Busca

18:15 · 24.09.2018 / atualizado às 18:16 · 24.09.2018 por
Cohab II, Sobral-CE; equipes da Polícia Civil seguem com as investigações sobre os assassinatos (Foto: marcelino Júnior).

Sobral- A Polícia Civil ainda não tem informações sobre o responsável pelos disparos contra Francisco Felipe da Silva Gabriel, 22 anos, morador do Bairro Alto da Brasília, em Sobral, que morreu na madrugada desta segunda-feira (24), na Santa Casa de Misericórdia.

Francisco Felipe foi baleado nas proximidades de casa, no sábado (22), ao ser surpreendido por dois homens armados de revólver, em uma motocicleta. Felipe, que foi alvejado na cabeça por vários disparos, ainda chegou a ser socorrido por uma equipe do Samu, sendo levado ao Hospital.

Outra morte

Outra vítima de disparo, que foi encaminhada à Santa Casa, nesse último final de semana, mas não resistiu aos ferimentos, foi Luciano Araújo da Silva, 21 anos, também morador de Sobral. O jovem foi morto a tiros na rua Francisquinha Frota, bairro Dom José, onde morava. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o crime. E apesar do trabalho de buscas por suspeitos, nos dois casos, ninguém foi preso até o momento. As investigações continuam, após um final de semana violento que contabilizou 8 homicídios por arma de fogo na cidade.

Emboscada

A Polícia também investiga dois assassinatos ocorridos na sexta-feira, no intervalo de apenas uma hora. Uma das vítimas seria membro da família dos “Irmãos Coragem”, bandidos temidos na cidade por envolvimento em diversos crimes. O primeiro assassinato ocorreu, por volta de 6 horas, no bairro Padre Palhano, quando Antônio Batista Ferreira (49) foi baleado por dois desconhecidos que pilotavam uma motocicleta, segundo testemunhas.

Investigações

Antônio foi socorrido por populares e levado à Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia apurou que o homem foi vítima de uma emboscada, na subida de uma ponte, que liga dois bairros da periferia de Sobral. Nada foi roubado da vítima. Cerca de uma hora depois, o corpo de Francisco Ximenes de Carvalho, funcionário de um depósito de material de construção, tombava sem vida, também vítima de diversos disparos à queima roupa. Segundo um agente de polícia que preferiu não se identificar, “as investigações trabalham com a premissa de retaliação pela morte de Antônio Batista Ferreira”, contou.

Por meio de nota, a  Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que “não divulga estatísticas parciais. Os dados referentes ao mês de setembro serão divulgados no início de outubro”. Mas adiantou que, “por meio dos esforços empregados pela pasta, que trabalha em ações preventivas e reativas, o Ceará vem, pelo quinto mês consecutivo, apresentando redução nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais este ano. A diminuição no acumulado do ano já é sentida em relação aos primeiros sete meses de 2017”.
Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

 

10:15 · 24.09.2018 / atualizado às 10:15 · 24.09.2018 por
Sobral- CE; feira venderá produtos da agricultura rural (Foto: divulgação).

Sobral- O campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizará uma feira agropecuária durante a I Semana Rural, no pátio do Bloco Didático, no dia 27 de setembro, de 16h às 20 horas. Na ocasião, haverá venda de produtos da agricultura familiar, da gastronomia regional e de artesanatos, além da doação de mudas. A entrada é gratuita e aberta ao público externo.

Atividades

A feira faz parte da I Semana Rural, que tem como tema “Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável no Campo”. A programação conta com palestras e minicursos com diversos temas, entre eles, Eficiência de Irrigação e Produtividade da Água; Jardins e Plantas Ornamentais; Conceitos Básicos em Nutrição de Plantas; e Uso de Ferramentas Digitais na Gestão da Produção Pecuária.

Inscrições

O evento ocorrerá entre os dias 26 e 28 de setembro, no campus do IFCE. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico ( https://form.jotformz.com/70396813898675) até a próxima quarta-feira, dia 26. O valor da inscrição para estudantes é R$ 35, e R$ 50 para pequeno produtor e profissional. O pagamento deve ser feito por depósito bancário.

Serviço

Feira Agropecuária

Quando: 27 de setembro, de 16h às 20 horas

Onde: pátio do Bloco Didático do IFCE (avenida Dr. Guarani, 317, Derby Clube)

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

 

09:11 · 23.09.2018 / atualizado às 09:11 · 23.09.2018 por

Sobral- A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) realizam a X Semana da Pessoa com Deficiência, iniciada nessa sexta-feira 21, que se estenderá até a próxima quinta-feira, dia 27. Este ano, o tema trabalhado aborda as “Políticas e inclusão das pessoas com deficiência: um direito de todos”.

Programação

Nessa segunda-feira (24), o público presente participará de uma Roda de Conversa Sobre a Pessoa com Deficiência; seguida do Fórum Permanente da Pessoa Com Deficiência (25), com o tema: O papel dos conselhos no controle social e na efetivação das políticas públicas; além do seminário Produção Acadêmica sobre Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência (26); e a exposição das entidades que trabalham com esse público alvo (27).

“Convidamos toda a sociedade, pessoas com deficiência, professores e alunos a se fazerem presentes nesses momentos, que serão de suma importância para a luta das pessoas com deficiência na nossa região”, ressalta Cristina Nunes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Inscrições

Na última quinta-feira, 21, durante a abertura do evento, houve a entrega do “Selo de Acessibilidade”, conferido às instituições e empresas que se comprometem e investem na melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência. A programação da X Semana é composta por palestras, fórum, seminário, além de caminhada. Inscrições e solicitações de certificado de participação devem ser realizadas, exclusivamente, pelo site da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Formulário de inscrição AQUI.
Programação e outras informações AQUI.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

10:54 · 21.09.2018 / atualizado às 10:54 · 21.09.2018 por

Sobral- Para melhorar o atendimento da população aos serviços do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a unidade descentralizada do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), instalada em Sobral, passou a funcionar, desde junho do ano passado, em novo espaço localizado na Rua Coronel Rangel, 301, no Centro, próximo à Igreja do Patrocínio; com atendimento ao público, de 8h às 14h.

Demanda

Desde a inauguração da nova sede, foram realizados 1.028 atendimentos e registradas 170 reclamações. Apenas de janeiro a agosto deste ano, já foram feitos 545 atendimentos e 103 reclamações, sendo as principais temáticas relacionadas a assuntos financeiros e produtos defeituosos.

Reclamação

Segundo a coordenadora do Decon de Sobral, promotora de Justiça Juliana Cronemberger, é na unidade descentralizada que a população residente na região de Sobral pode fazer uma reclamação individual. “O consumidor pode, caso tenha algum direito violado por descumprimento do Código de Defesa do Consumidor, dirigir-se ao órgão com seus documentos pessoais e os documentos que comprovem a relação de consumo, relatando a situação a um dos atendentes para que a mesma seja analisada, por fim, dado o devido encaminhamento para a solução do conflito ou aplicação de sanção à empresa”, explica.

Serviço

Unidade Descentralizada do Decon em Sobral
Endereço: Rua Coronel Rangel, 301, Centro, Sobral.
Telefone: (88) 3611-3575
Funcionamento de 8h às 14h

Colabore com o Blog Zona Norte com o WhatsApp 88 9 9659-4083.

15:11 · 20.09.2018 / atualizado às 15:11 · 20.09.2018 por

São Benedito- A Promotoria de Justiça de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, expediu recomendação à Prefeitura sobre normas de segurança de parques de diversão no município. Na recomendação, o Ministério Público requer que somente seja expedido alvará de funcionamento para instalação de parques de diversão e brinquedos infantis de qualquer espécie, mediante a apresentação dos laudos das condições de instalações elétricas, montagem e operação dos equipamentos, além de Anotações de Responsabilidades Técnicas, com a referida fiscalização “in loco” de funcionários responsáveis pela emissão de autorização de funcionamento.

Normas

O MPCE recomenda, ainda, que a Secretaria responsável pela expedição de alvará verifique a disponibilidade de áreas adequadas para o funcionamento dos referidos empreendimentos, dando preferência a terrenos vagos, planos e que sejam compatíveis com as atividades relacionadas aos empreendimentos recreativos, a fim de garantir a segurança da população e não interromper a trafegabilidade das vias públicas.

Laudos

Outro ponto da recomendação, segundo o promotor de Justiça Oigrésio Mores, “aborda a exigência de laudos de vistoria e inspeção da vigilância sanitária do município e da Enel Distribuição Ceará; além da necessidade de instalação de banheiros químicos para uso dos frequentadores. Também é necessária a fixação de cartazes proibindo a venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes”, adianta.

Segurança

Ainda, segundo o promotor de Justiça, a aproximação da tradicional festa de São Francisco, ocasião em que costumeiramente ocorre a instalação de parques de diversão no município, “reforça a importância de garantir a segurança das crianças e adolescentes que porventura venham a frequentar os referidos estabelecimentos”, adianta.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo whatsApp 88 9 9659-4083.

11:50 · 20.09.2018 / atualizado às 11:53 · 20.09.2018 por
Grendene, Sobral- CE; Setor de calçados se destaca em exportações (Foto: Marcelino Júnior).

SobralEm sua terceira edição, o Exporta Empreendedor, realizado em Sobral, nessa quarta-feira (19), pretende aproximar micro e pequenos empresários das linhas de exportação. A ideia é criar alternativas de mercado com o objetivo de gerar mais negócios, incrementar ferramentas para superar as barreiras que impedem a exportação, além de apresentar parcerias com empreendedores italianos, com vistas a estabelecer laços comerciais com o mercado da Itália.

O Seminário de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas, dividido em três paineis, foi aberto pelo representante da Câmara Brasil Itália, Claudio Vullo, que apresentou o tema “A Itália e a oportunidade de internacionalização das micro e pequenas empresas cearenses.

Fomento

A Câmara Brasil Itália, com sede no Ceará, atua há 8 anos fomentando negócios bilaterais entre o Nordeste do Brasil e o País europeu. O objetivo é dar suporte para intercâmbios de negócios, além de apoio institucional focado nos micro e pequenos empreendimentos. De acordo com Claudio Vullo, “o Exporta Empreendedor pretende proporcionar um cenário favorável à internacionalização, abrindo os horizontes da empresa, não apensas relacionados à exportação. Podendo haver também troca de tecnologias, de conhecimento e outros fatores importantes para essa união. O Ceará tem muitos setores afins com a Itália, como de calçados, alimentos, confecções e moda em geral, cosmética, mármore e granito. Um potencial que precisa ser explorado no patamar certo”, explica.

Programação

Os participantes também discutiram sobre o papel do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em relação aos recursos e acesso aos programas de exportação (FNE_Exportação); Gestão Empresarial da Pequena Empresa e Qualidade produto para exportação (Sebrae). Também foi apresentado um caso de sucesso da região, além das orientações necessárias à comercialização fora do País, o Papel das Instituições de Representação das MPEs e a rodada de debates com representantes institucionais e técnicos.

Para Edvaldo Nunes, presidente da Federação Cearense das Micro e pequenas Empresas (Fecempe), “ com a abertura desse canal com a Itália, nós buscamos vários segmentos que estejam aptos à exportação. Nosso empresariado tem que estar capacitado, treinado, oferecendo produtos de qualidade lá fora. Já temos vários casos de sucesso em diversos setores no Ceará, o que melhora nossa balança comercial”, complementa.

Crédito

Um dos interesses entre os participantes é, certamente, a possibilidade de linhas de crédito para alavancar as exportações. E, segundo Guido Andrade, gerente da Unidade Sobral do BNB, “ por um lado, o nosso câmbio, bastante desvalorizado, certamente torna nossos produtos bem mais competitivos, dando, assim, uma grande oportunidade para quem apresenta bons produtos e condições de exportar. Oferecemos linhas de crédito com juros bastante subsidiados, sendo mais um incentivo para quem deseja exportar. Portando, o momento tem sido propício para quem quer entrar no mercado internacional”, convida.

Grendene, Sobral- CE; setor calçadista garantiu 34% das exportações do Brasil este ano (Foto: Marcelino Júnior).

Ranking

De acordo com levantamento do Sistema Fiec, Sobral ocupa a segunda colocação, no Estado, em exportações este ano com pouco mais de 77 milhões de dólares, atendo como principal produto o calçado. O primeiro lugar ficou com o município de São Gonçalo do Amarante, com 575 milhões de dólares, tendo como principal produto exportado, placas de aço. Fortaleza ocupa a terceira colocação (69.426.678 milhões de dólares), com a exportação de castanha de caju.

Da lista com 40 principais exportadores deste ano, 13 são municípios da região Norte. O Exporta Empreendedor 2018 é uma realização da Câmara de Comércio Ítalo Brasileira, e da Federação Cearense das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FEC MPE), com apoio do Sebrae, Sesi, Senai, Fiec, Banco do Nordeste, Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe) e Indes.

Destaque

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), dos municípios do interior, Sobral tem se destacado no atual cenário de exportações, sendo o setor calçadista o de maior representatividade na balança comercial externa. Entre os meses de janeiro e junho deste ano, a Grendene, líder no ramo no País, instalada no município, garantiu 34% das exportações brasileiras. Números acompanhados de perto pela direção da empresa, que mantém representação em mais de cem países, com produção de meio milhão de pares todos os dias. O destaque também se estende à empregabilidade, com cerca de 15 mil funcionários que se desdobram para dar conta da demanda. “Temos uma presença interessante, não apenas na Europa, mas também nos EUA, América Latina, enfim, o que eleva nossa competitividade, numa operação que deve ser competente para atender a toda a demanda no cenário global”, diz José Rossi, diretor industrial da empresa.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 99659-4083.

07:57 · 20.09.2018 / atualizado às 07:57 · 20.09.2018 por

Marco– A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Ceará determinou que a ex-gestora da Secretaria de Assistência Social e o então presidente da Associação Comunitária dos Catadores de Materiais Recicláveis, ambos do município de Marco, na região Norte, devolvam, de forma solidária, R$ 31,3 mil aos cofres do ente público, a serem ainda corrigidos monetariamente. A imposição tem como causa irregularidades constatadas no Convênio nº 01/2012, celebrado pelas partes no ano de 2012.

Multa

O documento foi analisado nos autos do processo nº 06120/15, uma tomada de contas de gestão julgada pelo colegiado na segunda-feira (17), relatada pelo conselheiro substituto Manassés Pedrosa. Outras infrações foram levantadas no caso e as multas à responsável somam R$ 7,4 mil. “Ambos serão intimados para efetuarem os pagamentos ou apresentarem recurso. Dependendo do resultado do julgamento, será aberto processo de representação junto ao Ministério Público Estadual para adoção das providências cabíveis no campo judicial”, informou o conselheiro substituto.

Documentação

As irregularidades identificadas no convênio foram a não apresentação das devidas prestações de contas e nem a comprovação da instauração de tomada de contas especial por parte da Secretaria, com omissão da Associação no dever de prestar contas dos recursos recebidos; não apresentação do plano de trabalho correspondente ao Convênio; não apresentação da cópia da Lei Municipal n° 005/2009, que supostamente deu respaldo legal à celebração do convênio; e a documentação da despesa realizada pela Associação em dissonância com o objeto do Convênio.

Sobre este último ponto, o Tribunal constatou, por meio da documentação apresentada pela então gestora, que houve pagamento somente por serviços de coleta de materiais recicláveis, enquanto o objeto do convênio era a aquisição, pela Associação, de equipamentos e materiais diversos que possibilitassem o desempenho de suas atividades, além de despesas diversas de funcionamento da sede, como material de consumo, pagamento de água luz, pagamento de funcionários especializados no gerenciamento e reciclagem de material descartável e recicláveis.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 99659-4083.

13:00 · 19.09.2018 / atualizado às 13:00 · 19.09.2018 por
Sobral inicia cadastramento de cães e gatos, além de uma feira de adoção (Foto: divulgação).

Sobral- Iniciado esta semana pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), o cadastramento para castração de cães e gatos domiciliados em Sobral tem como público-alvo os proprietários de baixa renda que poderão garantir a cirurgia de seus bichos gratuitamente. De acordo com levantamento da AMMA, Sobral possui cerca de 32 mil cães e 36 mil gatos domiciliados. O trabalho, que tem o objetivo de promover o controle populacional dos animais, deverá ser estendido, no futuro, também aos animais de rua.

Controle

O castramento deve ser feito presencialmente, no prédio da própria Agência (de 8h ao meio-dia e de 13h às 17h), na Avenida Euclides Ferreira Gomes, 435, na saída para o município de Massapê. De acordo com Sara Caranha, assessora de Bem-Estar Animal da AMMA, “ é importante que as pessoas procurem cadastrar seu animais para que possamos garantir esse controle na cidade, o que envolve também uma questão de saúde pública”. Sancionado pelo Poder Executivo, há quase um ano, o projeto de Lei Nº 1671, aprovado pela Câmara Municipal de Sobral, é quem trata da Política Municipal de Bem- Estar e Proteção Animal, cujo o objetivo é promover a proteção, defesa e a preservação dos animais do município.

Adoção

No próximo sábado, dia 22, a Instituição Anjos de Patas, em parceria com a Bichinho de Estimação Vet Center, realiza uma feira de adoção de cães e gatos no estacionamento subsolo do Sobral Shopping, a partir das 10h. Para adotar um animal é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência recente. No espaço haverá também venda de alguns produtos do Instituto Anjos de Patas como chaveiros e garrafinhas.

Desde 2012, a Instituição é quem desenvolve em Sobral um trabalho voltado ao bem-estar dos animais, por meio de estímulo à adoção, posse responsável, castração e combate ao abandono e maus tratos. Assim como todo grupo de trabalho voluntário, o Anjos de Patas necessita de suprimentos fundamentais para os cuidados dos bichinhos. O principal é dinheiro, ração e medicamentos. Para ajudar a Anjos de Patas basta, entrar em contato na página da Associação no Facebook (https://www.facebook.com/Anjos.de.Patas.CE/), ou pelo telefone 88 9415-9929, falar com Danielle.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 99659-4083.

16:35 · 18.09.2018 / atualizado às 16:35 · 18.09.2018 por
Banda Negra Maré se apresenta gratuitamente em Pacujá (Foto: divulgação).

Pacujá- Nessa quarta-feira (19), os moradores de Pacujá, na região Norte, vão conferir gratuitamente a programação cultural do projeto Sesc Sonoridades, desenvolvido pela Unidade Sobral do Serviço Social do Comércio, que circula pelas cidades do entorno. A banda Negra Maré promete movimentar o público na Praça São Vicente, no Centro, a partir das 20h30.

Show

Com o estilo pop reggae, a banda Negra Maré surgiu no ano de 2017, com a proposta do tributo ao Natiruts, Cidade Negra e o Rappa, mas também apostando nas composições autorais que são anexadas juntamente ao show tributo. O grupo promete não deixar ninguém ficar parado e recordar vários sucessos.

Sesc Sonoridades

Primando pela diversidade de estilos e gêneros, o projeto tem como objetivo dar oportunidade às bandas regionais, proporcionando, assim, espaço para desenvolvimento e intercâmbio entre os grupos locais, fortalecendo a cena musical autoral e experimental, por meio de apresentações sistemáticas ou mostras.

Serviço

Mostra Sesc Sonoridades em Pacujá

Na Praça São Vicente (Rua Maria Nepomuceno, s/n – Bairro São Vicente)

Data: 19/9

Às 20h30

Acesso gratuito

Informações: (88) 3611.0954

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

07:17 · 18.09.2018 / atualizado às 07:17 · 18.09.2018 por
Cruz- CE; equipe da Semace constata desmatamento na região Norte (Foto: divulgação).

Cruz- A Operação Mata Atlântica em Pé, no Ceará e em outros Estados, teve continuidade na sexta-feira (14/09) em busca de eventuais flagrantes de delitos contra o Meio Ambiente. Se comparado ao balanço divulgado anteriormente, o quantitativo de hectares desmatados em todo o país quase dobrou, de 2.890 para 5.285 ha, e o valor total das multas aplicadas subiu de 12 para 20 milhões de reais. Realizada entre os dias 10 e 14 deste mês, a operação fiscalizou 517 propriedades previamente definidas a partir de imagens de satélite.

Multas

No Ceará, as multas foram de 1,5 milhão, do balanço parcial, para 2,4 milhões de reais. Além de Cruz, Acaraú, Trairi e Paraipaba, o município de Itarema foi contemplado com a operação. Um total de 26 polígonos foram fiscalizados e 567 hectares foram embargados por confirmação de desmatamento ilegal, o que resultou na lavratura de 12 autos de infração. Com o encerramento da operação, o Ceará teve o 3º maior valor de multas aplicadas, ficando atrás apenas de Minas Gerais com R$ 5,1mi e do Mato Grosso do Sul com 4,9 milhões. O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) contou com o apoio da Semace, da Polícia Militar Ambiental e Ibama.

Área desmatada

“Apesar do sucesso da operação, é com imensa tristeza que verificamos que quase 10% do total de desmatamento foi encontrado no Ceará, e isto é motivo de grande preocupação para o Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores. Consideramos que este é um percentual bastante elevado e esperamos realizar novas fiscalizações para coibir irregularidades e reduzir o desmatamento com os efeitos educativos e punitivos das operações”, disse a promotora de Justiça Jacqueline Faustino, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caomace).

Parcerias

O coordenador nacional da operação, o promotor de justiça Alexandre Gaio, ressaltou a perfeita coordenação entre os diversos órgãos participantes: “Além dos dados muitos significativos de fiscalização e de início do processo de responsabilização e recuperação ambiental, é importante destacar que a operação nacional demonstrou uma atuação coesa, forte e organizada dos Ministérios Públicos e sua articulação com o Ibama, as Polícias Ambientais e os órgãos ambientais estaduais para a proteção do bioma Mata Atlântica”, declarou.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.