Twitter, para dominar o caos
Leonardo Fontes • Publicado às: 23:59 • 25/04/2008
A nova menina dos olhos dos early adopters da internet mundial é o Twitter, adorado por 10 entre 10 dos internautas mais desbravadores, o serviço, um misto de rede social, mensageiro instantâneo, fonte de links e de diálogo entre gente de todos os tipos, começa sua caminhada para se transformar em uma febre também no Brasil.
Embora a interface do sistema seja simples, a verdade é que ela esconde mais poderes do que se pode imaginar em uma primeira olhada, e com o tempo e conhecimento que se adquire dos seus meandros, quando o internauta começa a seguir e ser seguido por cada vez mais pessoas, organizar o fluxo constante de informações é o verdadeiro desafio. Como fazer da experiência algo prazeroso e útil, não apenas um amealhado de textos desconexos? Organizar o caos é o objetivo dos três programas da matéria de hoje.
Twhirl
O programa de nome difícil é baseado no Adobe Air (é obrigatório instalar antes) e cria uma espécie de mensageiro instantâneo para o Twitter. Funciona de forma muito parecida com o MSN Messenger ou Yahoo Messenger, com a diferença de que você “conversa” com todos os seus seguidos no Twitter. É animado, para quem segue muitas pessoas é uma verdadeira festa diária.
O Twhirl também funciona com uma nova rede que promete, o Friendfeed, bem mais complexa, já que nela é possível seguir as pessoas de diversas formas, não apenas através das atualizações do Twitter, mas também por blogs, del.icio.us, Last.fm, Youtube, Flickr dentre muitos outros.
Compatível com Windows XP e Vista e as plataformas Mac. Como o Adobe Air, que é a base do programa, ainda não tem uma versão estável para computadores Linux, nada para usuários do pingüin (pelo menos não para os que gostam de segurança).
Alert Thingy
Também baseado no Air (muitos aplicativos web estão sendo produzidos para o Air, e tem muito trabalho bom por aí nesse sentido, então é uma boa instalá-lo mesmo que você não vá usar nenhum dos programas descritos aqui), o Alert Thingy nasceu para acompanhar as atualizações das pessoas no Friendfeed e só depois incorporou funcionalidades para o Twitter.
É também muito semelhante a um mensageiro instantâneo e, como nasceu para o Friendfeed, tem mais informações que apenas as dos seguidos e seguidores de um determinado usuário do Twitter.
TwitterFox
É o mais simples de usar dos três e, portanto, o mais prático, embora o mais pobre em recursos. O TwitterFox é um add-on do navegador Firefox que adiciona uma pequena janela no canto inferior direito que alerta sempre que um amigo publica algo novo no Twitter. Nesta mesma janela, existe ainda uma área para que se possa enviar mensagens para o serviço.
Rápido, pouco obstrusivo e não requer a instalação de nenhum software extra, o TwitterFox foi uma das primeiras aplicações para o serviço e é provavelmente a mais conhecida. Para quem precisa de produtividade, é nossa recomendação, mas para quem gosta de funcionalidade, deseja entretenimento ou tem a vida totalmente online, o Twhirl e Alert Thingy são as duas melhores opções.
26/04/2008 as 17:14
Legail
26/04/2008 as 17:16
Massssaaaaaaaaaaaaa