Busca

VC Reporter – Candidatos chegam de madrugada no Detran, em Itapipoca, para conseguir tirar CNH

10:51 · 04.09.2013 / atualizado às 10:51 · 04.09.2013 por

Candidatos que precisam fazer a prova teórica para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) chegam de madrugada na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Ceará em Itapipoca, a 130 km de Fortaleza, com o objetivo de driblar a superlotação da unidade.

Apesar de chegarem cedo, nem todos usuários conseguem ser atendidos no mesmo dia. FOTO: VCRepórter.

A sede regional do órgão atende a 23 municípios e funciona de 8h até 15h. Entretanto, a prova teórica, realizada na sede do Detran, é aplicada apenas até 11h30, fazendo com que pessoas de outras cidades não consigam ser atendidas no mesmo dia e tenham que voltar ao local mais vezes.

Laerte Gonzaga mora no distrito de Canaã, no município de Trairi, e afirma que precisou chegar antes do sol nascer para conseguir ser atendido na unidade regional do órgão. “Quando cheguei, já encontrei uma fila enorme na porta do prédio. Algumas das pessoas que estavam ali chegaram 4h da manhã”, relata o leitor, que mandou a sugestão de pauta pelo VC repórter, instrumento de interação da Redação Web do Diário do Nordeste . “Quase desisti. Só fui atendido depois das 14h”, assevera.

O leitor afirma que a limitação de horário para aplicação da prova teórica aumenta ainda mais a dificuldade de conseguir ser atendido pelo Detran. “Como é que uma repartição pública importante como o Detran só tem 3 horas e meia de prova?”, questiona o leitor. “As pessoas passam fome, chegam de madrugada, ficam na fila horas perdidas e ainda são mal atendidas pelos funcionários”, completa.

Segundo o leitor, uma funcionária do Detran teria chamado um candidato de burro após ele ter sido reprovado na prova teórica. “Como é que uma funcionária paga para fazer seu serviço bem feito fala assim com outra pessoa?”, reclama.

Detran afirma que tratamento inadequado não é uma prática

Sobre o mau atendimento que funcionários teriam realizado na unidade de Itapipoca, o Detran afirma que a atual direção  do órgão tem insistido que o usuário seja tratado com cortesia e urbanidade. “Trata-se de uma obrigação de todo servidor público”, pontua o órgão em nota oficial. Em relação à supelotação, o Detran argumenta que as autoescolas levam, principalmente nas terças-feiras e quintas-feiras, um grande número de candidatos que vão fazer exames médicos e a prova eletrônica. A solução que o órgão está buscando para resolver o caso é a contratação de mais um médico.

O Detran afirma que o acesso público às dependências da sede do órgão em Itapioca acontece até às 15h e o atendimento prossegue até 17h. Entretanto, o órgão diz que as prova teóricas são aplicadas até 13h, e não até 11h30 como afirma o leitor, porque “só é possível atender” nesse horário, segundo o órgão. No total, a unidade de Itapipoca conta com 27 funcionários que precisam atender 23 cidades.   Segundo o órgão, são mantidas 123 unidades de atendimento em igual número de municípios. Além disso, mantém 10 regionais, além de Fortaleza, nos municípios de Itapipoca, Sobral, Tianguá, Crateús, Tauá, Juazeiro do Norte. Iguatu, Quixadá, Morada Nova e Russas.
Reclamações e queixas de mal atendimento de funcionários podem ser enviadas para o seguinte e-mail: ouvidoria@detran.ce.gov.br ou pelos telefone (85)3101.5813, 3101.5819 e 3101.5823. Ou ainda para o número 0880 275 6768.

 

Via Diário Online

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *