Busca

18:44 · 19.07.2018 / atualizado às 18:44 · 19.07.2018 por
Câmara Municipal de Sobra- CE; vereadores iniciaram período de recesso (Foto: Marcelino Júnior).

Sobral- O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 2ª Promotoria de Justiça Auxiliar de Sobral, na região Norte do Estado, ingressou com uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o vereador de Sobral, Francisco Ivonilton Camilo Cavalcante (Camilo Motos). Segundo a Promotoria de Justiça, o legislador recolhia parte do salário de seus assessores parlamentares em benefício próprio. Na ação, foi requerida liminar para o bloqueio de salário e indisponibilidade de bens do vereador.

Depoimento

No pedido à Justiça, consta depoimento de um dos assessores relatando como funcionava o esquema, chamado de “rachadinha”, ou seja, dividir o dinheiro público recebido. De acordo com investigação do MP, o salário líquido do assessor era R$ 3,5 mil, mas este ficava apenas com mil reais. “O vereador ficava com o restante, todos os dias de pagamento, tanto eu quanto os demais assessores, sacávamos o dinheiro e entregava a parte dele, em espécie, no próprio gabinete, em mãos, para a mulher do vereador”, relata em depoimento um dos ex-assessores, que não teve seu nome revelado pela Justiça. O ex-funcionário teria sido exonerado do cargo por não repassar o vale-alimentação.

Constrangimento

De acordo com o promotor de Justiça Irapuan da Silva Dionízio Júnior, o legislador municipal, se valendo da força e influência de seu cargo, constrangeu os servidores a lhe repassar, “de forma reiterada, considerável parcela de sua remuneração mensal paga pelo Legislativo Municipal, sob pena de, em assim não procedendo, serem, exonerados do quadro funcional da Câmara”, explica o promotor. Ele ressalta, ainda, que os assessores ouvidos não puderam informar quais seriam as suas verdadeiras atribuições e sequer puderam apontar uma tarefa ou atribuição realmente desempenhada, indicações de que realmente não exerciam qualquer tipo de atividade parlamentar.

“Assim, foram carreadas provas suficientes para propositura desta ação, tendo em vista a grande notoriedade da causa, bem como a sangria dos princípios norteadores de todo ordenamento jurídico pátrio. Por fim, não resta dúvidas quanto ao animus do agente público na intenção de ficar com parte do salário dos assessores que lhe prestavam serviços, sendo tudo esclarecido pelos depoimentos dos ex-assessores”, aponta o representante do MPCE em Sobral.

A Câmara Municipal de Sobral realizou sua última sessão desse 1º semestre de 2018, na terça-feira (17), iniciando seu período de recesso parlamentar. Procurado pela equipe de reportagem, o vereador em questão esteve com o telefone fora de área ao longo do dia.

Colabore com o blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

 

 

12:56 · 19.07.2018 / atualizado às 12:56 · 19.07.2018 por
Escola Emílio Sendim, Sobral- CE; escolas de Sobral serão representadas por 250 estudantes na Olimpíada Geo-Brasil (Foto: Marcelino Júnior).

Sobral- Todas as 28 escolas municipais de Sobral com 9º ano do ensino fundamental têm equipes inscritas na Olimpíada Brasileira Geo-Brasil (OGB) 2018, que compreende a IV Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a II Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). O município da região Norte terá 250 estudantes formando equipes com três componentes, que participarão da primeira fase da OGB, de 6 a 11 de agosto deste ano.

Comemoração

“Neste Ano Municipal das Ciências, que marca o centenário de comprovação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, estamos promovendo uma série de ações para estimular e apoiar a participação da rede municipal de ensino de Sobral em olimpíadas científicas, assim os estudantes podem aplicar os conhecimentos adquiridos nas escolas”, explica o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Estudo

O objetivo da Olimpíada é promover o estudo das Ciências da Terra e de Geografia, estimulando a convivência entre estudantes e professores na prática de procedimentos científicos na busca por solução de problemas, além do incentivo ao estudo diligente e a interação entre os participantes.

Provas

As provas da IV OGB 2018 serão realizadas em quatro fases, sendo três on-line e uma final presencial. As provas da primeira fase serão realizadas por equipe, de 6 a 11 de agosto, com 20 questões de múltipla escolha, que podem ter consulta. A divulgação dos resultados das fases on-line será feita no dia 10 de setembro.

Saiba mais pelo número  (88) 3677-1209, ou pelo regulamento, descrito no endereço eletrônico http://obgeografia.org/regulamento/

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

 

 

16:28 · 17.07.2018 / atualizado às 16:28 · 17.07.2018 por
Obra Refugiados e Migrados faz parte da Mostra Êxodos (Foto: Sebastião Salgado).

Sobral- O olhar humanista de Sebastião Salgado, um dos maiores fotodocumentaristas do mundo, será exposto pela primeira vez em Sobral. A mostra Êxodos retrata a história de fuga de pessoas que, pressionadas por circunstâncias históricas, deixaram para trás a cidade natal. Em geral, são migrantes, refugiados ou exilados que tentam escapar da pobreza, da repressão ou da guerra mundo afora.

Obras

Para reunir o material da mostra, o fotógrafo percorreu 40 países durante seis anos e registrou a parte da humanidade que fez do êxodo uma opção de vida. A exposição, que conta com a curadoria de Lélia Deluiz Wanick Salgado, fica aberta para visitação gratuita de 24 deste mês a 24 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 13h às 21h, além do sábado, das 17h às 21h, na Casa da Cultura de Sobral.

Êxodos é uma história reveladora, que retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade. “Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, define Salgado.

Exposição

A coleção com 60 pôsteres que compõe essa exposição foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG). Êxodos já esteve em cartaz em cidades como Salvador, Recife, Curitiba, Brasília, Fortaleza, e chega agora a Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e do Instituto Ecoa.

Apresentação 

A mostra é dividida nos temas África; Luta pela Terra; Refugiados e Migrados; Megacidades; e Retratos de Crianças. São imagens impactantes que retratam a fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do mundo; a tragédia sem paralelo da África; o êxodo rural, o conflito de terras e a urbanização caótica na América Latina; imagens das novas megalópoles asiáticas e, em cada uma dessas situações extremas, há o registro de crianças, que mesmo envoltas no caos, mantêm viva a chama da esperança e da dignidade humana.

Reconhecimento

Sebastião Salgado nasceu em 1944, em Aimorés, Minas Gerais. Economista de formação, começou sua carreira de fotógrafo em Paris, em 1973. Trabalhou sucessivamente com as agências Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994, quando, ao lado de Lélia Wanick Salgado, sua diretora artística, fundou a agência de fotografia Amazonas Images, que se tornou a base de todas as atividades inerentes ao seu trabalho.

Projetos

Salgado esteve em mais de 100 países para projetos fotográficos que, além de inúmeras publicações na imprensa, foram apresentados em forma de livros e exposições, em museus no mundo inteiro, tais como: Outras Américas (1986), Sahel, l’Homme en détresse (1986), Trabalhadores (1993), Terra (1997), Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo (2000), África (2007), e Gênesis (2013). O livro mais recente, “Perfume de Sonho”, é fruto de uma viagem ao mundo do café (2015).

Sebastião Salgado recebeu inúmeras honrarias por seu talento e sensibilidade ao registrar o mundo e a humanidade. É embaixador de Boa Vontade da UNICEF; membro honorário da Academy of Arts and Science dos Estados Unidos; recebeu a comenda da Ordem do Rio Branco, no Brasil; e é Commandeur de l’Ordre des Arts et des Lettres, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França. Em 13 de abril 2016, foi eleito membro da Académie des Beaux-Arts de l’Institut de France, assumindo a cadeira ocupada anteriormente pelo fotógrafo Lucien Clergue.

Instituto Terra

ONG ambiental fundada por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado em 1998, no município de Aimorés-MG, o Instituto Terra atua na recuperação da Mata Atlântica, na proteção de nascentes, na educação ambiental e pesquisa científica aplicada, bem como na promoção do desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce.

A experiência bem-sucedida de recuperação ambiental promovida em sua sede, na RPPN Fazenda Bulcão, está sendo replicada em municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, e já soma mais de 7,5 mil hectares de áreas degradadas de Mata Atlântica em processo de recuperação na região, além da proteção de milhares de nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Serviço

Exposição “Êxodos” de Sebastião Salgado

Abertura, dia 24 de julho, às 19h, na Casa da Cultura de Sobral

Na Av. Dom José, 929, Centro

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h ás 21h; aos sábados, das 12h às 19h. Entrada gratuita

Informações: (88) 3611-3324

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

 

18:50 · 16.07.2018 / atualizado às 18:50 · 16.07.2018 por
Banda Freud Explica se apresenta durante festejos de Varjota (Foto: Manuel Aragão).

Varjota- Nesse mês de julho, o “Sesc Sonoridades”, que contribui para o fortalecimento da cena musical autoral e experimental entre grupos regionais, passa pela cidade de Varjota, no Norte do Estado, dentro da programação dos festejos da padroeira do município, Nossa Senhora de Sant’Ana. A parceria com a Secretaria de Cultura local garantirá à festa a presença de duas bandas de Sobral para o palco do Centreventos,  onde ocorrerão os shows gratuitos.

Show

Nessa quinta-feira (19), às 22h, a banda Freud Explica promete “um passeio pela Música Popular Brasileira”, que consagrou artistas de estilos variados, como o Pagode, a Lambada e o Brega. As homenagens vão, desde os cantores Reginaldo Rossi e Sidney Magal, a Luís Caldas, Beto Barbosa e o Grupo Raça Negra, grande sucesso dos anos 90.

Outros sucessos

As pérolas do Pop Rock brasileiro, de 1980 a 2000, estão no repertório da banda “Outras Frequências”, que no dia 21 de julho, às 22h, também entra na programação dos festejos. Anderson Aragão (Voz e Guitarra), Maria Clara Aragão (Guitarra), Abel Filho (Baixo) e Isac Linhares (Bateria) tocam versões de Charlie Brown Jr, Titãs, CPM 22, Skank, Jota Quest, além de composições próprias, como a música “Lembro do Dia”, que está no álbum “Progressão”, e teve o videoclipe lançado no ano passado.

Freud Explica

Criada em Sobral em 2008, a banda Freud Explica ganhou popularidade nos pré-carnavais e festivais da cidade de Sobral, se projetando além das divisas do município. Atualmente, a banda é formada por Gilmário Rebouças e Geci Freire no vocal; Stênio Nog na guitarra e backing vocals; João Marcos no teclado; Ray Peixoto no baixo; Manoel Artur na percussão e backing vocals e Andrei Lima, na bateria.

Irreverência

Os músicos misturam o romantismo, pop, brega e criam novas versões de músicas que todo mundo conhece. O trabalho autoral segue a mesma linha irreverente “para amar, sofrer e dançar”, como definem os integrantes. A música de trabalho “Batom”, que fala sobre paquera, junta o pop com a lambada para animar o público. “Colocamos todo mundo para dançar”, explica Gilmário Rebouças. Ainda, segundo o vocalista, “poder circular pela Região Norte é massa. É uma forma de nosso trabalho ser conhecido e nosso show ir para lugares que ainda não fomos”, comemora.

O Pop Rock será bem representado nos festejos de Varjota pela Banda Outras Frequências (Foto: divulgação).

Outras Frequências

De acordo com Maria Clara, guitarrista da banda Outras Frequências, que já participou do Festival Domingo no Parque, em Sobral, e do Festival de Inverno da Meruoca. “Notamos que, do ano passado para cá, as bandas autorais ganharam força”, avalia. Neste ano, a banda toca pela primeira vez nos Festejos de Varjota. “Vai ser muito bom, o Festival já é bem conhecido e vai ser uma experiência bacana para nós e para o público”, afirma a guitarrista.

Serviço

Sesc Sonoridades nos Festejos de Varjota

No Centreventos (Avenida Presidente Castelo Branco, 1786, Acampamento Dnocs, Varjota

Às 22h

19/7 (quinta-feira)

Banda Freud Explica

21/7 (sábado)

Banda Outras Frequências

Informações: (88) 3611.0954

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9549-4083.

 

10:04 · 16.07.2018 / atualizado às 10:04 · 16.07.2018 por
PRF, Sobral-CE; fiscalização de rotina apreendeu carregamento irregular de madeira (Foto: divulgação (PRF).

Sobral- Agentes da Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF) apreenderam o carregamento irregular de madeira, na tarde desse domingo (15). Segundo a equipe de policiais que fez a abordagem, a apreensão ocorreu por volta das 15h30, no km 221, da BR 222, em Sobral, Região Norte do Ceará.

Ação

Os policiais rodoviários federais abordaram o caminhão carregado de madeira, e solicitaram a documentação do veículo e da carga ao condutor. Ao realizarem a fiscalização do documento auxiliar da nota fiscal eletrônica (Danfe) emitida pela madeireira, os policiais verificaram que a carga transportada era de 25 metros cúbicos de madeira das espécies Faveira e Sumaúma Vermelha, acomodadas na carroceria, em tábuas. Mas algo estava errado.

Sem guia

Aos agentes, o motorista informou que a carga, assim como estava declarado em documento, serviria para reflorestamento, não necessitando de guia de transporte. No entanto, a equipe da PRF observou que o produto era supostamente oriundo de áreas de reflorestamento localizadas no município de Goianésia do Pará (PA), mas vinha de Rondônia (RO). Após a cubagem, que é a verificação da quantidade de unidades cúbicas de um dado volume ou espaço, foi constatado que estavam sendo transportados, aproximadamente, 40 m³, muito além do autorizado na guia.

Crime ambiental

A fiscalização constatou, também, que a emissora da madeira não possuía Cadastro de Técnico Federal IBAMA. Diante das inconsistências observadas na documentação de transporte de produtos oriundos de reflorestamento (danfe e DCC), e da quantidade irregular transportada, foi lavrado, em desfavor do condutor do veículo, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida, como consta no Artigo 46, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998).

Termo Circunstanciado

De acordo com o agente David Breno, da PRF, “essa madeira, na verdade, não é de local de reflorestamento, mas oriunda de floresta nativa, o que configura crime ambiental. A nota fiscal também informava uma quantidade bem inferior ao que realmente era transportado”, explicou o agente. Ainda, segundo David Breno, “ após ser lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), o motorista deverá comparecer, em data já determinada, à audiência no Fórum de Sobral”, disse. A carga segue à disposição do IBAMA.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

11:24 · 13.07.2018 / atualizado às 11:24 · 13.07.2018 por
Praça Viva Crianças levará diversão a Sobral, na região Norte (Foto: Thamila Santos).

Sobral A ocupação de espaços vazios com criatividade, transformando-os em áreas de encontros e lazer, já virou febre mundo à fora. Em Sobral, distante 231 quilômetros de Fortaleza, o programa “Praça Viva” circula pelas praças da cidade, possibilitando o acesso democrático à arte, cultura e esportes.

Evento

Nesse sábado, dia 14, será a vez do distrito de Caioca receber, a partir das 17 horas, uma edição especial do projeto. Dessa vez, o “Praça Viva” vai levar muita diversão e arte para a criançada, que poderá desfrutar de uma Arena Infantil montada para brincadeiras, tenda dos livrinhos e atividades de recreação.

De acordo com a presidente do Instituto Ecoa (Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Arte), Luísa Cela, essas ações de ocupação das ruas e praças provocam o reconhecimento desses espaços de convívio, além de estimular a construção de relações entre a comunidade.

Férias

“Essa é uma programação voltada para o desenvolvimento social, econômico e cultural do município. E como julho é o mês das férias escolares, resolvemos fazer essa edição toda pensada para o público infantil, que precisa crescer com essa relação harmoniosa com a cidade, sem medo, com carinho e ocupando esses espaços que são nossos”, explica a presidente do Instituto Ecoa.

O projeto “Praça Viva Crianças” faz parte da programação “Férias que Ecoam”, realizada pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e do Instituto ECOA Sobral. A programação completa do “Férias que Ecoam” você confere no link: http://ecoasobral.org/?p=3225.

Serviço

Praça Viva Crianças – Dia 14 de julho (sábado), a partir das 17h, no distrito de Caioca, em Sobral. Informações: (88) 3611.3324.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

 

11:09 · 13.07.2018 / atualizado às 11:09 · 13.07.2018 por
Itapipoca-CE; Team Work, em Itapipoca, desenvolvendo líderes (Foto: divulgação).

Itapipoca- As atividades da Jornada Integração promovidas pela Federação das CDLs do Ceará já começaram na Região Norte do Estado. A cidade dos três climas, como é conhecida Itapipoca, foi a primeira das seis cidades da região, a receber a programação, que conta com ações de desenvolvimento profissional, social e ambiental. As outros municípios participantes são Sobral, Itapajé, Itarema, Irauçuba e Forquilha.

Desenvolvimento de líderes

Os empresários de Itapipoca deram início, no último sábado, dia 7, ao programa de desenvolvimento de líderes de alta performance, chamado Team Work. O programa, que visa desenvolver habilidades essenciais como liderança, originalidade e inovação de serviços, continuará nos próximos dois sábados, 14 e 21 deste mês, das 8h às 17h, na sede da CDL local.

Qualificação

Os colaboradores, lojistas e gestores do comércio de Itapipoca, Itapajé, Itarema, Irauçuba, Forquilha e Sobral também passarão por qualificação. A FCDL realizará, de 17 a 19 e de 23 a 25, ainda de julho, os cursos sequenciais. A capacitação ocorrerá das 18h às 21h, tendo como finalidade despertar os participantes para atual necessidade do consumidor e as novas possibilidades de consumo. Segundo o diretor distrital de Itapipoca, Francisco de Assis Freire, “a inscrição deve ser feita na sede da CDL de cada município, onde também será informado o local do treinamento. Neste momento, os alunos participarão de uma ação social da entidade, ao contribuir, voluntariamente, com um quilo de alimento não perecível, a ser doado para instituições filantrópicas eleitas pela CDLs”, explica.

Ações

Ainda, de acordo com o diretor distrital, a Jornada Integração exalta o potencial da região e contribui para a melhoria das condições sociais e econômicas das cidades. “As ações desse projeto vêm para incentivar a colaboração, o associativismo, e apresentar uma visão melhor de mercado para os lojistas e colaboradores, com o intuito de potencializar os negócios da região”, completa Francisco de Assis Freire.

Meio ambiente

Para conscientizar a população sobre a sustentabilidade ambiental, a FCDL tem implementado a prática da coleta seletiva de material reciclável junto aos alunos e professores das escolas públicas da região, por meio do projeto “Salve o Planeta Terra”. A meta é recolher nove toneladas de material, que serão repassadas às empresas especializadas.

Encerramento

A programação da Jornada Integração na Região Norte será encerrada no dia 21 de agosto, em Sobral, reunindo empresários, políticos e a comunidade em um momento de confraternização com troca de ideias, debates sobre as ações realizadas e premiações. Na ocasião, haverá um sorteio de uma motocicleta para as empresas associadas das CDLs com um representante legal presente no encerramento, desde que um colaborador tenha participado de um dos cursos sequenciais. E os colaboradores das CDLs da Regional que estiverem presente concorrerão a um smartphone.

Prêmios

O participante do projeto “Salve o Planeta Terra” que tiver coletado a maior quantidade de quilos de papel e garrafas PET ganhará um smartphone, e a Escola de Ensino Fundamental campeã receberá um computador completo. Com apoio do Sistema Verdes Mares, a Jornada Integração tem o patrocínio das empresas Enel, Grupo M. Dias Branco, Três Corações e Banco do Nordeste.

Programação

Curso Team Work

Dias 14 e 21/7 (8h às 17h), na sede da CDL de Itapipoca

Cursos Sequenciais

Dia 17/7 (18h às 21h) – curso Planejamento pessoal x Planejamento profissional, na CDL de Itapajé

Dia 18/7 (18h às 21h) – curso Planejamento pessoal x Planejamento profissional, na CDL de Itapipoca

Dia 19/7 (18h às 21h) – curso Vendedor Exponencial, no Núcleo de Formação Tecnológica de Itarema

Dia 23/7 (18h às 21h) – curso Vendedor Exponencial, na CDL de Sobral

Dia 24/7 (18h às 21h) – curso Planejamento pessoal x Planejamento profissional, em Forquilha

Dia 25/7 (18h às 21h) – curso Vendedor Exponencial, em Irauçuba

Encerramento

Dia 21/8 (18h), em Sobral

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

 

14:17 · 12.07.2018 / atualizado às 14:17 · 12.07.2018 por
Sobral- CE; concurso abre vagas para professores em Sobral (Foto: Marcelino Júnior).

Sobral- Um boa notícia para quem é da área da educação e se realiza em sala de aula. A Prefeitura de Sobral, na região Norte do Estado, realizará um concurso público de provas e títulos para provimento de 312 vagas, além de cadastro de reserva para os cargos de professor e orientador educacional da rede pública municipal de ensino. As inscrições terão início no dia 30 deste mês, se estendendo até o dia 24 de agosto, por meio de formulário eletrônico, já disponível no site http://concursos.uvanet.br.

Áreas

Das 312 vagas, 50 são para o cargo de orientador educacional, destinadas a bacharéis em Psicologia; e 262 vagas para os cargos de professor de Educação Infantil e professor de Ensino Fundamental, com licenciatura em Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências, Física, Biologia, Química, História, Filosofia, Sociologia, Geografia, Inglês, Educação Física, Artes e Música.

Compromisso

“Esse é o maior edital de concurso público para professores da rede pública municipal de Sobral, em número de vagas em todas as áreas (pedagogia e licenciaturas), além do concurso para o novo cargo de orientador educacional para psicólogos, que atuarão nas escolas municipais. Esse é mais um compromisso honrado com as oportunidades e valorização dos profissionais da educação de Sobral”, avalia o secretário da Educação municipal, Herbert Lima.

Provas

O concurso público será realizado em quatro fases para o cargo de professor, com provas objetiva, dissertativa e de didática, além da análise de títulos. Já os candidatos ao cargo de orientador educacional serão submetidos a três fases compreendendo prova objetiva, prova de apresentação de um plano de ação teórico propositivo e análise de títulos. A prova objetiva para todos os cargos será aplicada no dia 16 de setembro.

Edital

A carga horária para o cargo de professor será de 20 horas semanais, com vencimento base de R$ 1.411 mensais; e para o cargo de orientador educacional será de 40 horas semanais, com vencimento mensal de R$ 2.800. O conteúdo programático das provas, cronograma, atribuições dos cargos e demais informações estão disponíveis no edital. O concurso será coordenado pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú (IADE/UVA). Leia o edital, clicando aqui.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

12:35 · 11.07.2018 / atualizado às 12:35 · 11.07.2018 por
Sobral-CE; a banda sobralense Mário Paiva & Os Transcendentais abre a rodada de shows do Largo Musical (Foto: divulgação).

Sobral- O Largo Musical, programa que tem como objetivo potencializar a difusão cultural da música em Sobral, na região Norte do Estado, abre ao público sua programação de férias, iniciada nessa sexta (13), a partir das 20h, na margem esquerda do Rio Acaraú.

O evento recebe os shows musicais de Mário Paiva & Os Transcendentais; Francisco, El Hombre, e do coletivo de DJ’s A Fertinha. A festa conta, ainda, com a Feira Criativa, um espaço dedicado ao ecossistema da música. O acesso é livre e gratuito.

Shows

Para abrir a noite, às 20h, o grupo Mário Paiva & Os Transcendentais, de Sobral, promete aquecer o palco desta, que é 11ª edição do Largo Musical. A banda aposta em canções que se debruçam no existencialismo e na crítica ao status, misturadas ao rock ‘n’ roll psicodélico dos anos 70 e às experiências estéticas da nova MPB. Com uma pegada experimental que emerge das vivências de seus músicos, o som do grupo é uma mistura de ritmos que vão do rock n’ roll psicodélico dos anos 70 às experiências estéticas da “Nova MPB”; proposta que conecta-se com o público, por meio de canções como “Balada Rivers”, “Sua Companhia” e “Croa Grande”.

Estética

Formado pelos músicos Mário Paiva (Vocal), Guilherme Santos (Guitarra), Salomão Augusto (Bateria) e Alexandre Tiás (Baixo), o projeto se lança na cena musical sobralense com um conceito arrojado e original. Em suas canções, que ora apostam numa pegada existencialista, ora se voltam à crítica ao “status quo” vigente, o grupo procura abordar os anseios e sentimentos de um mundo que está em constante processo de transformação.

De fora

Às 22h, a banda Francisco, El Hombre, de São Paulo, subirá ao palco para fazer o público vibrar ao som de muita música latina, com o álbum Soltasbruxa (2016). Formada pelos irmãos mexicanos Sebastián Piracés-Ugarte (bateria e voz) e Mateo Piracés-Ugarte (violão e voz), e pelxs brasileirxs Juliana Strassacapa (voz), Andrei Kozyreff (guitarra) e Rafael Gomes (baixo), o quinteto revelação do indie brasileiro mescla faixas em português e em espanhol, que fazem da banda uma importante peça artística na conexão latino-americana.

Outros ritmos

Para encerrar a edição de férias do Largo Musical, às 23h30, o coletivo de DJ’s A Fertinha (Fortaleza) assume as pickups para outro tipo de experiência musical. O grupo investe num mix eletrônico que envolve música brasileira contemporânea, clássicos do tropicalismo, samba, carimbó, tecnobrega, pop, funk, groove, afrobeat e indie-rock, uma pluralidade de estilos e ritmos pra ninguém ficar parado.

Largo Musical

O programa tem como objetivo potencializar a difusão cultural da música. Com programação itinerante a ação circula duas vezes por mês pelos anfiteatros existentes na cidade com apresentações de artistas, grupos locais e regionais. O Programa também conta com feira de produtos criativos e distribuição de mudas. De acordo com Rômulo Teixeira, produtor executivo da banda Mário Paiva & Os Transcendentais, “o Largo Musical é uma excelente proposta de difusão dos novos produtos musicais da cidade, além de promover um intercâmbio entre grupos locais e artistas de renome nacional, criando uma relação de troca de afetos e experiências entre os artistas participantes”, explica.

Serviço

Largo Musical – Especial Férias

Local: Largo das Dores, Sobral

Hora: 20h

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 96594083.

12:36 · 10.07.2018 / atualizado às 12:36 · 10.07.2018 por
Câmara Municipal de Sobral; 1ª Câmara Mirim de Sobral entra em atividade (foto: divulgação).

Sobral- A cerimônia de posse da primeira Câmara Mirim de Sobral, com 21 integrantes, foi realizada nessa terça-feira (3), na presença do prefeito Ivo Gomes, da vice-prefeita Christianne Coelho, do secretário da Educação, Herbert Lima, do presidente da Câmara, Paulo Vasconcelos, demais vereadores, educadores e estudantes de Sobral, além de familiares.

Investimento

Ivo Gomes parabenizou a Câmara pela iniciativa, ao dar posse aos vereadores mirins. “Esse investimento que a Câmara Municipal está fazendo nas novas gerações vai proporcionar momentos muitos especiais para a vida dele, porque incentiva novas gerações a participarem do jogo político”, disse, e complementou. “Dos 21 vereadores mirins, 13 são mulheres, e a política está precisando de sangue novo, a política precisa de mulheres, porque a mulher tem um olhar mais especial sobre os problemas das pessoas mais simples. Estou muito honrado por estar aqui dividindo esse momento histórico de Sobral, e muito feliz”, finalizou.

Eleitos

Na ocasião, foram eleitos para a presidência da Câmara Mirim, o estudante do Colégio Luciano Feijão, Luís Gabriel Sousa Martins; o estudante da Escola Coração de Jesus, Gustavo Sousa Marques (1º vice-presidente); como 2ª vice-presidente, a estudante da Escola José Romão, Thaís Lara Batista; como 1º secretário, o estudante da Escola Trajano de Medeiros, Sebastião Carvalho de Lima; e como 2ª secretária da mesa diretora, a estudante da Escola Professora Maria José Santos Ferreira Gomes, Maria Rafaela do Nascimento Silva.

História

Para o presidente da Câmara Municipal de Sobral, vereador Paulo Vasconcelos, “este momento vai entrar para a história. Estes adolescentes e jovens vereadores mirins, já demonstraram capacidade de discutir assuntos de nossa cidade. Podemos ter certeza que a história política de Sobral terá novos capítulos. Ao longo da minha vida pública, nunca me senti tão feliz e orgulhoso com um projeto”, revelou.

Eleições

As eleições ocorreram no dia 8 de junho, quando estudantes de escolas públicas municipais e privadas elegeram representantes de 18 estabelecimentos de ensino, além de um representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Sobral. As sessões da Câmara Mirim serão realizadas às quartas-feiras, a partir das 18h30, quinzenalmente, no Plenário 5 de Julho.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 96594083.