Busca

Zona Norte: Aviões do Forró comanda multidão na abertura do Carnabral

12:49 · 12.10.2017 / atualizado às 12:49 · 12.10.2017 por

 

Carnabral, Sobral-CE; Trio Aviões Elétrico agitou a primeira noite de Carnabral, na região Norte (Foto: Marcelino Júnior).

Sobral- Ao comemorar sua 21ª edição, o Carnabral volta a movimentar a região Norte como forte influência no calendário de eventos, não apenas da Região Metropolitana de Sobral (RMS), mas também do Estado, como destino de centenas de pessoas que viajam pelo País em busca de diversão e lazer. Iniciado nessa quarta-feira (11), o Carnaval fora de época reuniu, em seu dia de abertura, um grande número de pessoas que foram prestigiar o cantor Xand, comandando o trio ‘Aviões Elétrico’, que marca a volta do cantor à cidade, dessa vez, em carreira solo. De acordo com Ênio Sávio, um dos organizadores do evento, “o local escolhido para o retorno do primeiro bloco de forró a conquistar o público brasileiro foi a cidade de Sobral. Xand abre, oficialmente, o Carnabral 2017, e comanda duas voltas, num percurso de 2 quilômetros de pura folia”, disse.

Carnabral, Sobral-CE (Foto: Marcelino Júnior).

Convidado

Com 15 anos de estrada, o ‘Aviões do Forró’ traz para a festa um repertório cheio de sucessos consagrados pelo público, que aprecia o estilo irreverente e popular da banda, que tem contribuído para uma maior visibilidade do estilo musical consagrado no nordeste, e que se espalhou pelo País. Os ‘aviãozeiros’, como são chamados os fãs de Xand e sua trupe, lotaram o corredor da folia, instalado no início da Avenida Cleto Ponte, uma das mais importantes da cidade, que dá acesso à Serra da Meruoca. O local escolhido acomoda 90 camarotes, com vista total da passagem de todas as bandas. Este ano, a novidade fica por conta do Camorote VIP, com programação personalizada, e o Camarote VemTambém, com a presença de ‘personalidades cearenses’.

Carnabral, Sobral-CE; amigos se reúnem para se divertir e prestigiar o retorno de ‘Xand Avião’ à cidade (Foto: Marcelino Júnior).

Bloco tradicional

Outra novidade é o retorno do ‘Bloco Boneco’, o mais antigo e tradicional da cidade, “e o único no Brasil puxado por três trios elétricos”, garante Ênio Sávio, da organização, que adianta, “o Bloco Alternativo, também bastante conhecido pelos amantes do Carnabral, é outro que retorna com tudo, este ano em que comemoramos 21 edições, ao lado de ‘Xand Avião’, nosso parceiro de muitos anos”, reforça Ênio Sávio, que comemora a retomada do Carnaval fora de época na cidade.

Carnabral 2017, Sobral-CE; o cantor Xand comandou a abertura do Carnaval fora de época de Sobral (Foto: Marcelino Júnior).

Alegria

Dentro do bloco Boneco, a estudante Renata Sousa, que mora em Sobral, aproveitou a festa para extravasar com os amigos, que seguiram o trio, por dois quilômetros de percurso. As letras das canções que se tornaram sucesso em todo o País foram cantadas na ponta da língua, enquanto Xand relembrava de momentos vividos por ele em outros carnavais fora de época de Sobral. De acordo com a estudante, “Eu venho participando de todas as festas anteriores e tinha que estar aqui prestigiando esse retorno, que mobilizou muita gente, na noite de abertura. Vou estar em todas as noites de Carnabral”, reforçou.

Foto: Marcelino Júnior.

Retorno

O autônomo Renato da Silva Fernandes (30) participou dos três últimos anos em que o Carnabral mobilizou a região Norte, sendo o último, o ano de 2015. “Que bom que a festa voltou a ser realizada, pois o Carnaval fora de época já faz parte das poucas opções de lazer que a cidade oferece; mas, pelo que vejo, mobiliza um grande número de pessoas. Sou aqui mesmo da região, mas acredito que a renda gerada com o turismo impacte, de certa forma, na economia local. Estou hospedado na casa de amigos, mas sei de pessoas que estão em hotéis e pousadas da cidade, e isso gera renda”, disse.

Camarote

Cheio de atrações, o Camarote VIP reuniu um grande número de fãs da banda Aviões do Forró, que tiveram uma programação personalizada, enquanto o trio elétrico fazia seu trajeto. Já conhecido do público sobralense, o cantor baiano Xexéu, ex- vocalista da Timbalada divertiu os presentes com muito axé. “Eu já conheço a empolgação das pessoas que vêm ao Carnabral. Esta festa representa muito para a valorização dos artistas e economia da cidade. Todos estão de parabéns”, disse o cantor.

De acordo com Ênio Sávio, da organização, “nesse primeiro dia tivemos um bloco lotado com cerca de quatro mil foliões. Nossa expectativa é mobilizar cerca de 40 mil pessoas nos quatro dias de festa, além dos comerciantes de todos os tipos, que circulam no entorno do evento. Nesta quinta-feira, nossa programação traz outras atrações que não vão deixar ninguém parado”, comemora.

Foto: Marcelino Júnior.

Programação

Após a abertura com Xand e o bloco ‘Aviões Elétrico’, a programação segue, nesta quinta-feira (12) com Solteirões, Bell Marques e Iohannes Imperador. Na sexta-feira (13), a multidão vibra ao som de Luiz Marcelo e Gabriel, Gabriel Diniz, e Nathan Lokêta. No sábado (14), o percurso será retomado ao comando de Rafa e Pipo Marques, Léo Santana, e o agito da Banda Patrulha, que encerram a festa. Cada banda passará duas vezes pelo corredor dos camarotes, sendo três trios e três bandas se apresentando, por noite.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

 

 

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *