Diário Vale do Jaguaribe

Busca


Ex-prefeito de Iracema é condenado a pagar multa de R$ 30 mil por improbidade administrativa

Publicado em 31/10/2014 - 8:30 por | Comentar

Categorias: justiça
  • Enviar para o Kindle
Fórum da Comarca de Iracema (Foto: Divulgação)

Fórum da Comarca de Iracema (Foto: Divulgação)

O ex-prefeito do Município de Iracema, Otacílio Beserra Meneses, foi condenado a pagar multa de R$ 30 mil por atos de improbidade administrativa. Além disso, teve os direitos políticos suspensos por quatro anos.

A decisão, proferida na última quarta-feira (29/10), é do juiz Francisco Marcello Alves Nobre, integrante do Grupo de Auxílio do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para agilizar o julgamento de ações de improbidade e de crimes contra a administração pública.

Segundo os autos (nº 2081-60.2012.8.06.0081/0), nos exercícios financeiros de 2010 até abril de 2011, o ex-gestor teria admitido, sem realização de concurso público, vários parentes de servidores de carreira para trabalharem no lugar destes, os quais tinham se afastado por motivos diversos. Alguns dos contratados trabalhavam como se fossem os próprios servidores e passavam a receber os salários em nome dos concursados. Por isso, o Ministério Público do Ceará (MP/CE) interpôs ação civil pública contra o ex-prefeito.

Na contestação o ex-prefeito alegou não haver indício de que essas trocas irregulares fossem do conhecimento dele, o que não caracteriza improbidade administrativa.

Ao julgar o caso, o magistrado entendeu que as substituições eram de conhecimento do ex-gestor e feriram o princípio da legalidade.

 

Via Ascom TJCE

Tags: , ,

Detentos do Presídio de Jaguaruana farão curso do SENAC

Publicado em 31/10/2014 - 8:18 por | Comentar

Categorias: Educação
  • Enviar para o Kindle

A Prefeitura de Jaguaruana, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho, em parceria com o Conselho da Comunidade, Poder Judiciário, Promotoria de Justiça, e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), realiza até dia 8 de janeiro, curso de Serigrafia para detentos do Presídio local.

Com aulas de segunda à sexta, das 7 às 11h, com aulas práticas e teóricas, o curso atende 25 detentos, que receberão certificados ao final das aulas.  Jaguaruana é o primeiro município do interior do Estado do Ceará a disponibilizar um curso do SENAC para detentos.

 

Via Ascom Jaguaruana

 

Tags: , , ,

Sem filas votação é rápida no interior

Publicado em 26/10/2014 - 18:11 por | Comentar

Categorias: Eleições 2014
  • Enviar para o Kindle
No colégio Raimundo Pelópidas, o movimento foi abaixo do esperando durante todo o dia. (Foto: Ellen Freitas)

No colégio Raimundo Pelópidas, o movimento foi abaixo do esperando durante todo o dia. (Foto: Ellen Freitas)

Faltaram eleitores em grande parte dos locais de votação em algumas cidades do Vale do Jaguaribe. Em Russas o baixo movimento começou a ser identificado por volta das 9h30, uma hora e meia depois de iniciado o pleito. “Teve fila, mas foi só no começo e teve pouca. Agora você chega a qualquer hora e as seções estão quase sem ninguém”, disse a dona de casa Tereza Oliveira, que por duas vezes esteve no colégio Raimundo Pelópidas, em Russas, e identificou a pouca movimentação. No Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio, o baixo movimento também foi identificado pelos eleitores.

Em Limoeiro do Norte o baixo movimento também foi identificado pelo estudante José Araújo. “Eu cheguei umas 10h pra votar e não peguei fila. Foi tranquilo, não fiquei sabendo de tumulto”, disse ele próximo a escola Lauro Rebouças.

Tags: ,

Limoeiro do Norte: Jovens morrem vítimas de acidente de moto

Publicado em 24/10/2014 - 9:36 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle

acidente_

Um adolescente e um jovem morreram vítima de acidente de moto na noite de ontem, 23, por volta das 20h. O caso aconteceu no corredor da comunidade Maria Dias, quando ocorreu o acidente.

O adolescente de 17 anos, natural de Limoeiro do Norte, residente no sítio Milagres, zona rural, pilotava a motocicleta Honda Titan 125, de cor vermelha, placa HYH-3660, quando colidiu frontalmente com a motocicleta Honda FAN 150, de cor preta, placa NUW-7644, pilotada por Jucieldo Estevam da Costa, 28 anos, também natural de Limoeiro do Norte.

O adolescente veio a óbito no local. Jucieldo chegou a ser socorrido para o Hospital Regional do município, mas não resistiu aos ferimento e morreu.

Tags: , , ,

Limoeiro do Norte: Comerciante é assassinado em frente à sua residência

Publicado em 24/10/2014 - 9:20 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
Segundo populares, a vítima tinha um ponto de vender churrasquinho próximo a sua residência (foto: divulgação)

Segundo populares, a vítima tinha um ponto de vender churrasquinho próximo a sua residência (foto: divulgação)

Nesta noite desta quinta-feira, 23, por volta das 18h30min, na Av. Francisco Remígio, no centro deste município, saída para a Barragem das Pedrinhas, foi vítima de homicídio à bala a pessoa de José Gildevan da Silva, 47 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE.

A vítima estava sentado em frente a sua residência quando dois indivíduos em uma motocicleta de cor preta e demais características não anotadas, chegaram e efetuaram vários disparos contra ele, que veio a óbito no local. Os autores do crime fugiram logo em seguida tomando destino ignorado.

Tags: , , ,

Protesto: Agricultores fazem curral em frente a COGERH em Limoeiro do Norte

Publicado em 21/10/2014 - 18:03 por | Comentar

Categorias: 'assim não dá'
  • Enviar para o Kindle
DSC_1015

Eles afirmam que só sairão quando sua demanda for atendida pela COGERH. (Fotos: Ellen Freitas)

Agricultores de Limoeiro do Norte iniciaram na última segunda feira (20) um protesto inusitado: eles resolveram montar um verdadeiro curral em frente ao escritório regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH).

Eles reivindicam a transposição de meio metro cúbico de água do rio Jaguaribe para o açude Carrapicho, em Limoeiro do Norte, que deve manter perenizado um braço do rio Banabuiú, que abastece algumas comunidades. O grupo que iniciou o protesto é da comunidade da Barra.

O grupo de 48 agricultores fecharam, com tratores e máquinas agrícolas, o acesso a Rua Coronel Antônio Joaquim, impedindo que os caros da Companhia chegassem ao local. Em frente ao escritório eles fizeram um curral, cercaram com cordas e colocaram algumas cabeças de gado com comida e água. No pátio, em frente a sede, ovelhas, galinhas e patos foram colocados e alimentados.

Segundo um dos agricultores que iniciou o movimento, Cidclei Guedes, o ato é uma forma de pressionar a resolução do problema que eles vem reivindicando desde 2009. “Nada até agora foi feito. Se for para os animais morrerem de sede, vão  morrer na frente da Cogerh, para o governo saber o que nós passamos”, reclamou.

Ele acrescenta que as famílias que moram às margens do Banabuiú, em Limoeiro, estão sem água para alimentar os animais e para a produção de subsistência, principal atividade dos moradores.Há trechos em que o rio secou.

“Nós só vamos sair daqui quando essa água for liberada para nós”, afirmou o agricultor.

Ainda de acordo com ele, o movimento deverá crescer até o fim desta semana, com a mobilização de pequenos irrigantes do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas e do Perímetro de Morada Nova, que estão desabastecidos ou com pouco acesso a água e reivindicam água do açude Castanhão.

 

Tags: , , ,

Cinema: Diretor de Cine Holliúdy estará apresentando curtas este fim de semana em Russas

Publicado em 17/10/2014 - 11:43 por | Comentar

Categorias: Cultura
  • Enviar para o Kindle
Após a apresentação dos curtas, haverá debate com o diretor. (Foto: Arquivo)

Após a apresentação dos curtas, haverá debate com o diretor. (Foto: Arquivo)

O diretor da comédia cearense Cine Holliúdy, Halder Gomes, estará neste sábado, 18, em Russas, no Cine Jaguar, apresentando seus curtas metragens no XVI Encontro Cultural Russano, realizado pela Casa dos Amigos de Russas (CARUS). O diretor foi o ganhador de melhor comedia do ano, no grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o Oscar do Brasil.

Quem deseja participar do momento deverá levar ao local, a partir das 18h, 1kg de alimento não perecível , onde será trocado por um ingresso. A sessão começa às 19h.

Tags: , , ,

Latrocínio em Russas: Operário de cerâmica é morto e tem moto levada

Publicado em 17/10/2014 - 9:12 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle

Nesta quinta-feira, 16, por volta das 20h, na localidade de Timbaúba dos Simplícios, zona rural, foi vítima de latrocínio o operário de cerâmica Ângelo Lima De Araújo, 21 anos, natural de Iracema-CE. Ele, segundo informações obtidas pela Polícia Militar, minutos antes havia tomado emprestada uma motocicleta Honda NXR Bros KS, de cor vermelha, placa MYR-3803, de seu companheiro de trabalho, Estevão Xavier Andrade, 22 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, e saiu em companhia de um indivíduo identificado apenas por “Novinho”.

Pouco tempo depois, o corpo de Ângelo foi encontrado em um local ermo, com 02 tiros na nuca, 03 no ouvido esquerdo e 01 na face. A motocicleta que supostamente foi roubada, porém foi localizada abandonada já na madrugada desta sexta-feira, dia 17, por volta de 00h20min, na Trav. 25 de Agosto, centro, e conduzida ao Departamento Regional de Polícia Civil (DRPC) do município para os procedimentos legais.

A última pessoa a ser vista em companhia de “Angelo”, é o indivíduo conhecido apenas por “Novinho” este que não foi localizado pela polícia, até o momento.

Tags: , ,

IFCE: Campus Limoeiro do Norte paralisará atividades em defesa da jornada de 30 horas semanais

Publicado em 17/10/2014 - 8:56 por | Comentar

Categorias: Educação
  • Enviar para o Kindle
Após os dois dias de paralisação os servidores do Campus  voltarão a se reunir em assembleia, para deliberar sobre indicativo de greve. (Foto: Arquivo IFCE)

Após os dois dias de paralisação os servidores do Campus voltarão a se reunir em assembleia, para deliberar sobre indicativo de greve. (Foto: Arquivo IFCE)

Os servidores do Campus Limoeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) paralisarão suas atividades nos próximos dias 21 e 22/10, manifestando publicamente sua discordância com a portaria, recentemente assinada pela Reitoria do Instituto, que modifica a jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos, de 30 para 40 horas semanais.

A paralisação foi decidida em assembleia realizada na manhã da última quarta-feira, 15/10, no Campus Limoeiro do Norte, com a participação de servidores docentes e técnico-administrativos.

Os servidores do Campus Limoeiro exigem a imediata revogação da portaria e a pronta reabertura de diálogo da Reitoria com a comunidade acadêmica, para elaboração de nova portaria sobre a jornada de trabalho no Instituto, preservando os direitos dos servidores à atual jornada, de 30 horas semanais, tomando como base portaria do IFSP.

Após os dois dias de paralisação (21 e 22/10), os servidores do Campus Limoeiro do Norte do IFCE voltarão a se reunir em assembleia, para deliberar sobre indicativo de greve e analisar próximos passos da luta pela revogação da atual portaria assinada pela Reitoria.

Tags: ,

Assinada ordem de serviço para restauração da Estrada da Fruta

Publicado em 17/10/2014 - 8:45 por | Comentar

Categorias: Desenvolvimento
  • Enviar para o Kindle
A CE 356 é uma das principais rodovias estaduais para o escoamento da produção da Chapada do Apodi. (Foto Ellen Freitas)

A CE 356 é uma das principais rodovias estaduais para o escoamento da produção da Chapada do Apodi. (Foto Ellen Freitas)

Foi assinada ontem (16) ordem de serviço para a restauração da Estrada da Fruta (CE 356), que liga a BR-116 em Russas à comunidade de Bonsucesso, em Quixeré. Com a reforma, a via será alargada e passará a ter 7m e um 1,5m de acostamento. A rodovia foi inaugurada em 28 de Janeiro de 2006, para fortalecer a fruticultura na região.

No total a rodovia possui 36km de extensão. O custo da restauração da CE-356 será de R$ 37.650.124,91. Estiveram presentes na assinatura o Superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Fontenele Azevedo, deputados e políticos do Vale do Jaguaribe. A obra ficará por conta da Construtora Luiz Costa Ltda.

Essa é uma das três grandes obras de Estradas que serão implantadas no Vale do Jaguaribe. Além desta, esta prevista a implantação da Estrada da Produção, que se dará em duas etapas. A primeira será a implantação e pavimentação da rodovia CE-458, no trecho que liga o Distrito de Flores, em Russas, a Quixeré. Será construída uma ponte de 400 metros sobre o Rio Jaguaribe, no eixo que dá acesso do Distrito à BR-116.

No total, o Vale do Jaguaribe receberá investimentos de R$ 100 milhões para melhoria das rodovias estaduais.

Tags: , , , ,

Page 1 of 15012345...102030...Last »

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999