Busca

14:02 · 19.04.2017 / atualizado às 14:02 · 19.04.2017 por

Sobral- Os secretários do Orçamento e Finanças (SEFIN), Ricardo Teixeira, e do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), Inácio Ribeiro, receberam empresários do setor de coworking para tratar da regulamentação da lei que disciplina a instalação de empresas do segmento em Sobral.

Empreendedorismo

A regulamentação do setor de coworking, mais conhecido como escritório virtual ou escritório compartilhado, permite que várias pessoas possam se juntar em um local e exercerem várias atividades individuais. O objetivo da regulamentação da atividade é estimular a economia no município e agregar o empreendedorismo de uma forma geral.

Espaço compartilhado

Coworking é uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho, sobretudo para o trabalho autônomo. Seguindo as tendências do ‘freelancing’ e das ‘start-ups’, os coworkings reúnem diariamente milhares de pessoas a fim de trabalhar em um ambiente compartilhado. Essa união de pessoas permite que mais e mais escritórios se espalhem pelo país. No Brasil, contam-se mais de 100 espaços. No mundo todo, estima-se que já existam mais de 4.000 espaços em funcionamento, afirmam estudiosos sobre o tema.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

12:52 · 19.04.2017 / atualizado às 12:52 · 19.04.2017 por
Sobral-CE; a limpeza de terrenos está dentro do pacote de ações contra o mosquito (Foto: divulgação/PMS).

Sobral- Lançada esta semana, em Sobral, no Norte do Estado, a campanha ‘Todos contra o mosquito Aedes Aegypit’, objetiva alertar a população sobre as doenças que o mosquito pode causar. O serviço é uma ação das secretarias da Saúde e Obras, Mobilidade e Serviços Públicos.

Atendimento

No município, o primeiro local a receber as ações foi o bairro dr. José Euclides. Até o próximo dia 28, a comunidade recebe orientação no combate ao transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus’.

Programação

Dentro das atividades a serem realizadas, estão previstas visitas em domicílios, escolas, canteiros de obras e terrenos baldios para intensificar a eliminação dos focos, impedindo a proliferação do mosquito. Durante a mobilização haverá também a retirada dos materiais em desuso que podem formar criadouros.

O Projeto se estenderá por diversos bairros, como Terrenos Novos (17 a 28); Vila União (1 a 5 de maio); Expectativa (8 a 12 de maio); Parque Silvana (17 a 19); e Alto da Brasília (22 a 26 de maio).

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

15:12 · 18.04.2017 / atualizado às 15:14 · 18.04.2017 por

Sobral- A Secretaria da Educação de Sobral realizou o primeiro, de uma série de outros encontros, com os 21 orientadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do município. Na ocasião, a coordenadora de ensino fundamental, Edna Carvalho, apresentou a nova equipe do projeto e ressaltou a importância dos orientadores da EJA no processo de ensino/aprendizagem dos alunos.

Vivências

O encontro, que será realizado mensalmente, visa proporcionar aos orientadores da EJA um espaço de compartilhamento das ações e experiências vivenciadas nas 32 escolas que oferecem a modalidade. “Queremos fortalecer o fazer pedagógico e a liderança, a fim de colaborar com o trabalho dos professores junto aos seus alunos e alunas, promovendo o aprendizado em sala de aula”, explica o gerente da Célula de Educação de Jovens e Adultos e Diversidade (CEJA), Ney Oliveira.

Matrículas abertas

As matrículas continuam abertas para jovens com 15 anos ou mais que desejam retomar os estudos. É só procurar a escola municipal mais perto de casa ou do trabalho, portando RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. A Seduc de Sobral oferece aos estudantes matriculados todo o material didático gratuito para utilizarem na escola e nas atividades de casa.

Níveis

Mais de 3 mil estudantes estão matriculados na EJA em Sobral, modalidade de ensino garantida pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional. A EJA está estruturada em quatro níveis: EJA I (1º, 2º, 3º ano), EJA II (4º e 5º ano), EJA III (6º e 7º ano) e EJA IV (8º e 9º ano). Ainda, segundo a coordenadora de ensino fundamental, “com metodologias e material didático diferenciados, os professores da EJA realizam um trabalho personalizado com cada aluno, estimulando o envolvimento do discente e promovendo inclusão social por meio da educação”, garante.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

14:59 · 18.04.2017 / atualizado às 14:59 · 18.04.2017 por

Irauçuba- A Secretaria das Cidades inicia, a partir desta terça-feira, 18, em parceria com as prefeituras de dez municípios das regiões do Vale do Acaraú e Jaguaribe, uma série de audiências públicas para discutir a elaboração e a revisão dos planos diretores municipais, incluindo a temática mobilidade urbana. Na região Norte, a primeira cidade a receber a audiência é Irauçuba. Seguida  de Santana do Acaraú e Massapê.

Temáticas

As audiências públicas tem como objetivo discutir os diagnósticos de cada município em relação a urbanização, o meio ambiente, a legislação, dentre outros temas. Finalizada esta primeira audiência pública, serão validadas as informações que foram prestadas pela consultoria Consórcio Prodeurb, referentes aos municípios.

Programação

Esta semana, são realizadas as audiências dos municípios de Irauçuba, Santana do Acaraú e Massapê, localizados na região do Vale do Acaraú. Na semana seguinte, será a vez dos municípios de Jaguaribe, Jaguaruana, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeré, Russas e Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, participarem das audiências.

Diretrizes

A ação é coordenada pelo Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, executado pela Secretaria das Cidades, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e atende as Leis Federais nº 10.257/2001 e 12.587/2012, que institui as diretrizes gerais da política urbana e da Política Nacional de Mobilidade Urbana, respectivamente.

Plano Diretor

As próximas etapas para a elaboração e revisão dos planos diretores com mobilidade urbana, que também contarão com audiências públicas, são o levantamento e o detalhamento de propostas. Após concluída a elaboração dos planos, será editada uma lei municipal instituindo o novo Plano Diretor de cada uma das cidades.

Audiências Públicas

Terça-feira (18) – Irauçuba

Quarta-feira (19) – Santana do Acaraú

Quinta-feira (20) – Massapê

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

17:56 · 17.04.2017 / atualizado às 17:56 · 17.04.2017 por
Sobral-CE; parceria entre Santa Casa de Misericórdia de Sobral e Grendene contribui para a humanização no cuidado às mães e bebês internados (Foto: divulgação/ Santa Casa de Sobral).

Sobral- Durante o processo de hospitalização de um bebê prematuro, diversas dificuldades são enfrentadas pela mãe e pelo recém-nascido. Pensando nisso, a Unidade de Terapia Intensiva de Neonatologia 2 da Santa Casa de Sobral busca prestar um serviço humanizado, com diversas ações voltadas a esse fim. A última delas foi a comemoração de Páscoa com as mães, que acompanham seus bebês. O evento foi realizado, nesse sábado, 15, e contou com a parceria da Grendene, empresa do ramo de calçados, grande empregadora na região Norte, representada por seu diretor, Nelson Rossi.

Apoio

Durante o momento de comemoração, Rossi distribuiu caixas de chocolates para as mães e colaboradoras da UTI Neo 2, visitando os recém-nascidos e conversando com os familiares que estavam presentes. Em suas redes sociais o diretor destacou, que “aqui as crianças têm tratamento médico do mais alto nível, em todos os sentidos. Mas o que cura, e o que mais ajuda na recuperação, é o amor e a dedicação”, disse. A parceria da empresa com o importante setor do hospital existe desde o ano de 2016.

Humanização

Em agradecimento, a responsável pelo setor, Renides Brasil, ressaltou a importância da parceria para a realização de ações de humanização e complementou dizendo “muito bom ver a felicidade das mães ao receber atenção nessas datas onde comemoramos com nossas famílias e elas estão afastadas das famílias, por estarem cuidando dos seus filhos, na UTI. Obrigada, a empresa, por estar sempre nos ajudando”, disse.

Renides Brasil lembra que, “ações de humanização são de extrema importância, pois a recuperação das crianças prematuras é bem mais rápida e eficaz quando se passa por um tratamento humanizado”, reforça.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo whatsApp 88 9 9659-4083.