Busca

Zona Norte: Hospital Regional realiza ‘mamaço’ no Dia da Doação de Leite Humano

15:00 · 17.05.2017 / atualizado às 15:04 · 17.05.2017 por
UCI Neonatal do Hospital Regional Norte, Sobral-CE; mãe engajada na campanha de ‘mamaço’ para crianças internas (Foto: Divulgação/HRN).

Sobral- O Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública do Ceará, realiza um mamaço‘, nessa sexta-feira, 19, com as mães, cujos filhos estão internados na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). A programação especial marca o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, que é comemorado na mesma data. As mães acolhidas no Estar Materno, Unidade Mãe Canguru, Centro de Parto Normal, e Internação Obstétrica, também estão convidadas a receberem esclarecimentos sobre a doação de leite materno.

Banco de leite

O objetivo da ação é sensibilizar mães que estão amamentando, acompanhantes, pacientes, visitantes e funcionários para a importância da doação de leite. O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional Norte é o único da região e funciona há quase quatro anos. Desde agosto de 2013, foram coletados 524 litros de leite materno, uma média de 105 litros por ano.

Para a coordenadora do BLH, Samara Andrade, campanhas como essa são de grande valia para informar as pessoas a importância que o leite materno tem para um recém-nascido e também para a mãe que doa. Samara destaca, ainda, que o Hospital está sempre disponível a esclarecer dúvidas das possíveis doadoras. Antes da mãe vir doar, é importante que ela faça um agendamento conosco por telefone, para assim ela saber exatamente em qual setor ela vai nos procurar. Bem como para passarmos orientações prévias sobre a higienização e cuidado antes da coleta”, ressalta a coordenadora.

Leite que faz a diferença

A dona de casa Francisca Sandra Sousa, 30 anos, do município de Coreaú, mãe do pequeno Levi Gomes Albuquerque, de cinco meses, acompanha o filho mais velho Márcio Ítalo, de 8 anos, que está internado na Clínica Pediátrica. Francisca percebeu que tem excesso de leite e decidiu procurar o BLH para realizar a sua primeira doação. “Estou com esse excesso, e vi que poderia ajudar outras crianças. Me sinto feliz em ajudar outros bebês que necessitam”, destaca.

Doação

Gratidão é a palavra que resume o sentimento da dona de casa Antônia Marcivane da Silva, de 22 anos, moradora de Mucambo, na Zona Norte. Ela acompanha a sua filha Bárbara Silva, que nasceu há cinco dias e se encontra na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) devido a uma infecção neonatal precoce. “Me sinto muito grata e feliz em saber que a minha filha está recebendo esse leite. Aproveito para dizer para outras mães que doem, porque muitos bebês precisam”, afirma.

Horário de doações

O Banco de Leite Humano do HRN recebe qualquer mãe que esteja saudável, com excedente de leite e que deseja doar. O atendimento ao público externo funciona das 7h às 18h. É recomendado levar o cartão do pré-natal e documento com foto. Caso o bebê acompanhe a mãe no ato da doação, é pedido à doadora que leve um acompanhante. O BLH orienta que deve ser evitado o uso de perfumes e de hidratantes antes da doação.

Serviço

Mamaço do Dia Mundial da Doação de Leite Humano

No Hospital Regional Norte, Avenida John Sanford, 1.505, Bairro do Junco, Sobral
No dia 19 de maio
A partir das 8h
Informações: (88) 3677-9467

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *