Busca

11:25 · 22.07.2017 / atualizado às 11:25 · 22.07.2017 por
Francisco Rogério foi morto na Penitenciária de Sobral, após desentendimento com o comparsa, Iranildo, que dividia a mesma cela. Os dois foram presos pelo assassinato de dois irmãos, em Viçosa do Ceará.

Sobral- O assassinato do interno da Penitenciária Industrial e Regional de Sobral (PIRS), Francisco Rogério Soares Pereira (27), na noite dessa sexta-feira, 22, ocorreu após um desentendimento com Iranildo Antônio de Araújo (34), que dividia o mesmo espaço no isolamento da Unidade Prisional, por serem suspeitos do assassinato, no último domingo (16), de dois irmãos na localidade de Inharim, Zona Rural de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba.

Morte

Após iniciarem uma briga, Iranildo matou o companheiro de cela e, segundo um agente penitenciário plantonista, tentou tirar a própria vida, mas foi impedido. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, chegando a prestar socorro à Iranildo, que foi levado a uma unidade de saúde para atendimento, e está fora de perigo.

Confissão

Rogério e Iranildo foram presos, ainda no domingo, horas depois do duplo homicídio que vitimou Iracione Almeida Cardoso (8) e Francisco da Silva Cardoso Almeida (10), nas proximidades da casa dos dois irmãos. Ao ser preso, Rogério assumiu a participação no crime e entregou Iranildo, preso minutos depois, e que continuava negando a autoria das mortes, motivada porque, de acordo com o depoimento de Rogério, os meninos flagraram os dois homens consumindo drogas. Iracione e Francisco foram mortos com a faca que um deles carregava para cortar capim a ser dado a um animal que os irmãos haviam ganhado do pai.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

 

17:04 · 21.07.2017 / atualizado às 17:04 · 21.07.2017 por

Itarema- Atendendo a pedido do Ministério Público Estado do Ceará (MPCE), a Justiça decretou, na última quinta-feira (20), a prisão preventiva do vereador do município de Itarema João Carlos Júnior Gomes, nessa que é a quarta fase da Operação Fantasma. Após tentar cumprir o mandado de prisão na manhã desta sexta-feira (21), a Polícia Civil foi informada pelo advogado de defesa do vereador, que o mesmo não se encontrava em Itarema e, que, deverá se apresentar à Justiça, até a próxima segunda-feira (24).

Denúncia

O MPCE, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Itarema, em atuação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), ofereceu denúncia criminal contra o vereador, dentre outros, pela prática dos crimes de peculato, falsidade ideológica e organização criminosa, oportunidade em que requereu a decretação da prisão preventiva de João Carlos Júnior Gomes. Até o momento, nove vereadores do Município de Itarema foram afastados dos cargos eletivos.

Operação Fantasma

A Operação Fantasma, que já teve três fases anteriores, investiga um esquema montado para desviar recursos públicos por meio da contratação de servidores fantasmas com a apropriação ilegal de valores. A investigação teve início após denúncias de uma pessoa que se sentiu prejudicada por não conseguir receber benefício previdenciário em razão de um suposto vínculo com a Câmara Municipal, que até então era desconhecido pela vítima.

Desvio

De acordo com as provas apuradas, no decorrer da Operação Fantasma, foi evidenciado que alguns investigados recebiam dinheiro público que deveria ser destinado ao pagamento de seus assessores. O MPCE constatou “a existência de prova material de crimes de peculato e inúmeras lesões aos cofres públicos”, apontam as investigações.

Desdobramento

Na primeira fase da operação, realizada no dia 19 de abril deste ano, foi cumprido mandado de busca e apreensão na Câmara Municipal de Itarema. Na segunda fase da operação, realizada no dia 28 do mesmo mês, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva, 19 de busca e apreensão e 32 de condução coercitiva. Entre os presos, estavam oito dos 13 vereadores do Município de Itarema.

Na terceira fase da operação, ocorrida no dia 11 de julho, foram presos os servidores Francisco Willamy de Vasconcelos Silveira, contador da Prefeitura de Itarema e filho do ex-presidente da Câmara de Vereadores, João Vildes da Silveira (que continua preso, preventivamente), e Francisco Ciro de Maria, ambos envolvidos com o esquema montado para desviar recursos públicos por meio das contratações de servidores fantasmas.

Os trabalhos são coordenados pela Promotora de Justiça de Itarema, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

16:49 · 21.07.2017 / atualizado às 16:49 · 21.07.2017 por

Tururu- Nessa última quinta-feira (20), medidas liminares foram cumpridas, por ordem da juíza titular da Comarca de Tururu, no Norte do Estado, Janaína Graciano de Brito, determinando o afastamento do secretário de infraestrutura do município, Cezanildo Araújo Sobrinho, e o bloqueio de bens da prefeita Maria de Fátima Galdino, do seu marido e ex-prefeito José Galdino de Albuquerque, e do empresário Francisco Adelson Fernandes de Lima, responsável pela coleta de lixo na cidade.

Situação emergencial

As medidas foram deferidas após o ajuizamento de ação de improbidade administrativa, em conjunto com o grupo de trabalho instituído pela Procuradoria Geral de Justiça. Na ação judicial, os promotores de Justiça sustentam que a prefeita de Tururu contribuiu para situação emergencial e caótica no serviço de coleta de lixo, em janeiro deste ano, “por conta de sua deliberada inércia tanto na transição de governo como no início da nova gestão”, consta na ação. Por conta do decreto de emergência publicado pela Prefeitura, foi realizada uma dispensa de licitação para contratação da empresa F.A. Fernandes de Lima ME, de propriedade de Francisco Adelson.

Ilegalidades

No pedido à Justiça, o MP acusa o secretário de infraestrutura Cezanildo Araújo e o empresário Francisco Adelson pelos crimes de peculato e dispensa ilegal de licitação, com penas que chegam a 12 anos de reclusão. Segundo os membros do MP Estadual, foram encontradas diversas ilegalidades na dispensa, que foi conduzida pelo gestor da pasta de infraestrutura. Segundo os promotores, o processo não possuía justificativa no preço. Também foram encontradas fraudes na execução e pagamento do contrato, principalmente pelo fato da empresa não possuir capacidade técnica e ter realizado o serviço em tempo e quantidade muito menores do que estava obrigada. “Mesmo tendo conhecimento da falta de execução de parte dos serviços, o gestor municipal de infraestrutura ordenou pagamento do valor integral do contrato, gerando, assim, graves prejuízos aos cofres públicos, totalizando mais de R$ 126 mil”, afirma o MP.

Conivência

Segundo a Promotoria de Justiça, a prefeita estava ciente de todas as fraudes, não tomando qualquer medida para evitá-las. Já seu esposo, o ex-prefeito José Galdino de Albuquerque, embora não ocupe cargo público em Tururu, participa ativamente da gestão municipal, chegando a selecionar pessoas sem concurso público, e sem qualquer contrato para prestarem um serviço irregular de coleta de lixo para a Prefeitura, antes mesmo do processo de dispensa.

Com decisão da magistrada, o secretário Cezanildo Araújo fica afastado de suas funções públicas em Tururu e José Galdino proibido de frequentar órgãos públicos. Foram ainda bloqueados imóveis, automóveis e quantias de dinheiro de todos os envolvidos, inclusive da prefeita. Se condenados, eles sofrerão perda do cargo público, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios.

Outras ações

No município de Reriutaba, também na região Norte, foram cumpridas medidas liminares de afastamento de agentes públicos, além do bloqueio de mais de R$ 1,7 milhão deles por fraudes em contratos de emergência. Secretários, servidores, o prefeito, Osvaldo Honório Lemos Neto, e a primeira-dama do Município, Gizelli Lopes e Silva, estão entre os promovidos. A decisão foi proferida pelo juiz titular da Comarca de Reriutaba, Raynes Viana de Vasconcelos, em três ações de improbidade ajuizadas pelo promotor Ítalo de Souza Braga, em parceria com grupo especial de trabalho formado por membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

Foram afastados os secretários Gizelli Lopes e Silva, Antônia Célia Lemos Alves, Francisco Wellington Pinto, Daniel Memória, Glaydson Gomes, bem como os servidores José Vilemar e Jardel Soares, tendo ainda sido bloqueados automóveis, imóveis e quantias de dinheiro pertencentes a todos os demandados, incluindo o prefeito Osvaldo Neto. Se condenados, eles sofrerão perda do cargo público, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou deste receber benefícios.

Investigações

Nas ações, o MPCE sustenta que o prefeito Osvaldo Honório Lemos Neto, desde a fase de transição de governo, “deixou de adotar medidas essenciais, dando causa a uma situação emergencial e calamitosa nos serviços de coleta de lixo e no fornecimento de medicamentos em Reriutaba. Com a edição do decreto emergencial, o prefeito realizou processos de dispensa de licitação repletos de irregularidades”, atestam as investigações. Com maior gravidade, segue o MP, “apurou-se que, em relação a contratos de assessoria de contabilidade, nem mesmo existia a emergência declarada pelo prefeito, eis que o município já contava com servidores para a execução contábil.

Em relação aos contratos de coleta de lixo e fornecimento de medicamentos, o MPCE também ofereceu denúncia criminal contra os secretários, servidores e empresários pelos mesmos fatos, imputando-lhes a prática dos crimes de dispensa licitatória ilegal e peculato, com penas máximas, respectivamente, de 5 e 12 anos de reclusão.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

15:57 · 21.07.2017 / atualizado às 16:00 · 21.07.2017 por
Bairro Coelce, Sobral-CE; secretário de Saúde de Sobral visita CSF que inaugura Atendimento Ampliado (Foto: Sesa /Sobral).

Sobral- O Centro de Saúde da Família (CSF) Doutor Grijalba José Mendes Carneiro, no bairro Coelce, em Sobral, no Norte do Estado, iniciou, na noite dessa quinta-feira, 20, o primeiro dia de atendimento ampliado.O nono horário de funcionamento vai de 7h às 11h e das 13h às 19h, aumentando a atenção à população. O secretário da Saúde de Sobral, Gerardo Cristino, esteve no CSF, para acompanhar o primeiro dia, com esse tipo de atendimento.

Serviço ampliado

De acordo com o secretário de Saúde, a população terá o mesmo atendimento em outros bairros.“O próximo CSF que irá ter atendimento ampliado será do bairro Junco ou Expectativa. Estamos estudando, para em breve, a população de Sobral ganhar mais um equipamento com horário de atendimento ampliado”, afirmou Gerardo Cristino.

Atendimento

Ao chegar ao CSF, o usuário será acolhido pela equipe da Estratégia de Saúde da Família e direcionado ao atendimento. Nos casos de demandas espontâneas, o usuário passará por uma avaliação com classificação de risco e, em seguida, seguirá para o atendimento necessário.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

15:31 · 21.07.2017 / atualizado às 15:32 · 21.07.2017 por

Sobral- O Conselho Comunitário de Sobral, formado por diversos setores da sociedade, como cidadãos, poder público e iniciativa privada, tem como objetivo, organizar e fortalecer um grupo comunitário que realize ações coletivas em busca do desenvolvimento local. Uma das ações previstas para esse mês é a qualificação técnica de 20 jovens, moradores das regiões de Aprazível, Vertentes, Paud’Arco e Paudarquinho, em Sobral. Em parceria com o SENAI, o curso de técnicas de pintura predial ocorrerá no período de 24 de julho (segunda-feira) a 14 de agosto.

Sustentabilidade

A Votorantim Cimentos é fomentadora e facilitadora do grupo. Criado em 2013, o Conselho é uma iniciativa da empresa em diversas localidades em que está presente. Segundo a analista regional de Responsabilidade Social da Votorantim Cimentos, Sabrina Oliveira, a iniciativa está alinhada à política de sustentabilidade e à estratégia de atuação social da empresa. “Sempre participamos das discussões, nosso gerente da fábrica e outros empregados estão sempre presentes, contribuindo para o fortalecimento do grupo como mais um agente da sociedade, acreditamos no diálogo e na construção de soluções conjuntas”, explica.

Encontros

Sabrina Oliveira ressalta ainda que a participação da comunidade nas reuniões do Conselho é fundamental para que ações como essa, de qualificação de jovens, ocorram em parceria com a empresa e também com outros órgãos. “Todos estão convidados para as reuniões do Conselho. Elas acontecem uma vez por mês, na Associação de Moradores de Aprazível. Os interessados podem procurar a secretária do Conselho Comunitário, Francisca Marna Albuquerque, ou o presidente da Associação de Moradores, Senhor Oliveira”, explica.

Ações

Em 2017, o Conselho Comunitário priorizou quatro temas direcionadores de suas ações, que são o fortalecimento e empoderamento do grupo, melhoria da comunicação para comunidade, qualificação da comunidade, onde se insere o curso técnico, e qualificação para participação nas políticas públicas.

Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 57,6 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,7 bilhões em 2016. A empresa possui unidades próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento, estando presenta em 13 países, além do Brasil.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

15:13 · 21.07.2017 / atualizado às 15:13 · 21.07.2017 por
HRN, Sobral-CE; direção do Hospital Regional Norte durante evento de Acreditação (Foto: Thiago Conrado/ HRN).

Sobral- A Organização Nacional de Acreditação (ONA), que certifica requisitos de segurança e gestão integrada até o nível de excelência gerencial, homologou, no último dia 13, o certificado de Acreditado Pleno – Nível II, concedido ao Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública do Governo do Ceará, instalado em Sobral, na região Norte. O HRN é o quarto hospital acreditado do Ceará, sendo o terceiro público a receber essa certificação.

Gestão Integrada

A certificação é dada a instituições de saúde que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O HRN foi o segundo hospital de nível terciário inaugurado no interior do Ceará. De acordo com o diretor-geral do Hospital Regional Norte, Daniel Hardy Melo, “é um marco para os seus quatro anos e meio de funcionamento, pois, agora, se consolida com o reconhecimento por uma assistência segura e gestão integrada nos serviços ofertados à população dos 55 municípios da macrorregião Norte”, comemora.

Reconhecimento

Ainda, de acordo com O diretor-geral do HRN, “o reconhecimento reflete o empenho da unidade em melhorar a segurança e a qualidade dos cuidados aos pacientes e acompanhantes, proporcionando um ambiente livre de riscos para aqueles que circulam na instituição. As certificações não garantem que as falhas não possam acontecer, mas atestam que possuímos normas funcionando como ações preventivas. É um processo importante para o hospital avaliar essas ações de forma sistematizada”, destaca.

HRN

O Hospital tem como principal perfil no seu atendimento, pacientes clínicos, cirúrgicos, pediátricos e neonatais. A unidade conta com 410 leitos, sendo 298 de internação e 112 de emergência, oferecendo atendimento 24hs para Urgência e Emergência Adulto e Pediátrico. Desde a sua inauguração, em 18 de janeiro de 2013, até junho de 2017, já foram atendidas 246.112 pessoas na Emergência do HRN. É o caso do aposentado Francisco Cândido Aguiar, do município de Mucambo. Atualmente, ele se encontra internado na Clínica Médica, sendo tratado de uma pneumonia. “Para mim o atendimento é ótimo. Só tenho é agradecer por tudo”, diz. Depois de 21 dias de internação, o seu Francisco recebeu alta na sexta-feira, 14.

Certificação

Em novembro de 2016, o Hospital recebeu a visita para diagnóstico do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), entidade credenciada pela ONA, para realizar o processo de Acreditação. Na ocasião, foram avaliados os critérios de segurança do paciente, como protocolos, prontuários, comissões, e a interação entre os setores de assistência, apoio e gestão. Na segunda quinzena de junho de 2017, o IQG retornou ao hospital para avaliar se o HRN estava apto a receber esse reconhecimento.

Acreditação

Acreditação Hospitalar é uma certificação de qualidade, exclusiva para instituições de saúde. O Sistema de Acreditação é uma metodologia reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo concedida pela Organização Nacional de Acreditação, entidade não governamental sem fins lucrativos que fiscaliza os serviços de saúde no Brasil. Esta certificação visa comprovar a segurança no gerenciamento de processos, tanto assistenciais como administrativos, reforçando a credibilidade, a confiança e a sustentabilidade da instituição, visando sempre uma assistência segura e de qualidade para população. A metodologia apresenta três níveis: Acreditado (nível I), Acreditado Pleno (nível II) e Acreditado com excelência (nível III). As visitas para manutenção dos certificados são feitas regularmente, a cada 8 ou 12 meses.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

11:42 · 20.07.2017 / atualizado às 11:42 · 20.07.2017 por

Sobral- O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Sobral e a Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SDHAS), realizarão, no próximo dia 25 deste mês, a 11ª Conferência Municipal da Assistência Social. O evento ocorrerá no Auditório do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), das 8h às 17h, e terá como tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

Análise de propostas

O processo de conferência já foi iniciado com as pré-conferências, que ocorreram nos seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, no início de julho: Aracatiaçu, Jaibaras, Dom José, Regina Justa (Vila União), Mimi Marinho (Dom Expedito) e Irmã Oswalda (Alto da Brasília); e uma com os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Nestas, usuários e trabalhadores puderam definir propostas para serem executadas nos próximos dois anos. As propostas podem ser de competência, tanto do município, quanto do estado ou da União.

Garantia de direitos

De acordo com a presidente do CMAS, Nara Luiza Mota, “é um momento essencial para debatermos as prioridades para o nosso município e as propostas que vamos defender na conferência estadual. No atual cenário de perda de direitos consolidados, a política de Assistência é cada vez mais necessária para garantirmos os direitos da nossa população, sobretudo, daqueles que mais carecem da ação do Estado”, disse a presidente do CMAS.

Debates

Na conferência municipal, as propostas serão debatidas e depois votadas para que sejam escolhidas as prioridades para a conferência estadual, e desta, para a conferência nacional, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 5 e 8 de dezembro, deste ano. As propostas foram elaboradas a partir dos eixos da proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; da Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; do Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; além da legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Para maiores informações, acesse a página do CMAS Sobral no Facebook: https://www.facebook.com/cmasdesobral/

Serviço

11ª Conferência Municipal da Assistência Social de Sobral

No dia 25 de julho

Das 8h00 às 17h00

No Auditório do Curso de Medicina da UFC Sobral (Av. Comandante Maurocelio Rocha Pontes, 100, Derby).

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

11:33 · 19.07.2017 / atualizado às 11:33 · 19.07.2017 por

Sobral- Estudantes da rede superior de ensino de Sobral, no Norte do Estado, contam com novo Centro Universitário. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da publicação no Diário Oficial da União (Portaria 831), do último dia 12, que credencia como Centro Universitário o Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA). Com a mudança, a Instituição de Ensino Superior (IES) passa a se chamar UNINTA, ganhando mais autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior.

Mudança

A transformação para Centro Universitário ocorre a menos de um mês da Instituição completar 18 anos de fundação. O credenciamento foi solicitado em 2015. Para o Reitor do Centro Universitário, Oscar Rodrigues Junior, “essa evolução marca a história da educação superior no Estado do Ceará, pois a educação superior de Sobral ganha um novo capítulo e se fortalece como um dos maiores polos do Estado. Desde 1999 buscamos, com dedicação e compromisso com a sociedade, promover o ensino superior de excelência, por isso, alcançamos ao longo da nossa história valiosas conquistas”, destaca Oscar Rodrigues.

Avaliação

Para credenciar a instituição como Centro Universitário, o Ministério da Educação avalia aspectos importantes como Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas de Gestão, Políticas Acadêmicas e Infraestrutura Física. Durante a visita dos avaliadores, a maior parte das áreas verificadas recebeu o conceito máximo, como laboratórios, bibliotecas, práticas de ensino e aprendizagem, infraestrutura e projetos permanentes de responsabilidade social, desenvolvidos por especialistas, professores e estudantes como Laços de Família, INTA na Comunidade, NAPI e Clínica de Psicopedagogia. “Projetos que também deram às Faculdades INTA o Selo de Instituição Socialmente Responsável”, afirmou o Reitor.

Centros Universitários

De acordo com o MEC, centros universitários são instituições de ensino superior pluricurriculares, que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento, e que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar.

Faculdades INTA

O Instituto Superior de Teologia Aplicada (Faculdades INTA) foi criado no dia em agosto de 1999. O primeiro curso ofertado foi o de Teologia. Atualmente oferece 19 cursos de graduação, na modalidade presencial, mais três cursos em educação a distância, 130 cursos de pós-graduação e dois mestrados na área de saúde. A Instituição possui cerca de seis mil estudantes.

Entre as instituições de ensino superior, o INTA é destaque com nota 4 (em uma escala que vai de 0-5) no Índice Geral de Cursos (IGC) e no Conceito Institucional (CI), ultrapassando faculdades, centros universitários e universidades conceituadas.

colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

10:01 · 19.07.2017 / atualizado às 10:01 · 19.07.2017 por
Sistema de TV analógico será desligado em Sobral, no final de setembro deste ano (Foto: divulgação/Seja Digital).

Sobral- As famílias da Região Metropolitana de Sobral inscritas em programas sociais do Governo Federal já podem agendar a retirada de um dos 54 mil kits gratuitos com antena digital, conversor e controle remoto. Para isso, a população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit, ou ligar gratuitamente para o número 147, informar o números do CPF ou NIS (Número de Identificação Social) e fazer o agendamento. “Os kits são entregues em local, dia e horário que as famílias escolhem, quando fazem o agendamento pelo site ou pelo telefone”, afirma Vejuse Oliveira, gerente regional da Seja Digital para a região de Fortaleza.

Sinal digital

No dia 27 de setembro deste ano, o sinal analógico de televisão será desligado em Sobral e em outras cidades da região, como Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú. A partir dessa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

Informações

A Seja Digital é a entidade não-governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil. Entre as atribuições da empresa está a distribuição dos kits gratuitos para a população cadastrada em Programas Sociais do Governo Federal. A chamada dessas pessoas tem sido feita por meio de campanhas de comunicação, incentivando o público a entrar em contato e agendar a retirada dos equipamentos.

Sobre a Seja Digital

Criada por determinação da Anatel , a Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social, além da distribuição dos kits para TV digital. Outras funções, estão a verificação da adoção do sinal de TV digital, remanejamento dos canais nas frequências e a garantia da convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G, após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Colabore com o Blog Zona Norte pleo WhatsApp 88 9 9659-4083.

 

16:41 · 18.07.2017 / atualizado às 16:41 · 18.07.2017 por
Planetário de Sobral, Sobral-CE; Planetário oferece curso de Introdução à Astronomia (Foto: PMS)

Sobral- Ótima oportunidade para quem aprecia saber mais sobre os mistérios do universo. É, que, o Planetário de Sobral, promoverá curso gratuito de Introdução à Astronomia, quando serão oferecidas 100 vagas. As inscrições podem ser realizadas, a partir de hoje (18), até o dia 20 de agosto, no blog da Secretaria da Educação de Sobral.

Público

O curso é voltado a professores e estudantes da rede pública de ensino, assim como o público em geral, com carga horária total de 120 horas/aula. O objetivo da formação é contribuir para a popularização das ciências e oferecer aos participantes uma visão geral sobre a Astronomia nos seus aspectos teóricos e práticos.

Aulas

O primeiro encontro será realizado no dia 2 de setembro, no Planetário de Sobral. As aulas presenciais serão ministradas por professores mestres e doutores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Parte do curso será realizado por meio de um ambiente virtual de aprendizagem on-line, disponibilizado na internet.

Edital: https://goo.gl/wkEApo

Inscrição: https://goo.gl/JtJnQQ

Serviço

Inscrições curso de Introdução à Astronomia

No dia 18 de julho a 20 de agosto

No Planetário de Sobral (rua Cel. José Inácio, s/n – Praça do Patrocínio)

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.