Busca

16:42 · 24.03.2017 / atualizado às 16:42 · 24.03.2017 por
Sobral-CE; representantes da SCidades e procuradorias dos municípios ligados ao Comderes (Foto: Divulgação/SCidades).

Frecherinha Nesta terça-feira, 21, foi dado mais um importante passo para a efetivação da gestão de resíduos sólidos que envolve diversos municípios da região Norte do Estado, a ser gerenciado pelo Consórcio Municipal para a Destinação Final de Resíduos Sólidos (Comderes), formado pelos municípios de Sobral, Forquilha, Meruoca, Moraújo, Santana do Acaraú, Alcântaras, Massapê, Coreaú, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Senador Sá, Cariré e Pacujá.

Representantes da Secretaria das Cidades se reuniram com as procuradorias dos municípios integrantes do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS) para apresentação dos instrumentos legais atualizados pela empresa de consultoria RPG, contratada pela SCidades para tratar sobre o Consórcio de Sobral.

Documentação

Durante a reunião foi apresentado o estudo organizacional do Consórcio e entregues as minutas para cada município contendo o contrato, contrato de rateio, projeto de lei municipal de ratificação para análise e contribuições dos municípios. Realizado no Centro de Educação à Distância de Sobral, o encontro teve a participação de 11 representantes municipais, sendo coordenado por técnicos do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais (Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú- Cidades do Ceará II e pela Coordenadoria de Saneamento da Scidades. As discussões também foram levadas à Câmara de Vereadores de Sobral.

Comderes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, tem incentivado os municípios cearenses para a formação de consórcios para a gestão de resíduos sólidos como uma alternativa que possibilita a redução de custo. Atualmente, o estado possui 26 consórcios formalizados, sendo os de Sobral (Comderes) e os Comares de Limoeiro do Norte e Cascavel os mais avançados em sua estruturação. Por meio da SCidades, o Governo do Estado já investiu R$ 2.129.207, na formalização dos consórcios.

Para além dos investimentos na formalização, a secretaria também presta consultoria técnica e contrata os projetos de engenharia para a construção de aterros sanitários aos consórcios. No caso das unidades de Sobral e Limoeiro do Norte, o Estado também está realizando toda a implementação da gestão integrada de resíduos.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

11:27 · 24.03.2017 / atualizado às 11:27 · 24.03.2017 por

Granja- O município de Granja, no Norte do Ceará, terá cobertura do Pelotão do Raio, num trabalho conjunto com a instalação de um sistema de videomonitoramento. O assunto foi tratado em reunião, em Fortaleza, entre a prefeita daquele município, Amanda do Romeu, o Procurador Geral de Granja, Romeu Aldigueri e o secretário de Segurança Pública do Estado, André Costa.

Implantação

Durante a pauta sobre segurança, a prefeita solicitou para o município, reforço policial, novas viaturas, a implantação do Pro-Cidadania, a criação de um pelotão do Raio e de um sistema de vídeomonitoramento nas principais ruas e avenidas da sede. “Conversei com o secretário André Costa, solicitei estas demandas, e adiantei que estamos trabalhando para que, em breve, Granja consiga implantar sua Guarda Municipal, assim como uma Autarquia Municipal de Trânsito”, disse a prefeita.

Segurança

Ainda de acordo com Amanda, “o secretário André Costa informou que procurará atender todos os pleitos, e que até 2018, com certeza, Granja será contemplada com o Raio permanente e esse sistema de videomonitoramento que, trará melhorias no que se refere a segurança de nossa cidade.

Para o Procurador do Município, Romeu Aldigueri, “esse sistema de videomonitoramento é um passo importante para o desenvolvimento da segurança do município. Com esse sistema, poderemos contribuir para atuação do Pelotão do Raio e de toda a Polícia Militar da região, colaborando muito mais com a segurança do nosso município”, concluiu.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

10:56 · 24.03.2017 / atualizado às 10:57 · 24.03.2017 por
Centro POP, Sobral-CE; pessoas em situação de rua participam de mobilização de prevenção à tuberculose (Foto: Secretaria da Saúde/ PMS).

Sobral- Esta semana, a equipe da Vigilância Epidemiológica de Sobral, em parceira com os Centros de Saúde da Família do bairro da Estação e Tamarindo, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Residentes Multiprofissional em Saúde da Família realizou uma mobilização de saúde para os usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação Rua de Sobral (Centro POP), referência no município no que se refere à assistência a quem vive em situação de rua na cidade.

Durante a ação foram feitos 18 atendimentos, com coletas de escarro para o exame de baciloscopia, utilizado para diagnostico da tuberculose e testes rápidos para HIV/Aids, além de orientação de sintomas, diagnostico e tratamento da doença.

Assistência

De acordo com o coordenador do Centro POP, Jean Ávila, “a ação faz parte da agenda periódica das secretarias Municipal da Saúde e dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, na área da assistência para o cuidado com a população de rua. Essa mobilização é muito importante, pois se for detectado algum problema, nós encaminharemos o usuário para o tratamento gratuito na rede pública”, disse.

Dia D

Hoje, 24 de março, é o ‘Dia Mundial de Mobilização Na Luta Contra a Tuberculose’, onde todas as esferas de governos e sociedade se articulam para realizar ações de controle da doença, daí, o chamamento do Serviço de Vigilância Epidemiológica, a todos os profissionais de saúde de Sobral, para que continuem intensificando as ações em seus territórios, no intuito de identificar casos novos de TB e realizar o tratamento até a alta do paciente.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

18:09 · 23.03.2017 / atualizado às 18:11 · 23.03.2017 por
Fazenda Esperança São Bento; Patriarca, Sobral-CE; curso ‘Fio de Ouro’ ajuda homens no processo de recuperação da dependência química (Foto: Divulgação/ Fazenda Esperança).

Sobral- Com o objetivo de buscar o autoconhecimento e a cura interior, levando em consideração as experiências vividas, os recuperandos da Fazenda Esperança São Bento participam do curso ‘Fio de Ouro’, oferecido para os homens que se encontram em processo de recuperação da dependência química na Fazenda, localizada no distrito de Patriarca, em Sobral, no Norte do Estado.

Atividades

Dividido em oito semanas, com encontros às quartas-feiras, o curso é facilitado pela Comunidade Católica Shalom, e faz parte de um caminho de autoconhecimento e cura interior chamado ‘Ordo Amoris’, que de acordo com a organização, “é um programa de formação humana em busca da maturidade na vida cristã, de forma a proporcionar que o homem retorne a sua vocação primeira, que é a santidade”.

Para o facilitador do curso, Sesimar Alves, da Comunidade Shalom, “esse caminho surgiu pela necessidade de dar uma resposta ao flagelo da falta de sentido de vida que assola o mundo. A Igreja olha para o homem que sofre, e por ele tem compaixão, o que gera esperança de dias melhores”, explica o missionário. Ainda, de acordo Para Sesimar, o curso será um grande instrumento para a abertura de visão de cada recuperando da Fazenda da Esperança. “A formação nos leva a visitar o nosso passado e lançar sobre ele, um olhar de misericórdia”, pontua o missionário.

Espiritualidade

O curso Fio de Ouro é uma das atividades que objetiva fortalecer a espiritualidade para que, dia a dia, consigam por meio do Evangelho superar o vício das drogas. A rotina dos recuperandos inclui também a recitação do terço, celebração da Palavra e comunhão de almas. Há dois anos, a capela de São Bento, construída nas dependências da Fazenda, tornou-se o Santuário da Esperança, com bênção do bispo de Sobral, Dom Vasconcelos.

Trabalho e recuperação

Na luta contra as drogas, os acolhidos da Fazenda São Bento desenvolvem atividades como artesanato, cultivo de horta, trabalhos de marcenaria e criação de animais. Atuam ainda na produção de biscoitos e pães, na Panificadora da Esperança, espaço construído graças a recursos da Receita Federal. Os itens produzidos estão disponíveis na lojinha da Fazenda da Esperança, no escritório localizado na Cúria Diocesana de Sobral (em frente à praça Quirino Rodrigues, no Centro da Cidade).

A comunidade terapêutica propõe um processo pedagógico de 12 meses de duração. Quem pretende enfrentar esse desafio dá o primeiro passo mediante uma carta escrita de próprio punho, manifestando os motivos da sua vontade de buscar vida nova.

Para ajudar

Doações podem ser feitas para a conta corrente 3544-8 / agência 0554, da Caixa Econômica Federal. Maiores informações pelo fone 88 3611-0054.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

11:54 · 23.03.2017 / atualizado às 11:54 · 23.03.2017 por
Sobral-CE; agentes de endemias serão empossados esta semana em Sobral (Foto: Divulgação/PMS).

Sobral- Nessa sexta-feira, 24, o Centro de Convenções de Sobral vai receber cerca de 185 candidatos aprovados em concursos públicos para os cargos de agentes de saúde, endemias e administrativo, realizados no ano passado para atuar em Sobral, no Norte do Estado.

As convocações dos aprovados foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM), nºs 840 e 847, respectivamente. Todos irão atuar na rede municipal de saúde e na área administrativa da gestão do municipal.

Garantias

De acordo com o secretário interino da Ouvidoria, Controladoria e Gestão, Inácio Ribeiro, “as nomeações reforçarão o quadro funcional da gestão municipal e reafirmam o compromisso da gestão com a valorização dos servidores municipais”, afirmou e complementou. “A geração de emprego e renda no município é uma preocupação constante da equipe de gestão. Aliada a esta preocupação, há também a garantia de que os servidores terão seus vencimentos creditados, a partir de abril, sempre no primeiro dia útil. Medida esta, que permitirá que os funcionários da administração pública se programem melhor com os seus compromissos,” afirmou.

Posse

Após as nomeações, os novos servidores já serão lotados em seus respectivos órgãos e darão início às atividades a partir da próxima segunda-feira, 27.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo whatsApp 88 9 9659-4083.