio Ambiente
  • Enviar para o Kindle

Russas. O rio Pirangi, no município de Fortim, recebeu no último sábado a 5ª etapa do Circuito Cearense de Pesca Esportiva, promovido pela Associação de Pesca Esportiva do Estado do Ceará (Apeece). Nos últimos dois anos, o ingresso de novos participantes da categoria pesque e solte em rios e açudes do Estado cresceu 60%, segundo a associação. Como o próprio nome sugere, trata-se do ato de pescar o peixe e devolvê-lo à água em perfeitas condições de sobrevivência.

O açude Castanhão é um dos principais locais de pesca no Estado, recebendo três etapas do circuito cearense. Além dele também sediam o esporte durante todo o ano o rio Grossos, em Areia Branca, no Estado do Rio Grande do Norte, o açude Trussú, em Iguatu e os rios Jaguaribe e Pirangi, em Fortim. “Para 2015 estamos aceitando sugestões e fazendo alguns estudos de novos locais que tenham condições de receberem o campeonato”, ressalta Daniel Coelho, presidente da Apeece.

A Associação também tem como foco atividades paralelas pautadas na conscientização do poder público, nas esferas municipal, estadual e federal, como também dos pescadores, sobre a extrema e imediata necessidade de fiscalização ambiental sobre a pesca predatória, com a preservação ambiental dos açudes, rios e estuários, além da urgente criação de infraestrutura de pesca nos locais eleitos para prática da pesca esportiva.

“Nós já conquistamos que uma equipe da Polícia Ambiental atue no açude Castanhão, que é o maior reservatório do Estado, mas também é necessária a colaboração da Polícia Rodoviária Federal, para oprimir as atividades de comercialização de peixes da pesca ilegal”, acrescenta Daniel.

A Associação está concluindo um projeto de lei, que será enviado à Assembleia Legislativa do Ceará, propondo uma Cota Zero, que seria como um período de defeso, onde a pesca de algumas espécies, como o robalo e o tucunaré, seriam proibidas para comercialização. A Apeece também realiza ações solidárias junto a comunidades carentes visitadas pelas equipes esportivas, com doação de cestas básicas, roupas e brinquedos.

Tags: ,

Russas inaugura primeiro escritório de Engenharia e Arquitetura

Publicado em 20/08/2014 - 8:58 por | 1 Comentário

Categorias: Comércio
  • Enviar para o Kindle
Os clientes têm a opção de contratarem o pacote completo, com os projetos nas diversas áreas da edificação, ou planejamentos específicos FOTO: ELLEN FREITAS

Os clientes têm a opção de contratarem o pacote completo, com os projetos nas diversas áreas da edificação, ou planejamentos específicos
FOTO: ELLEN FREITAS

Russas O crescimento do setor de construção neste município tem aberto oportunidade para que prestadores do serviço nesta área incrementem seus negócios. Pioneira na cidade, foi inaugurada a Zethus, sendo o primeiro escritório de Arquitetura e Engenharia. A empresa vem com uma proposta de atender um público cada vez mais crescente, que busca qualidade em projetos e preços acessíveis.

A ideia de montar o negócio foi do engenheiro civil Israel de Oliveira, natural do município e que acompanha a demanda crescente por profissionais especializados para o setor de construção civil. Ele conta que isso é fruto do bom momento em que o setor vive, sendo resultado de investimentos dos governos e da iniciativa privada para geração de oportunidade de empregos e novos negócios.

“É um momento promissor para o setor de construção civil. As pessoas tem procurado os serviços mais especializados, seja para construir ou reformar, só que até então era carente de profissionais na área. Quem tem mais condições acabava buscando esses profissionais em Fortaleza ou em Mossoró”, conta Israel. O engenheiro diz que a dificuldade dos clientes em ter acesso a esse serviço deixa, muita vezes, o projeto mais caro, ou então de pouca qualidade, como é comum no Interior.

“Nossa proposta é, aos poucos, mudar essa cultura de fazer uma obra de qualquer jeito, o que, no fim das contas, acaba saindo mais cara para o proprietário por necessitar de reformas posteriores. Investir no planejamento de qualquer construção que seja, garante um trabalho duradouro e de qualidade”, ressalta o engenheiro.

Em comparação com as grandes cidades em que o serviço é oferecido, os clientes de Russas terão preço mais acessível. “Fizemos uma pesquisa de mercado e vimos que o metro quadrado de um projeto completo custa, nas grandes cidades, entre R$ 30 a R$ 50. Para a realidade do Interior, como estamos começando com esse trabalho de popularização da prática, os projetos iniciais custarão R$ 15 o metro quadrado, o que não significa pouca qualidade, pelo contrário, é uma forma de todos terem acesso a um serviço especializado”, explica Israel.

Os clientes tem a opção de contratarem o pacote completo, com os projetos de arquitetura, estrutural, elétrico, hidráulico e sanitários inclusos, ou podem contratar cada um desses projetos, especificamente.

O engenheiro civil acredita que, como o momento é de popularização das construções residenciais, os projetos arquitetônicos serão os mais procurados. Para que o cliente conheça o trabalho, Israel acrescenta que é oferecido aos clientes um anteprojeto gratuitamente.

“É um esboço do desejo dos clientes, que fazemos no computador para que ele veja mais ou menos como será feito o trabalho. Estando ele satisfeito, dai fazemos o projeto completo, negociando o valor da contratação. Abrimos essa opção da também de negociar valores e pagamentos”, ressalta.

Há uma expectativa de donos de casas e apartamentos em torno da construção do campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UCF), que deverá concluir sua primeira etapa no final deste ano.

“A vinda de novos estudantes e pessoas ligadas à instituição irá demandar habitação, então muitas pessoas já estão investindo na construção de apartamentos, casas, visando esses clientes. Acredito que as ofertas desses serviços irão crescer bastante no próximo ano”, acrescentou. O campus da UFC no município ofertará cinco cursos de Engenharia, entre eles o de Engenharia Civil.

Israel afirma que a empresa, futuramente, abrirá espaço para que esses profissionais em formação possam ter experiências de estágio dentro das empresas.

“É importante fazermos esse elo entre a empresa e a universidade. Muitos estudantes da cidade se formam em Engenharia, mas não encontram mercado formalizado aqui. Pretendemos dar essa oportunidade para quem deseja seguir na área”, diz.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas (CDL), Francisco Martins Dantas, o momento vivenciado pelo município abre oportunidades para que o setor de serviços se formalize, especialmente se são ofertados qualidade e preço, acompanhando as exigências do mercado.

“O investimento em empresas especializadas em determinadas prestações de serviço melhora a qualidade das obras realizadas na cidade. Além do que abre portas para mais profissionais da área”, afirma.

 

Mais informações

Zethus Engenharia e Arquitetura Rua Dr. José Ramalho, 1460

Centro – Russas

Telefones: (88) 3411.3262

9926 7097 / 9261/0869

Tags: , , , ,

Artesãos participam de amostra em Limoeiro do Norte

Publicado em 19/08/2014 - 9:41 por | Comentar

Categorias: Cultura
  • Enviar para o Kindle
A fabricação do tecido para redes de dormir, mantas e demais produtos derivados gera emprego e renda para boa parte da população local. Foto: Ellen Freitas

A fabricação do tecido para redes de dormir, mantas e demais produtos derivados gera emprego e renda para boa parte da população local. Foto: Ellen Freitas

A Prefeitura de Jaguaruana, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho, participa, dia 23 de agosto, das 8 às 12h, a 1ª Amostra Cultural da Terra da Rede, na Praça Nossa Senhora da Assunção, em Limoeiro do Norte.

Com o tema Raiz e Cultura, o evento tem como objetivo expor o trabalho que é desenvolvido pelos artesãos do Vale do Jaguaribe. De acordo com a secretária Fátima Romão, a expectativa é de que a participação de Jaguaruana no evento gere novos negócios para os artesãos do município. “Vamos levar todos os trabalhos que temos desenvolvido, como tapete, bordado, colcha de cama e redes. Será uma bela oportunidade de negócios”, aposta.

Tags: , ,

Jaguaruana sedia a 1ª Feira do Empreendedor

Publicado em 19/08/2014 - 9:37 por | Comentar

Categorias: Economia
  • Enviar para o Kindle

A Prefeitura de Jaguaruana realiza, em parceria com o Senac, a 1ª Feira do Empreendedor nesta quinta-feira (21), a partir das 19h, na praça da prefeitura. O evento tem como objetivo gerar oportunidades de negócio e estimular o surgimento, ampliação e diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida.

Além dos expositores e demonstradores, a 1ª Feira do Empreendedor de Jaguaruana terá stands de produtos dos alunos dos cursos de Empreendedorismo do Senac, serviços de auxiliar de recursos humanos, promotor de vendas e recepcionista na área de saúde.

De acordo com a professora do segmento de Gestão e Negocio do Senac em Jaguaruana Wênia Keila, o evento é uma vitrine de todo o potencial do município. “A feira servirá como motivação para que os alunos sigam empreendendo e para que os visitantes percebam a renda gerada pelos trabalhos apresentados”, afirma.

Tags: ,

Acidente mata casal na BR 116 em Jaguaribe

Publicado em 15/08/2014 - 10:23 por | Comentar

Categorias: Meio Ambiente
  • Enviar para o Kindle
A pick-up ficou completamente destruída e o casal de ocupantes morreu no local. (foto: divulgação)

A pick-up ficou completamente destruída e o casal de ocupantes morreu no local. (foto: divulgação)

Duas pessoas morreram em um acidente ocorrido na tarde de ontem (15), no km 329 da BR-116, na cidade de Jaguaribe. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma pick-up  colidiu frontalmente com um caminhão baú, carregado de frios, conduzido por Adriano Antônio de Sousa, 24 anos, que sofreu escoriações leves.

O motorista da pick-up, Francisco Rodrigues Duarte e sua esposa Maria Severo Duarte, ficaram presos nas ferragens e vieram a óbito no local.

A Polícia Rodoviária Federal registrou 19 acidentes nas estradas federais do Ceará, com quatro pessoas feridas e duas vítimas. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) afirma que ocorreram 18 acidentes com 18 feridos nas estradas estaduais do Ceará nesta quinta-feira.

Jaguaribe: Traficante é morto ao reagir a abordagem policial

Publicado em 14/08/2014 - 9:54 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle

Ontem, dia 13, por volta das 09h30min, a composição do serviço inteligência da polícia militar de Jaguaribe, foram averiguar nas proximidades do Sítio Capitão Mor, Zona Rural deste município, denuncias de uma quadrilha que segundo informações, estava realizando roubos, furtos e tráfico de drogas na região jaguaribana, gerenciada indiretamente por um traficante que se encontra cumprindo pena no presídio de Itaitinga.

Na realização das campanas no local, foi abordado um indivíduo ainda não identificado que reagiu efetuando disparos contra a guarnição policial que de pronto reagiu. No revide o traficante veio a óbito no local sendo apreendidas armas e munições. Ainda na operação policial o delegado regional, Dr. Adriano, compareceu ao local do fato onde tomou as medidas cabíveis.

Tags: , , ,

Page 1 of 14712345...102030...Last »

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999