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Sobral conquista 1º lugar do Brasil em oportunidades educacionais

11:20 · 09.12.2017 / atualizado às 11:20 · 09.12.2017 por
Escola Emilio Sendim, Sobral-CE; qualidade do ensino da rede pública de Sobral coloca município no topo do ranking nacional de Oportunidades da Educação Brasileira (Foto: Luiz Queiroz).

Sobral- O município de Sobral alcança, mais uma vez, o topo de um ranking nacional de educação. Pela segunda vez consecutiva, o município da região Norte do Ceará aparece em 1º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgado nessa quinta-feira (7). O indicador avaliou mais de 5 mil municípios brasileiros analisando as oportunidades de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.

No topo

Com nota 6,2, Sobral supera as médias nacional (4,7) e cearense (4,9) no IOEB, que é formado pela relação entre os insumos educacionais (porcentagem de professores com ensino superior, média de hora aula das escolas, tempo de experiência dos diretores, taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb nos anos iniciais e finais e taxa de matrícula).

Ranking

Dos 10 primeiros colocados no ranking, sete são municípios cearenses. Frecheirinha, também da região Norte, aparece em 2º, com nota 6; Nova Olinda em 3º, com 5,9; e Brejo Santo em 4º, também com 5,9; além de Coreaú (8º lugar) e Reriutaba (9º), ambos da região Norte, e Novo Oriente (10º), todos com nota 5,7.

Foto: Luiz Queiroz.

Currículos

Referência de políticas educacionais bem-sucedidas para o Estado do Ceará e para todo o país, Sobral se prepara para novos desafios. “Por isso o município está implementado novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática e, baseado nas melhores experiências internacionais, está desenvolvendo também um novo currículo de Ciências”, adianta o secretário de Educação municipal Herbert Lima.

Rede de ensino

O IOEB engloba, da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes educacionais do município (redes estadual, municipal e privada), incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar, além de identificar quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. O indicador é realizado em uma parceria do Centro de Liderança Pública (CLP) com a Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann, Instituto Península e Instituto Natura, e é executado pela consultoria METAS Sociais. Veja o resultado http://www.ioeb.org.br/ranking.

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