Diário Vale do Jaguaribe

Busca


Quadrilha explode banco e rouba cofre em Jaguaribara

Publicado em 15/12/2014 - 7:37 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
Na ação, o interior da agência ficou completamente destruído. (Foto: Divulgação)

Na ação, o interior da agência ficou completamente destruído. (Foto: Divulgação)

Um roubo a banco foi registrado no início da madrugada de hoje, 15, no município de Jaguaribara, distante a 290 km de Fortaleza. Bandidos em dois carros explodiram a agência do Banco do Brasil e levaram o cofre, a ação foi registrada por volta de 01h10 da manhã. Houve tiros mas ninguém ficou ferido.

Na ação os bandidos utilizaram dois veículos, um Spacie Fox, com placa JQX 2297, Salvador, Bahia, com queixa de roubo. O mesmo foi deixado abandonado na ponte que da acesso a cidade. Dentro dele foram encontrados galões de gasolina, munições 9m, .40 e 762 de fuzil, e uma dinamite. O segundo veículo, um modelo VW Polo Sedan, com placa ainda não identificada, foi incendiado na BR 116.

Ainda não há informações de quanto dinheiro foi levado pela quadrilha. No momento da ação, quatro policiais militares estavam de plantão no destacamento local.

É a segunda explosão de agências no município em pouco mais de um ano. No início de dezembro do ano passado outra quadrilha explodiu as agências do Bradesco e do Banco do Brasil da cidade.

Equipes do Cotar, RAIO, FTA de Jaguaribe e PMs de Morada Nova estão no local em diligências em busca de identificar os suspeitos.

Tags: , , ,

Cena’s realiza III Amostra de Teatro em Limoeiro do Norte

Publicado em 12/12/2014 - 10:00 por | Comentar

Categorias: Eventos
  • Enviar para o Kindle
Para Sempre Chiquititas é um dos espetáculos adaptados que comemora os 17 anos do lançamento da primeira temporada da novelinha na TV. (Foto: Divulgação)

Para Sempre Chiquititas é um dos espetáculos adaptados que comemora os 17 anos do lançamento da primeira temporada da novelinha na TV. (Foto: Divulgação)

Uma vasta programação de espetáculos aguardam o público nos próximos dias 19, 20 e 21 de dezembro, quando será realizada a III Amostra Cena’s, em Limoeiro do Norte. No cardápio, histórias para todos os públicos que prometem abrilhantar a noite dos expectadores de todas as idades.

Com os espetáculos GENI E O ZEPELIM, baseado na canção brasileira de Chico Buarque de mesmo nome, o momento será realizado na sexta-feira, dia 19, as 20 horas, no Auditório do Patronato. Com texto de Mário César Fernandes, o espetáculo tem censura 14 anos.

No sábado, dia 20, as 19 horas, no Auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), o texto com adaptação de Dallva Rodrigues, com músicas originais da novela, nomes e com o mesmo clima, com uma visão mais moderna, entra em cena o espetáculo “PARA SEMPRE CHIQUITITAS”, que celebra os 17 anos da estreia da primeira temporada.

No domingo, dia 21, também no Auditório da FAFIDAM,  Roberto Villani conta uma história de amor verdadeiro de uma borboleta por um príncipe louva-a-deus, que ultrapassa todas as barreiras, com “ELA, PLOC, A BORBOLETA MAIS LINDA QUE EU JÁ VI”, o espetáculo vai ao palco as 19h.

A III Amostra Cena’s é uma realização do Grupo Teatral Cena’s, Movimento Ceará e Escola de Arte Dramática Intérpretes e tem o apoio Cultural do Colégio Patronato, FAFIDAM e Movimento Mergulho Teatral do Vale do Jaguaribe.

Tags: , , ,

Jaguaribe realiza Natal de Amor e Luz

Publicado em 12/12/2014 - 9:37 por | Comentar

Categorias: Eventos
  • Enviar para o Kindle
O Projeto Reciclar vem sendo desenvolvido pelo município desde 2013. (Foto: Divulgação)

O Projeto Reciclar vem sendo desenvolvido pelo município desde 2013. (Foto: Divulgação)

Com reciclados, a Prefeitura de Jaguaribe promove durante este mês o Natal de Amor e e Luz, projeto realizado pelo seu segundo ano consecutivo. A iniciativa faz parte de uma série de ações sócio ambientais que busca desperta a consciência ecológica no cidadão. Com essa perspectiva nasceu o o projeto Reciclar, no ano passado.

O Natal de Amor e Luz é uma das ações que é desenvolvida junto à população e que começa ao longo do ano. Utilizando-se de material reciclável são confeccionadas peças de ornamentação que colorem a cidade na época do Natal. As principais praças públicas da sede e dos distritos ganham vida com as cores das festas natalinas.

O Natal de Amor e Luz se encerrará no dia 21 de dezembro, na praça da Rodoviária, com apresentação de coral e show com a banda Lagosta Bronzeada. O encerramento esta marcado para as 19h.

Tags: , ,

Aluno de Limoeiro conquista nova credencial para feira científica internacional

Publicado em 04/12/2014 - 11:25 por | Comentar

Categorias: Educação
  • Enviar para o Kindle
Helyson Lucas representará o Brasil em feiras nos Estados Unidos e na Bélgica. (Foto: Divulgação IFCE)

Helyson Lucas representará o Brasil em feiras nos Estados Unidos e na Bélgica. (Foto: Divulgação IFCE)

Depois de se credenciar, em outubro, para a ISEF 2015, maior feira de ciências do mundo que ocorrerá nos Estados Unidos, o estudante Helyson Lucas Bezerra Braz, do 3º período do curso técnico em Meio Ambiente do campus de Limoeiro do Norte, alcançou mais uma expressiva conquista. O jovem também representará o Brasil na MILSET Expo-Sciences International 2015, em julho, na Bélgica.

Com o projeto “Ação Sinergética de Antiviral Natural”, na última semana de novembro, Helyson participou da V MCTEA – Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí, considerada o maior evento científico do Norte brasileiro, que aconteceu na cidade de Abaetetuba, no Pará. A feira contou com mais de 140 trabalhos de 9 áreas do conhecimento, de 12 estados brasileiros e 4 países.

O aluno do IFCE concorreu na categoria de Ciências da Saúde, conquistando o primeiro lugar na área. Teve o trabalho mais pontuado da feira, obtendo como prêmio maior a credencial pra MILSET Expo-Sciences International. “Será minha segunda feira mundial. Quero mostrar o meu trabalho para um público diferente e representar o IFCE em mais um evento de alto nível”, comemorou.

 

Fonte: ASCOM IFCE

Tags: ,

STDS forma jovens em Fortim, Aracati e mais três cidades

Publicado em 04/12/2014 - 11:01 por | Comentar

Categorias: Educação
  • Enviar para o Kindle

31

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) forma mais 316 jovens através dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades nos municípios de Chorozinho, Horizonte, Fortim, Aracati e Itapipoca. Foram cinco turmas de assistente administrativo, uma de auxiliar administrativo, uma de agente operacional de vendas, uma de eletricidade básica, duas de costureiro, uma de cabeleireiro e uma de mecânica de motos, totalizando 12 capacitações com duração de 4 meses cada, e 268 horas/aula.

No município de Aracati, a solenidade de formatura acontece nesta sexta-feira, 5 de dezembro, às 17 horas, certificando 136 jovens a ingressar no mercado de trabalho formal. Na ocasião, serão entregues 28 kits instrumentais de trabalho aos formandos que obtiveram mais de 75% de frequência nas aulas e os melhores desempenhos durante o período de aprendizagem.

Ainda em Aracati, o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social Josbertini Clementino será homenageado e receberá medalha dos Correios pelos serviços prestados e pela promoção de geração de emprego e renda na Capital e Interior. Juntamente com o titular da pasta, serão homenageados o governador eleito Camilo Santana, Deputado André Figueiredo, e o Secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia.

O projeto Criando Oportunidades tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma. Atende também jovens de 16 a 24 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afro-descendentes, LGBTT, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas.

O Projeto Primeiro Passo tem como objetivo criar oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens de 16 a 24 anos, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os através do desenvolvimento de sua competência social e profissional. Atua em quatro linhas de ação, abrangendo todo o Estado do Ceará: Jovem Aprendiz, Jovem Estagiário, Estágio Remunerado e Jovem Bolsista.

 

Programação

4 de dezembro

Chorozinho – 9h – Endereço: EACAD (Beco dos Crentes, Distrito Triângulo)

Horizonte – 10h30 – Endereço: Ass. Beneficente Luiza Lopes Cadelha (Rua Luiza Honorato, 315 – Mangueira)

 

5 de dezembro

Fortim – 10h – Endereço: NIT (Próx. à Secretaria de Ação Social)

Aracati – 17h – Endereço: Secretaria de Turismo (Rua Dragão do Mar, s/n – Próximo à Igreja Matriz)

 

6 de dezembro

Itapipoca – 9h – Endereço: Câmara Municipal de Itapipoca

Tags: , , , , ,

MPCE requer suspensão do “Russas Fest 2014”

Publicado em 04/12/2014 - 10:06 por | 1 Comentário

Categorias: justiça
  • Enviar para o Kindle

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça da Comarca de Russas, João Batista Sales Rocha Filho, ajuizou, nesta quarta-feira (03), uma Ação Civil Pública, com pedido de tutela antecipada para que se determine a suspensão da realização do evento “Russas Fest 2014” em virtude da ausência de Estudo de Impacto Ambiental (ou estudo similar) no tocante aos efeitos da poluição sonora que o evento pode ocasionar aos moradores e aos imóveis do entorno da avenida Dom Lino, no Centro de Russas, local onde está marcado para ocorrer o carnaval fora de época.

A Ação Civil Pública é resultado de um processo administrativo instaurado junto ao mencionado Órgão Ministerial em virtude de provocação dos moradores que habitam o entorno da avenida Dom Lino, no Centro de Russas, que reivindicavam providências no sentido de se evitar os transtornos que a poluição sonora, provocada pela realização da “micareta” pode ocasionar aos habitantes daquele local, bem como a seus respectivos imóveis.

Anteriormente, o promotor de Justiça emitira uma recomendação administrativa dirigida à Prefeitura Municipal de Russas, bem como às Secretarias de Cultura e Meio Ambiente municipal, no sentido de que se abstivessem de autorizar ou licenciar a realização da micareta “Russas Fest 2014”, por conta da localização do evento em área residencial e com prédios históricos, além da poluição sonora. O “Russas Fest 2014” estava previsto para ocorrer nos dias 12, 13 e 14 de Dezembro.

 

Via ASCOM MPCE

Tags: , , , ,

Agência do Banco do Nordeste é inaugurada em Russas

Publicado em 04/12/2014 - 9:54 por | Comentar

Categorias: Economia
  • Enviar para o Kindle
A unidade atende também os municípios de Palhano e Jaguaruna. (Foto: Ellen Freitas)

A unidade atenderá também os municípios de Palhano e Jaguaruna. (Foto: Ellen Freitas)

A superintendência do Banco do Nordeste (BNB) inaugurou, na manhã de ontem, uma nova agência neste município. O equipamento foi comemorado pelos empresários locais, em particular pelo setor lojista, devido a uma parceria da instituição com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), que desburocratiza o acesso ao crédito. Com esta unidade, sobe de 29 para 47 o número de agências no Estado, desde o início do processo de expansão que iniciou em 2012.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Russas (CDL), Francisco Martins Dantas, há dois anos a categoria se reunia com a superintendência do Banco buscando viabilizar a implantação de uma agência no município. Ele conta que os empresários locais tinham que se deslocar para Limoeiro do Norte ou Aracati, em busca de abrir contas ou obter financiamentos. Com a implantação da agência na cidade, ele acredita que os produtos e serviços ficaram mais acessíveis aos comerciantes, o que deve dar um impulso aos negócios locais. “Momentaneamente, há apenas a dificuldade de transferir os empresários da cidade que possuem contas nessas agências para o município, mas já conversamos com a gerência e eles garantiram que haverá possibilidade de transferência para agência local daqueles que desejarem, seguindo orientações”, ressaltou.

O gerente da unidade, Ilgo Alam Castro, destacou o setor de comércio promissor, principalmente com a atuação dos microempreendedores individuais. “Devido à nossa parceria com a FCDL disponibilizaremos pacotes específicos para esse setor, com juros mais baixos e desburocratização do acesso ao crédito. A agência também atuará de forma itinerante nas cidades de Palhano e Jaguaruana”, acrescentou.

Para o superintendente, João Robério, o projeto de expansão foi uma das estratégias do banco para atuar junto a municípios e regiões em potencial desenvolvimento. “Nossa meta é que possamos ter uma agência em cada município com mais de 50 mil habitantes e assim impulsionar o desenvolvimento da economia local”, ressaltou. Para 2015 ele adianta que serão traçadas novas metas de expansão e que este ano será finalizado com o número de 47 unidades só no Ceará.

O evento reuniu empresários e autoridades. O prefeito, Weber Araújo, acredita que o momento é de fortalecimento do crescimento da economia da cidade, com a injeção de recursos na indústria agricultura e comércio.

Tags: , ,

MPA libera R$1,37 milhão para construção do Mercado de Peixe em Jaguaruana

Publicado em 27/11/2014 - 16:15 por | Comentar

Categorias: Desenvolvimento
  • Enviar para o Kindle
Prefeita de Jaguaruana Ana Teresa e o Ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes. (Foto Reprodução MPA)

Prefeita de Jaguaruana Ana Teresa e o Ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes. (Foto Reprodução MPA)

Atendendo a uma antiga reivindicação do município Jaguaruana, cidade cearense distante 189 km da Capital, e com grande potencial pesqueiro do Estado, o ministro do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Eduardo Lopes, recebeu em Brasília, a prefeita de Jaguaruana, Ana Teresa, e liberou recursos da ordem de R$ 1,37 milhão, para a construção de um Mercado de Peixe no centro da cidade.

O mercado do peixe irá potencializar ainda mais o setor de pesca e aquicultura no município e na região, além de oferecer serviços para a população, a obra deverá ser concluída em 2015.

Os recursos para a construção do Mercado de Peixe de Jaguaruana foram garantidos por emenda parlamentar, e a prefeitura contribuirá com uma parcela menor de recursos, como contrapartida à liberação do MPA.

Em parceria com a Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), ficou acordado entre a Prefeita Ana Teresa e o Técnico da Coordenação de Desenvolvimento da Pesca (CODEP), Melquíades Carneiro, a criação de uma Colônia de Pescadores no Município, com a finalidade de assegurar os direitos garantidos para a categoria.

Nesta sexta-feira 28, o secretário da SPA, Dr. Sales, estará indo pessoalmente a Jaguaruana fazer a entrega de material de pesca, momento em que conversará com Ana Teresa.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da SPA.

 

Tags: , , , ,

Ministério Público recomenda suspensão de vaquejadas em Iracema e Ererê

Publicado em 27/11/2014 - 12:15 por | Comentar

Categorias: justiça
  • Enviar para o Kindle
O documento adverte também para a adoção de uma série de medidas para prevenir maus tratos aos animais. (foto: reprodução internet)

O documento adverte também para a adoção de uma série de medidas para prevenir maus tratos aos animais. (foto: reprodução internet)

O Ministério Público do Estado do Ceará recomendou a suspensão das vaquejadas em Iracema e Ererê devido à seca. O documento foi assinado na última segunda-feira (24) pelo promotor de Justiça Geraldo Laprovítera. O pedido é destinado aos que promovem, competem ou participam de qualquer forma das vaquejadas, amadoras ou profissionais; aos órgãos do Poder Executivo dos Municípios; e às autoridades policiais.

A suspensão é imediata e deve durar até que a situação de seca no Ceará cesse e os animais possam voltar à sua condição de normalidade – o que só deverá ocorrer ao final da quadra invernosa de 2015. O MPCE entende que a seca afeta os animais (bovinos e equinos) que participam das “corridas de vaquejada” por ficarem expostos ao sol, sem acesso à água e à ração.

A recomendação diz que os órgãos do Poder Executivo de Iracema e Ererê não devem autorizar, fomentar ou promover a prática de qualquer evento de vaquejada; e que as autoridades policiais civis e militares devem empreender diligências para localizar as vaquejadas.

Fonte: Ascom MPCE

Tags: , , ,

MPCE emite recomendação contra realização do Russas Fest 2014 em área residencial

Publicado em 27/11/2014 - 11:47 por | Comentar

Categorias: justiça
  • Enviar para o Kindle
russas_fest

Na edição de 2013 o evento foi realizado na Avenida Dom Lino (foto: Ellen Freitas)

 

O Ministério Público do Estado do Ceará, por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Russas, emitiu uma recomendação administrativa dirigida à Prefeitura Municipal de Russas, bem como às Secretarias de Cultura e Meio Ambiente municipal, no sentido de que se abstenham de autorizar ou licenciar a realização da micareta Russas Fest 2014, por conta da localização do evento em área residencial e com prédios históricos, além da poluição sonora.

O evento está marcado para os dias 12, 13 e 14 de dezembro. Segundo o promotor de Justiça João Batista Sales Rocha Filho, o local do evento, a Avenida Dom Lino, no Centro, é impróprio para a ocorrência do carnaval fora de época. “A referida impropriedade consiste na excessiva poluição sonora provocada pelos equipamentos sonoros, especialmente trios elétricos, utilizados no aludido evento, passível de provocar malefícios à saúde dos moradores do entorno da avenida, bem como danos à estrutura dos imóveis ali localizados”, afirma.

Considerando os incômodos para a coletividade e a geração de poluição sonora, o Ministério Público recomenda à Prefeitura Municipal de Russas, bem como à Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Russas e à Secretaria de Meio Ambiente do Município de Russas, que não concedam o alvará possibilitando a realização da micareta; na hipótese de já concedida a autorização, que seja imediatamente anulada, transferindo-se o evento festivo para outro local em que não haja concentração de residências e de prédios públicos e históricos.

A definição do novo local para realização do Russas Fest 2014 deve ser precedida do necessário Estudo de Impacto Ambiental (ou estudo similar) e licenciamento ambiental pelo Órgão competente, no tocante aos efeitos da poluição sonora advinda dos equipamentos de som utilizados.

(Fonte: Ascom MPCE)

Tags: , , ,

Page 1 of 15212345...102030...Last »

Autores

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

teste