Busca

HISTÓRIA – Aracati e Russas participam da Semana Nacional dos Museus

06:00 · 17.05.2012 / atualizado às 12:09 · 17.05.2012 por

Quem quer conhecer melhor a história de formação do Ceará ou da própria cidade tem que fazer uma visita ao museu. Esses estabelecimentos culturais são raríssimos em nosso Ceará, mas onde existe vale a pena a visita, especialmente agora em que estamos na Semana Nacional dos Museus. Na região jaguaribana as maiores programações estão em Aracati e Russas. Em todo o país a temática é “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações”.

O Museu Jaguaribano, em Aracati, possui quatro pavimentos com mais de 400 peças. Foto: MELQUÍADES JÚNIOR

SITUADO na histórica rua Coronel Alexanzito, ou Rua Grande, o Museu Jaguaribano por si só já é um objeto histórico em Aracati. A casa tem mais de 200 anos, foi residência, colégio, clube e hotel até ser museu, em 15 de novembro de 1968, há 41 anos. Lá morou José Pereira da Graça, o Barão de Aracati (1812-1889), um aristocrata que foi juiz desembargador, deputado três vezes pela província do Ceará, ministro do Supremo Tribunal de Justiça e vice-governador da província do Maranhão.

Nesta quinta-feira a história de Aracati também será debatida em mesa redonda com historiadores e memorialistas. Fazendo parte do ciclo de palestras, serão discutidas as narrativas das festas profanas e religiosas em Aracati e sobre a vida e obra do Mosenhor Bruno. No sábado, acontece oficina de fabricação de sabonetes. NO fim de tarde haverá apresentação do Teatro de Bonecos Francisca Clotilde. às 19h haverá o “momento marial”, com procissão de coroação de Nossa Senhora, seguida de exibição de filme.

EM RUSSAS, o destaque é para o centenário de Luiz Gonzaga. Durante o período de 14 a 18 o museu promoverá visitas guiadas, palestras, documentários e apresentações artísticas e culturais, entre outras atividades voltadas para o público russano. Durante as manhãs acontece a visita guiada com estudantes das escolas públicas municipais. Na noite deste quinta haverá a palestra “Memória e Aprendizagem”, com os professores Carlos Rochester e Ana Cláudia Aníbal.

Leia também: Aracati Comemora Semana dos Museus (Caderno Regional)

Confira outras notícias do Blog Diário Vale do Jaguaribe, siga-me no twitter (@melquiadesjr) e curta a nossaFanPage no Facebook

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *