Busca

Chuvas banham o Ceará ao longo deste dia 12

16:49 · 12.02.2018 / atualizado às 18:01 · 12.02.2018 por
Dez maiores chuvas desta segunda-feira, dia 12 (Fonte: Funceme).

Itapipoca- Nesta segunda-feira, dia 12, o Ceará registrou a incidência de chuvas em 62 municípios. Pindoretama lidera a lista das dez maiores precipitações, com 104 mm, seguido de Beberibe (95 mm). Tianguá, na Serra da Ibiapaba, registrou 75 mm. Além de dele, os municípios de Granja (72 mm), Ibiapina (55 mm), Alcântara (55 mm), Santa Quitéria (52 mm) e Bela Cruz (50 mm), todos da região Norte, também fizeram parte da lista dos dez mais chuvosos nessa segunda de Carnaval.

Tempo

Os dados extraídos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), confirmam dia nublado e com chuva na faixa litorânea e no maciço de Baturité. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chuva. Para essa terça-feira (13), o dia deverá ser de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses, apontam as previsões, que confirmam mais um dia de chuva para essa quarta (14).

Mais chuva

As imagens captadas por satélite mostram nebulosidade, principalmente na região litorânea do Estado, devido a proximidade do principal sistema indutor de chuva no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), formada por nuvens que circundam a faixa equatorial do globo terrestre. De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, “sobre o Nordeste brasileiro, há presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura, que favorece as precipitações”, afirma.

Raio

Por volta do meio-dia, desta segunda-feira (12), os moradores do Bairro Maranhão, na periferia de Itapipoca, na região Norte, se assustaram com a queda de um raio, que atingiu um coqueiro, no quintal de uma residência. A força da descarga elétrica se expandiu, destruindo telhas e parte da parede de um dos cômodos da casa, danificando a transmissão de energia do imóvel. De acordo com o radialista Flávio Teixeira, “os moradores, que estavam todos em casa, tentaram acionar a empresa de energia elétrica para solucionar o problema, pois o impacto da descarga danificou o registro. Apesar dos danos materiais, ninguém foi ferido”, disse o radialista.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *