Busca

Educação de Sobral é debatida no Portal da Câmara dos Deputados

11:10 · 11.12.2017 / atualizado às 11:11 · 11.12.2017 por
Educação de Sobral é debatida em Portal da Câmara dos Deputados (Foto: Marcelino Júnior).

Sobral- Com nota 8,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a rede pública de ensino do município de Sobral, no Norte do Ceará, ainda comemora o melhor resultado nacional em qualidade da educação, que não passou de 5,5 e 4,5 nos ensinos fundamental 1 e 2, respectivamente para outros estados brasileiros.

Mudanças

Dez anos antes, a nota era a metade da atual, e o município sofria com um alarmante índice de analfabetismo, que registrava 48% de falta de leitura da população. Ao longo dos anos, uma série de modificações nas políticas educacionais foram implementadas com independência na gestão escolar, qualificação e incentivos para os professores, regime de colaboração entre municípios e o Estado, além de mudança na Lei de distribuição do ICMS, que aumenta o repasse aos municípios que obtêm melhores resultados na educação.

Debate

Para saber mais sobre a fórmula de rendimento da educação sobralense, fonte de pesquisa de outros estados brasileiros, o programa Participação Popular, da TV Câmara, veiculado nesta segunda-feira (11), pelo portal Câmara Notícias e pelo canal Câmara do Youtube, transmitirá ao vivo, de Sobral, entrevista com representantes do município.

Escola Emílio Sandim , Sobral-CE; índices de leitura das escolas de Sobral estão entre os melhores do Brasil (Foto: Marcelino Júnior).

Convidados

Entre os temas a serem debatidos, estão o modelo educacional utilizado no município; os ajustes necessários a sua manutenção; além do que falta melhorar, e que medidas já podem ser copiadas por outros municípios do país. O programa vai ao ar às 13h, com os convidados Leônidas Cristino, deputado federal e ex-prefeito de Sobral; Herbert Lima, secretário de Educação do município; a professora Mílvia Carvalho, diretora da Escola José da Matta; além de Silvana Linhares Salles, mãe de alunos da rede municipal.

Participação

Quem quiser participar, deve enviar comentários e perguntas ligando para 0800-619-619, ou acessando o e-mail paraparticipacaopopular@camara.leg.br; Twitter (nome de usuário@ParticipacaoPop), ou ainda pelo WhatsApp, no número (61) 99620-2573.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo Whatspp 88 9 9659-4083.

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *